Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Questão aos "engenheiros"...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Questão aos "engenheiros"...

    Pessoal estou aqui com uma "pequena" dúvida mas que me está a encalhar...

    Se eu tiver ar a uma determinada temperatura e pressão (conhecidas), como chego à entropia?

    Please help me porque sem isso não "ando prá frente"

    #2
    Podes calcular pelas TDS.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por coriolis Ver Post
      Podes calcular pelas TDS.
      Desculpa mas..o que é isso? As curvas do diagrama T-S?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por arosario Ver Post
        Desculpa mas..o que é isso? As curvas do diagrama T-S?
        Não, são umas equaçoes que deves ter no firmulario ou teorica da cadeira.

        Mas qual é o contexto do exercício? estas a calcular a entropia para que?

        Comentário


          #5
          Não há formulário dado...és tu que fazes o teu próprio formulário com o que quiseres. Não sabes quais são essas equações?

          Eu tenho um ciclo Joule-Brayton e quero desenhar o diagrama (T-S). Para isso preciso de saber a localização dos "pontos" todos.
          Há pontos em que me são dadas a temperatura e pressão a que se encontra e daí, tiram o s.

          Exemplo:
          Ar à entrada do compressor
          T=15ºC
          P=100kPa

          Fazem referência a estes valores e dizem, "logo, s=5,6648Kj/Kg"
          Para eles, pelos vistos, é óbvio este valor, mas não consigo chegar lá

          Comentário


            #6
            Esse valor não será tabelado?

            Comentário


              #7
              Pronto então esquece as TDS.

              antes de mais ter o livro do Shapiro é aconselhável , tens exercícios resolvidos explicados passo por passo.

              A entropia do ar está tabelada tal como varias propriedades, vais ás tabelas que deves ter e tiras os valores, mas sinceramente só vais usar a entropia neste caso para fazeres o desenho não vais usar para mais nada. No caso dos ciclos de rankin é que ela te vai dar jeito.

              E já agora para desenhares o diagrama não precisas de saber o valor da entropia nos pontos, tens é que conhecer o ciclo que estás a estudar porque o desenho é sempre o mesmo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por kortese Ver Post
                Esse valor não será tabelado?
                Pela "simplicidade" com que eles chegam ao s, até parece que o valor é tabelado. Até pode ser mas acho estranho pois o livro "mais famoso" de termodinâmica não tem essas tabelas e o meu livro de tabelas também não...
                Tenho tabelas que me dizem logo o s se souber a T e P, mas apenas para o ar sobreaquecido..que neeervos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por coriolis Ver Post
                  Pronto então esquece as TDS.

                  antes de mais ter o livro do Shapiro é aconselhável , tens exercícios resolvidos explicados passo por passo.

                  A entropia do ar está tabelada tal como varias propriedades, vais ás tabelas que deves ter e tiras os valores, mas sinceramente só vais usar a entropia neste caso para fazeres o desenho não vais usar para mais nada. No caso dos ciclos de rankin é que ela te vai dar jeito.

                  E já agora para desenhares o diagrama não precisas de saber o valor da entropia nos pontos, tens é que conhecer o ciclo que estás a estudar porque o desenho é sempre o mesmo.

                  Isso de saber qual é o ciclo e desenhar igual não é bem assim...mas isso agora também não interessa
                  Mas tenho aqui um exercício que só me dá o esquema do sistema..neste caso tenho mesmo que fazer o diagrama T-S todo sozinho e preciso do s (eles voltam a usar o mesmo "procedimento") por isso dava jeito conseguir chegar a ele...
                  Tens a certeza que existem essas tabelas? Sabes como se "chamam" ou onde posso encontrá-las?

                  Comentário


                    #10
                    http://www.google.pt/url?sa=t&source...8AnRXIzZ9WzihQ

                    Se tiveres uma calculadora texas até arranjas as tabelas para por na calculadora o que te simplifica a vida.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por coriolis Ver Post
                      http://www.google.pt/url?sa=t&source...8AnRXIzZ9WzihQ

                      Se tiveres uma calculadora texas até arranjas as tabelas para por na calculadora o que te simplifica a vida.
                      Mas essas eu tenho! E daí tiro o h..Mas e o s?O problema é o s...
                      Nessa tabela não vês nada a variar em função da pressão...e eu tenho uma pressão e temperatura definidas.

                      Comentário


                        #12
                        Isso não será tabelado?

                        A esta hora é a única coisa que me ocorre mas pode ser que amanhã enquanto estudo isso me dê uma luz


                        EDIT: estive a dar uma vista de olhos rápida num formulário que penso que terá sido feito pelo Dias de Castro e no ciclo Joules-Bryton não vi lá nenhuma maneira de calcular directamente a entropia pela pressão e temperatura. Deve ser mesmo pelas tabelas.
                        Editado pela última vez por TILT; 13 July 2009, 01:51.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                          Isso não será tabelado?

                          A esta hora é a única coisa que me ocorre mas pode ser que amanhã enquanto estudo isso me dê uma luz


                          EDIT: estive a dar uma vista de olhos rápida num formulário que penso que terá sido feito pelo Dias de Castro e no ciclo Joules-Bryton não vi lá nenhuma maneira de calcular directamente a entropia pela pressão e temperatura. Deve ser mesmo pelas tabelas.
                          Não sei se é ou não tabelado mas pela simplicidade com que é dado nos exercícios do Çengel gostava mesmo de ficar a saber
                          O Coriolis falou nas Tds...eu fui pesquisar e é capaz de fazer sentido..
                          encontrei: "Tds = dh - vdP", ou seja, tenho uma equação com T, s, h, v e P mas tenho duas incógnitas..o s (que quero saber) mas tam´bem o v...lol Vai sempre faltar alguma coisa..já não sei o que mais inventar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por arosario Ver Post
                            Mas essas eu tenho! E daí tiro o h..Mas e o s?O problema é o s...
                            Nessa tabela não vês nada a variar em função da pressão...e eu tenho uma pressão e temperatura definidas.
                            Acho que precisas apenas do T para tirar o s.

                            Comentário


                              #15
                              Eu venho aqui prestar a minha solidariedade! (apenas apoio moral, pois jurava que se via isso nas tabelas de termo)

                              Tenho exame dentro de 10horas. Tu sempre tens mais umas 19horas que eu...não desesperes...nahhhhh

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por coriolis Ver Post
                                Acho que precisas apenas do T para tirar o s.
                                Penso que não..senão não fazia sentido teres diferentes pressões...
                                Tu falaste nas Tds e o "caminho" é capaz de ser esse mas eu não estou a conseguir..se conseguires ir por aí avisa please.

                                Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                Eu venho aqui prestar a minha solidariedade! (apenas apoio moral, pois jurava que se via isso nas tabelas de termo)

                                Tenho exame dentro de 10horas. Tu sempre tens mais umas 19horas que eu...não desesperes...nahhhhh
                                Realmente é só terça...ui tanto tempo que falta Estou desgraçado..
                                Boa sorte aí pró teu

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por arosario Ver Post
                                  Penso que não..senão não fazia sentido teres diferentes pressões...
                                  Tu falaste nas Tds e o "caminho" é capaz de ser esse mas eu não estou a conseguir..se conseguires ir por aí avisa please.
                                  Para o ar é mesmo ires apenas ás tabelas e tirares a partir da temperatura, não te sei dizer agora porque é que é assim mas é assim. No ciclo de vapor é que já vais precisar da pressão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por coriolis Ver Post
                                    Para o ar é mesmo ires apenas ás tabelas e tirares a partir da temperatura, não te sei dizer agora porque é que é assim mas é assim. No ciclo de vapor é que já vais precisar da pressão.
                                    Encontrei o que queria mas para o metano:


                                    Com este exemplo, vê-se que para grandes variações de P e com T constante, as variações de s são praticamente desprezáveis. No ar deve ser a mesma coisa, logo, deves ter razão quando dizes que só precisamos da temperatura Agora falta uma tabela com isso, ou seja, temperatura e respectiva entropia (a que deste acima não tem s, tem s^0 que ainda não percebi bem o que é..). Sabes onde encontrá-la?
                                    EDIT: escrevi entalpia em vez de entropia :s

                                    Comentário


                                      #19
                                      No caso é mesmo esse S^0 que vais usar. ou seja vais buscar as tabelas que tens. confirma em exercicios resolvidos que tenhas se corresponde. eu abri o shapiro e no exercício que vi era igual.

                                      se tiveres uma calculadora texas este programa pode-te ajudar tem lá as tabelas todas que precisas ASSTERMO: Assistente de Termodinâmica para TI-89 (Titanium também), TI-92, TI-92P e Voyage 200.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não corresponde...não tem nada a ver mesmo... Ainda não percebi o que é este s^0 mas é um integral entre um intervalo de temperaturas, logo, também não faz muito sentido usarmos este valor. Deve haver tabelas com s "normal"..

                                        Eu posso levar as tabelas que quiser pro exame mas de qualquer forma dá sempre jeito tê-las na máquina (sim, tenho uma texas). Obrigado pelo link

                                        Bem..e apesar de ter todo o interesse neste tópico (afinal fui eu que o abri) a hora já vai adiantada e tenho que dormir um bocado..
                                        Se alguém tiver algum "desenvolimento" faça o favor de postar

                                        Obrigado pela ajuda até agora
                                        Ps: amanhã distribuo aí uns daqueles pontitos verdes

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X