Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pós Laboral - Estudo / Trabalho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pós Laboral - Estudo / Trabalho

    Boa tarde,

    Hoje candidatei-me à faculdade no regime pós laboral.

    Pretendo trabalhar e estudar e trabalhar durante o dia.

    Alguém daqui já passou por esta situação?

    Qual a vossa opinião? Fiz bem, fiz mal?


    #2
    Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
    Boa tarde,

    Hoje candidatei-me à faculdade no regime pós laboral.

    Pretendo trabalhar e estudar e trabalhar durante o dia.

    Alguém daqui já passou por esta situação?

    Qual a vossa opinião? Fiz bem, fiz mal?

    Eu estou na mesma situação que tu e acho que fizeste muito bem

    Não é fácil conciliar as duas coisas mas se tiveres força de vontade tudo se consegue.
    Eu cá vou fazendo o meu curso e vou demorar mais 1 ou 2 anos a acabar mas não estou nada arrependido de ter tomado esta decisão porque posso afirmar que tudo o que tenho até hoje é graças ao meu esforço e dedicação.

    Boa sorte

    Comentário


      #3
      Eu passei por isso nos últimos dois anos de estudo.

      É muito mais difícil do que parece. Só quem passou por isso é que sabe o que é. De qualquer forma, consegue-se fazer. Acima de tudo, é preciso espírito de sacrifício e força para encarar que se perde muito tempo de vida pessoal.

      Com o tempo, começas a ganhar mais energia, a aprender a gerir o tempo e tudo se torna muito mais fácil.

      Se achas que vais ganhar alguma coisa com isso, só te posso dizer que fizeste bem!

      Comentário


        #4
        claro que fizeste bem, é sempre bom investirmos na nossa formação.

        no entanto é preciso muita disciplina para ser trabalhador-estudante. conheci um que tirou eng. informática em 5 anos, mas tinha a sorte de trabalhar nas portagens da brisa por turnos, sempre podia ir a algumas aulas, e a noite, como o movimento nas portagens era pouco dava para estudar.

        eu tb já fui trabalhador estudante, tirei o bacharelato em 3 anos, depois comecei a trabalhar e demorei 4 anos, para tirar os outros 2 da licenciatura.

        ... ah, não esperes facilidades e compreensão dos professores.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
          Boa tarde,

          Hoje candidatei-me à faculdade no regime pós laboral.

          Pretendo trabalhar e estudar e trabalhar durante o dia.

          Alguém daqui já passou por esta situação?

          Qual a vossa opinião? Fiz bem, fiz mal?

          Ja passei por isso e vou voltar a passar...

          Fizeste bem, vais ver que compensa.

          Eu fiz o exame de maiores de 23 agora e passei...estou apenas á espera do preenchimento das vagas para ter a certeza que entrei.

          50% do trabalho já fiz...agora é esperar.

          Boa sorte

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
            Eu estou na mesma situação que tu e acho que fizeste muito bem

            Não é fácil conciliar as duas coisas mas se tiveres força de vontade tudo se consegue.
            Eu cá vou fazendo o meu curso e vou demorar mais 1 ou 2 anos a acabar mas não estou nada arrependido de ter tomado esta decisão porque posso afirmar que tudo o que tenho até hoje é graças ao meu esforço e dedicação.

            Boa sorte

            Junta mais um ao grupo.

            Com força de vontade (muita) tudo é possível. É um esforço psicológico tremendo, cheio de vitórias e derrotas e sobretudo muitas noites em branco.

            Mas não, não me arrependo da decisão que tomei.

            Comentário


              #7
              Antes de mais, muito obrigado pelos vossos testemunhos.

              Julgo que com esforço vou conseguir.

              Se tivermos a espera que os resultados apareçam, é um erro.

              Estou a trabalhar na área do marketing, tirei um profissional e agora vou ingressar na faculdade, tudo relacionado com o marketing.

              Vou lutar pelos meus objectivos, mesmo sabendo que não vai ser fácil.

              Quem estuda e trabalha, mais tarde será reconhecido por tal esforço?! É uma dúvida com que me deparo..

              Já agora, alguém já concluiu o curso de Marketing?


              Pode dar algum feedback?

              Obrigado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
                Antes de mais, muito obrigado pelos vossos testemunhos.

                Julgo que com esforço vou conseguir.

                Se tivermos a espera que os resultados apareçam, é um erro.

                Estou a trabalhar na área do marketing, tirei um profissional e agora vou ingressar na faculdade, tudo relacionado com o marketing.

                Vou lutar pelos meus objectivos, mesmo sabendo que não vai ser fácil.

                Já agora, alguém já concluiu o curso de Marketing?

                Pode dar algum feedback?

                Obrigado

                Eu candidatei-me a Marketing, Publicidade e Relações Publicas no ISLA...e tu ?

                Comentário


                  #9
                  Eu candidatei-me a Marketing como primeira opção.

                  Como segunda opção, optei por Comunicação empresarial que abrange essas três áreas.

                  AH, a faculdade é o instituto superior de contabilidade e administração do porto.

                  O grande objectivo é terminar nos 3 anos, vamos lá ver...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
                    Eu candidatei-me a Marketing como primeira opção.

                    Como segunda opção, optei por Comunicação empresarial que abrange essas três áreas.

                    AH, a faculdade é o instituto superior de contabilidade e administração do porto.

                    O grande objectivo é terminar nos 3 anos, vamos lá ver...
                    Oh rapaz ja sabes...troca de informações e tal...e havemos de acabar isto num instante.

                    Eu tambem fiz +- o mesmo trajecto que tu :

                    - Curso Profissional
                    - Comecei a trabalhar num Call-Center
                    - Depois inscrevi-me numa escola para uma especialização e mantive o empego
                    - Agora é tentar este novo projecto.

                    Comentário


                      #11
                      Actualmente, devido a Bolonha, isso de trabalhar e estudar tornou-se mais complicado.

                      Honestamente não sei como funciona o pós-laboral, mas se for como o diurno, tirar um curso requer muitas horas (não só com aulas, mas também com trabalhos, testes, etc).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                        Oh rapaz ja sabes...troca de informações e tal...e havemos de acabar isto num instante.

                        Eu tambem fiz +- o mesmo trajecto que tu :

                        - Curso Profissional
                        - Comecei a trabalhar num Call-Center
                        - Depois inscrevi-me numa escola para uma especialização e mantive o empego
                        - Agora é tentar este novo projecto.
                        Oh rui, é isso !

                        Tudo que precisares, estas na boa!

                        Havemos de conseguir, com certeza .

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                          Actualmente, devido a Bolonha, isso de trabalhar e estudar tornou-se mais complicado.

                          Honestamente não sei como funciona o pós-laboral, mas se for como o diurno, tirar um curso requer muitas horas (não só com aulas, mas também com trabalhos, testes, etc).
                          Acredito, mas existem pessoas capazes, e eu estou confiante que sou uma delas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                            Actualmente, devido a Bolonha, isso de trabalhar e estudar tornou-se mais complicado.

                            Honestamente não sei como funciona o pós-laboral, mas se for como o diurno, tirar um curso requer muitas horas (não só com aulas, mas também com trabalhos, testes, etc).
                            O meu horário será este : 19.30 ás 22.50 todos os dias uteis...com exames e frequência aos Sábados.

                            Tendo em conta que trabalho das 9h ás 18h...vais ser upa upa puxadote.

                            Mas tem de ser...e o que tem de ser...tem muita força

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                              Actualmente, devido a Bolonha, isso de trabalhar e estudar tornou-se mais complicado.

                              Honestamente não sei como funciona o pós-laboral, mas se for como o diurno, tirar um curso requer muitas horas (não só com aulas, mas também com trabalhos, testes, etc).
                              No nocturno ninguém te vai facilitar a vida. Quando acabas o curso, o diploma não diz lá que acabaste em regime nocturno.

                              À noite, a vantagem é que toda a gente sabe o que é fazer sacríficios e, por isso, ajudam-se muito. Não há aquela competitividade, filha da putice, que há no regime diurno. Nesse aspecto, é muito melhor.

                              No resto é muito, mas muito, mais difícil.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                O meu horário será este : 19.30 ás 22.50 todos os dias uteis...com exames e frequência aos Sábados.

                                Tendo em conta que trabalho das 9h ás 18h...vais ser upa upa puxadote.

                                Mas tem de ser...e o que tem de ser...tem muita força
                                Neste momento estou a fazer o mesmo horário que tu.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                  No nocturno ninguém te vai facilitar a vida. Quando acabas o curso, o diploma não diz lá que acabaste em regime nocturno.

                                  À noite, a vantagem é que toda a gente sabe o que é fazer sacríficios e, por isso, ajudam-se muito. Não há aquela competitividade, filha da putice, que há no regime diurno. Nesse aspecto, é muito melhor.

                                  No resto é muito, mas muito, mais difícil.
                                  A partilha de informação baseada em experiência própria é sempre uma mais valia.

                                  Os conhecimentos que se travam por pessoas que já frequentam o mercado de trabalho pode ser um mundo de oportunidades.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
                                    Antes de mais, muito obrigado pelos vossos testemunhos.

                                    Julgo que com esforço vou conseguir.

                                    Se tivermos a espera que os resultados apareçam, é um erro.

                                    Estou a trabalhar na área do marketing, tirei um profissional e agora vou ingressar na faculdade, tudo relacionado com o marketing.

                                    Vou lutar pelos meus objectivos, mesmo sabendo que não vai ser fácil.

                                    Quem estuda e trabalha, mais tarde será reconhecido por tal esforço?! É uma dúvida com que me deparo..

                                    Já agora, alguém já concluiu o curso de Marketing?


                                    Pode dar algum feedback?

                                    Obrigado
                                    Eu fiz as duas coisas: estudei de dia e trabalhei 'a noite, e um ano depois passei a trabalhar de dia e a estudar qdo conseguia, pois infelizmente na minha faculdade nao havia aulas 'a noite.

                                    Acho que o esforco compensou, pois aprendi muito enquanto trabalhava e deu-me experiencia para, quando acabei o curso, arranjar emprego mais facilmente (na verdade nao foi preciso porque ja estava a trabalhar quando acabei o curso).

                                    Quanto a isso ser reconhecido... na melhor das hipoteses, seras igual aos outros que tiraram o curso normalmente. No meu caso foi anedotico: pagavam-me menos que aos outros enquanto trabalhava e estudava, porque dava mais despesa 'a empresa (ou seja, tinha dispensa de 4h semanais apenas, garantidas pela lei, e mesmo assim saia prejudicado). Quando acabei o curso, continuei a ganhar o mesmo. Quando, passado quase um ano, falei com o meu chefe porque ele nao tomava a iniciativa de me aumentar, respondeu-me que eu tinha custado muito 'a empresa e por isso era perfeitamente justo que continuasse a ganhar menos que os outros (que nem tinham curso superior).

                                    E depois perguntam porque e' que Portugal esta' como esta'!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                      Actualmente, devido a Bolonha, isso de trabalhar e estudar tornou-se mais complicado.

                                      Honestamente não sei como funciona o pós-laboral, mas se for como o diurno, tirar um curso requer muitas horas (não só com aulas, mas também com trabalhos, testes, etc).
                                      Eu também trabalho de dia e estudo a noite, mas agora com o Bolonha é muito complicado!!
                                      Os profs pensam que o pessoal da noite e como o de dia que não faz mais nada de que estudar, e é trabalhos atrás de trabalhos!!!
                                      Eu não consigo fazer tudo (estou no parcial) porque se não nem tinha tempo para a minha família, só a conseguia ver uma vez por semana.

                                      É preciso muita força de vontade e consegue-se.
                                      A mim está a começar a faltar essa força

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu cheguei a pegar as 5 da manha sair das 14 horas, com escola as 19 e saia a meia noite. Ou seja, acabava por dormir às prestações. Agora pego as 23 horas e vou entrar no ultimo ano. É dificil mas com força de vontade, consegue-se.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu ja vou no quinto ano a estudar e trabalhar.

                                          Estou em Gestão e ja devia ter acabado em 2008 mas a entrada do Bolonha estragou-me um bocado os planos, o facto de passar a existir avaliação contínua obriga a uma grande assiduidade o que no meu caso nem sempre é possível pois primeiro esta o trabalho.

                                          Ao inicio é muito fixe faz-se tudo muito bem mas deixa os meses passarem e começares a querer descansar e não teres tempo, quereres ir dar uma volta no fim de semana e o corpo dizer-te "fica mas é em casa a dormir."
                                          Durante a semana esquece, não tens vida e ao fim de semana é como disse atrás, a mente quer mas o corpo não deixa.
                                          Eu pessoalmente cheguei a passar semanas sem ver os meus pais acordados.

                                          É muito importante ter uma boa turma em que se motivem e apoiem uns aos outros, afinal melhor que ninguém vocês sabem o que custa e o que vos sai do bolso, normalmente à noite as turmas sao 5 estrelas, tenho amigos para a vida.

                                          As coisas são muito complicadas, não há volta a dar, mas com muita força tudo se faz, digo-te que da um gozo tremendo cada cadeira feita, aprendes a valorizar pequenas coisas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Synd Ver Post
                                            Eu fiz as duas coisas: estudei de dia e trabalhei 'a noite, e um ano depois passei a trabalhar de dia e a estudar qdo conseguia, pois infelizmente na minha faculdade nao havia aulas 'a noite.

                                            Acho que o esforco compensou, pois aprendi muito enquanto trabalhava e deu-me experiencia para, quando acabei o curso, arranjar emprego mais facilmente (na verdade nao foi preciso porque ja estava a trabalhar quando acabei o curso).

                                            Quanto a isso ser reconhecido... na melhor das hipoteses, seras igual aos outros que tiraram o curso normalmente. No meu caso foi anedotico: pagavam-me menos que aos outros enquanto trabalhava e estudava, porque dava mais despesa 'a empresa (ou seja, tinha dispensa de 4h semanais apenas, garantidas pela lei, e mesmo assim saia prejudicado). Quando acabei o curso, continuei a ganhar o mesmo. Quando, passado quase um ano, falei com o meu chefe porque ele nao tomava a iniciativa de me aumentar, respondeu-me que eu tinha custado muito 'a empresa e por isso era perfeitamente justo que continuasse a ganhar menos que os outros (que nem tinham curso superior).

                                            E depois perguntam porque e' que Portugal esta' como esta'!
                                            Eu nisso não me posso queixar, trabalhava na área, naturalmente a um nível mais baixo, quando resolvi voltar a universidade, subi logo de categoria, passado um ano foi me proposto pagarem-me o curso mas tinha que assinar um contrato em como não saia da empresa nos 5 anos seguintes ao términus do curso, rejeitei e continuámos amigos como sempre.

                                            Não me metem qualquer entrave a faltas ou sair mais cedo, eu é que não tenho a lata de o fazer quando sei que há situações complicadas e para meu azar os finais dos semestres, na minha área, são sempre alturas complicadas para se faltar ao trabalho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                              Eu ja vou no quinto ano a estudar e trabalhar.

                                              1)Estou em Gestão e ja devia ter acabado em 2008 mas a entrada do Bolonha estragou-me um bocado os planos, o facto de passar a existir avaliação contínua obriga a uma grande assiduidade o que no meu caso nem sempre é possível pois primeiro esta o trabalho.

                                              2)Ao inicio é muito fixe faz-se tudo muito bem mas deixa os meses passarem e começares a querer descansar e não teres tempo, quereres ir dar uma volta no fim de semana e o corpo dizer-te "fica mas é em casa a dormir."
                                              Durante a semana esquece, não tens vida e ao fim de semana é como disse atrás, a mente quer mas o corpo não deixa.
                                              Eu pessoalmente cheguei a passar semanas sem ver os meus pais acordados.

                                              3)É muito importante ter uma boa turma em que se motivem e apoiem uns aos outros, afinal melhor que ninguém vocês sabem o que custa e o que vos sai do bolso, normalmente à noite as turmas sao 5 estrelas, tenho amigos para a vida.

                                              As coisas são muito complicadas, não há volta a dar, mas com muita força tudo se faz, digo-te que da um gozo tremendo cada cadeira feita, aprendes a valorizar pequenas coisas.
                                              1) Tive um caso deveras engraçado que de graça não tem nada, penso exactamente como tu, primeiro está o trabalho, e havia prof's que não percebiam isso, até tentaram chumbar por faltas, ou quando não podia ir aos exames, não me deixavam fazer noutro dia, e disseram que eu não ia porque tinha que escolher. Eu disse-lhe que primeiro estava o trabalho, mas que iria falar com o coordenador de turma, até que decidiu dar-me mais margem de manobra em relação às faltas e exames. No ensino nocturno os prof's devem de ser mais flexíveis.

                                              2) O inicio é fixe porque é "novidade", mas com o passar do tempo, começa a ser desgastante, mas quando chegas ao final com sucesso, é um prazer enorme dizeres "CONSEGUI"

                                              3) Sem dúvida. Sempre tive turmas fixes, esta última que tive, apesar de algumas quesílias com alguns membros, era muito fixe a turma, pois o grosso da turma apoiava-se imenso uns nos outros, quando um não ia, conseguia sempre arranjar os apontamentos da aula que faltou.

                                              Acrescento que é muito dificil, mas tudo se consegue, é preciso ter força de vontade. É uma experiência muito enriquecedora.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 4043ZH Ver Post
                                                Boa tarde,

                                                Hoje candidatei-me à faculdade no regime pós laboral.

                                                Pretendo trabalhar e estudar e trabalhar durante o dia.

                                                Alguém daqui já passou por esta situação?

                                                Qual a vossa opinião? Fiz bem, fiz mal?

                                                Fizeste muito bem e se o trabalho for na mesma área do curso tanto melhor, vais aplicando os conhecimentos que vais adquirindo. Quando acabares estás muito melhor preparado para enfrentar o mercado de trabalho.
                                                Eu andei por lá, á noite e a trabalhar de dia, para aí uns 8 ou 9 anos, a área era a mesma, e quando terminei a empresa passou-me a director.
                                                Quem não nasceu filho de pai rico e quer aprender e evoluir alguma coisa tem de ser assim com sacrifício, mas depois compensa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bolonha não serve para os portugueses. Serve para os povos do norte que trabalham para o bem comum.

                                                  O que tenho visto é pessoal a degolar-se por causa por causa dos trabalhos de grupo e que só não tiraram olhos uns aos outros porque precisam deles para actualizar a página do HI5 e para ler as sms.

                                                  Sei de uma prof que disse à boca cheia: Aqui não há lugar para trabalhadores estudantes.

                                                  Já o fiz e fi-lo antes de bolonha, a trabalhar de dia e a estudar de dia, com alguma compreensão de parte da empresa, a fazer directas para um exame, depois de ter estado a trabalhar um dia inteiro e fazer 300 KM para voltar para casa. Ao fim de uns poucos de dias privado de sono, ia a conduzir e via coisas onde elas não existiam.

                                                  O que posso afirmar é que bolonha não funciona e colide com a tipologia do estudante português e principalmente, colide com os trabalhadores estudantes.

                                                  Desejo-te muita sorte e força e espero que não te desmotives. Eu também estou a pensar em "re-voltar" ao ensino superior, à noite, mas num curso completamente diferente.
                                                  Editado pela última vez por CapitaoIglo; 14 July 2009, 19:05.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tb estou nessa situação, agora a queimar as vistas para ver se para o ano já sou "finalista"

                                                    É cansativo, mas é uma experiência enriquecedora, exigiu-me ser mais organizado, "jogar" com a agenda, estabelecer prioridades, fazer planos a médio prazo, p.ex...

                                                    Contudo há alturas difíceis, perde-se um pouco vida própria, e às vezes lá me interrogo se este esforço valerá a pena, em termos profissionais, já que o mercado de trabalho escasseia em oportunidades...mas 1 min dps já penso "que palermice....boraaaa pra frente!!"

                                                    Concluindo, acho que fizeste muito bem e desejo-te boa sorte!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não o fiz, mas acho-o de muito valor. Se for na área é uma mais valia no fim do curso. Ganhas experiência sem teres o curso e isso torna-se muito importante.

                                                      Agora a minha ideia é que é muito bonito, mas pensar antes é uma coisa, sentir na pele é outra. Ou tens muita força de vontade ou é muito dificil acabar o curso.

                                                      Os meus colegas que trabalhavam, todos iam ficando bem para trás. Pelo menos o meu curso exige muito trabalho e isso reflete-se. Depois outra coisa é que a trabalhar já és independente, quando eu por exemplo tinha 100€ por mês que dava para pouco mais do que almoçar e as cópias. Daí que tinha sempre mais uma motivação que era ser independente.

                                                      Força nisso!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bem, as opiniões fundamentadas é que me interessam.

                                                        Vai ser de facto uma experiência realmente dificil, contudo irei fazer os possíveis.

                                                        A ver vamos.

                                                        De qualquer forma, vou aproveitar o tópico para ir postar a minha evolução.

                                                        Muito obrigado

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu fiz o meu curso de 5 anos em regime pós-laboral, trabalhando em horário normal (no meu caso 7 horas diárias).

                                                          Creio que é uma questão de aplicação e força de vontade, até porque olhava para o lado e tinha colegas mais velhos, com míudos pequenos em casa, etc. e também o faziam.

                                                          As turmas por norma são mais aplicadas (pelos motivos acima), até por vezes existindo um relacionamento diferente com os professores.

                                                          Boa sorte!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Julgo que vai ser interessante.

                                                            Gostei do teu post, obrigado pela força.

                                                            Já agora, estudas-te o que?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X