Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duplo suicídio

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
This topic is closed.
X
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duplo suicídio

    Linha do Oeste: Maquinista não conseguiu evitar fatalidade no Bombarral

    Mãe e filha avançam juntas para a morte

    Uma imagem aterrorizou o maquinista quando desfez uma curva em São Mamede, Bombarral. Duas mulheres estendidas sobre os carris, imóveis. Ainda apitou, mas já nada havia a fazer. Mãe e filha tinham escolhido morrer ontem à tarde. No instante a seguir, o comboio trucidou-as.

    "Há acidentes em passagens de nível e suicídios nas linhas-férreas, mas nunca em tantos anos de trabalho vi um suicídio duplo." O desabafo de um dos técnicos da Refer no local descreve o cenário macabro encontrado na Linha do Oeste, onde as duas mulheres foram decapitadas depois de colocarem a cabeça nos carris, no troço entre o Bombarral e as Caldas da Rainha.
    As motivações para esta tragédia são desconhecidas, e a identificação das vítimas – uma mulher entre 60 e 70 anos e outra a rondar os 45 anos – estava ainda a ser apurada, pelas 21h00, pelo destacamento da GNR das Caldas da Rainha.
    A única testemunha do acidente é o maquinista da composição regional 6415, que ligava Meleças a Caldas da Rainha. Ao km 92,8, pelas 13h00, em São Mamede, ao efectuar a curva da Baleeira, "viu duas pessoas deitadas lado a lado em cima do carril, em cima da banqueta [peça que sustenta os carris]. E para tentar evitar o choque ainda apitou para saírem", disse ao CM o revisor que seguia no comboio. As vítimas não se moveram, e foram trucidadas, tendo a composição conseguido parar apenas 400 metros à frente.
    As mulheres, que residem nas Caldas da Rainha, terão premeditado o suicídio. Segundo apurou o CM, ter-se-ão deslocado para a zona de táxis e foram vistas a percorrer algumas centenas de metros até chegarem ao parque de merendas de São Mamede, junto à linha férrea do Oeste. Não havia ninguém por perto, e mãe e a filha dirigiram-se para cima dos carris, esperando então a passagem do comboio. Uma fonte policial adiantou que ambas ficaram "completamente desfiguradas", com os membros espalhados ao longo da linha.
    Os Bombeiros Voluntários de Óbidos, que também efectuaram a limpeza da via, transportaram os dois cadáveres para o Gabinete Médico-Legal de Torres Vedras. A circulação dos comboios esteve interrompida durante cinco horas.
    "PUSERAM-SE NA BERMA MESMO PARA SE MATAREM"
    "Não notei nada. Pensava que tinha sido uma avaria", conta ao CM Fernanda Silva, uma das passageiras da composição ferroviária. "Há alguma bomba?", interrogou por sua vez Lucília Lopes, que acabou por sair do comboio e ir a pé para casa por morar próximo do local da tragédia. "Eu estava na primeira carruagem e o comboio não ia a grande velocidade porque estava prestes a chegar à estação. Elas puseram-se mesmo na berma para se matarem", adiantou.
    Os dois técnicos da Unidade Operacional Centro da Refer que estiveram no local para "verificação das condições em que se deu o acidente, e para transmitir a autorização de circulação de composições após serem removidos os corpos", vão efectuar um relatório interno e recusaram pronunciar-se sobre o que observaram. O comboio seguiu com os passageiros para a estação das Caldas da Rainha duas horas após a tragédia.
    As duas mulheres não tinham consigo qualquer elemento de identificação, apenas um número de telefone a contactar em caso de urgência. Quanto às motivações que levaram ao duplo suicídio, estão a ser investigadas.
    HOMEM PERDE AS DUAS PERNAS
    No início deste mês, um homem terá tentado o suicídio na linha ferroviária entre Tavira e Vila Real de Santo António. Sobreviveu, mas foram-lhe amputados os membros inferiores.
    DUAS MORTES EM DOIS MESES
    Um homem de 48 anos atirou-se para a linha do comboio, em Abril, perto da estação de Pinhal Novo, Palmela, e foi colhido mortalmente. A morte foi a segunda no mesmo local no espaço de dois meses.
    SENTOU-SE NA LINHA MAS MAQUINISTA VIU
    Uma tentativa de suicídio foi travada em Março pelo maquinista de um intercidades que conseguiu parar a composição antes de colher um homem sentado na Linha do Norte, em Ovar.
    ESTAVA DEITADO NOS CARRIS
    Um homem de 33 anos foi trucidado por um comboio em Janeiro do ano passado, na passagem de nível da Ribeira de Santarém. A vítima deitou-se na linha e a composição não pôde evitar o embate.
    PORMENORES
    TRAVAR É PERIGOSO
    A velocidade a que a composição circulava não foi avançada pela Refer, mas uma travagem brusca poderia pôr em causa a estabilidade das duas carruagens nos carris.
    VENDEDOR AUSENTE
    No Parque de Merendas de São Mamede não se encontrava ontem um habitual vendedor de melões. Por isso não testemunhou o acto das mulheres.
    SEM TESTEMUNHAS
    A GNR procurou entre as pessoas concentradas no local a existência de testemunhas. Como ninguém se manifestou, foram obrigadas a sair do Parque de Merendas.
    ASSEGURAR VESTÍGIOS
    Cerca de dez elementos da GNR do Bombarral e do destacamento das Caldas da Rainha estiveram no local para recolher de vestígios e assegurar as operações das equipas especializadas.
    OPERAÇÕES DIFÍCEIS
    A composição envolvida no acidente seguiu para as Caldas da Rainha, com os passageiros passado duas horas, mas a circulação ferroviária apenas foi reaberta cinco horas depois da tragédia, que aconteceu pelas 13h00.
    INÍCIO DO SÉCULO COM MENOS CASOS
    As mortes por suicídio em Portugal estão a diminuir, depois de um aumento verificado na última década do século passado. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, a partir dos anos 1990 houve um aumento, mas entre 2002 e 2005 registou-se um decréscimo de situações, que foram inferiores a mil no último ano.
    IDENTIFICAÇÃO COMPLICADA
    A mala que uma das vítimas transportava, encontrada junto aos corpos, foi a única pista que permitiu à GNR desenvolver diligências para identificar as duas mulheres. No interior encontrava-se um papel com um número de telefone e a indicação para ser contactado em caso de necessidade. Ontem à noite, a GNR tinha conseguido efectuar o contacto e contava poder confirmar em breve a identificação dos cadáveres no Gabinete Médico-Legal de Torres Vedras.
    NOTAS
    ESTATÍSTICA: 910 VÍTIMAS
    O Instituto Nacional de Estatística registou 910 suicídios em 2005, ou seja, 8,6 casos por cada 100 mil habitantes. Desde 2002, o total de casos registados era superior, com 1100 vítimas
    PORTUGAL: TAXAS SÃO BAIXAS
    A generalidade dos países da Europa Centrale do Norte regista taxas de suicídio muito mais elevadas – chegam a atingir os 18,4 por cento– do que em Portugal, onde tendem a diminuir
    FRANÇA: MORTES FREQUENTES
    Em França, a companhia dos caminhos-de-ferro regista um suicídio de dois em dois dias. Uma centena de comboios e cem mil passageiros podem ser afectados pelo suicídio
    Correio da Manhã

    Sem palavras, é triste chegar a este ponto e ter que cometer esta loucura.

    #2
    há maneiras mais 'dignas' de acabar com a própria vida...

    já fiquei maldisposto...




    ld

    Comentário


      #3
      Já pensei muitas vezes no suicidio, não o fiz por falta de coragem e porque iria causar sofrimentos aos meus pais, no entanto em casos extremos não julgo os outros, apenas penso que esta é uma solução definitiva para um problema(grave/muito grave) que nem sempre mas que muitas vezes pode ser apenas temporário.
      O que mais me irrita são aqueles tipos que vão centro comercial adentro e começam a disparar e depois se suicidam!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por h2o Ver Post
        Já pensei muitas vezes no suicidio, não o fiz por falta de coragem e porque iria causar sofrimentos aos meus pais, no entanto em casos extremos não julgo os outros, apenas penso que esta é uma solução definitiva para um problema(grave/muito grave) que nem sempre mas que muitas vezes pode ser apenas temporário.
        O que mais me irrita são aqueles tipos que vão centro comercial adentro e começam a disparar e depois se suicidam!
        E já procuraste ajuda?

        Comentário


          #5
          "A generalidade dos países da Europa Central e do Norte regista taxas de suicídio muito mais elevadas – chegam a atingir os 18,4 por cento"

          creio que seja 18,4 por 100 mil habitantes... 18,4% seria demais.

          Comentário


            #6
            Nao me choca o suicidio deste que haja realmente uma justificação forte para o fazer o que nem sempre acontece.

            Lamentavel o facto do comboio ter ficado parado tantas horas, e a boa noticia é que ha actualmente menos suicidios que ha uns anos.

            Comentário


              #7
              não há tecnologia que permita parar um comboio numa distância mais decente?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por h2o Ver Post
                Já pensei muitas vezes no suicidio....
                Podemos ajudar nalguma coisa?

                Comentário


                  #9
                  Há uns anos atrás também pensei... mas nenhum desgosto de amor o justifica.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Goias Ver Post
                    Há uns anos atrás também pensei... mas nenhum desgosto de amor o justifica.
                    O problema é que, numa situação de desespero tudo pode acontecer.....inclusivé as terriveis situações sem retorno...

                    É que, nessas alturas, o certo e o errado...confundem-se.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Goias Ver Post
                      não há tecnologia que permita parar um comboio numa distância mais decente?
                      nao...

                      os travoes sao eficazes nos comboios mas as rodas param e as rodas nao deslizam paradas no carril como um carro qdo derrapa, as rodas param mas aquecem e se rasparem no carril ficam em brasa e podem estalar, alem disso tantas toneladas rebocadas uma travarem bruscamente podem provocar um descarrilamento.

                      Comentário


                        #12
                        acho que parar um "bicho" daqueles com aquelas toneladas todas não é questão de tecnologia mas sim de física.

                        Quanto ao tema, não compreendo porque alguém que se quer suicidar tem de colocar em risco a vida de outras pessoas. (sim, porque o risco, apesar de pequeno, existiu). Como já foi referido no texto, o comboio em caso de travagem muito brusca poderia ter um acidente e matado quem ia lá dentro (também).

                        Quem não dá valor à própria vida, devia pensar pelo menos nas dos outros..

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                          Podemos ajudar nalguma coisa?
                          não, foi no passado, numa fase mais conturbada, agora estou bem.

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso tinha acabado de ler esta notícia ao almoço, no referido jornal. Naquela zona específica, era impossível para o maquinista fazer fosse o que fosse.
                            Paz ás suas almas

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por h2o Ver Post
                              não, foi no passado, numa fase mais conturbada, agora estou bem.
                              Okapa....
                              ...e goza a vida.

                              Comentário


                                #16
                                Como se costuma dizer" nunca digas nunca", mas de qualquer forma eu NUNCA na minha vida JAMAIS cometia suicidio.

                                Mesmo que passe por episodios tristes, desgostos, mortes, etc ( já passei por muitos), acho de extrema EGOISMO uma pessoa tirar a sua propria vida.

                                Nunca me passou pela cabeça, porque penso mesmo estando na *****, há sempre solução.

                                So não há solução para a Morte.

                                Comentário


                                  #17
                                  O que mais me choca nesta história não é o suicidio em si, é o facto de mãe e filha o terem praticado juntas de forma fria, pensada e planeada. É que geralmente ouvem-se falar de suicidios de pais e filhos que na realidade são suicidios de pais com homicidios dos filhos pois estes são menores e não têm hipotese de escapar, mas uma mulher de 60/70 anos e outra de 45, acho uma coisa perfeitamente chocante como estas duas mulheres não têm amor à própria vida nem à da outra.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um gajo não pode criticar, nunca se sabe o dia de amanhã.

                                    Muitas vezes o desespero fala mais alto, infelizmente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Goias Ver Post
                                      não há tecnologia que permita parar um comboio numa distância mais decente?
                                      Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                      acho que parar um "bicho" daqueles com aquelas toneladas todas não é questão de tecnologia mas sim de física.

                                      Quanto ao tema, não compreendo porque alguém que se quer suicidar tem de colocar em risco a vida de outras pessoas. (sim, porque o risco, apesar de pequeno, existiu). Como já foi referido no texto, o comboio em caso de travagem muito brusca poderia ter um acidente e matado quem ia lá dentro (também).

                                      Quem não dá valor à própria vida, devia pensar pelo menos nas dos outros..
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      nao...

                                      os travoes sao eficazes nos comboios mas as rodas param e as rodas nao deslizam paradas no carril como um carro qdo derrapa, as rodas param mas aquecem e se rasparem no carril ficam em brasa e podem estalar, alem disso tantas toneladas rebocadas uma travarem bruscamente podem provocar um descarrilamento.
                                      Exactamente
                                      Mas há ainda o travão de carril, umas coisas que descem e travam directamente no carril, é quase instantâneo mas só se podem usar em velocidades muito baixas, senão o comboio descarrila instantaneamente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quando se está mal por vezes temos uns pensamentos marados e nem sequer notamos que não estamos a jogar com o baralho inteiro

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Goias Ver Post
                                          Há uns anos atrás também pensei... mas nenhum desgosto de amor o justifica.
                                          Com o atrito que se consegue no interface aço com aço, não há milagres.

                                          Comentário


                                            #22
                                            é sempre lamentável que se chegue a este ponto.
                                            muitas vezes, com alguma clama, as coisas até se rsolviam.

                                            ainda não consegui entender se é um acto EGOÍSTA ou se de MUITA CORAGEM

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              E já procuraste ajuda?
                                              Qualquer comportamento suicida que seja notório, convém tentar lidar com essa pessoa de forma delicada e tentar encaminhar essa pessoa para um técnico de saúde mental de modo a solucionar e erradicar esses pensamentos e qualquer perturbação adjecente.
                                              Tal como explicitei noutro tópico:
                                              Para informar o que está por trás do suicidio existe duas formas:
                                              • Suicidio
                                              • Para-suicidio
                                              O suicidio é o quando uma pessoa o comete na sua fatalidade.

                                              O para-suicidio é uma forma de a pessoa cometer esses actos, mas não como uma forma deliberada de se matar.

                                              O cerne da questão aqui é que nós não somos pessoas formadas e avaliadas para fazer diagnóstico algum e dizer sem as precauções necessárias da pessoa que cometa estes actos se insira em determinada categoria.

                                              Isto deverá ser feito e avaliado por um técnico de saúde credenciado, estudar as causas a que levam a esses comportamentos, e tentar irradicar do próprio paciente esses pensamentos.

                                              NES - Suicdio e Para-Suicdio - O Problema (Explicação do suicidio e o para-suicidio)

                                              http://www.psicologia.com.pt/artigos/textos/A0297.pdf (Um pequeno aprofundar sobre esta problemática que apesar de haver sistemáticamente perdas humanas ainda continua pouco estudada, apesar de existir em Portugal a Sociedade Portuguesa de Suicidiologia que estuda estes casos)

                                              Todas as pessoas que denotem comportamentos desviantes, aconselho a não desvalorizar cada caso, pois como todos sabemos os sentimento que podem provocar e derivar de dôr, perda, culpa por estes actos poderá afectar-nos a todos nós.
                                              PREVENIR O SUICÍDIO Organização Mundial de Saúde
                                              Editado pela última vez por nunomplopes; 23 July 2009, 19:39.

                                              Comentário


                                                #24
                                                O para-suicidio é uma forma de a pessoa cometer esses actos, mas não como uma forma deliberada de se matar.
                                                hein?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Fraga Ver Post
                                                  hein?
                                                  Por exemplo andar horas a fio e atravessar estradas, passagens de nivel e auto-estradas sem se olhar para a esquerda e para a direita.
                                                  Ir para o fim de um pontão no meio de uma tespestade violenta à espera que uma onda te leve
                                                  Ficar deitado sozinho em casa dias a fio sem te levantares para ir comer beber água ou ir à casa de banho, se ninguém te encontra...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O Suicidio é um acto consumado que deriva a própria morte, só sendo denominado ao fim deste acto acontecer.

                                                    O Para-suicidio são comportamentos, em que a própria pessoa tenta chamar alguma atenção perante alguém, revelando esses comportamentos, aqui intenção primária não é a morte, mas como também desencadeia atitudes mal sucedidas, sendo denominado assim.
                                                    Mesmo aqui acho-o que não devem ser de desvalorizar, pois pode existir uma correlação com o suicidio e por alguma fatalidade ele ser consumado.

                                                    Penso ter explicado o meu ponto de vista, pois o site que apresentei não se encontra disponivel para melhor ficarem esclarecidos.

                                                    Parassuicídio - Wikipédia, a enciclopédia livre

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para se chegar a esse ponto, tem de ser ter mesmo muitos problemas.

                                                      Atirar-se para a linha do comboio, ou ficar estendido na linha...credo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                                        Por exemplo andar horas a fio e atravessar estradas, passagens de nivel e auto-estradas sem se olhar para a esquerda e para a direita.
                                                        Ir para o fim de um pontão no meio de uma tespestade violenta à espera que uma onda te leve
                                                        Ficar deitado sozinho em casa dias a fio sem te levantares para ir comer beber água ou ir à casa de banho, se ninguém te encontra...
                                                        Exactamente...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por h2o Ver Post
                                                          Já pensei muitas vezes no suicidio, não o fiz por falta de coragem e porque iria causar sofrimentos aos meus pais, no entanto em casos extremos não julgo os outros, apenas penso que esta é uma solução definitiva para um problema(grave/muito grave) que nem sempre mas que muitas vezes pode ser apenas temporário.
                                                          O que mais me irrita são aqueles tipos que vão centro comercial adentro e começam a disparar e depois se suicidam!
                                                          Era importante procurares ajuda. Já o fizeste ?

                                                          Às vezes os problemas apenas são graves na nossa cabeça.....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                                            acho que parar um "bicho" daqueles com aquelas toneladas todas não é questão de tecnologia mas sim de física.

                                                            Quanto ao tema, não compreendo porque alguém que se quer suicidar tem de colocar em risco a vida de outras pessoas. (sim, porque o risco, apesar de pequeno, existiu). Como já foi referido no texto, o comboio em caso de travagem muito brusca poderia ter um acidente e matado quem ia lá dentro (também).

                                                            Quem não dá valor à própria vida, devia pensar pelo menos nas dos outros..
                                                            Não percebi o teu comentário!
                                                            Achas que uma pessoa que comete um acto desses, no momento, está a pensar ?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X