Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alguém entendido em contabilidade/Finanças ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alguém entendido em contabilidade/Finanças ?

    Por erro do contabilista que me fez o irs, não foram declaradas as mais valias quando vendi a minha casa para construir outra. Passaram já os 2 anos dados para fazer a tal declaração no anexo g. Agora apareceu uma factura das finanças para pagar essas mais valias, estou capaz de processar o contabilista.
    Alguém por aqui sabe como posso contornar o assunto ? Os contabilistas têm livro de reclamações ?
    O que posso fazer ?

    #2
    Originalmente Colocado por tropicalblue Ver Post
    Os contabilistas têm livro de reclamações ?
    Pgina Oficial da Cmara dos Tcnicos Oficiais de Contas

    Comentário


      #3
      Não há uma resposta mais fácil, sem ter de ler muito ?

      Comentário


        #4
        Só precisas de ler "Câmara do Tecnicos Oficiais de Contas". Esta é a entidade a quem te deves queixar se achas que o teu TOC cometeu um erro profiisional.

        Edit: Isto, claro está, admitindo que o contabilista é oficial.

        Comentário


          #5
          Atenção que ele disse contabilista.... pode não ser TOC.....

          O que não falta por aí são "ninjas" a fazer Irs's.

          Se for é fazer queixa a CTOC.
          Mas a documentação relativa à venda/compra foi entregue à pessoa que fez o IRS? A pessoa pode não ser vidente.....

          Agora é substituir a declaração desse ano com o anexo G devidamente preenchido e imputar ao "contabilista" os eventuais prejuízos/coimas/juros de mora.

          Comentário


            #6
            Sim é um contabilista.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tropicalblue Ver Post
              Os contabilistas têm livro de reclamações ?
              Se estiver "estaminé" aberto têm de ter.

              Agora se for de vão de escadas.....

              Comentário


                #8
                Sim foi entregue, eu sempre fiz o meu irs, inclusive fiz no 1º ano declarei as mais valias que tinha investido, pesquisei e fiz por mim, impresso g e tudo direitinho, mas no 2º ano resolvi entregar a um contabilista porque tive medo de cometer algum erro, foi tudo explicadinho, acontece que no 1º ano, feito por mim estava tudo ok, no 2º ano o gajo não declarou a mais valias e eu não reparei porque confiei, se lhe expliquei tudo ele é que deveria ter feito bem foi para isso que lhe paguei.

                Incompetente!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
                  Atenção que ele disse contabilista.... pode não ser TOC.....

                  O que não falta por aí são "ninjas" a fazer Irs's.

                  Se for é fazer queixa a CTOC.
                  Mas a documentação relativa à venda/compra foi entregue à pessoa que fez o IRS? A pessoa pode não ser vidente.....

                  Agora é substituir a declaração desse ano com o anexo G devidamente preenchido e imputar ao "contabilista" os eventuais prejuízos/coimas/juros de mora.

                  Como posso substituir a declaração, já passaram os 2 anos que tinha para declarar as mais valias. Na repartição de finanças disseram-me que agora só tinha é que pagar não havia nada a fazer. Posso substituir a declaração de 2006 (foi feita em 2007) ?

                  Comentário


                    #10
                    Parte 1 a reclamação
                    Primeiro fala com ele e não te esqueças de levar o modelo 03 os documentos das obras, as escrituras e a inscrição na matriz, que ele de certeza não se lembra do teu caso, fala com ele mesmo antes de corrigir o erro, ele poderá ter um motivo válido, como uma expressão no texto da escritura que falta ou que está a mais, e se for esse o caso ele vai explicar-te.
                    Depois se a declaração estiver mesmo mal feita e a explicação não for satisfatória podes reclamar no livro de reclamações, ou mesmo directamente à autoridade a CTOC, que há-de ter uma actuação algo limitada porque ele não é oficialmente teu TOC, podes até se tiveres para perder muito dinheiro e tempo pedir responsabilidades numa acção cível pelos prejuízos causados.

                    Parte 2 correcção do erro
                    Certificar que nas escrituras está lá que é para residência própria permanente.
                    Certificar que o valor reinvestido na nova casa não foi financiada por um banco na sua totalidade.
                    Certificar que tens documentos em como iniciaste as obras até seis meses após a compra e que inscreveste o imóvel na matriz até 2 anos após o inicio das obras
                    Entregar declaração de substituição com toda a informação declarada mais a informação em falta, nomeadamente anexo G com:
                    campo 501 com o ano da alienação,
                    campo 502 linha do quadro 4 em que declaraste a venda no ano em que vendeste normalmente é 401.
                    campo 507/508 com o valor da compra e construção subtraído o valor do empréstimo.
                    Depois de tirares o comprovativo fazes uma carta ao chefe do teu bairro fiscal requerendo a anulação da nota de cobrança por erro explicas o teor do erro cometido, e anexar cópias de:
                    -Modelo 3 actual (já corrigido).
                    -Nota de cobrança.
                    -Cópia de todas as escrituras envolvidas.
                    -Cópias das facturas que comprovem que iniciaste as obras até 6 meses
                    -Cópia da inscrição na matriz.
                    Tirar uma fotocópia da carta depois de assinada e seus anexos.
                    Entregar no teu bairro fiscal a carta original com os anexos, e pedir que ponham um registo de entradas na cópia da carta (que ficará contigo).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tropicalblue Ver Post
                      Como posso substituir a declaração, já passaram os 2 anos que tinha para declarar as mais valias. Na repartição de finanças disseram-me que agora só tinha é que pagar não havia nada a fazer. Posso substituir a declaração de 2006 (foi feita em 2007) ?
                      Volta lá e oferece-lhes uma colecção de códigos tributários

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                        Volta lá e oferece-lhes uma colecção de códigos tributários
                        Mas posso ou não ? Vou fazer como aconselhaste.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por tropicalblue Ver Post
                          Mas posso ou não ? Vou fazer como aconselhaste.
                          Podes substituir a declaração de 2006 (se não me falha a memória) desde que cumpras os requesitos que puus acima
                          Não podes é declarar na declaração de 2009 a ser feita em 2010

                          Comentário


                            #14
                            Tive um problema com o contabilista mas foi por causa da Seg.Social... Vou pagar uma agora uma batelada por informação errada dele... Será que dá para reclamar à CTOC na mesma?

                            Cumps.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                              Tive um problema com o contabilista mas foi por causa da Seg.Social... Vou pagar uma agora uma batelada por informação errada dele... Será que dá para reclamar à CTOC na mesma?

                              Cumps.
                              Podes, mas fala com o contabilista primeiro, pode estar tudo bem e a segurana social tenha metido água (não é nada que não seja corriqueiro)

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X