Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Couchsurfing - Dormir em sofás alheios - Nova moda?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Couchsurfing - Dormir em sofás alheios - Nova moda?

    Ontem deu uma reportagem na SIC sobre o Couchsurfing, um conceito que considero bastante interessante, dando para conhecer todos os locais do planeta "apenas" pelo preço das viagens e da alimentação. O alojamento está garantido (em princípio) e o convívio também!

    Alguma informação:

    O Projecto CouchSurfing (CS) é um serviço de hospitalidade com base na Internet. Em Julho de 2008 tinha cerca de 600000 membros em 231 países e territórios. A partir de vários indicadores estima-se que muitos membros usavam o site de uma forma muito activa, com 47% a oferecerem os seus sofás a viajantes (enquanto outros 23% dizia "talvez" e outros encontravam-se a viajar).
    A inscrição na organização é gratuita e pode ser obtida simplesmente registrando-se no site. A actividade principal da organização é a troca de alojamento. Enquanto anfitrião, um membro oferece o alojamento a seu belo prazer; não é necessário alojar, mas obviamente que é encorajado. Enquanto surfer (convidado), o viajante pode procurar e pedir alojamento para o seu destino. O alojamento é inteiramente consensual entre o anfitrião e o convidado, a duração, a natureza e os termos para a estadia do convidado são acordados à priori para satisfazer ambas as partes. Espera-se que a estadia seja também gratuita; não existem compensações monetárias excepto em determinadas situações (o convidado pode compensar o seu anfitrião pela comida).
    Existem três métodos para garantir a segurança e a confiança, os quais estão todos visíveis nos perfis dos membros para pontenciais anfitriões ou "surfers" terem em conta antes de qualquer tipo de encontro:
    1. Referências pessoais, que anfitriões ou "surfers" (convidados) podem deixar um ao outro após terem usado o serviço.
    2. Um sistema opcional de verificação por cartão de crédito, que permite aos membros "trancar" o nome e morada fazendo um pagamento com cartão de crédito e introduzindo um código que o CouchSurfing envia à morada de pagamento (isto permite também que o CS recupere alguns custos por requerer um pequeno donativo para a verificação).
    3. Um sistema pessoal de certificações, onde um membro que foi certificado — inicialmente apenas os fundadores do site estavam certificados — possa certificar um sem número de outros membros que ele ou ela tenha conhecido e em quem confie.

    Os voluntários no projecto organizam frequentemente encontros ou acampamentos os quais são eventos que duram vários dias e aproximam pessoas.
    Desde Junho de 2006, o site tem sido gerido em grande parte pelos Colectivos do CouchSurfing, os quais são grupos de membros que se juntam numa determinada cidade para desenvolver e melhorar o CouchSurfing. Os primeiros três Colectivos tiveram lugar em Montreal, Viena e Nova Zelândia.
    Membros que desejem voluntariar-se para variadas tarefas e ajudar a espalhar a palavra do CouchSurfing podem geralmente tornar-se Embaixadores. Embaixadores têm de estar verificados e promover activamente o espírito de CouchSurfing entre membros e entre o público em geral. Além da promoção do site, eles dão as boas vindas aos novos membros, ajudam com questões, outras tarefas administrativas e muito mais, tudo em regime de voluntariado.
    Wikipedia

    Aqui está o site da comunidade/organização: CouchSurfing - Participate in Creating a Better World, One Couch At A Time

    E aqui está o vídeo da reportagem de ontem: LINK

    Com apenas €500, viajaram durante 15 dias, por 5 países e fazendo 6 viagens de avião (Ryanair). WOW!

    Confesso que fiquei com o "bichinho".



    Não digo que daqui a uns tempos entre na comunidade.

    E vocês?
    Há por aqui algum couchsurfer? Se sim, podiam revelar experiências.
    Gostariam de viajar desta forma?
    Acham perigoso?


    Cumprimentos.

    #2
    Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
    Ontem deu uma reportagem na SIC sobre o Couchsurfing, um conceito que considero bastante interessante, dando para conhecer todos os locais do planeta "apenas" pelo preço das viagens e da alimentação. O alojamento está garantido (em princípio) e o convívio também!

    Alguma informação:

    Wikipedia

    Aqui está o site da comunidade/organização: CouchSurfing - Participate in Creating a Better World, One Couch At A Time

    E aqui está o vídeo da reportagem de ontem: LINK

    Com apenas €500, viajaram durante 15 dias, por 5 países e fazendo 6 viagens de avião (Ryanair). WOW!

    Confesso que fiquei com o "bichinho".



    Não digo que daqui a uns tempos entre na comunidade.

    E vocês?
    Há por aqui algum couchsurfer? Se sim, podiam revelar experiências.
    Gostariam de viajar desta forma?
    Acham perigoso?


    Cumprimentos.

    Uma grande amiga minha é couchesurfer, volta e meia recebe gente estranha em casa, mas já fez grandes amizades e já se fartou de passear. Sinceramente não me agrada, não é para mim, não gosto de ter estranhos em casa, nem de partilhar a casa de estranhos, não é 3/4 noites num hotel que me vão por mais pobre!

    Comentário


      #3
      Ontem não tinha visto a grande reportagem, já a vi toda agora.

      Só acho que o tempo em cada cidade é bastante curto, pelo menos fiquei com essa ideia. De resto para quem gosta e se adapta a este estilo acho 5 estrelas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
        Uma grande amiga minha é couchesurfer, volta e meia recebe gente estranha em casa, mas já fez grandes amizades e já se fartou de passear. Sinceramente não me agrada, não é para mim, não gosto de ter estranhos em casa, nem de partilhar a casa de estranhos, não é 3/4 noites num hotel que me vão por mais pobre!
        Sou como tu então. Isto faz-me lembrar uma alemã que passa sempre as férias em casa de amigos e nunca lhes dá um tostão para nada, nem oferece ajuda para limpar ou lavar os pratos!
        Connosco passou uma semana em Portugal e uns anos depois uma semana na Polónia - à pala - mas a partir desse momento cortamos completamente com ela... ela bem envia e-mails a insinuar que até tem tempo "to spend some days" mas fazemos-lhe o manguito...

        Este couch surfing parece feito para esse tipo de indivíduos ou, usando um termo mais comum, para o turista pé-descalço.

        Comentário


          #5
          Achei interessante a ideia mas não é para qualquer pessoa, sinceramente chocou-me um bocado o casal com a filha pequena meter gente estranha em casa.

          Comentário


            #6
            Eu fiquei a saber o que era couchsurfing quando cliquei à 2 minutos aqui neste tópico.
            Parece-me um pouco perigoso mas só se disponibiliza quem quer.

            Comentário


              #7
              Já tinha lido sobre isso. Definitivamente não é para mim !

              Comentário


                #8
                Um amigo meu andou mais de um mês pela Europa fora, dentro desse espírito, mas na Polónia (são muito dados a este tipo de turismo) teve uma má experiência com uma Polaca, que o queria "manjar" à força.

                Claramente não é o tipo de coisas que me seduza.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                  Um amigo meu andou mais de um mês pela Europa fora, dentro desse espírito, mas na Polónia (são muito dados a este tipo de turismo) teve uma má experiência com uma Polaca, que o queria "manjar" à força.

                  Claramente não é o tipo de coisas que me seduza.
                  Era boa ao menos?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                    Um amigo meu andou mais de um mês pela Europa fora, dentro desse espírito, mas na Polónia (são muito dados a este tipo de turismo) teve uma má experiência com uma Polaca, que o queria "manjar" à força.

                    Claramente não é o tipo de coisas que me seduza.
                    Originalmente Colocado por supervicius Ver Post
                    Era boa ao menos?

                    Penso que não....

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                      Uma grande amiga minha é couchesurfer, volta e meia recebe gente estranha em casa, mas já fez grandes amizades e já se fartou de passear. Sinceramente não me agrada, não é para mim, não gosto de ter estranhos em casa, nem de partilhar a casa de estranhos, não é 3/4 noites num hotel que me vão por mais pobre!
                      Acho que o objectivo do couchsurfing não é bem o de poupar, mas sim conviver de perto e partilhar experiências e ideias com pessoas do país.

                      Sinceramente, gostei da ideia e até gostava de me juntar à comunidade.

                      Comentário


                        #12
                        A ideia é gira, mas não funciona para todos. A grande maioria deve ser malta nova que está noutro país, ou está a estudar.
                        Como deu para ver na reportagem apenas o casal na Polonia é que era dono da sua casa, os outros eram todos estudantes e pessoal deslocado.
                        Nesse espírito é mais fácil.

                        Comentário


                          #13
                          Conheço varias pessoas que são couchsurfers. Há muito tempo que recebem pessoas em casa e recorrem ao mesmo sistema para viajarem.

                          Fazem muitas amizades e intercambios culturais muito interessantes. Conheço um caso que acabou em casamento...

                          Comentário


                            #14
                            Ao ler as respostas, deparo-me com um dado em comum...

                            Vocês são todos uns COTAS!!

                            Eu ainda sou novinho, pá! Além disso, para quem não tem dinheiro (como eu!), é óptimo!

                            Alguém referiu que estavam pouco tempo em cada cidade. Isso é relativo... Penso que, se houver disponibilidade, podes ficar quanto tempo quiseres.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                              Ao ler as respostas, deparo-me com um dado em comum...

                              Vocês são todos uns COTAS!!

                              Eu ainda sou novinho, pá! Além disso, para quem não tem dinheiro (como eu!), é óptimo!

                              Alguém referiu que estavam pouco tempo em cada cidade. Isso é relativo... Penso que, se houver disponibilidade, podes ficar quanto tempo quiseres.
                              Quanto tempo quiser se arranjar um sofá para dormir, próximo do primeiro sitio que se dorme. Porque o que me pareceu é que só existe a possibilidade de passar 1 noite ou pouco mais que isso em cada casa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                                Ao ler as respostas, deparo-me com um dado em comum...

                                Vocês são todos uns COTAS!!

                                Eu ainda sou novinho, pá! Além disso, para quem não tem dinheiro (como eu!), é óptimo!

                                Alguém referiu que estavam pouco tempo em cada cidade. Isso é relativo... Penso que, se houver disponibilidade, podes ficar quanto tempo quiseres.
                                Com o dinehiro que gastaram nas cidades, não sairam à noite, nem foram ver nenhum monumento pago.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por supervicius Ver Post
                                  Era boa ao menos?
                                  Claro que não. Porque é que achas que foi uma má experiência?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu que já tenho alguma experiência em viagens, digo já que onde se gasta realmente dinheiro é no lazer - jantares em restaurantes, visitas a monumentos, copos nos bares, idas às discotecas, etc.

                                    Dormir pode ficar relativamente barato - sobretudo em cidades onde há muitos hostels.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                      Quanto tempo quiser se arranjar um sofá para dormir, próximo do primeiro sitio que se dorme. Porque o que me pareceu é que só existe a possibilidade de passar 1 noite ou pouco mais que isso em cada casa.
                                      Penso que, ao comunicares com o "anfitrião", digamos assim, podes combinar quanto tempo queres ficar, etc. Consoante a disponibilidade dele, penso que não haverá inconveniente em ficar lá vários dias...

                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      Com o dinehiro que gastaram nas cidades, não sairam à noite, nem foram ver nenhum monumento pago.
                                      Claro, mas eles tinham que poupar imenso!

                                      Eu fiz um InterRail de 25 dias, e gastei 950€. Fiz tudo o que queria e a que me tinha proposto.

                                      A ideia é poupar numas coisas para gastar nas outras e mesmo assim fazer uma viagem económica!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ontem um amigo meu também viu essa reportagem e falou comigo no msn. Quando formos para fora se calhar colocaremos essa hipótese em cima da mesa.

                                        O porreiro disto é que se pode escolher com quem queremos ir morar. Se as coisas não saírem furadas, podem-se escolher uma miúdas bem giras.

                                        Já estive a ver por Braga e há uma rapariga natural da Estónia bem engraçada...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                                          Ontem um amigo meu também viu essa reportagem e falou comigo no msn. Quando formos para fora se calhar colocaremos essa hipótese em cima da mesa.

                                          O porreiro disto é que se pode escolher com quem queremos ir morar. Se as coisas não saírem furadas, podem-se escolher uma miúdas bem giras.

                                          Já estive a ver por Braga e há uma rapariga natural da Estónia bem engraçada...
                                          Hoje já vais dormir fora de casa...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fosse eu solteiro e já sabia como seriam as minhas próximas férias

                                            Comentário


                                              #23
                                              A Sic mostrou no mapa que gastava dois euros e cinquenta cêntimos por cada viagem aérea
                                              Eu nunca viajei por preços tão baixos..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rum Ver Post
                                                Hoje já vais dormir fora de casa...
                                                Não tenho assim tanta lata

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É preciso muito cuidado para onde se vai. Eu não seria capaz de dormir em casa de gente desconhecida.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pedroHF Ver Post
                                                    A Sic mostrou no mapa que gastava dois euros e cinquenta cêntimos por cada viagem aérea
                                                    Eu nunca viajei por preços tão baixos..
                                                    Até se arranja a 1€, tens é de pagar as taxas do aeroporto depois..

                                                    Quanto ao tópico sei de um caso que deu namoro e agora a alemã está a ver-se negra para despachar o tuga!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                      Até se arranja a 1€, tens é de pagar as taxas do aeroporto depois..

                                                      Quanto ao tópico sei de um caso que deu namoro e agora a alemã está a ver-se negra para despachar o tuga!
                                                      Pois.. E fica quanto no final?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Imaginemos que eu moro num apartamento alugado. Quero ter 30 dias de férias no mês de Junho. Encontro no site alguém na mesma situação.

                                                        Podemos trocar as chaves de casa e assim não dormimos na mesma casa com estranhos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                                                          Ontem um amigo meu também viu essa reportagem e falou comigo no msn. Quando formos para fora se calhar colocaremos essa hipótese em cima da mesa.

                                                          O porreiro disto é que se pode escolher com quem queremos ir morar. Se as coisas não saírem furadas, podem-se escolher uma miúdas bem giras.

                                                          Já estive a ver por Braga e há uma rapariga natural da Estónia bem engraçada...
                                                          O tópico é sobre viajar e conhecer muitos países ao desbarato e voçês já vão em truca-truca... j/k

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                            O tópico é sobre viajar e conhecer muitos países ao desbarato e voçês já vão em truca-truca... j/k
                                                            turismo sexual não deixa de ser turismo... há muitas grutas interessantes por esse mundo afora e que merecem uma visita.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X