Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Morrer de sede em frente ao mar (reportagem)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Morrer de sede em frente ao mar (reportagem)

    Não sei se viram esta reportagem ontem.

    Vejam, que vale a pena.

    Morrer de sede em frente ao mar




    #2
    Sinceramente nunca pensei que fosse assim. Vi a reportagem e fiquei chocado. Já sabia que os pescadores viviam mal, mas tão mal é impressionante. A jornalista esteve muito bem ao enfrentar o sr Ministro. Dou lhe os meus parabéns.

    Comentário


      #3
      Eu vi.

      Fiquei parvo com a quantidade de contradições que a jornalista detectou nas palavras do ministro.

      Quanto a mim o ministro não percebe rigorosamente nada do assunto... Infelizmente.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
        Eu vi.

        Fiquei parvo com a quantidade de contradições que a jornalista detectou nas palavras do ministro.

        Quanto a mim o ministro não percebe rigorosamente nada do assunto... Infelizmente.
        Dou os meus parabéns à jornalista mesmo parabéns sinceros o ministro já não sabia onde se meter gostei mesmo !!!

        Comentário


          #5
          É uma realidade que conheço demasiado perto, há situações para as quais nem tenho palavras para descrever.

          Nesta reportagem não se falou no outro lado da pesca, porque essencialmente se focou na pesca artesanal. seria muito interessante a TVI ir agora ter com muitos armadores e fazer o mesmo tipo de reportagem e depois comparar os dois lados secalhar ia-se perceber que a culpa não é so do ministro, não o defendendo, claro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
            Sinceramente nunca pensei que fosse assim. Vi a reportagem e fiquei chocado. Já sabia que os pescadores viviam mal, mas tão mal é impressionante. A jornalista esteve muito bem ao enfrentar o sr Ministro. Dou lhe os meus parabéns.
            Já quando fizeram uma entrevista com Rui Pereira (ano passado- 2 anos?) sobre a reforma do Código Penal e casos em que criminosos continuaram à solta por causa dela, via-se o desespero na cara do ministro em questão cada vez que a jornalista lhe fazia uma pergunta mais incómoda. Se ele tivesse um buraco onde se meter acho que sumia num instante.

            Realmente é triste este tipo de situações. Julgo que o Governo deveria fazer algo para tentar revitalizar o sector das pescas, moderniza-lo e formar os pescadores, de modo a tornarmo-nos mais competitivos em relação a espanhois e gregos (que tem ocupado o mercado portugues). Julgo que há muitas soluções que podiam ser tomadas ( piscicultura, cooperativas de pescadores, etc).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
              Já quando fizeram uma entrevista com Rui Pereira (ano passado- 2 anos?) sobre a reforma do Código Penal e casos em que criminosos continuaram à solta por causa dela, via-se o desespero na cara do ministro em questão cada vez que a jornalista lhe fazia uma pergunta mais incómoda. Se ele tivesse um buraco onde se meter acho que sumia num instante.

              Realmente é triste este tipo de situações. Julgo que o Governo deveria fazer algo para tentar revitalizar o sector das pescas, moderniza-lo e formar os pescadores, de modo a tornarmo-nos mais competitivos em relação a espanhois e gregos (que tem ocupado o mercado portugues). Julgo que há muitas soluções que podiam ser tomadas ( piscicultura, cooperativas de pescadores, etc).
              E, se o mercado português se tornar mais competitivo, as grandes compras deixam de ser feitas no estrangeiro. O continente, por exemplo, fez uma compra de 150 toneladas de sardinha, salvo erro, a espanha. Isto foi falado na reportagem.

              Comentário


                #8
                Vi agora a reportagem e nem sei o que dizer. Como já foi dito, tive sempre a ideia que os pescadores viviam mal, mas assim nunca imaginei.

                É quando olhamos pare cenários destes que realmente reconhecemos o quão sortudos somos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                  E, se o mercado português se tornar mais competitivo, as grandes compras deixam de ser feitas no estrangeiro. O continente, por exemplo, fez uma compra de 150 toneladas de sardinha, salvo erro, a espanha. Isto foi falado na reportagem.
                  Aqui tás a fazer uma pergunta? Se sim, não digo que as grandes superficies deixem de comprar aos espanhois, mas se conseguirmos tornar a industria da pesca em Portugal mais competitiva, provavelmente começarão a comprar mais peixe nacional. Nós importamos mais de metade do que consumimos em termos de pesca. Julgo que há muito a fazer para contrariar esse aspecto.

                  Há umas semanas foi inaugurado um grande centro de piscicultura, pelo nosso PM e que pertence à Pescanova salvo erro. Lá tava ele todo contente com o projecto, que iria servir para exportação! Então e pra consumo interno não? Se precisamos de importar peixe para que dar ajuda a uma empresa que apenas pretende exportar (pelos vistos tiveram direito a fundos, agora não sei se eram do Governo se comunitários)? Enfim...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                    Aqui tás a fazer uma pergunta? Se sim, não digo que as grandes superficies deixem de comprar aos espanhois, mas se conseguirmos tornar a industria da pesca em Portugal mais competitiva, provavelmente começarão a comprar mais peixe nacional. Nós importamos mais de metade do que consumimos em termos de pesca. Julgo que há muito a fazer para contrariar esse aspecto.

                    Há umas semanas foi inaugurado um grande centro de piscicultura, pelo nosso PM e que pertence à Pescanova salvo erro. Lá tava ele todo contente com o projecto, que iria servir para exportação! Então e pra consumo interno não? Se precisamos de importar peixe para que dar ajuda a uma empresa que apenas pretende exportar (pelos vistos tiveram direito a fundos, agora não sei se eram do Governo se comunitários)? Enfim...
                    Era mesmo uma afirmação.

                    Se a preço se tornar competitivo duvido muito que o continente vá buscar a espanha, já que é português. O mesmo não digo da marca DIA, por exemplo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
                      Era mesmo uma afirmação.

                      Se a preço se tornar competitivo duvido muito que o continente vá buscar a espanha, já que é português. O mesmo não digo da marca DIA, por exemplo.
                      Eu tambem acho que sim.

                      Comentário


                        #12
                        Isso é tudo muito giro "ha e tal nos estamos disponíveis para comprar ao pescador português"... Mas se a sardinha vale 0,80€ na lota eles oferecem 0.40€ e, com sorte, pagam a 3 meses.
                        Isso ainda se aceita para um armador agora o pobre pescador nao sobrevive...

                        Passa-se o mesmo com os produtos horticulas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                          Isso é tudo muito giro "ha e tal nos estamos disponíveis para comprar ao pescador português"... Mas se a sardinha vale 0,80€ na lota eles oferecem 0.40€ e, com sorte, pagam a 3 meses.
                          Isso ainda se aceita para um armador agora o pobre pescador nao sobrevive...

                          Passa-se o mesmo com os produtos horticulas.
                          Pois é... esse tipo de situações tambem tem que desaparecer. A realidade da pesca não tenho conhecimento directo, mas no que concerne à agricultura sei que isso se passa bastante. E nunca vi isto tão mal como agora ...

                          Comentário


                            #14
                            O problema é que hoje em dia cada um olha apenas para o seu umbigo. E as pessoas não se preocupam em deixar os outros na miséria para enriquecer.

                            Comentário


                              #15
                              Estão a esquecer-se de uma coisa. UE e cotas e países com mais votos, mais poder de "negociação, etc..

                              Qt a este ministro ainda n percebi se ele é mesmo mau ou não.
                              Toda agente no sector das pescas e agricultura se queixa, mas isso sempre foi assim. Em PT estamos sempre a queixar-nos. Depois vemos os agricultores estrangeiros a virem pra cá fazer sucesso.

                              Se calhar o que precisam é o que todos em PT precisamos. Educação, cultura, conhecimento, acesso a isso ....

                              Qt mais tivermos melhores somos e mais dificilemnte somos enganados por políticos e pelo chico-esperto tradicional.

                              De que adianta haver subsidios se depois poucos sabem que existem e se sabem às vezes nem sabem como lhes deitar as mãos??? Nem net têm se for preciso ou saber ir à dita!

                              E qm fica com os subsidios? Os do costume. Os informados, os bem relacionados, os que têm acesso e "acesso" às coisas. E assim se vai perpetuando a hierarquia.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                Estão a esquecer-se de uma coisa. UE e cotas e países com mais votos, mais poder de "negociação, etc..

                                Qt a este ministro ainda n percebi se ele é mesmo mau ou não.
                                Toda agente no sector das pescas e agricultura se queixa, mas isso sempre foi assim. Em PT estamos sempre a queixar-nos. Depois vemos os agricultores estrangeiros a virem pra cá fazer sucesso.

                                Se calhar o que precisam é o que todos em PT precisamos. Educação, cultura, conhecimento, acesso a isso ....

                                Qt mais tivermos melhores somos e mais dificilemnte somos enganados por políticos e pelo chico-esperto tradicional.

                                De que adianta haver subsidios se depois poucos sabem que existem e se sabem às vezes nem sabem como lhes deitar as mãos??? Nem net têm se for preciso ou saber ir à dita!

                                E qm fica com os subsidios? Os do costume. Os informados, os bem relacionados, os que têm acesso e "acesso" às coisas. E assim se vai perpetuando a hierarquia.
                                é verdade.

                                é chocante ver situações dessas em pleno séc. XXI (o que até nem é nada quando comparado com outras coisas que por aí acontecem) mas continua a fazer-me confusão que a agricultura e pesca portuguesa continuem a sobreviver à custa de subsídios...

                                se a empresa onde trabalho desse o badagaio por não se conseguir impôr, não vinha o subsídio milagroso da UE salvar-nos...

                                se uma actividade, feita por determinadas pessoas, não é lucrativa, porquê perpetuá-la para lá dos limites da agonia?


                                ld

                                Comentário


                                  #17
                                  Vi a reportagem e não me chocou, e digo isto não no sentido da vida de pescador ser boa ou fácil, mas porque vivi 12 anos numa terra de pescadores, e vi como é que eles viviam... muito bem e com grandes vivendas, vivem os intermediários das lotas e os que vendem no mercado, esses sim têm grandes vidas, mas os desgraçados que andam na faina... esses são o que se viu na reportagem.

                                  Antigamente ainda os pescadores iam nos seus botes ao mar, e vendiam o peixe na praia, acabadinho de pescar. Com as novas "regras" da ASAE, isso acabou, foi uma pena, nunca mais comi peixe tão bom como o que a minha avó comprava na praia todos os dias de manhã, ou mesmo na rua às peixeiras que vendiam o peixe da faina do marido na noite anterior... Elas e eles lá conseguiam ter as suas vidas arranjadas, mas agora?... É uma pena que estas novas regras de "higiene" ou do raio que os parta, tenham destruído tantas famílias e retirado o prazer de comer a tanta gente...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Deixo aqui o meu agradecimento ao autor do tópico por me ter proporcionado a visualização do documentario que perdi no domingo á noite.
                                    Dura e infeliz realidade aquela, mas deviam ter mostrado detalhadamente não só quem anda na faina mas também quem enriquece á custa destes pobres desgraçados.
                                    Aquele que no início virou costas para não dizer o lucro que teve por exemplo...
                                    Mais depressa dava 4€ por quilo de sardinha se pudesse comprar directamente ao pescador do que daria 2 num qualquer supermercado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu não percebo como é que os pescadores aceitam ser tão explorados...
                                      das 3 uma, ou faziam uma revolta qualquer, ou mudavam de ramo, ou iam pro rendimento mínimo

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nunca me hei-de esquecer daquele homem a quem calhou a "lotaria" da corvina, que teve a sua "lotaria" apreendida e vendida a centimos o quilo em leilão em que o unico que beneficiou foi quem n teve esforço nenhum. A raiva estava bem patente no rosto daquele homem. Não valeria mais a pena ele ter pago uma multa mas ter vendido como quisesse? Enfim .

                                        Comentário


                                          #21
                                          Angustiante, ver estas pessoa a tentar sobreviver sobre estas condições...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Conheço de perto a vida de alguns dos pescadores da caparica e da costa alentejana...é uma vida pobre mas alguns ate se safam e vendem o peixe directamente a restaurantes que ja sao ha mto clientes certos, mas o intermediário é que sao um nojo, pois o peixe tem um valor alto na preço e mto baixo na lota.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Goias Ver Post
                                              eu não percebo como é que os pescadores aceitam ser tão explorados...
                                              das 3 uma, ou faziam uma revolta qualquer, ou mudavam de ramo, ou iam pro rendimento mínimo
                                              isso é muito fácil de dizer mas muito difícil de fazer, principalmente para quem provavelmente nunca fez outra coisa na vida...

                                              btw, o título do programa é mesmo mal conseguido...

                                              Comentário


                                                #24
                                                O que me destroça é a inutilidade dos intermediarios, os distribuidores ainda percebo agora os chulos que vão a lota...
                                                A venda devia ser directa pescador/distribuidor, sendo que o último estaria encarregue da higiene, se é que é preciso,.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Achei nojento os hipermercados não poderem comprar aos pescadores e para os santos populares tiveram que mandar vir de Espanha por a Docapesca estar fechada.
                                                  Já agora nós particulares onde podemos comprar mais barato em Lisboa e que seja fresco ; compensa ir ao Marl ou tem outro sitio que tenha fesco e barato?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                    Angustiante, ver estas pessoa a tentar sobreviver sobre estas condições...
                                                    é o Mercado...

                                                    ld

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por michaelreznor Ver Post
                                                      é o Mercado...

                                                      ld
                                                      Mas são os Homens que fazem as regras do dito, caso contrário este deixa de ter razão.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                        Mas são os Homens que fazem as regras do dito, caso contrário este deixa de ter razão.
                                                        obviamente.

                                                        mas proteccionismo económico é que não. incentivar o consumo de produtos 'nacionais' é positivo mas beneficiar o que cá se faz é que já não me parece muito correcto.

                                                        eu sei que os pescadores têm muitas dificuldades em pôr o seu peixe na mesa do cliente, mas duvido que situações semelhantes não aconteçam lá fora, com o peixe que de 'lá' vem.

                                                        há muita coisa que deveria ser mudada; deveria haver um limite máximo (ou pelo menos uma fiscalização a sério) entre o preço a que se compra ao pescador e ao vendedor, para não acontecerem algumas das situações descritas; deveria apoiar a modernização das condições dos resistentes da pesca artesanal (e depois ver quando é que ela deixa de ser artesanal...); etc, etc; mas não continuem é a perpetuar condições deste tipo à custa de fundos estatais e europeus.

                                                        se não existem condições para uma determinada actividade, deveria esta ser 'paga' para existir? qual é o limite moral para ajudar determinada actividade e deixar outras de fora?

                                                        sem esquecer que todos temos culpa desta situação, ao procurar sempre o preço mais baixo, mesmo sacrificando (muitas vezes) alguma qualidade do produto..

                                                        e depois ficamos indignados com estas situações....

                                                        não esqucer ainda os casos de pescadores e agricultores que construíram a sua casita à custa desses subsídios... e depois é vê-los de enxada às costas em frente à casa do PM.. há muitos que estão em dificuldades e sabem dessas situações. que as denunciem.

                                                        isto tem muito que se lhe diga.

                                                        há muita coisa a mudar.... e não é só em Portugal. a UE tem uma grande responsabilidade pelo estado em que chegaram a agricultura e pesca em vários países da UE.


                                                        ld

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Dou os meus parabéns à jornalista que entrevistou o ministro, o homem já nem sabia onde se meter...
                                                          É triste as pessoas que dão o corpo pelo alimento de outros ficarem com tão pouco, mas uma vez os "tubarões" (intermediários) ficam com o bolo maior.
                                                          Continuem a votar nos mesmos continuem...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por michaelreznor Ver Post
                                                            obviamente.

                                                            mas proteccionismo económico é que não. incentivar o consumo de produtos 'nacionais' é positivo mas beneficiar o que cá se faz é que já não me parece muito correcto.

                                                            eu sei que os pescadores têm muitas dificuldades em pôr o seu peixe na mesa do cliente, mas duvido que situações semelhantes não aconteçam lá fora, com o peixe que de 'lá' vem.

                                                            há muita coisa que deveria ser mudada; deveria haver um limite máximo (ou pelo menos uma fiscalização a sério) entre o preço a que se compra ao pescador e ao vendedor, para não acontecerem algumas das situações descritas; deveria apoiar a modernização das condições dos resistentes da pesca artesanal (e depois ver quando é que ela deixa de ser artesanal...); etc, etc; mas não continuem é a perpetuar condições deste tipo à custa de fundos estatais e europeus.

                                                            se não existem condições para uma determinada actividade, deveria esta ser 'paga' para existir? qual é o limite moral para ajudar determinada actividade e deixar outras de fora?

                                                            sem esquecer que todos temos culpa desta situação, ao procurar sempre o preço mais baixo, mesmo sacrificando (muitas vezes) alguma qualidade do produto..

                                                            e depois ficamos indignados com estas situações....

                                                            não esqucer ainda os casos de pescadores e agricultores que construíram a sua casita à custa desses subsídios... e depois é vê-los de enxada às costas em frente à casa do PM..

                                                            *isto tem muito que se lhe diga.

                                                            há muita coisa a mudar.... e não é só em Portugal. a UE tem uma grande responsabilidade pelo estado em que chegaram a agricultura e pesca em vários países da UE.


                                                            ld
                                                            *Muitas mesmo, mas de um modo muito rápido podiam-se e era a esta questão que me referia por digamos observar algumas vezes no campo prático e não teórico ou de estudo digamos jornalistico mudar algumas das regras do circuito comercial para e como muito bem foi referido incentivar o consumo e abrir o leque de opções válidas ao consumidor, após isto o mercado que decida sem qualquer tipo de preconceito ou protecionismo bacouco.

                                                            Basta obsevar o circuito e funcionamento de uma qualquer lota comercial.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X