Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Voto Aos 16 Anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Voto Aos 16 Anos

    O Luís Pedro, não o deputado “centrista” que faz parte cá da prata da casa, mas um outro, fictício e inventado propositadamente para um post num qualquer blog, pode ser mesmo este, sobre o voto aos 16 anos, tem essa mesma idade e quer votar.
    Este LP pode até ser militante da JP (só porque rima) desde dos 14 anos, por causa da JS e como já tem 16 anos fez um piercing nos genitais e uma tatuagem ao fundo das costas sem pedir nada aos pais, mas como eles até são porreiros já conseguiu tirar a carta de condução com autorização especial, trabalha em regime de recibos verdes numa loja de vestuário e portanto paga impostos, recentemente assaltou uma bomba de gasolina na segunda circular e por causa disso, como já tem 16 anos, foi levado a tribunal e condenado a prestar serviço comunitário na Pastoral Universitária- enfim LP é um jovem normal, com 16 anos.
    Paralelamente começou a poder frequentar discotecas com esta idade e consumir bebidas alcoólicas – LP é já um homenzinho. Começou há pouco tempo a namorar com Cassandra, a qual engravidou, portanto casou-se com autorização dos pais de ambos e emancipou-se perante a lei.
    Falamos de um jovem que participa na sociedade activamente, enquanto contribuinte, equanto pessoa juridicamente responsável pelas suas atitudes, enquanto condutor, equanto jovem militante de uma juventude partidária, enquanto consumidor, como conjûgue num casamento e em breve enquanto pai. Tem 16 anos é um facto, mas faz tudo que poderia fazer aos 18 – menos votar e comprar tabaco.
    Os críticos do voto aos 16 anos podem argumentar que LP é ainda imaturo e como tal, ainda não reuniu o conjunto de informações necessárias para poder votar em consciência. Acontece que LP frequenta actualmente o 10º ano de escolaridade, tendo aprendido já na disciplina de História o que foi o 5 de Outubro, o 25 de Abril, a importância do 1º de Maio e da Revolução Liberal de 1820. Durante o último ano lectivo deu ainda os sistemas comunistas e fascistas, bem como a 1ª e 2ª guerras mundiais e até teve uma disciplina de Formação Cívica, que o alertou para a importância de encarar o voto como um dever cívico. Ainda o consideram imaturo e pouco informado? Não haverá eleitores muito menos preparados?
    O voto é uma arma que deve ser atribuída a quem já tem idade para participar activamente na sociedade, mas essa idade já não são os 18 anos. A lei eleitoral tem que ser adaptada ao sistema jurídico em que vivemos, não podendo continuar a existir desfasada da actualidade. Fica desta forma lançado o desafio aos partidos políticos, para que legislem neste sentido, de dar voz eleitoral a quem já a devia ter por direito.


    http://camaradecomuns.blogs.sapo.pt
    Elas estão quase à porta e fica lançado o debate. Se por um lado vejo-me a concordar com o texto por outro olho para os meus amigos (com 18 anos) e sei que praticamente nenhum deles tem aptidão nem está informado o suficiente para votar conscientemente.
    Se até esses meus amigos cuja média final do secundário ficou acima de 18 valores não têm conhecimento das várias opções e das ideologias defendidas por cada partido como terão aqueles que nem o 9º ano completo possuem (falando de jovens claro está)?
    Eu sei que parece utópico considerar um sistema em que a aptidão para votar fosse independente da idade do sujeito mas será que são os 18 anos que dizem a um cidadão: "estás preparado e apto a votar"?
    Editado pela última vez por rks; 02 August 2009, 02:34.

    #2
    Se houvesse alguém decente em quem votar é que era porreiro.

    quanto a esse debate, é verdade que á pessoas que com 15 anos se calhar tem mais noção do que estão a fazer quando votam do que outras com mais de 18 anos (YouTube - Pais Pagam Um Curso Para Isto / Nilton / 5 Para a Meia-Noite a partir do 2:05), mas os miudos com 16 anos são bastante mais influenciaveis do que com 18 anos que é a idade de todas as responsabilidades pelo que me parece bem essa idade. Haver outro criterio que não a idade não me parece aplicavel.

    Comentário


      #3
      Acho que esse texto é extremamente tendencioso e caricatural.

      Um jovem de 16 anos - seja rapaz ou rapariga - não tem ainda maturidade nem capacidades para ser progenitor, trabalhar nem sustentar-se a si mesmo.

      Quando muito pode ir fazendo pequenos trabalhos não qualificados mas isso irá comprometer o seu futuro profissional.

      Por outro lado, existe esta ideia de que os jovens são todos uns idiotazinhos inconscientes que só querem beber, fumar uns rolitos, borrifam-se para os estudos e que engravidam raparigas com 15 anos. Este pode ser o retrato de uma certa juventude, normalmente de meios familiares e sociais caracterizados por um baixo nível cultural, mas não é a maioria nem o exemplo para o resto da juventude. Existem inúmeros jovens que lutam pela vida ao contrário do que nos querem fazer crer!

      Por último, o autor do texto diz que o jovem, por ser trabalhar a recibos verdes, ser pai, beber álcool e comprar tabaco, deveria poder exercer os direitos cívicos correspondentes. Eu pergunto-me se não seria mais adequado:

      - proibir esses jovens de trabalhar (a não ser em pequenos trabalhos para proporcionar pocket money, pois também os fiz) antes dos 18 anos por forma a evitar o abandono escolar;
      - obrigá-los a obter uma qualificação de nível intermédio (vulgo 12º ano) antes de ingressarem no mercado de trabalho (preferivelmente tecnológica para aqueles que não querem seguir para a universidade mas não limitando o acesso à universidade);
      - proibir os jovens de comprar álcool, tabaco e frequentar discotecas antes dos 18 anos. A minha primeira ida a uma disco foi com 17 (já quase nos 18) e não sinto que tenha perdido nada. Bem pelo contrário!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por coriolis Ver Post
        quanto a esse debate, é verdade que á pessoas que com 15 anos se calhar tem mais noção do que estão a fazer quando votam do que outras com mais de 18 anos (YouTube - Pais Pagam Um Curso Para Isto / Nilton / 5 Para a Meia-Noite a partir do 2:05)
        Eu acho esse vídeo completamente estúpido e que não diz nada sobre a juventude em questão!

        - Em primeiro lugar, nada nos diz que as entrevistas não foram seleccionadas a dedo em busca de respostas estúpidas. Se calhar entrevistaram 100 pessoas e só aquelas 5 deram respostas estúpidas.

        - Em segundo lugar, aquelas perguntas não dizem rigorosamente nada sobre a qualidade das pessoas em questão. Eu não sei nem quero saber quem é a Primeira-Dama (título que considero perfeitamente estúpido e um resquício dos tempos da monarquia); não faço ideia do que significa a sigla SMS pois basta-me saber o que é (da mesma forma que uso um computador para escrever este texto e não sei o que significa Kernel, as vantagens do sistema Unix, o que é um IP, qual a ED do sistema Mac, entre outras coisas)
        ; OPA é um conceito muito específico que 90% das pessoas julga saber o que é mas que na realidade desconhece por completo. São perguntas tendenciosas!

        - Em terceiro lugar, há uns anos fizeram um questionário a alunos do ensino superior público sobre questões de cultura geral do género "o que é que se festeja no 1º de Dezembro", "quem era Salazar" e as respostas foram perfeitamente escandalosas!

        Estas coisas têm o valor que têm. São coisas lúdicas e nada mais!

        Comentário


          #5
          Aos 16 anos são pais sem querer e desculpa-se, porque acontece e tal e toca a abortar, roubam e dão uns tiros, mas são imputáveis e tal, e taditos dos meninos, agora para votar não, para votar são gente adulta informada e responsável.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
            Eu acho esse vídeo completamente estúpido e que não diz nada sobre a juventude em questão!

            - Em primeiro lugar, nada nos diz que as entrevistas não foram seleccionadas a dedo em busca de respostas estúpidas. Se calhar entrevistaram 100 pessoas e só aquelas 5 deram respostas estúpidas.

            - Em segundo lugar, aquelas perguntas não dizem rigorosamente nada sobre a qualidade das pessoas em questão. Eu não sei nem quero saber quem é a Primeira-Dama (título que considero perfeitamente estúpido e um resquício dos tempos da monarquia); não faço ideia do que significa a sigla SMS pois basta-me saber o que é (da mesma forma que uso um computador para escrever este texto e não sei o que significa Kernel, as vantagens do sistema Unix, o que é um IP, qual a ED do sistema Mac, entre outras coisas)
            ; OPA é um conceito muito específico que 90% das pessoas julga saber o que é mas que na realidade desconhece por completo. São perguntas tendenciosas!

            - Em terceiro lugar, há uns anos fizeram um questionário a alunos do ensino superior público sobre questões de cultura geral do género "o que é que se festeja no 1º de Dezembro", "quem era Salazar" e as respostas foram perfeitamente escandalosas!

            Estas coisas têm o valor que têm. São coisas lúdicas e nada mais!
            A unica parte da entrevista que pretendia focar era a parte em que perguntavam quem era o secretario geral do PS nada mais. Uma pessoa que vote deveria saber a resposta, haverá muitos jovens com 16 anos que sabem a resposta e com aquilo queria dizer que a idade não prova que uma pessoa esteja habilitada ou não a votar com consciencia.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
              Acho que esse texto é extremamente tendencioso e caricatural.

              Um jovem de 16 anos - seja rapaz ou rapariga - não tem ainda maturidade nem capacidades para ser progenitor, trabalhar nem sustentar-se a si mesmo.

              Quando muito pode ir fazendo pequenos trabalhos não qualificados mas isso irá comprometer o seu futuro profissional.

              Por outro lado, existe esta ideia de que os jovens são todos uns idiotazinhos inconscientes que só querem beber, fumar uns rolitos, borrifam-se para os estudos e que engravidam raparigas com 15 anos. Este pode ser o retrato de uma certa juventude, normalmente de meios familiares e sociais caracterizados por um baixo nível cultural, mas não é a maioria nem o exemplo para o resto da juventude. Existem inúmeros jovens que lutam pela vida ao contrário do que nos querem fazer crer!

              Por último, o autor do texto diz que o jovem, por ser trabalhar a recibos verdes, ser pai, beber álcool e comprar tabaco, deveria poder exercer os direitos cívicos correspondentes. Eu pergunto-me se não seria mais adequado:

              - proibir esses jovens de trabalhar (a não ser em pequenos trabalhos para proporcionar pocket money, pois também os fiz) antes dos 18 anos por forma a evitar o abandono escolar;
              - obrigá-los a obter uma qualificação de nível intermédio (vulgo 12º ano) antes de ingressarem no mercado de trabalho (preferivelmente tecnológica para aqueles que não querem seguir para a universidade mas não limitando o acesso à universidade);
              - proibir os jovens de comprar álcool, tabaco e frequentar discotecas antes dos 18 anos. A minha primeira ida a uma disco foi com 17 (já quase nos 18) e não sinto que tenha perdido nada. Bem pelo contrário!

              Comentário


                #8
                É pah eu tenho 16 e faço 17 daqui a uns mesitos e por mim esqueçam lá os votos, o álcool, as discos e as pitas grávidas, DESDE QUE ME DEIXEM TIRAR A CARTA COM 16 (ou 17)...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                  É pah eu tenho 16 e faço 17 daqui a uns mesitos e por mim esqueçam lá os votos, o álcool, as discos e as pitas grávidas, DESDE QUE ME DEIXEM TIRAR A CARTA COM 16 (ou 17)...
                  Eu sei que isto é completamente estúpido mas dois dos meus momentos de maior realização pessoal foram tirar a carta com 18 anos e, com 27, comprar o meu primeiro carrinho.

                  Auto-lover em formação!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                    É pah eu tenho 16 e faço 17 daqui a uns mesitos e por mim esqueçam lá os votos, o álcool, as discos e as pitas grávidas, DESDE QUE ME DEIXEM TIRAR A CARTA COM 16 (ou 17)...
                    É verdade, eu já tenho todas as aulas teóricas feitas, agora é só esperar pelos 18 (Novembro) para poder fazer exame

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X