Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caiu mais um avião em Alcácer do Sal...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caiu mais um avião em Alcácer do Sal...

    Uma aeronave ligeira com 2 ocupantes... Não sei mais pormenores...

    Já saiu na Sic Noticias também..

    http://sic.aeiou.pt/online/noticias/...cer+do+Sal.htm

    #2
    Também vi agora na SIC.

    Entretanto encontrei isto na net:


    "Uma aeronave ligeira, com dois ocupantes, caiu no concelho de Alcácer do Sal, na localidade de Fangarifau, incendiando-se de seguida.

    O acidente provocou, segundo apurou a Renascença, um morto e três feridos.

    No local está uma equipa da Protecção Civil, uma viatura do INEM, 29 bombeiros, dez veículos operacionais e um helicóptero da Força Aérea.

    O incêndio causado pela queda do avião já está circunscrito.

    O acidente ocorreu perto das 12h15."


    By: Renascença - Música e Informação Dia a Dia
    Editado pela última vez por RDSBorges; 16 August 2009, 12:29.

    Comentário


      #3
      Tinha acabado de colocar essa informação (de forma muito resumida) no tópico do acidente de Évora.

      Definitivamente os últimos dias não têm sido fáceis para a aviação nacional. Se as coisas baterem certo, sendo que o aparelho levava duas pessoas a bordo e falando eles em um morto e três feridos, alguém no solo foi apanhado pelo acidente.

      Esperemos então por mais notícias. Paz à alma da pessoa que faleceu e votos de rápidas e totais melhoras para os feridos.

      Comentário


        #4
        Parece que foi um ultraleve...

        Se calhar este tópica devia ser integrado no de Évora, foi um bocado estúpido tê-lo criado. Sorry

        Comentário


          #5
          Parece que se trata de um morto e um ferido grave (segundo uma pessoa das operações de socorro que estava agora ao telefone em directo na Sic), que seguiam a bordo, e dois feridos ligeiros (ao que parece familiares das pessoas que seguiam a bordo) que se terão magoado ao tentar ajudar os dois primeiros.

          Comentário


            #6
            Acho que esses acidentes deve-se ao factos das pessoas que os pilotam, hoje andava aqui uma a fazer brincadeiras, ora subia, ora descia, ora andava aos eses...

            É como se vê na estrada...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Stratos Ver Post
              Acho que esses acidentes deve-se ao factos das pessoas que os pilotam, hoje andava aqui uma a fazer brincadeiras, ora subia, ora descia, ora andava aos eses...

              É como se vê na estrada...

              e por vezes não cumprem as regras, os motores tem temperaturas para operarem, o aparelho tambem, e com este calor andar a voar é quase andar na montanha russa, com este calor ha muita turbulencia

              Comentário


                #8
                Estes acidentes têm mais probabilidade de acontecer no Verão pois voa-se mais (devido à metereologia - ainda que o calor cause muita turbulência - e às férias) e muitas das pessoas que voam, estão um pouco "enferrujadas", pelo que a propensão para o erro será sempre maior.

                Neste caso, ao que parece, o avião (ou ulta-leve) viria baixo demais e terá colidido com a copa de algumas árvores. Agora é ver se terá sido por dificuldades mecânicas ou erro do piloto. Este, segundo alguns media, teria 79 anos. Se isto for verdade, tenho alguma dificuldade em ver que uma pessoa desta idade ainda voe e ainda para mais sem estar com alguém que também o saiba fazer.

                A manutenção destes pequenos aparelhos também é um ponto a ver com atenção, pois, se calhar, o controlo de qualidade das operações de manutenção não será, por vezes, o melhor. Hoje ouvi um porta-voz de um sindicato qualquer ligado à manutenção aeronautica focar esse ponto.
                Editado pela última vez por Flyingsauce; 16 August 2009, 19:12.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                  Estes acidentes têm mais probabilidade de acontecer no Verão pois voa-se mais (devido à metereologia - ainda que o calor cause muita turbulência - e às férias) e muitas das pessoas que voam, estão um pouco "enferrujadas", pelo que a propensão para o erro será sempre maior.

                  Neste caso, ao que parece, o avião (ou ulta-leve) viria baixo demais e terá colidido com a copa de algumas árvores. Agora é ver se terá sido por dificuldades mecânicas ou erro do piloto. Este, segundo alguns media, teria 79 anos. Se isto for verdade, tenho alguma dificuldade em ver que uma pessoa desta idade ainda voe e ainda para mais sem estar com alguém que também o saiba fazer.

                  A manutenção destes pequenos aparelhos também é um ponto a ver com atenção, pois, se calhar, o controlo de qualidade das operações de manutenção não será, por vezes, o melhor. Hoje ouvi um porta-voz de um sindicato qualquer ligado à manutenção aeronautica focar esse ponto.

                  conheço quem tenha 95 anos e conduza carros

                  desde que este senhor anda-se a fazer as horas necessarias e passa-se nos exames medicos pode pilotar

                  agora tambem existem muitos casos em que falham os exames medicos e continuam a pilotar porque existe pouca fiscalização

                  a manutenção é mesmo falar quando não se sabe do que falar, os aviões não é como os carros, eles tem planos de manutenção apertados e são vistos regularmente pelas entidades competentes

                  estes acidentes acontecem muito quando esta a familia a ver, porque olha vou fazer aqui isto muita giro

                  eu quando começar a voar não arrisco em nada, voltas só de 30 graus etc etc

                  o pessoal ganha experiencia e tem a mania que é um as do ar, e mete-se a fazer voltas de 45 voltas ou mesmo de 90 como ja vi

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                    conheço quem tenha 95 anos e conduza carros

                    desde que este senhor anda-se a fazer as horas necessarias e passa-se nos exames medicos pode pilotar

                    agora tambem existem muitos casos em que falham os exames medicos e continuam a pilotar porque existe pouca fiscalização

                    a manutenção é mesmo falar quando não se sabe do que falar, os aviões não é como os carros, eles tem planos de manutenção apertados e são vistos regularmente pelas entidades competentes

                    estes acidentes acontecem muito quando esta a familia a ver, porque olha vou fazer aqui isto muita giro

                    eu quando começar a voar não arrisco em nada, voltas só de 30 graus etc etc

                    o pessoal ganha experiencia e tem a mania que é um as do ar, e mete-se a fazer voltas de 45 voltas ou mesmo de 90 como ja vi
                    lol, eu não sei como é nos PPAs ou no de ultraleves mas no ATPL após ter sido largado com 14 horinhas de voo, começa-se a voar solo para as chamadas áreas de trabalho, neste caso são o guincho, cabo raso ou baía de cascais. Nestas áreas de trabalho é logo treinar a solo perdas com e sem motor, voo lento, etc... Uma volta de 30 graus não é nada... aliás, na volta para a final é de procedimento fazer um volta de 30 graus e já com motor em idle ou em baixas rotações... Não é nada do outro mundo... a partir de 45º é preciso ter mais precauções como é óbvio...

                    Mas isso é normal dizeres agora... Eu pessoalmente sou 99,9% cuidadoso, faço o que tenho a fazer desde que faça parte da instrução e que me sinta capaz de o fazer em segurança. Como disseste e bem isto acontece muito porque o pessoal começa a gostar de se exibir perante familia e amigos... Mesmo que se trate de uma pessoa idosa e com se calhar milhentas horas de voo pode até nem jogar a favor da segurança... Excesso de confiança, o tipico "acontece aos outros, a mim é que não"...

                    Agora também há outra coisa, na aviação enquanto uma pessoa não arriscar um pouco, nunca irá evoluir substanciallmente. Há que ultrapassar barreiras interiores mas com cabeça... Acho que tem de haver um meio termo para haver uma progressão positiva do piloto.
                    Editado pela última vez por Fnoronha; 16 August 2009, 20:45.

                    Comentário


                      #11
                      Existe também outro factor a ter em conta nestes acidentes com aviação ligeira... Na grande maioria são por falha humana e, também na sua maioria, os pilotos têm licença PPA ou de ultraleves... Quando comecei a voar para outros aeródromos o meu instrutor sempre me alertou para ter cuidado... Existe uma grande diferença entre o piloto PPA e o ATPL, obviamente derivada da instrução que num é vocacionada para uma carreira (logo muito mais completa) e noutra para recreio/lazer... Dão-se os minimos para se aprender a voar e após término do curso muitos procedimentos entre outras coisas são esquecidos ou não são feitos propositadamente. Muitas vezes parte também da própria instrução de voo de PPA que já vai alimentando esta onda do "caga nisso manda isto masé para o ar e siga". Inspecção e procedimentos de solo é mais de 50% para um voo seguro...

                      Tenho notado muito isto agora que vou para fora, ainda esta semana em Portimão estávamos 3 na final para a pista 29, eu já estava no vento de cauda a fazer as comunicações necessárias e a fazer todos os procedimentos correctamente e, ao voltar para a final sou literalmente ultrapassado e ignorado por outras 2 aeronaves ligeiras que me mandam na frequencia executar uma volta para norte e aterrar depois só porque sim!! Mas onde é que isto se processa assim?? e se eu não estivesse atento e tivesse continuado o circuito?? São estes autenticos sheriffes de recreio dos ares que pensam acham que são imortais e que acidentes só acontecem aos outros que depois fazem as coisas correr mal...

                      A aviação é linda, há céu para todos (por enquanto), adorava que a aviação de lazer estivesse mais evoluida em Portugal mas, se calhar, há que examinar melhor a quem se dão dar estas licenças...
                      Editado pela última vez por Fnoronha; 16 August 2009, 21:23.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                        Existe também outro factor a ter em conta nestes acidentes com aviação ligeira... Na grande maioria são por falha humana e, também na sua maioria, os pilotos têm licença PPA ou de ultraleves... Quando comecei a voar para outros aeródromos o meu instrutor sempre me alertou para ter cuidado... Existe uma grande diferença entre o piloto PPA e o ATPL, obviamente derivada da instrução que num é vocacionada para uma carreira (logo muito mais completa) e noutra para recreio/lazer... Dão-se os minimos para se aprender a voar e após término do curso muitos procedimentos entre outras coisas são esquecidos ou não são feitos propositadamente. Muitas vezes parte também da própria instrução de voo de PPA que já vai alimentando esta onda do "caga nisso manda isto masé para o ar e siga". Inspecção e procedimentos de solo é mais de 50% para um voo seguro...

                        Tenho notado muito isto agora que vou para fora, ainda esta semana em Portimão estávamos 3 na final para a pista 29, eu já estava no vento de cauda a fazer as comunicações necessárias e a fazer todos os procedimentos correctamente e, ao voltar para a final sou literalmente ultrapassado e ignorado por outras 2 aeronaves ligeiras que me mandam na frequencia executar uma volta para norte e aterrar depois só porque sim!! Mas onde é que isto se processa assim?? e se eu não estivesse atento e tivesse continuado o circuito?? São estes autenticos sheriffes de recreio dos ares que pensam acham que são imortais e que acidentes só acontecem aos outros que depois fazem as coisas correr mal...

                        A aviação é linda, há céu para todos (por enquanto), adorava que a aviação de lazer estivesse mais evoluida em Portugal mas, se calhar, há que examinar melhor a quem se dão dar estas licenças...

                        o problema é a falta de respeito pelos outros e em muitos casos tambem pelas regras

                        tu antes de ires para o ar, das a volta ao avião fazes a inspecção ao avião, o pessoal que ja tem umas horitas ja ta naquela, isto é meter combustivel entrar e descolar, depois os acidentes acontecem

                        depois é a falta de respeito pelas regras de voo, basta lembrar o acidente ai a 2 anos em santarem, em que o gaijo do piper se meteu em cima do cessna da aeronorte

                        depois o pessoal que não cumpre os circuitos tambem é gritante, e foi o que te aconteceu, e depois temos o problema de não haver controle aereo em muitos casos

                        Comentário


                          #13
                          Exacto... no aerodromo de Santarém já presenciei isso, fui voar com uma pessoa de lá e qual checklist qual quê, master switch on, mixture rich, ignition! e tá a andar... inspecção?? aonde? isto tá sempre bom... Depois curiosamente são os primeiros a mandarem bitaites sobre a pilotagem dos outros que fazem tudo by the book.

                          A inspecçao ao avião já me evitou 2 possiveis incidentes... no sistema de travagem da roda direita do trém principal tinha um parafuso partido dentro dos travões, só reparei porque nestas coisas nao vacilo e não basta olhar para ver se o parafuso está no sitio mas sim se está firme. Neste caso a olho nu estava tudo bem, ao mexer no dito cujo é que vi que estava solto e consegui tirá-lo. Provavelmente ao aterrar lá se ia o travão daquela roda... soltava-se com o impacto e andava ali aos avessos na pista..

                          O outro foi num pneu que estava no arame na zona que estava em contacto com o solo logo também à primeira vista parecia impecável... mais uma vez não basta olhar, empurro sempre um pouco o avião para ver se está tudo nos conformes...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                            Exacto... no aerodromo de Santarém já presenciei isso, fui voar com uma pessoa de lá e qual checklist qual quê, master switch on, mixture rich, ignition! e tá a andar... inspecção?? aonde? isto tá sempre bom... Depois curiosamente são os primeiros a mandarem bitaites sobre a pilotagem dos outros que fazem tudo by the book.

                            A inspecçao ao avião já me evitou 2 possiveis incidentes... no sistema de travagem da roda direita do trém principal tinha um parafuso partido dentro dos travões, só reparei porque nestas coisas nao vacilo e não basta olhar para ver se o parafuso está no sitio mas sim se está firme. Neste caso a olho nu estava tudo bem, ao mexer no dito cujo é que vi que estava solto e consegui tirá-lo. Provavelmente ao aterrar lá se ia o travão daquela roda... soltava-se com o impacto e andava ali aos avessos na pista..

                            O outro foi num pneu que estava no arame na zona que estava em contacto com o solo logo também à primeira vista parecia impecável... mais uma vez não basta olhar, empurro sempre um pouco o avião para ver se está tudo nos conformes...

                            por alguma coisa dizem que 90% dos acidentes podiam ser evitados se a inspecção em terra fosse feita

                            existe pessoal a voar nos limites e depois é normal os acidentes irem acontecendo

                            Comentário


                              #15
                              Já agora segue mais um link com informaçoes do acidente:

                              Sol

                              Tou mesmo a ver o filme... rapada aos sobreiros para a familia ver e bater palmas...

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X