boas!! ontem tive num cafe a beber uma bojeca, um homen que esta ao meu lado pede um cafe, mais sem querer ele entorna, e pede outro, ao momento de pagar o empregado do balcão pede para pagar os 2, na teoria ele definitivamente tem que pagar os 2, mais, o bom senso de comerciante só deberia pagar um, o que hajam??
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pagar ou não pagar??
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Originalmente Colocado por offpring Ver Postboas!! ontem tive num cafe a beber uma bojeca, um homen que esta ao meu lado pede um cafe, mais sem querer ele entorna, e pede outro, ao momento de pagar o empregado do balcão pede para pagar os 2, na teoria ele definitivamente tem que pagar os 2, mais, o bom senso de comerciante só deberia pagar um, o que hajam??
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No MacDonalds por exemplo contam-me que independentemente de quem for a culpa, se deixares cair qualquer coisa, eles dão-te esse hamburguer/coca-cola gratuitamente.
Sei inclusivamente dum caso duma amiga minha que por duas vezes deixou cair o tabuleiro (devia estar com os copos, só pode ) e das duas vezes lhe deram um novo menu.
Mas isto é o MacDonalds, que leva à letra o ditado "O cliente tem sempre razão" e para não se chatearem, e até para passar uma boa imagem do restaurante.
Nesse caso do café, claro que se o cliente entornou o café (ele mesmo) então terá de pagar os dois. Se isso é bom ou mau para a imagem do café, já são outros 500 paus.
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Originalmente Colocado por Irascivel Ver PostNo MacDonalds por exemplo contam-me que independentemente de quem for a culpa, se deixares cair qualquer coisa, eles dão-te esse hamburguer/coca-cola gratuitamente.
Sei inclusivamente dum caso duma amiga minha que por duas vezes deixou cair o tabuleiro (devia estar com os copos, só pode ) e das duas vezes lhe deram um novo menu.
Mas isto é o MacDonalds, que leva à letra o ditado "O cliente tem sempre razão" e para não se chatearem, e até para passar uma boa imagem do restaurante.
Nesse caso do café, claro que se o cliente entornou o café (ele mesmo) então terá de pagar os dois. Se isso é bom ou mau para a imagem do café, já são outros 500 paus.
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A mim já me aconteceu várias vezes entornar o café e sempre me ofereceram o segundo no entanto eu faço sempre questão de pagar os dois ou três cafés (sim também já me aconteceu virar duas vezes o café )
Mas apesar de fazer questão de pagar os cafés não nego que se o dono do café não tiver a iniciativa de oferecer o café sou capaz de não voltar
Há coisas mais importantes que o lucro imediato e neste exemplo em concreto a atitude nobre do dono do café poderá significar a curto prazo um prejuízo mas a longo prazo poderá ganhar um ou mais clientes
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Queria-vos ver atrás de um balcão e com contas para pagar ao fim do mês a ver se perdoavam o café entornado do cliente. Se num mês 1000 clientes entornarem o café, o estabelecimento teria, pelo menos, 550 euros de prejuizo. Só olham para o próprio umbigo. Se a asneira foi vossa, porque é que não hão-de pagar o café?
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Originalmente Colocado por PauloCastelo Ver PostQueria-vos ver atrás de um balcão e com contas para pagar ao fim do mês a ver se perdoavam o café entornado do cliente. Se num mês 1000 clientes entornarem o café, o estabelecimento teria, pelo menos, 550 euros de prejuizo. Só olham para o próprio umbigo. Se a asneira foi vossa, porque é que não hão-de pagar o café?Editado pela última vez por Omega; 16 August 2009, 17:35.
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Originalmente Colocado por PauloCastelo Ver PostQueria-vos ver atrás de um balcão e com contas para pagar ao fim do mês a ver se perdoavam o café entornado do cliente. Se num mês 1000 clientes entornarem o café, o estabelecimento teria, pelo menos, 550 euros de prejuizo. Só olham para o próprio umbigo. Se a asneira foi vossa, porque é que não hão-de pagar o café?
O que vale mais? uns centimos a mais na caixa ou um cliente satisfeito?
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Originalmente Colocado por PauloCastelo Ver PostQueria-vos ver atrás de um balcão e com contas para pagar ao fim do mês a ver se perdoavam o café entornado do cliente. Se num mês 1000 clientes entornarem o café, o estabelecimento teria, pelo menos, 550 euros de prejuizo. Só olham para o próprio umbigo. Se a asneira foi vossa, porque é que não hão-de pagar o café?
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Originalmente Colocado por PauloCastelo Ver PostQueria-vos ver atrás de um balcão e com contas para pagar ao fim do mês a ver se perdoavam o café entornado do cliente. Se num mês 1000 clientes entornarem o café, o estabelecimento teria, pelo menos, 550 euros de prejuizo. Só olham para o próprio umbigo. Se a asneira foi vossa, porque é que não hão-de pagar o café?
Há quem perceba isto e faça negócio, depois há outros para quem "isto está mau". Por exemplo, se pedires um copo de água e te cobrarem, voltas a esse sítio? A água também se paga, não é?...
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Originalmente Colocado por PauloCastelo Ver PostQueria-vos ver atrás de um balcão e com contas para pagar ao fim do mês a ver se perdoavam o café entornado do cliente. Se num mês 1000 clientes entornarem o café, o estabelecimento teria, pelo menos, 550 euros de prejuizo. Só olham para o próprio umbigo. Se a asneira foi vossa, porque é que não hão-de pagar o café?
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Originalmente Colocado por offpring Ver Postboas!! ontem tive num cafe a beber uma bojeca, um homen que esta ao meu lado pede um cafe, mais sem querer ele entorna, e pede outro, ao momento de pagar o empregado do balcão pede para pagar os 2, na teoria ele definitivamente tem que pagar os 2, mais, o bom senso de comerciante só deberia pagar um, o que hajam??
Sempre ouvi dizer que vale mais um prejuízo que um desprestigio. Em teoria o prejuízo pode-se sempre recuperar, quanto ao desprestigio é bem mais difícil.
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Eu não percebo porque há tanta gente com a mania que as outras pessoas (muitas das vezes profissionais) têm que fazer um jeitinho aqui e acolá... Também já vos passou pela cabeça que muitas das vezes são funcionários, provavelmente a ganhar meia duzia de tostões, que estão ali a ser controlados pelos patrões? Que diziam vocês aos vossos funcionários se começassem a dar abébias a todos os que por lapso perdiam o cafézinho ou o bolinho no chão? Cá na tugalândia é sempre assim, "faz lá o jeitinho" e o camandro, "não te custa nada". E que tal começarem a pensar que estão a lidar com profissionais e que se eles quiserem fazer o "jeitinho" só têm que agradecer, se não quiserem, azar, a vida segue em frente. Considero uma melhor atitude do que "não ponho mais lá os pés", "não sabes fidelizar o cliente". bla bla bla
Tenham lá calma, se calhar as pessoas que estão do outro lado do balcão podem ter mais a perder do que um "reles café". Se fosse comigo assumiria o erro e insistia em pagar o café porque ao fim e ao cabo o homem está ali a trabalhar e não a fazer caridade.
Cumps.
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Originalmente Colocado por offpring Ver Postboas!! ontem tive num cafe a beber uma bojeca, um homen que esta ao meu lado pede um cafe, mais sem querer ele entorna, e pede outro, ao momento de pagar o empregado do balcão pede para pagar os 2, na teoria ele definitivamente tem que pagar os 2, mais, o bom senso de comerciante só deberia pagar um, o que hajam??
Agora falando do assunto em questão!
Depende da postura do comerciante e tb da postura do cliente...
Sendo 1 cliente habitual, eu provavelmente ñ teria coragem de lhe cobrar o 2º café, mas apenas por uma questão de simpatia!
E, ora bem, ninguém é obrigado a ser simpático!
Apenas é obrigatória a correcção e educação de quem estiver a servir (bem como de quem está a consumir, claro), tudo o resto é acrescento e variável!
Falaram no caso do MacDonalds... Já vi casos desses, em q serviram de novo o cliente, gratuitamente!
A mim, pessoalmente, aconteceu-me na cantina da universidade, e tb me deixaram ir buscar novo tabuleiro...
No entanto, tal como disse, ninguém é obrigado a tal cortesia!
(obviamente q me estou apenas a referir a casos de "desastre" do cliente)
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Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post(Fui só eu q notei no q está a negrito? Eu sei q uso abreviaturas e q isso pode ser condenável, mas ainda prezo por ñ cometer erros de português... Ok, quem nunca errou q atire a 1ª pedra, mas este texto custou-me a ler por tanta confusão... Desculpem o comentário!)
Agora falando do assunto em questão!
Depende da postura do comerciante e tb da postura do cliente...
Sendo 1 cliente habitual, eu provavelmente ñ teria coragem de lhe cobrar o 2º café, mas apenas por uma questão de simpatia!
E, ora bem, ninguém é obrigado a ser simpático!
Apenas é obrigatória a correcção e educação de quem estiver a servir (bem como de quem está a consumir, claro), tudo o resto é acrescento e variável!
Falaram no caso do MacDonalds... Já vi casos desses, em q serviram de novo o cliente, gratuitamente!
A mim, pessoalmente, aconteceu-me na cantina da universidade, e tb me deixaram ir buscar novo tabuleiro...
No entanto, tal como disse, ninguém é obrigado a tal cortesia!
(obviamente q me estou apenas a referir a casos de "desastre" do cliente)
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Uma coisa que aqui estou a ler escrita e com a qual não concordo: referem que se ele vos cobrasse os dois cafés que não voltariam a pôr lá os pés e, eventualmente, que até mostrariam o desagrado. Bem... Isso é que não. Então se EU deixo cair o café, a culpa é minha e eu apenas tenho que pagar. Quanto muito, a não cobrança tem de ser encarada como um acto de boa fé do proprietário perante o meu incidente. Não seria por pagar os dois cafés que deixaria de frequentar o estabelecimento.
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