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20 anos não reduziram o número dos trabalhadores pouco qualificados.

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    20 anos não reduziram o número dos trabalhadores pouco qualificados.

    Algo que tenho dito por aqui:


    Duas décadas não reduziram o número dos trabalhadores pouco qualificados
    26.08.2009 - 15h49
    Por João Ramos de Almeida
    Em 2007, os trabalhadores portugueses mantinham uma estrutura de qualificações muito semelhante à verificada duas décadas atrás. Os trabalhadores pouco qualficados eram 31 por cento da força de trabalho e, quase vinte anos depois, representavam a mesma percentagem do universo total.

    As conclusões retiram-se dos dados referentes aos quadros de pessoal entregues pelas empresas e foram compiladas pela CGTP. "A evolução das qualificações ao longo de quase duas décadas revela que continua a existir uma elevada expressão dos níveis a que corresponde menor qualificação", refere a nota ontem distribuída.

    A boa notícia é que os trabalhadores com elevadas formações subiram significativamente. Os quadros superiores passaram de 2,3 por cento para 6,9 por cento do total do pessoal ao serviço. E o mesmo parece ter acontecido aos quadros médios - de 1,9 para 4,7 por cento do total dos trabalhadore - ou aos quadros altamente qualificados - de 4,3 para 7,5 por cento.

    Mas os trabalhadores qualificados descerem sensivelmente - de 42,7 para 41 por cento.E o pessoal menos qualficado manteve um elevado peso na estrutura de qualificações - cerca de um terço.

    Outro aspecto signficativo foi a queda do número de aprendizes. O seu número passou de 12,3 por cento do pessoal ao serviço para 4,8 por cento.

    "A evolução das qualificações evidencia duas realidades", sintetiza a nota da CGTP. "O aumento dos quadros, superiores e médios, e de profissionais não qualificados coexiste com a baixa qualificação de uma parte significativa do emprego. Pior ainda é o facto de na presente década ter aumentado a percentagem dos trabalhadores com menores qualificações, o que indicia que muitos dos empregos que estão a ser criados, sobretudo nos serviços, continuam a obedecer ao padrão de baixos salários, baixas qualificações e precariedade".

    A CGTP conclui igualmente que a fraca evolução das qualificações se ficar a dever, igualmente, ao fraco investimento das empresas em formação profissional (ver outro texto).



    ECONOMIA - PUBLICO.PT


    Mas insiste-se em fazer concorrência com a China.

    #2
    qual é a definicao de trabalhador qualificado, e como se compara a um quadro superior ou medio(presumivelmente qualificado)?

    Estamos a falar de grupos mutuamente exclusivos?

    Comentário


      #3
      Durante anos, Portugal esteve mergulhado nas consequências desastrosas de um sistema de ensino desactualizado. O divórcio eterno entre o sistema de ensino português e o ensino profissional criou este tipo de resultados infelizes...

      Enquanto que lá fora, uma licenciatura são três anos, em Portugal era cinco. Enquanto que lá fora, um mestrado são cinco anos, em Portugal era sete.
      Para quê? Para chegar a este ponto?

      E ainda vejo "comentadores profissionais" a dizer que não sabem o porquê da economia portuguesa ter sempre crescido pouco e com os problemas que não se verificam noutros países europeus...

      A educação é a vanguarda de um país. Pelo sistema de ensino, passa toda a gente, futuros pais, futuras mães, varredores de rua, electricistas, canalizadores, caixeiros, médicos, artistas, advogados, etc...

      Se o sistema de ensino funciona de forma bastante desadequada, porquê então o espanto quando estas coisas vêm ao de cima?

      Sinceramente... Eu há uns anos vi alunos de engenharia informática a fazerem um exame de programação num papel!! Num papel em vez de utilizarem um computador!! Incrível...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por z0rg Ver Post
        Durante anos, Portugal esteve mergulhado nas consequências desastrosas de um sistema de ensino desactualizado. O divórcio eterno entre o sistema de ensino português e o ensino profissional criou este tipo de resultados infelizes...

        Enquanto que lá fora, uma licenciatura são três anos, em Portugal era cinco. Enquanto que lá fora, um mestrado são cinco anos, em Portugal era sete.
        Para quê? Para chegar a este ponto?

        E ainda vejo "comentadores profissionais" a dizer que não sabem o porquê da economia portuguesa ter sempre crescido pouco e com os problemas que não se verificam noutros países europeus...

        A educação é a vanguarda de um país. Pelo sistema de ensino, passa toda a gente, futuros pais, futuras mães, varredores de rua, electricistas, canalizadores, caixeiros, médicos, artistas, advogados, etc...

        Se o sistema de ensino funciona de forma bastante desadequada, porquê então o espanto quando estas coisas vêm ao de cima?

        Sinceramente... Eu há uns anos vi alunos de engenharia informática a fazerem um exame de programação num papel!! Num papel em vez de utilizarem um computador!! Incrível...

        Viste? Todos os meus testes de programação foram em papel. No final chegavam a 4 ou 5 paginas a4.

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          #5
          Originalmente Colocado por Nightwisher Ver Post
          Viste? Todos os meus testes de programação foram em papel. No final chegavam a 4 ou 5 paginas a4.

          Eu conheço quem tenha feito, nos anos de ouro dos subsídios da CEE, cursos de Cobol inteirinhos sem um único computador presente. Tudo em papel.

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            #6
            programação é uma linguagem, uma forma de raciocinar. não é preciso nenhum computador para fazer exames de programação, faz-se bem em papel - não é importante teres um programa que FUNCIONE a 100% escrito no papel, é importante é que os princípios de programação estejam correctos, e é isso que é avaliado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por z0rg Ver Post
              Durante anos, Portugal esteve mergulhado nas consequências desastrosas de um sistema de ensino desactualizado. O divórcio eterno entre o sistema de ensino português e o ensino profissional criou este tipo de resultados infelizes...

              Enquanto que lá fora, uma licenciatura são três anos, em Portugal era cinco. Enquanto que lá fora, um mestrado são cinco anos, em Portugal era sete.
              Para quê? Para chegar a este ponto?

              E ainda vejo "comentadores profissionais" a dizer que não sabem o porquê da economia portuguesa ter sempre crescido pouco e com os problemas que não se verificam noutros países europeus...

              A educação é a vanguarda de um país. Pelo sistema de ensino, passa toda a gente, futuros pais, futuras mães, varredores de rua, electricistas, canalizadores, caixeiros, médicos, artistas, advogados, etc...

              Se o sistema de ensino funciona de forma bastante desadequada, porquê então o espanto quando estas coisas vêm ao de cima?

              Sinceramente... Eu há uns anos vi alunos de engenharia informática a fazerem um exame de programação num papel!! Num papel em vez de utilizarem um computador!! Incrível...

              Apesar de forte oposição e sugestões da nossa turma (a maioria tem mais de 30 anos e muita experiência), os nossos exames de programação são de facto efectuados em papel.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nightwisher Ver Post
                Viste? Todos os meus testes de programação foram em papel. No final chegavam a 4 ou 5 paginas a4.
                O último exame de Java que fiz ultrapassou as 8 páginas...de um lado e do outro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                  programação é uma linguagem, uma forma de raciocinar. não é preciso nenhum computador para fazer exames de programação, faz-se bem em papel - não é importante teres um programa que FUNCIONE a 100% escrito no papel, é importante é que os princípios de programação estejam correctos, e é isso que é avaliado.
                  Pois... É esse o problema:

                  não é preciso nenhum computador para fazer exames de programação, faz-se bem em papel - não é importante teres um programa que FUNCIONE a 100% escrito no papel, é importante é que os princípios de programação estejam correctos, e é isso que é avaliado.
                  Ou seja, se o programa não funcionar, não faz mal, o que realmente interessa é que a teoria seja bem aplicada.

                  Ora, isto não tem nada a ver com o mundo real, pois quem sai do curso de engenharia informática, não vai fazer exames no papel... Tem de fazer programas num computador, para depois responder ao patrão que lhe pagará o salário.

                  E é assim que estamos há mais de trinta anos... Somos ensinados a fazer exames e não a fazer um bom trabalho.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por z0rg Ver Post
                    Ou seja, se o programa não funcionar, não faz mal, o que realmente interessa é que a teoria seja bem aplicada.

                    Ora, isto não tem nada a ver com o mundo real, pois quem sai do curso de engenharia informática, não vai fazer exames no papel... Tem de fazer programas num computador, para depois responder ao patrão que lhe pagará o salário.

                    E é assim que estamos há mais de trinta anos... Somos ensinados a fazer exames e não a fazer um bom trabalho.
                    para a parte prática tens o exame prático todas as cadeiras de programação que tive tinham um exame teórico e um exame prático desenvolvido ao longo do semestre.
                    o exame teórico não deve ser feito no computador... não vejo nenhum problema nisso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                      programação é uma linguagem, uma forma de raciocinar. não é preciso nenhum computador para fazer exames de programação, faz-se bem em papel - não é importante teres um programa que FUNCIONE a 100% escrito no papel, é importante é que os princípios de programação estejam correctos, e é isso que é avaliado.

                      Concordo. Só é chato quando a pessoa que corrige é picuinhas ao ponto de descontar ao mínimo erro de sintaxe.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                        programação é uma linguagem, uma forma de raciocinar. não é preciso nenhum computador para fazer exames de programação, faz-se bem em papel - não é importante teres um programa que FUNCIONE a 100% escrito no papel, é importante é que os princípios de programação estejam correctos, e é isso que é avaliado.
                        Eu não iria nessa conversa. Se fosse aspirante a programador julgo que o exame prático deveria ser feito utilizando um computador.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                          O último exame de Java que fiz ultrapassou as 8 páginas...de um lado e do outro.
                          Como é que se escreve uma página de um lado e do outro?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                            Eu não iria nessa conversa. Se fosse aspirante a programador julgo que o exame prático deveria ser feito utilizando um computador.
                            o exame PRÁTICO é feito no computador (normalmente um trabalho que demora uns dias/semanas a ser feito). o exame teórico é feito no papel.

                            Comentário


                              #15
                              esta questão dos exames de programação em papel, é uma falsa questão, todos nós da área das TI, fizemos exames em papel, mas depois também tínhamos trabalhos práticos. Uma pessoa que consiga escrever um programa em papel, também consegue passá-lo para o computador e corrigir os erros ao compila-lo. A minha experiência, quando passei pelo ensino, foi que é mesmo mais fácil ensinar a programar no papel, do que no computador. O copy/paste usado no computador é prejudicial a quem está a aprender, basta copiar um ciclo for, que até copiou do quadro, n vezes, que pode nunca aprender a usá-lo correctamente.

                              agora também é preciso não ir ao extremo de não colocar uma componente prática no ensino da programação, como dos cursos de COBOL, já referidos.


                              quanto à noticia em si, não me supreendo, é o resultado da extinção do ensino profissional, temos que esperar mais uma década, para que os cursos profissionais coloquem técnicos competentes no mercado novamente, mas não são com os cursos profissionais que existem hoje em dia em muitas escolas, não é com cursos de comercio, animação sócio-cultural ou turismo, estes tb são precisos, mas faltam serralheiros, mecânicos, soldadores, canalizadores, electricistas ou sapateiros. Temos toda uma geração envelhecida a trabalhar nestes sectores.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                O último exame de Java que fiz ultrapassou as 8 páginas...de um lado e do outro.
                                Pois... na minha altura isso não era usado (se calhar nem existia), era pascal, c standard e c++ (em programação orientada por objectos). Usavamos os compiladores Borland (turbo pascal, turbo c, borland c, etc). Ah tudo em DOS.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                  programação é uma linguagem, uma forma de raciocinar. não é preciso nenhum computador para fazer exames de programação, faz-se bem em papel - não é importante teres um programa que FUNCIONE a 100% escrito no papel, é importante é que os princípios de programação estejam correctos, e é isso que é avaliado.
                                  Uh...........ui?

                                  Nos quase 10 anos que estou a programar, digo, sem quaisquer problemas, que esse método de avaliação é horrivelmente mal feito e reparo nisso cada vez que vejo programas feitos por outros programadores cá. Na minha formação lá fora(o curso foi tirado em Toronto), o ónus estava na pratica. Não interessava o método utilizado, desde que funciona em concordância com as especificações exigidos pelo professor. E, em quase todas as situações, o professor NUNCA viu o código. Simplesmente inseriu o disco(estamos a falar de 1999, os disquetes ainda eram utilizados) e correu a aplicação.

                                  Exigir muito na teoria numa área em que a pratica é MUITO mais importante é ridículo. Qualquer programador que esteja nessa carreira por um tempo suficiente vai dizer a mesma coisa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                    Uh...........ui?

                                    Nos quase 10 anos que estou a programar, digo, sem quaisquer problemas, que esse método de avaliação é horrivelmente mal feito e reparo nisso cada vez que vejo programas feitos por outros programadores cá. Na minha formação lá fora(o curso foi tirado em Toronto), o ónus estava na pratica. Não interessava o método utilizado, desde que funciona em concordância com as especificações exigidos pelo professor. E, em quase todas as situações, o professor NUNCA viu o código. Simplesmente inseriu o disco(estamos a falar de 1999, os disquetes ainda eram utilizados) e correu a aplicação.

                                    Exigir muito na teoria numa área em que a pratica é MUITO mais importante é ridículo. Qualquer programador que esteja nessa carreira por um tempo suficiente vai dizer a mesma coisa.
                                    quantas vezes vou ter de dizer que há sempre duas componentes de avaliação? um trabalho prático (que é um programa que tem de cumprir determinada especificação) e um exame teórico, que é mais sobre o paradigma de programação do que em obter resultados práticos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                      o exame PRÁTICO é feito no computador (normalmente um trabalho que demora uns dias/semanas a ser feito). o exame teórico é feito no papel.
                                      O que, exactamente, é avaliado no exame de papel cá. Sei que lá, os exames que eram "escritos" eram escolha múltipla e cobria coisas relativamente ligeiras com o syntax.

                                      Lembro de um professor dizer "se querem saber porquê que todos os exames vocês estão a tirar são escolha múltipla é porque quando entras no mundo empresarial, qualquer formação profissional que vais ter vai ser SEMPRE dessa maneira".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                        quantas vezes vou ter de dizer que há sempre duas componentes de avaliação? um trabalho prático (que é um programa que tem de cumprir determinada especificação) e um exame teórico, que é mais sobre o paradigma de programação do que em obter resultados práticos.
                                        Ok. E como eram os exames escritos? Da maneira que estou a ler este tópico, parece que vocês tinham uns exames que parece mais de literatura do que programação. 8 páginas? Sei que Java tem a sua complexidade, mas por amor de Deus. 8 paginas escritas? Não podia abreviar a parte escrita pelos assuntos do syntax e alargar mais a parte pratica e fazer uma aplicação mais completa?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Isto aqui em Portugal funciona de forma diferente...
                                          Temos os piores resultados do mundo ocidental na educação , mas o pessoal ainda acha que cá o ensino é que é bom e exigente.
                                          Até pode ser exigente à vezes, mas se ensina mal, de que adianta? Adianta apenas para que os alunos gostem menos do ensino e haja maior taxa de abandono.

                                          Os professores gostam muito é que os alunos decorem tudo tal como eles deram e isso está acima de tudo, porque eles são Deus, e eles é que sabem...

                                          Comentário


                                            #22
                                            No ensino Português há teoria a mais...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                                              Como é que se escreve uma página de um lado e do outro?

                                              8 folhas escritas na frente e verso. ;-)
                                              Editado pela última vez por freefall2900; 27 August 2009, 15:37.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                                Uh...........ui?

                                                Nos quase 10 anos que estou a programar, digo, sem quaisquer problemas, que esse método de avaliação é horrivelmente mal feito e reparo nisso cada vez que vejo programas feitos por outros programadores cá. Na minha formação lá fora(o curso foi tirado em Toronto), o ónus estava na pratica. Não interessava o método utilizado, desde que funciona em concordância com as especificações exigidos pelo professor. E, em quase todas as situações, o professor NUNCA viu o código. Simplesmente inseriu o disco(estamos a falar de 1999, os disquetes ainda eram utilizados) e correu a aplicação.

                                                Exigir muito na teoria numa área em que a pratica é MUITO mais importante é ridículo. Qualquer programador que esteja nessa carreira por um tempo suficiente vai dizer a mesma coisa.
                                                Vou fazer-te uma pergunta: Não achas que na Europa ( para não dizer apenas Portugal), dão muito mais importância à teoria em relação à prática comparando com os EUA e Canadá? Eu tenho essa sensação...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                  Vou fazer-te uma pergunta: Não achas que na Europa ( para não dizer apenas Portugal), dão muito mais importância à teoria em relação à prática comparando com os EUA e Canadá? Eu tenho essa sensação...
                                                  Não sei se é assim tão generalizado. O que é apreciado num país pode ser odiado noutro. Mas visto daquilo que vi em termos de programação aqui em Portugal, existe uma maior importância a teoria do que a pratica do que a formação que tive na Canadá.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nightwisher Ver Post
                                                    No ensino Português há teoria a mais...

                                                    ... demasiados "canudos" sem prática associada.





                                                    Talvez por isso o exemplo do inglês técnico concluido ao domingo seja um exemplo demasiado gritante e flagrante.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por z0rg Ver Post
                                                      Sinceramente... Eu há uns anos vi alunos de engenharia informática a fazerem um exame de programação num papel!! Num papel em vez de utilizarem um computador!! Incrível...
                                                      Todos os meus exames foram feitos em papel e acabei o curso há 3 anos e pouco.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                                        Uh...........ui?

                                                        Nos quase 10 anos que estou a programar, digo, sem quaisquer problemas, que esse método de avaliação é horrivelmente mal feito e reparo nisso cada vez que vejo programas feitos por outros programadores cá. Na minha formação lá fora(o curso foi tirado em Toronto), o ónus estava na pratica. Não interessava o método utilizado, desde que funciona em concordância com as especificações exigidos pelo professor. E, em quase todas as situações, o professor NUNCA viu o código. Simplesmente inseriu o disco(estamos a falar de 1999, os disquetes ainda eram utilizados) e correu a aplicação.

                                                        Exigir muito na teoria numa área em que a pratica é MUITO mais importante é ridículo. Qualquer programador que esteja nessa carreira por um tempo suficiente vai dizer a mesma coisa.
                                                        Tive trabalhos práticos assim. O professor corria uma bateria de testes, se dava tudo bem o aluno podia ir a exame teórico (escrito), se falhava num teste, adeus e no próximo ano tentava outra vez. O mais "engraçado" é que o trabalho prático demorava 2 meses a fazer e contava para 20% da nota.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                          Tive trabalhos práticos assim. O professor corria uma bateria de testes, se dava tudo bem o aluno podia ir a exame teórico (escrito), se falhava num teste, adeus e no próximo ano tentava outra vez. O mais "engraçado" é que o trabalho prático demorava 2 meses a fazer e contava para 20% da nota.
                                                          Foi +/- assim no meu curso também. E quando estamos a falar de uma carreira onde a pratica vale MUITO mais que a teórica, devia até ser 30% ou 40% da nota.

                                                          No mundo empresarial, não interessa se consegues escrever 8 paginas com texto, interessa é por uma aplicação a funcionar e, acima de tudo, satisfazer as necessidades do cliente. Numa maneira, nós (os Portugueses) temos o povo que podia ser mesmo excelentes programadores porque temos o tal "desenrascanço" em nós. Um programador que consegue dar a volta numa situação, com poucos recursos e em pouco tempo, normalmente vai ir bem longe na sua carreira.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sturmvogel Ver Post
                                                            Eu conheço quem tenha feito, nos anos de ouro dos subsídios da CEE, cursos de Cobol inteirinhos sem um único computador presente. Tudo em papel.
                                                            Por isso é que muita gente, ligada directa ou indirectamente aos partidos dos governos PS e PSD, ficou muito rica, de um momento para o outro....
                                                            Enquanto Espanha e o resto da Europa dava efectivamente formação, aqui os "chico-espertos" fingiam que davam formação, e arrecadaram-se grandes fortunas com isto.....
                                                            Agora, os responsáveis da altura, entre os quais se encontra o actual Presidente da República, lamentam-se porque a mão-de-obra não é qualificada, blá blá blá............

                                                            Um amigo - que era funcionário de uma empresa que recebeu subsídios brutais para formar 25 pessoas na área informática, contou-me que recebeu formação de um estarola que de computadores nada sabia.....mas também não fazia diferença, pois não existia sequer um computador para tal efeito.......apesar do dinheiro recebido pela empresa......
                                                            Terá sido uma formação do género da recebida pelos professores no âmbito do "Magalhães", onde cantaram e tudo......

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