Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A expressividade do sorriso

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A expressividade do sorriso

    A expressão do sorriso é uma manifestação facial (fazendo seguimento ao tópico "A importãncia do Olhar") que caracteriza o ser humano.

    Qual a sua real importância em manifestarmos estas reacções e demonstração de sentimentos?

    O sorriso é essa demonstração de receptividade; de bem estar connosco, com o próximo e com o mundo; é um estado de alma, uma sensação de bem-estar e positivismo.

    Tal como já afirmei se "Os olhos são as janelas da alma" o "O sorriso será as portas da alma" significará a nossa demonstração de recerbemos, quem interagimos, retribuimos e partilhamos esta mesma interacção de sentimentos.

    Como definem um sorriso nas vossas palavras?
    Porque sorrimos, qual o porquê, de manifestarmos esta expressão?
    Faz parte da vossa caracteristica e retibuiem sempre?
    Conseguem identificar um sorriso falso?
    Será uma identificação de confiança?
    Acham que é forma saudável e uma boa terapia?
    Pensam que esta caracterisca humana se está perdendo?

    O sorriso não é o mesmo que o riso. Separa-os um fosso tão grande como o que separa as lágrimas silenciosas, diante de um desgosto, dos gritos histéricos e lancinantes de quem não sabe dominar-se. Bergson escreveu: “O riso é algo que irrompe num estrondo e vai retumbando como o trovão na montanha, num eco que, no entanto, não chega ao infinito”. O sorriso, pelo contrário é silencioso como chuva mansa que cai e fertiliza a terra ou como brisa suave que acaricia e refresca o rosto. Enquanto o riso é extroversão, o sorriso desvenda delicadamente o interior de quem sorri.
    O poder do sorriso é grande, e saber sorrir é algo de muito importante. Antoine de Saint-Exupéry diz: “No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele”.
    O sorriso traduz, geralmente, um estado de alma; é um convite a entrar na intimidade de alguém, a participar do que lhe vai no íntimo. É por isso que o homem é o único animal que sorri; e, como é dotado de inteligência e vontade, pode sorrir quando tudo vai bem ou sorrir mesmo que as coisas corram menos bem – tudo se resume na harmonia interior.
    O sorriso é o que primeiro acontece quando um rapaz e uma rapariga se olham e se enamoram. Não sabem explicar por que se enamoram, mas é-lhes impossível deixar de sorrir um para o outro, num sorriso cúmplice de quem não precisa de palavras para dizer o que sente. Se o enamoramento continua vem a fase em que, juntos, acham graça a tudo, sem prestarem atenção a nada do que os rodeia. Então, por vezes o seu sorriso muda-se em riso estrondoso, mas cristalino manifestando toda a força da sua juventude. Se o enamoramento leva ao namoro e este ao amor que conduz ao casamento estável, então saber sorrir é fundamental para vencer o desgaste da rotina do dia a dia e para evitar o afastamento de dois seres que, vivendo muito perto, estão interiormente afastados – não estão em sintonia.
    É pois muito importante saber sorrir. Um sorriso pode dissipar uma angústia, se for simpático, ou aumentá-la se for sarcástico; pode estimular um trabalho, se for de aprovação, ou desanimar quem trabalha se for cínico; pode criar uma amizade, se for sincero e transparente, ou um afastamento se for hipócrita; pode humilhar de modo irreversível se não for autêntico e espontâneo.
    O sorriso pode ser um grande auxiliar na educação. Não o sorriso que pactua com a asneira, mas o sorriso que acompanha uma repreensão justa e que mostra ao visado que, apesar da dureza e firmeza da repreensão, há amizade e compreensão.
    Sorrir, porém, pode ser uma tarefa difícil. A dor e o cansaço tornam, por vezes, o sorrir muito árduo. Se há fortaleza interior então há sorriso, mas dorido. Perguntaram um dia a uma doente em grande sofrimento: “Como te sentes?”. A resposta foi desconcertante: com um sorriso-dorido respondeu: “dói-me tudo”.
    Mas como anda desvirtuado o sorriso! Será que podemos chamar sorriso o que vemos no rosto dos que assinam os “tratados de paz e cooperação”? Não, o que vemos não passa de um esgar.
    E termino com uma frase que vinha num calendário de bolso que me deram: “Não critique, ajude; não grite, converse; não acuse, ampare e… não se irrite, sorria”.
    http://educacao.aaldeia.net/importancia-sorriso/



    “Como é que consegue estar sempre sorrindo, o que faz para estar sempre tão contente?”, perguntaram não há muito tempo a uma mulher famosa e bastante sensata.
    E ela explicou que também tinha, como todo a gente, os seus momentos de tristeza, de cansaço, de inquietude, de mal-estar.
    “Mas conheço o remédio para esses momentos: sair de mim mesma, interessar-me pelos demais, compreender que aqueles que nos rodeiam têm o direito de nos ver alegres”.
    “Penso que quando sorrio e me mostro alegre passo felicidade aos demais. E, ao passar essa felicidade, acontece como que um reflexo, que traz mais felicidade para dentro de mim também”.
    Creio que quem não está sempre somente preocupado com sua própria felicidade e se dedica a ajudar na procura da felicidade dos outros, acaba por encontrar a sua própria, assim, quase sem se dar conta!
    Por isso, as pessoas que se esforçam por sorrir mesmo sem motivos, acabam por ter motivos para sorrir.
    - E isso não é vontade de se enganar a si mesmo? Para sorrir você deve alcançar um estado tal que a alegria possa invadir o seu coração. Caso contrário, isso é como uma máscara, é falso.
    O bom humor é uma vitória sobre o próprio medo e a própria debilidade. As pessoas mal humoradas escondem sua insegurança ou sua angústia atrás de um semblante brusco e distante, e com o tempo isso acaba tornando-se um hábito e se converte em um traço de seu carácter. Quando isso acontece, é bem mais difícil que o bom humor saia naturalmente, mas isto só ocorre porque esta pessoa alterou o que é da própria natureza humana, ou seja, a alegria. Desta forma, deverá esta pessoa sair desse círculo vicioso, e isto não será antinatural, muito pelo contrário: é o que pede a natureza.
    - Mas falas dos efeitos de medos e debilidades, e medos e debilidades todos temos…
    Precisamente por isso, a diferença entre uns e outros está no modo de os enfrentar. O sensato é fazê-lo com um pouco de bom humor, rindo-se um pouco de si mesmo se for necessário.
    Tudo o que se faz sorrindo sempre nos ajuda a sermos mais humanos, a moderar as nossas tendências, a sermos mais capazes de compreender os demais e até a nós mesmos.
    É uma grande sorte ter ao redor pessoas que sabem sorrir.
    E o sorriso é algo que cada um tem que construir pacientemente na sua vida.
    - Construir? Com quê?
    Com equilíbrio interior, aceitando a realidade da vida, querendo aos demais, saindo de si mesmo, esforçando se por sorrir mesmo que não tenha muita vontade como já dissemos antes. É algo que deve ser praticado com constância.
    - Mas não se pode encarar tudo na vida com bom humor. Existem muitas coisas que não têm nenhuma graça…
    Mas, mesmo que não tenham nenhuma graça, sempre se pode tirar delas algum ensinamento, algum bem, mesmo que seja difícil de encontrar e demoremos anos para entender. Em algumas situações, pode ser útil desenvolver a capacidade de aplicar o bom humor para neutralizar a carga trágica das contrariedades
    Felicidade | Razões para sorrir

    YouTube - FEELab KEYNOTE "FACE´09" Parte I

    YouTube - FEELab RTP faz documentário sobre Prof. Freitas-Magalhães

    YouTube - FEELab RTP Distingue Prof. Freitas-Magalhães I PARTE

    YouTube - FEELab RTP Distingue Prof. Freitas-Magalhães II PARTE

    YouTube - FEELab SIC N Entrevista Prof. Freitas-Magalhães I PARTE

    YouTube - FEELab SIC N Entrevista Prof. Freitas-Magalhães II Parte

    YouTube - FEELab RTP entrevista Prof. Freitas-Magalhães

    YouTube - TVI24 e IOL entrevistam o Prof. Freitas-Magalhães - PARTE I

    YouTube - TVI24 e IOL entrevistam o Prof. Freitas-Magalhães - PARTE II

    YouTube - FEELab TVI faz documentário sobre Prof. Freitas-Magalhães

    Armindo Freitas-Magalhães - Wikipédia, a enciclopédia livre

    EXPRESSãO FACIAL: O EFEITO DO SORRISO NA PERCEPçãO PSICOLóGICA DA ...

    RESUMO

    Boas participaçãoes...
    Editado pela última vez por nunomplopes; 29 August 2009, 04:58.

    #2
    Desmond Morris analisa o sorriso humano numa perspectiva um pouco diferente. No livro "O Macaco Nu" estabelece uma comparação entre o comportamento humano e o comportamento animal, ou seja aplica a etologia à observação do comportamento humano.
    Assim, diz basicamente que o sorriso é uma forma de mostrar a não agressividade, o apaziguamento, a ausência de competição por uma lugar na hierarquia. Segundo ele os macacos emitem estalidos com a língua e catam-se mutuamente para definir as intenções pacíficas. Os humanos sorriem e estabelecem "conversa de catadura":
    - Está muito calor!
    - Pois está.
    - Estás bom?
    - Vamos andando.

    É um livro já com uns anitos mas que achei muito interessante.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Manoel Ver Post
      Desmond Morris analisa o sorriso humano numa perspectiva um pouco diferente. No livro "O Macaco Nu" estabelece uma comparação entre o comportamento humano e o comportamento animal, ou seja aplica a etologia à observação do comportamento humano.
      Assim, diz basicamente que o sorriso é uma forma de mostrar a não agressividade, o apaziguamento, a ausência de competição por uma lugar na hierarquia. Segundo ele os macacos emitem estalidos com a língua e catam-se mutuamente para definir as intenções pacíficas. Os humanos sorriem e estabelecem "conversa de catadura":
      - Está muito calor!
      - Pois está.
      - Estás bom?
      - Vamos andando.

      É um livro já com uns anitos mas que achei muito interessante.
      Obrigado pela partilha e a sugestão.

      Comentário


        #4
        Anda tudo mau de humores!?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
          Anda tudo mau de humores!?
          Infelizmente é assim que uma pessoa é levada a sério, estando sempre com cara de poucos amigos.

          Quem sorri muito é tomado por "tolinho".

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
            Infelizmente é assim que uma pessoa é levada a sério, estando sempre com cara de poucos amigos.

            Quem sorri muito é tomado por "tolinho".
            Não querendo ferir susceptibilidades a ninguém, mas quando nos deparamos com um falecimento, paramos para pensar e argumentamos que "por vezes damos demasiada importância a coisas sem nexo nenhum" mas a estas pequenas coisas não damos o devido valor, ou será que damos!?

            Quantas vezes consciente ou inconscientemente esboçamos um sorriso?

            A mim pouco me importa se sou tomado por tolinho , já estive lá perto, por isso o que me interessa é sorrir.

            Na minha opinião pessoal fico extremamente feliz e é de um agrado imenso quando noto que uma pessoa me demonstra este gesto e retribui-o sempre.

            Pode parecer contraditório, mas para um gajo deprimido o que me dá mais alento é ver um sorriso verdadeiro numa pessoa e sentir que este me é dirigido, sentir que existe uma comunição não verbal mas compreendemos as intenções e o que nos querem demontrar.

            Na minha postura neste fórum o que me demonstra numa imensidão do sentimento que quero exprimir, e o que estou e me faz sentir é colocar um sorriso a cada post que escrevo e demonstrar a minha abertura e compreenção perante todos, mais que isso demonstra um dar alento e esperança por vezes até nas situações mais dificeis.

            Como deparei-me com o lado inverso talvez seja eu que dê demasiada importância a estas coisas, mas mais que tudo demonstro-o que mesmo invadido por uma pequena tristeza também sei sorrir e a vida é feita destes momentos, e estou a disfrutá-los e tentar dar mais positivismo a minha própria vida.

            Assim como isto me demonstra estou aprender a sorrir...

            Estudo: Sorriso tem efeito terapêutico na depressão


            Os sorrisos, sobretudo os femininos, exercem efeito terapêutico em pessoas depressivas, indica um estudo científico inédito realizado por um investigador português.


            O trabalho, da autoria do director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa, do Porto, Freitas-Magalhães, foi realizado de 2003 a 2006, tendo por base 160 pessoas diagnosticadas com depressão (80 homens e 80 mulheres) com idades entre 25 e 60 anos.
            Segundo as conclusões, a apresentar em Janeiro de 2007 na reunião anual da Sociedade para a Personalidade e a Psicologia Social (SPSP) em Memphis, Tennessee (EUA), o sorriso «largo» (quando os lábios deixam ver os dentes) e o «superior» (que mostra apenas os dentes de cima) são os de maior efeito terapêutico. No estudo foram mostradas aos participantes oito fotografias com quatro tipos de sorriso de homem e outros tantos de mulher que, além daqueles dois, incluíam os «fechado» e «da face neutra», de efeitos foram considerados residuais.

            «O efeito dos tipos de sorriso largo e superior é mais intenso e frequente nas mulheres do que nos homens, independentemente do género de quem os exibe», sendo que os das mulheres exercem mais efeito do que os dos homens, refere o estudo.
            Foram também constatados efeitos terapêuticos do sorriso em função da idade, com o registo de índices de franca melhoria do estado de saúde mental na faixa etária dos 45-60 anos, em comparação com o grupo dos 25-44 anos. De acordo com avaliações trimestrais do estado psicopatológico dos pacientes, verificou-se que, perante a exibição dos tipos de sorriso largo e superior, estes passaram a valorizar, em crescendo, mais os pensamentos positivos do que os negativos.
            Freitas-Magalhães, o único psicólogo português que estuda as funções e repercussões do sorriso no desenvolvimento das emoções e das relações interpessoais, já investigou os efeitos do sorriso na percepção psicológica da afectividade, dos delinquentes, dos estereótipos, e nas diferenças de género, idade e cor de pele.

            Estudou também o reconhecimento das emoções básicas através da expressão facial em diferentes grupos etários e em deficientes mentais, sendo autor de uma base de dados portuguesa sobre expressão facial da emoção e do livro «A Psicologia do Sorriso Humano», lançado recentemente pelas Edições Universidade Fernando Pessoa. O cientista é professor das faculdade de Ciências Humanas e Sociais e de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, sendo fundador e director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab).


            Estudo: Sorriso tem efeito terapêutico na depressão

            Que sejam felizes...
            Editado pela última vez por nunomplopes; 29 August 2009, 03:42.

            Comentário


              #7
              Why so serious?

              YqAvOa476707-02.jpg

              Let´s put a smile on that face!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                Why so serious?

                [ATTACH]59839[/ATTACH]

                Let´s put a smile on that face!
                Estou a ver que tenho de fazer aqui uma terapia de choque...

                Comentário


                  #9
                  What happens if you tickle a gorilla? According to a new study, the ape laughs—which would mean we're not the only animals born with funny bones.

                  Apes Laugh, Tickle Study Finds
                  Aposto que consigo fazê-los sorrir e pensar ao mesmo tempo:


                  Apes With Tools Video -- National Geographic

                  Comentário


                    #10
                    “O sorriso é uma curva que tudo pode endireitar”.
                    Freitas-Magalhães

                    Comentário


                      #11
                      Sempre gostei de um bom sorriso...seja daqueles que são apenas um leve esgar ou daqueles rasgados. E repito, sempre gostei de um bom sorriso...

                      Daqueles que surgem espontaneamente, são esses para mim os bons. Um bom exemplo de um bom sorriso é aquele que surge provocado por expressões tipicamente infantis. Quando aquelas pessoas pequeninas nos surpreendem com alguma palavra, frase, gesto ou expressão. Estes sorrisos são óptimos no inverno, pois aquecem de uma maneira indescritível o coração.

                      Sorriso semelhante é, também, provocado pelos animais... pelo menos a quem gosta de animais. E por pensamentos... Que atire a primeira pedra qem nunca deu por si a sorrir numa situação inusitada? Estes pensamentos, estas recordações quase sempre saudosas são óptimas para nos provocar um sorriso...

                      Depois há os outros sorrisos... Desses, sou sincera, não gosto muito. São fraquinhos, não aquecem nem arrefecem, são incómodos por vezes... E sim, falo dos sorrisos patéticos que muitas vezes fazemos por cortesia, mas não só. Temos sorrisos, como direi, maléficos (?!) que tem origem na maldade. Esses são muito maus, mas podem ser mt sensuais

                      Como possui várias máscaras, é difícil responder, pelo menos para mim, com certeza às tuas perguntas sobre o sorriso.

                      Se retribuo sempre? Não
                      Se é saudável? Quando são bons sorrisos, sim.
                      Se é sinal de intimidade? Depende mas quando o é, é fantástico

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por NinaChampa Ver Post
                        Sempre gostei de um bom sorriso...seja daqueles que são apenas um leve esgar ou daqueles rasgados. E repito, sempre gostei de um bom sorriso...

                        Daqueles que surgem espontaneamente, são esses para mim os bons. Um bom exemplo de um bom sorriso é aquele que surge provocado por expressões tipicamente infantis. Quando aquelas pessoas pequeninas nos surpreendem com alguma palavra, frase, gesto ou expressão. Estes sorrisos são óptimos no inverno, pois aquecem de uma maneira indescritível o coração.

                        Sorriso semelhante é, também, provocado pelos animais... pelo menos a quem gosta de animais. E por pensamentos... Que atire a primeira pedra qem nunca deu por si a sorrir numa situação inusitada? Estes pensamentos, estas recordações quase sempre saudosas são óptimas para nos provocar um sorriso...

                        Depois há os outros sorrisos... Desses, sou sincera, não gosto muito. São fraquinhos, não aquecem nem arrefecem, são incómodos por vezes... E sim, falo dos sorrisos patéticos que muitas vezes fazemos por cortesia, mas não só. Temos sorrisos, como direi, maléficos (?!) que tem origem na maldade. Esses são muito maus, mas podem ser mt sensuais

                        Como possui várias máscaras, é difícil responder, pelo menos para mim, com certeza às tuas perguntas sobre o sorriso.

                        Se retribuo sempre? Não
                        Se é saudável? Quando são bons sorrisos, sim.
                        Se é sinal de intimidade? Depende mas quando o é, é fantástico
                        Um delicioso comentário.
                        Teria ser vindo de um Mulher, pois tal como indica o estudo e sabendo-se na realidade que os homens são pouco propicios a revelar os seus sentimentos e descrevê-los. Só vos tenho a dizer, aprendam com elas e verão o mundo de outra forma...

                        O encanto de um sorriso é inexplicável para mim, capaz de revelar a nossa própria pessoa e o nosso estado.

                        E porque não retribuis?

                        Comentário


                          #13
                          confesso que nao sou bom avaliador de personalidades, mas sei ver se um sorriso "cheira" a falso e quando e um sorriso forçado. pelo menos com esses posso eu bem.

                          quanto ao sorrir, sorrio, mas é mais difícil fazer-me rir. ou entao se rio, nao o demonstro. por vezes passo 1 filme de comédia inteiro sem me rir, pelo menos à vista dos outros, que acabam por perguntar se eu nao gostei do filme.

                          com amigos sorrio, sou brincalhao e bem disposto, mas rir a bandeiras despregadas nao é muito comigo. sei que rir faz bem, mas também faz rugas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            confesso que nao sou bom avaliador de personalidades, mas sei ver se um sorriso "cheira" a falso e quando e um sorriso forçado. pelo menos com esses posso eu bem.

                            quanto ao sorrir, sorrio, mas é mais difícil fazer-me rir. ou entao se rio, nao o demonstro. por vezes passo 1 filme de comédia inteiro sem me rir, pelo menos à vista dos outros, que acabam por perguntar se eu nao gostei do filme.

                            com amigos sorrio, sou brincalhao e bem disposto, mas rir a bandeiras despregadas nao é muito comigo. sei que rir faz bem, mas também faz rugas.
                            Não será uma caracterisca de nós homens reprimirmos os nossos sentimentos em vez de os exteriorizarmos com naturalidade?

                            Não será ainda visto um homem que se emociona, levado em conta ainda como um tipo lamechas?

                            Não será tão natural demonstrarmos as nossas emoções e o que revela em nós?

                            Sou uma pessoa emocional, e não tenho pejo nenhum nisso, tenho vindo aceitar em demonstrar aquilo que sinto e poder falar abertamente, denoto que no meu circulo de "amigos" sou um pouco incompreendido por ser ter esta caracteristica pois entre homens não se cingem á abertura de sentimentos. E mesmo por vezes um sorriso de demonstração de agradabilidade, é um pouco mal interpretado.

                            Neste aspecto, dos sentimentos e afectos, gosto falar e agrada-me como um tema de conversa, e quando assim o é demonstro-o com um sorriso.

                            Podemos estar aqui a divagar sobre ele, mas é-o sentimento mais natural e expressável assim traduzido, quando verdadeiro.

                            Comentário


                              #15

                              "A frequência e a intensidade da exibição do sorriso continuam a registam valores descendentes desde 2003", disse,
                              hoje, no Porto, o Professor Armindo Freitas-Magalhães, Director do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da
                              Faculdade de Ciências da Saúde, da Universidade Fernando Pessoa.
                              Falando na apresentação dos resultados do projecto científico pioneiro a nível mundial "Uma Década de Sorriso em
                              Portugal", o Professor Freitas-Magalhães considerou que "ao longo dos primeiros cinco anos e meio de estudo, está
                              comprovado que um dos moderadores da frequência e intensidade da exibição do sorriso é o contexto social, o que se
                              verifica no caso português, pois a situação económico-social potencia a inibição da expressão", acrescentando que o
                              "género e a idade são os outros dois moderadores".Para aquele especialista em expressão facial da emoção, "o sorriso é
                              uma reacção neuropsicofisiológica que se desenvolve em situações que envolvam o bem-estar e a felicidade e quando tal
                              não se verifica, por motivos externos, o sorriso é inibido e recalcado. O universo das mais de 260 mil fotografias
                              analisadas, até ao momento, demonstra que os portugueses estão a sorrir cada vez menos e esse é um indicador
                              preocupante pelas consequências na saúde e na interacção social"."A felicidade está na cara das pessoas e o sorriso
                              é um sinal que está a desaparecer", considerou, para alertar "que o sorriso é um dos principais organizadores do
                              psiquismo humano".A face neutra e o sorriso fechado são os tipos de expressão facial mais exibidos nos jornais diários
                              portugueses durante o primeiro semestre de 2009. Esta é uma das conclusões do estudo científico inédito "A
                              expressividade do sorriso: estudo de caso em jornais diários portugueses". Foram analisadas 18.112 fotografias. Os
                              resultados apontam no sentido de, nas fotografias apresentadas, as mulheres sorrirem mais que os homens
                              independentemente da idade, os homens apresentam mais o sorriso superior a partir dos 60 anos e que as crianças são
                              as que apresentam mais e frequentemente o sorriso largo, um padrão que se mantém desde 2003, ano de início do
                              estudo.Em comparação com o anterior estudo, realizado de 2003 a 2008, continua a constatar-se uma diminuição
                              relevante na frequência e intensidade do sorriso, isto é, a face neutra é a expressão mais exibida e o sorriso superior
                              é substituído pelo sorriso fechado. Os resultados apontam para um diminuição significativa na exibição de qualquer tipo de
                              sorriso e o aumento da expressão neutra em mulheres e homens. No universo das fotografias analisadas, verificou-se,
                              também, que a expressão facial de emoções negativas é mais frequente e intensa do que a de emoções positivas. O
                              estudo faz parte do projecto "Uma década do sorriso em Portugal" vista através dos jornais diários portugueses e
                              terminará em 2013, ou seja, estão cumpridos os primeiros cinco anos e meio. Trata-se de um estudo pioneiro a nível
                              mundial.Desde 2003, já foram analisadas 260.171 fotografias (116.800 no período 2003- 2005, 48.200 em 2006, 39.452
                              em 2007, 37.607 em 2008 e 18.112 no primeiro semestre de 2009).O Professor Freitas-Magalhães abordará os
                              resultados deste estudo no Congresso Europeu de Psicologia, que decorrerá em Oslo, na Noruega, de 7 a 10 de Julho
                              próximo.O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP) foi fundado em 2003 e é único do género em
                              Portugal, tendo sido o seu trabalho científico pioneiro e inovador distinguido por diversas entidades internacionais, como,
                              por exemplo, o Governo do Reino Unido e a multinacional Nokia.
                              CienciaPT
                              Estudo de laboratório português confirma que portugueses sorriem pouco

                              Comentário


                                #16
                                Post repetido...
                                Editado pela última vez por nunomplopes; 30 August 2009, 14:08.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se vou falar com alguém desconhecido e não quero parecer ameaçador, ao iniciar a conversa é sempre bom mostrar um sorriso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post

                                    E porque não retribuis?
                                    Retribuo, mas não sempre. Acho que se passa o mesmo com a maioria das pessoas. E sou sincera, geralmente não o faço naquelas situações que deram mote a este tema.

                                    Falava-se no outro tópico sobre as pessoas serem sérias em demasia, da falta de sorrisos "quotidianos"... Sou franca, quando alguém que não conheço desata a sorrir quando me vê, a minha expressão facial é tudo menos um sorriso

                                    Gosto de sorrisos cúmplices, trocados em segredo ou não, gosto de sorrisos espontâneos e sinceros. Estes de cortesia aborrecem-me um pouco. Há sorrisos que chegam a parecer ameaças

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não tinha lido com olhos de ler este post:

                                      Originalmente Colocado por Robie Ver Post
                                      Se vou falar com alguém desconhecido e não quero parecer ameaçador, ao iniciar a conversa é sempre bom mostrar um sorriso.
                                      Pegando na minha última frase, quero esclarecer um ponto Nuno. Parece-me que estou a aprofundar demasiado a questão, mas vou arriscar: quero aqui que penses nas minhas respostas tendo por base que eu diferencio sorriso de expressão facial cordial, digamos.

                                      Esta situação que o Robie fala é exemplo disso. A meu ver ele segue, e muito bem, pelo meio-termo: uma expressão facial que transparece cordialidade. Quando não "sorrimos" de facto podemos parecer ameaçadores, mas se sorrimos em demasia o resultado final também não é melhor ;)

                                      E como sei que gostas de ir ao fundo das questões acho que vou propor que se vá mais longe com dois temas que se enquadram aqui:

                                      E quando a expressividade do sorriso não utiliza os lábios para se mostrar? Quando apenas utiliza o olhar?

                                      E um dos mais famosos sorrisos - Mona Lisa - não terá aqui lugar?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Robie Ver Post
                                        Se vou falar com alguém desconhecido e não quero parecer ameaçador, ao iniciar a conversa é sempre bom mostrar um sorriso.
                                        Um sorriso é sempre o nosso cartão de visita e revelador da nossa personalidade e caracter.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por NinaChampa Ver Post
                                          Retribuo, mas não sempre. Acho que se passa o mesmo com a maioria das pessoas. E sou sincera, geralmente não o faço naquelas situações que deram mote a este tema.

                                          Falava-se no outro tópico sobre as pessoas serem sérias em demasia, da falta de sorrisos "quotidianos"... Sou franca, quando alguém que não conheço desata a sorrir quando me vê, a minha expressão facial é tudo menos um sorriso

                                          Gosto de sorrisos cúmplices, trocados em segredo ou não, gosto de sorrisos espontâneos e sinceros. Estes de cortesia aborrecem-me um pouco. Há sorrisos que chegam a parecer ameaças
                                          Ai, por que é que as mulheres não sorriem para mim quando passo na rua, mas o contrário já julgo ser normal... aqui já vamos a entrar em contradição com o estudo. Ficava logo com um sorriso parvo estampado no rosto para o resto do dia...

                                          Como natural e julgo que se passa com todos só retibui-o a pessoa que me querem bem e de quem gosto.

                                          Acho que as pessoa estão mais frias, e acho que isto vai tocar um pouco no egoismo, pois isto significa a partilha e uma demonstração do nosso bem estar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por NinaChampa Ver Post
                                            Não tinha lido com olhos de ler este post:



                                            Pegando na minha última frase, quero esclarecer um ponto Nuno. Parece-me que estou a aprofundar demasiado a questão, mas vou arriscar: quero aqui que penses nas minhas respostas tendo por base que eu diferencio sorriso de expressão facial cordial, digamos.

                                            Esta situação que o Robie fala é exemplo disso. A meu ver ele segue, e muito bem, pelo meio-termo: uma expressão facial que transparece cordialidade. Quando não "sorrimos" de facto podemos parecer ameaçadores, mas se sorrimos em demasia o resultado final também não é melhor ;)

                                            E como sei que gostas de ir ao fundo das questões acho que vou propor que se vá mais longe com dois temas que se enquadram aqui:

                                            E quando a expressividade do sorriso não utiliza os lábios para se mostrar? Quando apenas utiliza o olhar?

                                            E um dos mais famosos sorrisos - Mona Lisa - não terá aqui lugar?
                                            Sim Nina eu compreendi em parte o que querias dizer, e também o concordo que por vezes essa forma possa intimidar numa primeira abordagem, mas, e julgo que, também se terá de ter em conta a outra pessoa com quem estabelecemos o contacto e o contexto a que se insere.

                                            Tenho um sorriso fechado e não sou extravagante na minha forma de sorrir, e sempre gostei mais desta forma, mas também tudo depende de cada sorriso e como vemos a própria pessoa.

                                            Os sorrisos que tenho abordado são os verdadeiros, são esses que me interessam, os outros também vale a pena discutir, mas por si só da minha parte não merecem muita confiança.

                                            No meu entender o olhar é aquilo que vai ao nosso interior, o que nos penetra, o sorriso será aquilo que exteriorizamos, que demontramos ao mundo e aos outros. Também da nossa forma e sensibilidade sabemos ler a outra pessoa e estado de espirito que transmite; e por vezes não será preciso um sorriso para saber que a outra pessoa possa estar feliz, muitas vezes só o próprio olhar irradia e transmite isso.

                                            Comunicação Não Verbal A Linguagem do Corpo

                                            O caso de Mona Lisa é um bom exemplo que levantastes e que irei abordando ao longo no tópico, pena é que muitos users não demonstrem uma participação mais fluida e um certo interesse.
                                            Editado pela última vez por nunomplopes; 30 August 2009, 15:40.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bem, mais um dos posts «made by Nunomlopes»....»

                                              Estou de férias e ainda me custa pensar,mas...
                                              ...tenho fama de saber fazer rir os outros....


                                              ....e gosto de os ver felizes...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                Bem, mais um dos posts «made by Nunomlopes»....»

                                                Estou de férias e ainda me custa pensar,mas...
                                                ...tenho fama de saber fazer rir os outros....



                                                ....e gosto de os ver felizes...

                                                Sansoni isto leva já o carimbo de volta!
                                                Uma coisa que tenho extrema curiosidade em saber é como é que é o teu contacto humano no teu dia-a-dia de trabalho?

                                                Faz-te isto sentir realizado e reflecte-se neste estado, quando vemos tudo a correr pelo melhor caminho?

                                                Fazes transbordar isso ou um alento á outra pessoa?

                                                Será isto uma boa terapia?


                                                O que achas na tua opinião pessoal?

                                                Estás de férias melhor escreves, simples não é!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por NinaChampa Ver Post
                                                  Não tinha lido com olhos de ler este post:



                                                  Pegando na minha última frase, quero esclarecer um ponto Nuno. Parece-me que estou a aprofundar demasiado a questão, mas vou arriscar: quero aqui que penses nas minhas respostas tendo por base que eu diferencio sorriso de expressão facial cordial, digamos.

                                                  Esta situação que o Robie fala é exemplo disso. A meu ver ele segue, e muito bem, pelo meio-termo: uma expressão facial que transparece cordialidade. Quando não "sorrimos" de facto podemos parecer ameaçadores, mas se sorrimos em demasia o resultado final também não é melhor ;)

                                                  E como sei que gostas de ir ao fundo das questões acho que vou propor que se vá mais longe com dois temas que se enquadram aqui:

                                                  E quando a expressividade do sorriso não utiliza os lábios para se mostrar? Quando apenas utiliza o olhar?

                                                  E um dos mais famosos sorrisos - Mona Lisa - não terá aqui lugar?
                                                  Nem mais, tem de existir um meio termo, nos primeiros segundos mostra-se um sorriso, e se o mesmo foi aceite pelo grupo, neste caso mulher(es), aí sim, o sorriso sai e dá lugar a contacto visual.

                                                  Alguém que está sempre a sorrir, quando fala com alguém, passa uma má imagem da sua personalidade, falta de confiança, não existe o contacto visual, logo de certa forma consigo ver que essa pessoa não tem uma grande auto confiança.

                                                  Comunicação não verbal, vale mais do que mil palavras.
                                                  Editado pela última vez por Robie; 30 August 2009, 20:44.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Por acaso nunca pensei muito no assunto, e nem sequer o "estudei". Acho que é uma forma de comunicação da nossa espécie que é transversal e universal. Não precisa da elaboração e estrutura de uma lingua ou da comunicação falada/escrita e no entanto consegue desempenhar um papel muito bom a transmitir inteção e emoção. Apenas a sorrir podemos exprimir uma variedade incrível de coisas. Há sorrisos nervosos, sarcásticos, maléficos, ignóbeis, singelos, encantadores, provocantes, amigáveis, etc...

                                                    É muito raro eu não sorrir

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já que pediram:

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                        Por acaso nunca pensei muito no assunto, e nem sequer o "estudei". Acho que é uma forma de comunicação da nossa espécie que é transversal e universal. Não precisa da elaboração e estrutura de uma lingua ou da comunicação falada/escrita e no entanto consegue desempenhar um papel muito bom a transmitir inteção e emoção. Apenas a sorrir podemos exprimir uma variedade incrível de coisas. Há sorrisos nervosos, sarcásticos, maléficos, ignóbeis, singelos, encantadores, provocantes, amigáveis, etc...

                                                        É muito raro eu não sorrir
                                                        Acho que nunca é demais descobrirmos o que está por trás de um sorriso e aquilo que nos caracteriza, a importância e o valor de podermos e sabermos sorrir (pelas coisas positivas) e saber a valiosidade na natureza humana que nos faz comunicar através de um gesto que é perceptivel a muito dos demais.
                                                        Será esta caracteristica que deveremos manter e saber sorrir, até por vezes nos momentos de alguma infelicidade.

                                                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                        Já que pediram:

                                                        E eu retribui-o.

                                                        Comentário


                                                          #29


                                                          Há sorrisos que são autenticas armas ...

                                                          Editado pela última vez por Excalibur; 31 August 2009, 18:48.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O sorriso de Mona Lisa

                                                            Este dizem ser um dos mais enigmáticos sorrisos retratado.

                                                            Uns afirmam ser Sexy (considerando a altura )

                                                            Outros encontram sedução.

                                                            Outros que encerra um enigmatico caso entre Da Vinci e a dama retratada

                                                            Outros vêm timidez.

                                                            Enfim variadissimas hipoteses





                                                            Curiosamente há um filme que dá pelo nome "Sorriso de Mona Lisa", e tem estas actrizes como protagonistas

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X