Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será a internet o ópio do povo? A nova doutrina? Uma nova forma de vida?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Será a internet o ópio do povo? A nova doutrina? Uma nova forma de vida?

    Será a internet o ópio do povo? A nova doutrina? Uma nova forma de vida?
    Muita gente, cada vez mais, passa mais tempo na rede Web do que nos bancos das igrejas ou a ler as sagradas escrituras. Neste local chamado mundo cibernético, encontram praticamente tudo: amigos, prazer, distracção, arrelias (também), informação, entretenimento, companhia, etc. Onde se fala, se escreve se ouve, se vê. O Ciberespaço é um universo quase real, um mundo paralelo e complementar à realidade. Fóruns, espaços de realidade virtual, Blogues, Tweeters, e-mails, Chats, Myspace, Google, Yuotube, Wikipédia, são lugares comuns de tantos que se perdem neste mundo que se projecta para lá do ecrã mágico interactivo que temos diante de nós. Damos a volta ao mundo numa fracção de segundos, conhecemos realidades e pessoas que doutra forma nunca conheceríamos e temos acesso a uma fonte de conhecimento quase inesgotável. É um universo ao nosso alcance que se encontra à distância do toque numa tecla.

    Consciência e inteligência colectivas fazem surgir a chamada Noosfera.
    A Noosfera é vista como “a esfera do pensamento humano” (a esfera das ideias)formada por produtos culturais, pelo espírito, linguagens, teorias e conhecimentos. Será o nosso próximo degrau evolutivo.

    As pessoas começaram a criar rotinas de idas a este espaço onde passam horas a pesquisar, conversar ou simplesmente a distrair-se, onde naturalmente estamos incluídos todos nós que fazemos parte deste fórum. A minha gata persa que está muitas vezes junto a mim observa-me atenta e olha para o monitor miando por não compreender porque passo tanto tempo a olhar para aquele pedaço de plástico espalmado e luminoso. Na realidade o ciberespaço é algo que vai muito para além da tela que está diante de mim. É tão especial que me consegue manter hipnotizado a olhar para ela mais tempo até do que aquele que eu por vezes desejaria. Mas isto passa-se comigo como com muitas outras pessoas. E isto levou-me a levantar as seguintes questões que gostaria que me ajudassem a encontrar uma resposta:
    Não será que a internet se está a transformar num autêntico ópio do povo?
    Será ela a nova doutrina? Ou será apenas uma nova forma de vida?
    Será que poderemos ser manipulados por ela?
    E será que estaremos a perder algo com o seu aparecimento ou ela trará apenas benefícios?
    Será ela apenas uma etapa da nossa evolução e à qual nos teremos de adaptar?

    É como diz o ditado: quem não sabe é como quem não vê. Por isso, agora tudo mudou e nada voltará a ser como dantes; ou estarei eu enganado?
    Actualmente seriam capazes de imaginar um mundo sem a internet?
    O que acham destas questões? Fazem sentido?
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por BLADERUNNER; 06 September 2009, 18:49.

    #2
    Claro que fazem sentido.

    Eu imagino um mundo sem Internet porque vivi num mundo sem internet. Não consigo é imaginar o meu mundo novamente sem internet. Apesar de às vezes passar muitos dias sem net, o para sempre é difícil de imaginar.
    Para mim é uma das maiores invenções que existiram. As possibilidades são quase ilimitadas. Conhecimento de forma rápida, actualizado, generalizado, para todos é sem dúvida uma ferramenta muito útil e poderosa.
    Tem contrariedades e perigos? Claro, quase tantos como benefícios. Mas acho que vale a pena. Até porque haverá sempre quem luta para que esses perigos não assumam proporções gigantescas.

    Comentário


      #3
      A verdade é que para o bem ou para o mal a internet tem vindo a mudar os próprios hábitos da sociedade.
      Pessoalmente acho que trouxe muitos benefícios e cabe a cada um de nós "usá-la" da maneira correcta.
      Trouxe indubitavelmente um potencial enorme, impensável há uns anos atrás...

      Comentário


        #4
        Partilho da opinião do Torres.Vivi num mundo sem internet e viveria lá feliz na mesma se nunca me tivesse sentado a um computador ligado ao mundo.Agora é dificil o retrocesso mas não inalcançavel,tudo passa pelos interesses que vamos tendo ao longo da vida.

        Comentário


          #5
          Sem dúvida que a internet veio mudar o Mundo, e nada será como dantes !

          Talvez se possa tornar viciante porque tem quase tudo o que se possa imaginar, em informação escrita, em video, em música, etc.

          Abriu horizontes e tornou o Mundo um lugar muito mais pequeno, onde se compra um artigo na china sem levantar o rabo da cadeira, onde passou a haver mais escolha, mais concorrência, etc.

          A divulgação de produtos começa a ser feita de uma forma em que a publicidade não chega, é necessário ter um bom produto que tenha bons feedbacks dos utilizadores.

          Eu nem sei como alguns modelos de negócio ainda se mantêm, desde o da música ao das revistas.
          Pode parecer um contra-senso, mas este fórum sozinho elimina a necessidade de comprar a revista AHO, excepto para os locais onde não queira levar o pc atrás.
          O mesmo se passa em relação a qualquer outro assunto.


          Mas isto não são só rosas. Se já foi criticado o facto de no passado a televisão fomentar o pouco diálogo dentro da família, agora com a net ainda pior.

          O podermos comprar um produto noutro País mais barato é muito interessante, mas se pensarmos que ao fazer isso estamos a tirar riqueza do nosso País para dar a outro, talvez não nos possamos queixar no dia em que tivermos de ir trabalhar para esse País por falta de trabalho no nosso.

          Podia agora entrar em mais detalhes sobre a parte negativa, mas penso que muita gente a conhece.


          Quanto a ser uma nova doutrina ou substituir religiões, até aí a internet tem o seu papel, pois é mais fácil aceder às religiões, a informação diversificada, ler, pensar e escolher.


          Eu vivi mais de 20 anos sem internet, e não me fez falta nenhuma. Aliás, fez-me apreciar mais outras coisas.
          Mas deixar de a ter para sempre... ...hoje era "complicado".

          Comentário


            #6
            Pois, não sei.

            Sei que dantes havia mais gente na rua a cantar e a curar bezanas, hoje em dia vemos gente aos saltos e a fazer tudo para dizer "olhem para mim que eu é que sei", na net.

            Até aqui pelo fórum.


            Mas, até concordo com alguns argumentos dos post's anteriores.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Torres Ver Post
              Claro que fazem sentido.

              Eu imagino um mundo sem Internet porque vivi num mundo sem internet. Não consigo é imaginar o meu mundo novamente sem internet. Apesar de às vezes passar muitos dias sem net, o para sempre é difícil de imaginar.
              Para mim é uma das maiores invenções que existiram. As possibilidades são quase ilimitadas. Conhecimento de forma rápida, actualizado, generalizado, para todos é sem dúvida uma ferramenta muito útil e poderosa.
              Tem contrariedades e perigos? Claro, quase tantos como benefícios. Mas acho que vale a pena. Até porque haverá sempre quem luta para que esses perigos não assumam proporções gigantescas.


              Muito bom!

              Não tenho quaisquer duvidas que, independentemente de determinados conteúdos, a Internet tornou as pessoas mais informadas, mais abertas e eliminou muito (mas mesmo muito) a solidão que muitos sentem. Com um PC e Internet alguém pode dizer que está só?

              Desde o e-mail ao "Skype" passando pelo Youtube e selecção de conteúdos multimédia a Internet tornou-se o meio de comunicação social por excelência.

              Penso que a televisão nos moldes que conhecemos vai morrer em breve.

              Comentário


                #8
                A Internet quanto a mim é uma das coisas melhores que podia ter acontecido .

                Através dela temos acesso a informação sobre tudo e todos apenas a "uns segundos de distância" .

                Permite-nos conhecer sitios e culturas que de outro modo grande parte de nós não conseguiria .

                Possibilita a passagem instantanea de informação que pode salvar vidas para um local tão remoto como o meio da selva amazónica, num exemplo claramente levado ao extremo .

                O nosso nível de conhecimento pode aumentar brutalmente, com muita facilidade, apenas com um simples clic no rato...

                Mas tem de se filtrar muito bem todo o tipo de informação que nos chega ao ecran, tem de existir muito bom senso na análise dessa informação...

                Sou uma pessoa que vive muito bem com as coisas simples da vida, mas não consigo visualizar um futuro com boas prespectivas sem essa rede mundial de informação .

                Considero esta revolução da informação tão importante como a revolução industrial, para o nosso desenvolvimento e bem-estar, tanto fisico como psicológico .

                Estásse é a cair no exagero, por exemplo, second-life, isto na minha opinião...

                Não nos podê-mos esquecer que também existe vida fora da net, e isso é muito importante para o nosso saudavel dia-a-dia, afinal de contas não somos seres cibernéticos, somos seres humanos, de carne e osso, biológicamente precisamos de milhares de coisas que não se "arranjam na net", e que nos são essenciais .

                Comentário


                  #9
                  YouTube - Social Media Revolution

                  Comentário


                    #10
                    Só sei que tenho que cortar muito do meu tempo na net, pois são muitas horas... fico mentalmente cansado para as outras coisas, deprimido, anti-social.. além de fazer mal aos olhos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                      Claro que fazem sentido.

                      Eu imagino um mundo sem Internet porque vivi num mundo sem internet. Não consigo é imaginar o meu mundo novamente sem internet. Apesar de às vezes passar muitos dias sem net, o para sempre é difícil de imaginar.
                      Para mim é uma das maiores invenções que existiram. As possibilidades são quase ilimitadas. Conhecimento de forma rápida, actualizado, generalizado, para todos é sem dúvida uma ferramenta muito útil e poderosa.
                      Tem contrariedades e perigos? Claro, quase tantos como benefícios. Mas acho que vale a pena. Até porque haverá sempre quem luta para que esses perigos não assumam proporções gigantescas.
                      Concordo plenamente.

                      E, aliás, assumo-me um viciado em internet. Adoro fóruns, seja para aprender seja simplesmente para comunicar, grande parte da música que oiço, conheci através do youtube, sem falar que muitas dúvidas que tenha, seja sobre o que fôr, geralmente há resposta na internet. E ontem regressei ao mundo dos blogs, mais uma coisa para me "queimar tempo".

                      Comentário


                        #12
                        A "internet" é simplesmente uma, muito útil, etapa da evolução cultural da Humanidade.

                        E sim, consigo perfeitamente imaginar, e viver, num Mundo sem "internet", mas que se perdia muita coisa de bom não tenho dúvidas.

                        Quanto às coisas mas na "internet", é tudo uma questão de melhorar a fiscalização (não confundir com censura por favor!) e a prudência no uso da mesma.

                        Oh... só uma coisinha Bladerunner, e espero que não leves a mal: entre perder tempo numa igreja, mesquita, templo, sinagoga, etc. ou a ler um qualquer livro "sagrado", prefiro perder tempo num qualquer "site", seja ele um "blog" de ciências ou um "site" de jogos, seja a página de um fórum de automóveis ou um "site" de filmes pornográficos.

                        Fiquem bem... e não abusem na ciber-navegação! ;)

                        Comentário


                          #13
                          O mundo sem a internet não era a mesma coisa. Mas passava bem sem ela.

                          Toda a gente concorda que a Internet é uma grande fonte de conhecimento (algum dele falso, mas que, como está na Internet, só pode ser verdade...).

                          Para mim, a internet é, acima de tudo, um grande teste à disciplina de cada um. Existe tanta coisa onde perder tempo na internet que é preciso ser disciplinado para não ficar refém desta. Tivesse um dia 48 horas e certas pessoas passariam essas horas à frente do computador.

                          Penso que os maiores beneficiadores da Internet são os indivíduos que são velhos o suficiente para terem crescido sem internet, e novos o suficiente para tratarem o computador por "tu". Ter crescido e formado a personalidade normalmente, isto é, brincar na rua, correr ao ar livre, passear, conhecer coisas que vêm até nós sem imaginarmos que existem, conhecer as pessoas ao vivo, estar com elas pessoalmente, enfim, conhecer o mundo como ele é, penso eu que é essencial para qualquer pessoa dita normal. E acho que estas pessoas no geral, tendo conhecido o mundo real e tendo tido certas experiências de valor incalculável, sabem distinguir bem entre a realidade e o mundo virtual e assim estão mais imunes aos malefícios e perigos da internet.

                          O que é que se vê com os miúdos que crescem com computador, etc, em casa desde cedo se os pais não aplicarem regras rigorosas? Passam os dias agarrados ao teclado/comando. Desperdiçam o tempo com coisas fúteis quando devia ser aplicado no desenvolvimento pessoal / cultural / social. Até no campo da saúde, a exposição excessiva à internet/outras distrações virtuais é um sério problema. Seja a nível visual, seja a nível de coluna vertebral, obesidade, ansiedade... enfim, existe um sem número de malefícios físicos e psicológicos que decorrem do uso excessivo das novas tecnologias que as pessoas ignoram. As pessoas, comodistas como são, geralmente só se preocupam com os problemas num estado avançado. Neste cenário, deixa de ser um problema individual para passar a ser um problema da sociedade. Porque milhões ou mais pessoas deprimidas / frustradas / com problemas físicos tem impacto! Seja nas comunidades, seja nas empresas.

                          Um dos problemas que já noto há uns anos é muitas pessoas já não saberem falar/escrever a sua língua materna correctamente. Porquê? Diria que é por terem deixado de a exercitar como mandam as regras. Quando se passa o tempo a escrever sms e na internet, com as abreviaturas e troca anárquica de letras, em vez de ler livros, as pessoas esquecem-se de como é, afinal, a forma correcta de se escrever/falar.

                          O tempo não volta para trás. Aproveitem-no bem.

                          Comentário


                            #14
                            A internet veio realmente para mudar o mundo,mas passo bem sem ela a dias em que nem a net venho,e agora passo mais tempo na net porque é o meu passa tempo e o meu meio de comunicar com Portugal.Fora isso havia dias que ia ver mail e ler umas coisa que tivesses em mente,mas nem uma hora perdia na net.
                            Agora a pessoa que passam muito tempo na net,e esqueçem que existe um mundo la fora para se poder viver,conviver,divertir

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X