Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A morte assusta-te?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A morte assusta-te?

    Eis um tema de que ninguém gosta de falar mas que faz parte da vida: a morte.
    Não me assusta tanto a morte em si mas sim a maneira como ela pode aparecer.
    Desgosta-me as coisas que poderei deixar por fazer e aqueles a quem a minha ausência causará tristeza e sofrimento. Da mesma forma, o medo que sinto de que a morte me leve alguém querido é, essa sim, uma ideia ainda mais assustadora para mim.
    A morte, até agora algo inevitável, quase que programada por deus para não podermos aspirar a ser eternos como ele, chegará um dia a todos nós. A grande diferença reside na forma como a encaramos: se a aceitamos com naturalidade ou se evitamos sequer falar dela.

    Também é certo que há aqueles que vivem da morte, e não me refiro às agências “de viagens” funerárias, mas sim às religiões, ceitas e doutrinas que baseiam a sua existência na vida depois da morte. Essas vêm a vida como algo temporário que dará lugar a uma vida posterior, neste ou noutro mundo, dependendo dos credos. Vivem em função da morte, vendo este mundo como um lugar passageiro e o corpo como um invólucro que alberga o corpo espiritual. Aspiram à vida eterna post-mortem, pelo que defendem que a morte não é o fim mas um fim em si mesma. “As religiões, todas elas, por mais voltas que lhes dermos, não têm outra justificação para existir que não seja a morte, precisam dela como do pão para a boca.”1
    Talvez por esse motivo, com a velhice estes pensamentos de perenidade comecem a assolar os pensamentos humanos. Não será pois de estranhar que a maior parte dos fiéis religiosos que frequentam os seus templos sejam de idade mais avançada. É a ideia de que o fim está próximo que faz com que as pessoas necessitem de acreditar que a vida irá continuar, assim como reencontrar aqueles que mais amamos e que já perdemos ou iremos perder.

    A minha morte não me assusta; apenas a daqueles que eu amo e que não quero ver acontecer.
    Mas para mim, a nossa morte é apenas um instante ao qual não devemos subjugar toda uma vida.
    “O pensamento da morte engana-nos, pois faz-nos esquecer de viver.”2

    1(Saramago, José)
    2(Vauvenargues, Luc de Clapiers)
    Ficheiros anexados

    #2
    A morte não me assusta, quando morrer, quero que seja de uma vez, nada de andar para aí a anhar e a dar trabalho às pessoas.

    Mas o que me assusta mais, é a morte de pessoas, queridas e próximas de mim, isso sim, assusta-me imenso.

    Comentário


      #3
      Eu penso um pouco como tu: "Não me assusta tanto a morte em si mas sim a maneira como ela pode aparecer."

      Por outro lado espero andar "aqui" durante o maior tempo possível. Só não consigo imaginar, nem penso muito para já, como será viver até aos 90 e estar desde os 80 numa cama completamente dependente dos outros, etc.

      Confesso também que tenho alguma curiosidade para saber o que está depois.


      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
        A morte não me assusta, quando morrer, quero que seja de uma vez, nada de andar para aí a anhar e a dar trabalho às pessoas.

        Mas o que me assusta mais, é a morte de pessoas, queridas e próximas de mim, isso sim, assusta-me imenso.
        Eu não diria mais............

        Comentário


          #5
          Vejo a morte como mais uma etapa da vida e nao receio de forma alguma morrer.

          Tenho medo de ver morrer pessoas proximas de mim.

          E gosto mais de pensar na vida do que na morte.

          Apesar de ser novo, se morrer amanha, ja vou muito feliz com esta passagem pela vida.

          Obvio que quero viver o mais que possa e com qualidade de vida, mas sinto que tenho aproveitado muito bem ate agora.

          Comentário


            #6
            nada!

            já passei por isso, fiquei vacinado.

            o que me assusta é o sofrimento, coisa que também conheço bem de perto!

            Comentário


              #7
              A morte assusta-me e muito mas a maneira como pode aconteçer assusta-me ainda mais!

              -É melhor nem falar mais que ja estou a penssar coisas

              Comentário


                #8
                A morte não me assuta, se tiver que morrer, seja de uma vez. Não gostava nada de ter uma morte lenta.

                Tenho é alguma curiosidade no que vem depois da morte. Será melhor? Será pior? Será que acaba-se de vez?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                  A morte não me assusta, quando morrer, quero que seja de uma vez, nada de andar para aí a anhar e a dar trabalho às pessoas.

                  Mas o que me assusta mais, é a morte de pessoas, queridas e próximas de mim, isso sim, assusta-me imenso.

                  Tal como eu

                  Comentário


                    #10
                    Gostava que o user MiguelCosta respondesse a este tópico, mas como foi banido, paciência!

                    Comentário


                      #11
                      Definitivamente não, a única coisa que me assusta é poder fazer outros sofrer por minha causa.

                      A morte em si, por ser certa, só me motiva a aproveitar enquanto cá estou, ser e fazer outros felizes, quando vier que não traga sofrimento a ninguém.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post
                        Gostava que o user MiguelCosta respondesse a este tópico, mas como foi banido, paciência!

                        Comentário


                          #13
                          A morte não me assusta... mas já a assustei um par de vezes i am imortal, i have inside me blood of kings YEAH, i have no rival, no one can be my equal, bla bla MUAHAHAHAH

                          Comentário


                            #14
                            Assusta-me mais aqueles que morrem e depois voltam a vida melhor melhor que antes.

                            Comentário


                              #15
                              A morte é algo que devemos encarar com naturalidade pois temos a noção concreta que irá acontecer;o melhor que temos a fazer é viver uma vida cheia,sem grandes arrependimentos,na esperança que a nossa hora de partir seja o mais tarde possível mas também da melhor forma possível,isto é sem desaparecermos aos poucos aos olhos de quem nos ama... se possível a dormir descansado.É a morte perfeita, se é que isso existe...

                              Quero só dizer que este ano tive o infeliz privilégio de ver uma pessoa morrer à minha frente.Esse pessoa era minha mãe.Naquele momento sofri uma descarga de adrenalina perante tal experiência que só passados uns segundos consegui chorar;esperamos que algo de transcendente aconteça mas não... a luz dos olhos esvai-se e fica apenas um corpo inerte.Naquele momento soube que a minha mãe já não estava ali,tinha partido.Jamais esquecerei tal momento.Desculpem o desabafo mas para mim a morte agora já não é algo que olhe de lado.Eu via-a ali mesmo à minha frente e isso ajuda a pôr tudo em perspectiva...
                              Editado pela última vez por Strider; 08 September 2009, 00:43.

                              Comentário


                                #16
                                Saber o que é a morte é o derradeiro conhecimento q podemos ter. Não estou com pressa para chegar lá, mas quando vier vem e pronto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                  Assusta-me mais aqueles que morrem e depois voltam a vida melhor melhor que antes.
                                  that is me!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                                    that is me!

                                    Onde está o teu tópico então ? não dei por nada

                                    Comentário


                                      #19
                                      a morte não mim assusta, mas preocupa-me é quem cá fica.




                                      até me podem enterrar de pé para acupar pouco espaço

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                        a morte não mim assusta, mas preocupa-me é quem cá fica.

                                        até me podem enterrar de pé para acupar pouco espaço
                                        Ler enterrar e olhar para o teu avatar é...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                          Ler enterrar e olhar para o teu avatar é...

                                          concordo contigo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não tenho medo da morte, tenho medo sim de como esta me vai acontecer. Já passei por experiências, e tou como o user The Mobster, I'm Imortal :D. Mas de todas as experiências que passei, a pior foi ver alguém muito querido morrer de cancro, a definhar completamente sem poder fazer nada. Por isso, quando ela tiver, venha, mas que seja simpática e não me deixe a sofrer, e que faça com que o sofrimento dos meus familiares seja o menor possivel.

                                            Comentário


                                              #23
                                              "A morte não me assusta, o que me assusta é a forma de morrer"

                                              Comentário


                                                #24
                                                A mim a morte não me assusta, o que me assusta é a maneira como posso morrer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RSafrane Ver Post
                                                  "A morte não me assusta, o que me assusta é a forma de morrer"
                                                  Black Company - Filhos da Rua 98

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não me assusta nadinha, mas já agora deixem-me concretizar mais uns projectos e tal...não tem que ser já!

                                                    O sofrimento esse sim, custa-me imaginar como será a forma! Sou a favor do testamento vital sem dúvida alguma.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                      a morte não mim assusta, mas preocupa-me é quem cá fica.




                                                      até me podem enterrar de pé para acupar pouco espaço
                                                      Se eu morresse e tivesse esse material no teu avatar à espera, é que era pra já...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tal como disse o Pitest, não me assusta, agora a forma como irei morrer, isso sim, assusta-me um pouco.

                                                        No entanto, espero que ainda falte bastante, lá para os 60 e tal, 70 está bom. A partir daí começa a ficar mais curta a lista de coisas que posso fazer, e isso não me vai agradar.

                                                        Infelizmente é o fim de todos, um dia desaparecemos, portanto… Preocupa-me e assusta-me bem mais a morte de pessoas que me são queridas, do que propriamente a minha.

                                                        1º Vou deitado.
                                                        2º Provavelmente vou para o inferno, já pensaram na quantidade de gente interessante que deve haver por lá?
                                                        3º Não me preocupo se vão ou não falar de mim, se alguém vai ter saudades etc. Eu não estarei cá para me ralar com isso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          vem mesmo a calhar este tópico... Hoje tive uma aula de psicologia de voo em que falámos sobre os vários perfis psicológicos possiveis nos pilotos. Entretanto veio à conversa o que achávamos da morte, enquadrado numa situação de emergencia em voo... Ficaram todos escandalizados quando disse que se algum dia me acontecesse (peço a deus que nao) algo de muito grave la em cima, faria tudo para que o impacto fosse o mais rapido e menos doleroso possivel, género kamikaze lol... nao é a morte que me assusta, apenas o sofrimento. Por experiencias vividas, tenho quase a certeza que há muito mais para além desta vida...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não, e acho que deveria ser natural falar-se deste tema como da vida.

                                                            DEPOIS DO ADEUS - Vídeos Multimédia RTP

                                                            DEPOIS DO ADEUS - Vídeos Multimédia RTP

                                                            Assusta-me sim, o sofrimento.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X