Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O percurso académico de Sócrates...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O percurso académico de Sócrates...

    Pois deixo aqui um interessante Blog que já foi convertido em Livro...aconselho a leitura e histório de um dos Blogs mais conhecidos de Portugal...que fez nascer as sujeitas sobre o percurso académico do nosso primeiro ministro...
    Do Portugal Profundo

    #2
    Originalmente Colocado por pharmaton Ver Post
    Pois deixo aqui um interessante Blog que já foi convertido em Livro...aconselho a leitura e histório de um dos Blogs mais conhecidos de Portugal...que fez nascer as sujeitas sobre o percurso académico do nosso primeiro ministro...
    Do Portugal Profundo
    Epá, esta história outra vez não...vocês lá sabem o que é uma Ditadura!!! Parem de atirar areia para a cara das pessoas.

    Comentário


      #3
      Deixem lá isso pá, o homem é um Doutor. Perdão, um engenheiro que apenas não está inscrito na ordem.

      Uma coisa é certa, é inteligente e subiu na vida a pulso e à boleia. Enfim, negociatas?

      Comentário


        #4
        Eu até acho que o sócrates parece esconder muita coisa.
        E nem votei no PS.

        Mas de facto o lançamento deste "livro" é muito oportuno temporalmente!

        Comentário


          #5
          Caramba!

          Sempre escrevi Dossier em vez de Dossiê...


          Ah, o percurso académico de JS... O livro deve ser muito curtinho...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Iceman1 Ver Post
            Perdão, um engenheiro que apenas não está inscrito na ordem.
            Não é preciso estar inscrito na Ordem para ser Engenheiro...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por cuica Ver Post
              Não é preciso estar inscrito na Ordem para ser Engenheiro...
              Achas?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                Não é preciso estar inscrito na Ordem para ser Engenheiro...
                É é...

                Ele pode ser licenciado em Engenharia, mas Engenheiro só se estiver inscrito na ordem. E vai contra os estatutos da mesma usar o título sem que esteja inscrito.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  É é...

                  Ele pode ser licenciado em Engenharia, mas Engenheiro só se estiver inscrito na ordem. E vai contra os estatutos da mesma usar o título sem que esteja inscrito.
                  Exactamente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    É é...

                    Ele pode ser licenciado em Engenharia, mas Engenheiro só se estiver inscrito na ordem. E vai contra os estatutos da mesma usar o título sem que esteja inscrito.
                    Ou seja, proteger a galinha dos ovos de ouro deles, que é cobrar cotas anuais em troca de um título.

                    Nota:
                    O Tipo A tem uma licenciatura em Engenharia numa universidade pública (sou eu). Não paga quotas à Ordem dos Engenheiros, nem entregou nada a eles / participou no curso de ética.

                    O Tipo B também. O tipo B fez um cursozeco de seca sobre ética no edifício da Ordem, e teve de entregar um relatório de estágio que não tinha grandes critérios, podia meter lá um relato de futebol pelo meio que o que conta era a espessura do relatório. O tipo B paga prái 120 euros por ano(?) de quotas.

                    O tipo B é Engenheiro, o tipo A não. Pois qual é a diferença? Apenas que o tipo B paga quotas, pois a capacidade técnica é a mesma.

                    Para mim, o tipo A é Engenheiro sempre e quando quiser, pois o processo de "engenharização" na OE é uma TRETA! Quem acha que o tipo A não é engenheiro, apesar de ter uma licenciatura reconhecida pela OE, diz o mesmo só quer é rentabilizar o dinheiro de cotas gasto para receber uma revista inútil e um título valiosísssimo em Portugal.

                    Preto no branco.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                      Ou seja, proteger a galinha dos ovos de ouro deles, que é cobrar cotas anuais em troca de um título.

                      Nota:
                      O Tipo A tem uma licenciatura em Engenharia numa universidade pública (sou eu). Não paga quotas à Ordem dos Engenheiros, nem entregou nada a eles / participou no curso de ética.

                      O Tipo B também. O tipo B fez um cursozeco de seca sobre ética no edifício da Ordem, e teve de entregar um relatório de estágio que não tinha grandes critérios, podia meter lá um relato de futebol pelo meio que o que conta era a espessura do relatório. O tipo B paga prái 120 euros por ano(?) de quotas.

                      O tipo B é Engenheiro, o tipo A não. Pois qual é a diferença? Apenas que o tipo B paga quotas, pois a capacidade técnica é a mesma.

                      Para mim, o tipo A é Engenheiro sempre e quando quiser, pois o processo de "engenharização" na OE é uma TRETA! Quem acha que o tipo A não é engenheiro, apesar de ter uma licenciatura reconhecida pela OE, diz o mesmo só quer é rentabilizar o dinheiro de cotas gasto para receber uma revista inútil e um título valiosísssimo em Portugal.

                      Preto no branco.
                      Pois... Essas coisas são muito complicadas... Ordens disto e daquilo.

                      Mas as coisas funcionam assim. Por exemplo, existem universidades que, ao introduzir um curso de engenharia, têm de esperar pela homologação da Ordem dos Engenheiros, para que os alunos, no fim do curso, possam ter a opção de ser engenheiros, pagando as quotas da Ordem.

                      Por exemplo, conheço pessoas que tiraram um curso de engenharia informática, mas que não são engenheiros. São licenciados em engenharia informática, porque a Ordem ainda não reconheceu o curso que tiraram.

                      Mas também qual a diferença? Neste país, vejo licenciados a serem tratados por "sr. doutor", sem terem feito qualquer doutoramento. Basta ir a um cartório da função pública, e constatar isso mesmo. "Sr. Doutor", "Sra. Doutora"... Não há um zé, uma maria, um antónio... Só doutores.

                      Comentário


                        #12
                        O Sócrates deve mesmo ter incomodado muita gente... deviamos era ter por aqui um exemplo de democracia como na Madeira!

                        PS: um doutorado tem o título de "professor doutor"

                        Comentário


                          #13
                          Nota: há uma versão do livro "O Dossiê Sócrates", algures por aí, nos tubos da interweb, em PDF. Já o tenho, vai ser boa leitura de metro.

                          Comentário


                            #14
                            O tema é deveras pertinente, e já data de 2006 aqui no forum.

                            Existiram DOIS Tópicos, com dezenas de posts.


                            Um no formato antigo em 2006, bloqueado e que não passou para o formato novo.

                            Autohoje Online - Fórum - Onde está a verdade !? Habilitações de ...




                            E outro , INDEPENDENTE, mas que foi posteriormente fundido num outro tópico sobre o Estilo José Sócrates.

                            Onde está a verdade ? Embuste do Titulo? Habilitações de Sócrates ...


                            E é curioso que relendo alguns desses posts, encontram-se links ...


                            SOCIOCRACIA: Qual o Nível de Instrução de José Sócrates?



                            Mas nada como navegar por ai.





                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                              Ou seja, proteger a galinha dos ovos de ouro deles, que é cobrar cotas anuais em troca de um título.

                              Nota:
                              O Tipo A tem uma licenciatura em Engenharia numa universidade pública (sou eu). Não paga quotas à Ordem dos Engenheiros, nem entregou nada a eles / participou no curso de ética.

                              O Tipo B também. O tipo B fez um cursozeco de seca sobre ética no edifício da Ordem, e teve de entregar um relatório de estágio que não tinha grandes critérios, podia meter lá um relato de futebol pelo meio que o que conta era a espessura do relatório. O tipo B paga prái 120 euros por ano(?) de quotas.

                              O tipo B é Engenheiro, o tipo A não. Pois qual é a diferença? Apenas que o tipo B paga quotas, pois a capacidade técnica é a mesma.

                              Para mim, o tipo A é Engenheiro sempre e quando quiser, pois o processo de "engenharização" na OE é uma TRETA! Quem acha que o tipo A não é engenheiro, apesar de ter uma licenciatura reconhecida pela OE, diz o mesmo só quer é rentabilizar o dinheiro de cotas gasto para receber uma revista inútil e um título valiosísssimo em Portugal.

                              Preto no branco.
                              Tu tens razão. Mas o sistema funciona exactamente ao contrário do que dizes.

                              Tipo A: Tirou o curso numa universidade do estado reconhecida, foi aos cursos da ordem e entregou um relatório de estágio que efectuou numa empresa reconhecida. - É Engenheiro.

                              Tipo B: Tirou um curso numa universidade de vão de escada não reconhecida, não foi aos cursos da ordem, não estagiou em lado nenhum, nem nunca trabalhou. - É Engenheiro...

                              É disto que a ordem se quer proteger e quer ajudar a proteger os seus!

                              Agora o sistema de ingressão nas ordens profissionais é que deveria ser diferente. Acabavas o curso, fazias os cursos da ordem, entregavas o relatório e ficavas inscrito. Tinhas número e cartão da ordem!
                              Depois se querias aproveitar o resto das vantagens (ou não) que a ordem dá pagavas as cotas. Mas o teu lugar e o teu número de inscrição ninguém tirava!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por z0rg Ver Post
                                Pois... Essas coisas são muito complicadas... Ordens disto e daquilo.

                                Mas as coisas funcionam assim. Por exemplo, existem universidades que, ao introduzir um curso de engenharia, têm de esperar pela homologação da Ordem dos Engenheiros, para que os alunos, no fim do curso, possam ter a opção de ser engenheiros, pagando as quotas da Ordem.

                                Por exemplo, conheço pessoas que tiraram um curso de engenharia informática, mas que não são engenheiros. São licenciados em engenharia informática, porque a Ordem ainda não reconheceu o curso que tiraram.

                                Mas também qual a diferença? Neste país, vejo licenciados a serem tratados por "sr. doutor", sem terem feito qualquer doutoramento. Basta ir a um cartório da função pública, e constatar isso mesmo. "Sr. Doutor", "Sra. Doutora"... Não há um zé, uma maria, um antónio... Só doutores.
                                E precisas de ir a um cartório para constatares isso?
                                No meu Instituto Politécnico, onde também eram formados Licenciados em contabilidade e administração (vulgares contabilistas), quando se apanham com um papel a dizer que já terminaram a licenciatura também já gostam de ser tratados por Doutores....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  Tu tens razão. Mas o sistema funciona exactamente ao contrário do que dizes.

                                  Tipo A: Tirou o curso numa universidade do estado reconhecida, foi aos cursos da ordem e entregou um relatório de estágio que efectuou numa empresa reconhecida. - É Engenheiro.

                                  Tipo B: Tirou um curso numa universidade de vão de escada não reconhecida, não foi aos cursos da ordem, não estagiou em lado nenhum, nem nunca trabalhou. - É Engenheiro...

                                  É disto que a ordem se quer proteger e quer ajudar a proteger os seus!

                                  Agora o sistema de ingressão nas ordens profissionais é que deveria ser diferente. Acabavas o curso, fazias os cursos da ordem, entregavas o relatório e ficavas inscrito. Tinhas número e cartão da ordem!
                                  Depois se querias aproveitar o resto das vantagens (ou não) que a ordem dá pagavas as cotas. Mas o teu lugar e o teu número de inscrição ninguém tirava!
                                  Na mouche.

                                  Só não estou inscrito na OE por causa das cotas - é dinheiro deitado fora.

                                  A parte mais triste é que se nota que há dois grupos típicos de pessoas inscritas na Ordem dos Engenheiros:

                                  - Aqueles que não tem escolha, pois no exercício da sua profissão são obrigados a estarem inscritos, por exemplo, para assinar projectos
                                  - Aqueles que tiraram cursos de engenharia em privadas manhosas e que querem cimentar esse títulozinho conseguido à custa de muito dinheirinho, mesmo que não tenham competências para nada a não ser lamber botas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                                    E precisas de ir a um cartório para constatares isso?
                                    No meu Instituto Politécnico, onde também eram formados Licenciados em contabilidade e administração (vulgares contabilistas), quando se apanham com um papel a dizer que já terminaram a licenciatura também já gostam de ser tratados por Doutores....
                                    Faz como eu... quando alguém quiser ser tratado por Doutor, perguntas em que é que se doutorou. Já fiz isso uma vez, adorei ver a cara de confusão dessa pessoa.

                                    Nota: de momento estou a tirar doutoramento. Quando o tiver, não quero me chamem de Doutor nem Engenheiro por nada deste mundo. Tenho nomes e é para isso que servem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PortuguesAoVolante Ver Post
                                      Na mouche.

                                      Só não estou inscrito na OE por causa das cotas - é dinheiro deitado fora.

                                      A parte mais triste é que se nota que há dois grupos típicos de pessoas inscritas na Ordem dos Engenheiros:

                                      - Aqueles que não tem escolha, pois no exercício da sua profissão são obrigados a estarem inscritos, por exemplo, para assinar projectos
                                      - Aqueles que tiraram cursos de engenharia em privadas manhosas e que querem cimentar esse títulozinho conseguido à custa de muito dinheirinho, mesmo que não tenham competências para nada a não ser lamber botas.
                                      Eu não pago dos Eng, mas pago dos Arq. e o pior é que como sou trabalhador por conta própria nem as posso meter no IRS.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu acho que Ordem deveria fazer uma avaliação universal, abolindo o reconhecimento e acreditação do curso.
                                        Porque é que o tipo A que fez o curso numa universidade com um curso reconhecido pela Ordem, fica dispensado de fazer o exame e o mesmo tipo B que fez o curso noutra instituição com o curso homólogo não reconhecido, tem que pagar para fazer um exame, que lhe atribua o titulo de Engenheiro?

                                        Acho que o sistema de atribuição não é justo, visto que maus e bons diplomados saem tanto da universidade A como da B. Concordo que a Ordem avalie alguns cursos e daí os reconheça como referências de qualidade no ensino da engenharia, mas esta restrição não é de todo imparcial.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tal como o PortuguêsAoVolante também optei por não me inscrever na ordem (tenho uma "licenciatura em engenharia" acreditada) porque não vejo vantagem absolutamente nenhuma em o fazer, e sinceramente tenho pena dos desgraçados que são obrigados a estarem inscritos para poderem exercer a sua profissão, sendo que aqui inserem-se também arquitectos, médicos, etc...

                                          Eu pessoalmente não acredito muito nos benefícios do corporativismo.

                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                          Agora o sistema de ingressão nas ordens profissionais é que deveria ser diferente. Acabavas o curso, fazias os cursos da ordem, entregavas o relatório e ficavas inscrito. Tinhas número e cartão da ordem!
                                          Depois se querias aproveitar o resto das vantagens (ou não) que a ordem dá pagavas as cotas. Mas o teu lugar e o teu número de inscrição ninguém tirava!
                                          Na minha opinião os cursos da OE são uma absoluta perda de tempo, bem como os estágios com relatórios da treta.

                                          Quanto ao título, nunca o utilizei, não pretendo nunca utilizar e normalmente corrijo quem o utiliza. Só em ocasiões formais é que me abstenho de corrigir quem me trata por eng.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Thrasher Ver Post
                                            Eu acho que Ordem deveria fazer uma avaliação universal, abolindo o reconhecimento e acreditação do curso.
                                            Porque é que o tipo A que fez o curso numa universidade com um curso reconhecido pela Ordem, fica dispensado de fazer o exame e o mesmo tipo B que fez o curso noutra instituição com o curso homólogo não reconhecido, tem que pagar para fazer um exame, que lhe atribua o titulo de Engenheiro?

                                            Acho que o sistema de atribuição não é justo, visto que maus e bons diplomados saem tanto da universidade A como da B. Concordo que a Ordem avalie alguns cursos e daí os reconheça como referências de qualidade no ensino da engenharia, mas esta restrição não é de todo imparcial.
                                            Isso não...

                                            Senão qualquer universidade da tanga dava medicina, e arquitectura e engenharia etc etc...

                                            Os cursos são acreditados quando cumprem os mínimos necessários!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Há que derruba-lo de alguma forma...

                                              Muita gente, muito influente deve estar a espumar com o Socrates no poder...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                Tal como o PortuguêsAoVolante também optei por não me inscrever na ordem (tenho uma "licenciatura em engenharia" acreditada) porque não vejo vantagem absolutamente nenhuma em o fazer, e sinceramente tenho pena dos desgraçados que são obrigados a estarem inscritos para poderem exercer a sua profissão, sendo que aqui inserem-se também arquitectos, médicos, etc...

                                                Eu pessoalmente não acredito muito nos benefícios do corporativismo.



                                                Na minha opinião os cursos da OE são uma absoluta perda de tempo, bem como os estágios com relatórios da treta.

                                                Quanto ao título, nunca o utilizei, não pretendo nunca utilizar e normalmente corrijo quem o utiliza. Só em ocasiões formais é que me abstenho de corrigir quem me trata por eng.
                                                Não sei como é na ordem dos eng.

                                                Mas na ordem dos arquitectos é necessários fazer um estágio de 9 a 12 meses (novas regras, antes eram 12 meses mínimo) numa empresa ou atelier com background que tem de ser aceite pela ordem. E é necessário um relatório de estágio com os trabalhos feitos e com mais informações que depois é aprovado (ou não) pela ordem. E acredita que há os que não são... Pq foram estágios com pouco trabalho...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Não sei como é na ordem dos eng.

                                                  Mas na ordem dos arquitectos é necessários fazer um estágio de 9 a 12 meses (novas regras, antes eram 12 meses mínimo) numa empresa ou atelier com background que tem de ser aceite pela ordem. E é necessário um relatório de estágio com os trabalhos feitos e com mais informações que depois é aprovado (ou não) pela ordem. E acredita que há os que não são... Pq foram estágios com pouco trabalho...
                                                  Concordo, estão vidas dependentes do trabalho dos arquitectos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    É é...

                                                    Ele pode ser licenciado em Engenharia, mas Engenheiro só se estiver inscrito na ordem. E vai contra os estatutos da mesma usar o título sem que esteja inscrito.
                                                    Mas se uma pessoa não está inscrito na ordem os estatutos não se lhe aplicam, e portanto pode usar o titulo de Eng. sempre que lhe apetecer.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bond Ver Post
                                                      Concordo, estão vidas dependentes do trabalho dos arquitectos...
                                                      Não estão.

                                                      Mas como é uma profissão que tem interacção directa na vida de milhões de pessoas é normal que haja algum cuidado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                        Não estão.

                                                        Mas como é uma profissão que tem interacção directa na vida de milhões de pessoas é normal que haja algum cuidado.
                                                        Como não estão?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Deixem-no viver, já toda a gente sabe disso.

                                                          Se ele vale a pena, continua no poder, se não vale, sai de lá (independentemente de ser engenheiro ou não).

                                                          Com a proximidade das eleições vê-se cada tentativa para derrubar o homem...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                            Isso não...

                                                            Senão qualquer universidade da tanga dava medicina, e arquitectura e engenharia etc etc...

                                                            Os cursos são acreditados quando cumprem os mínimos necessários!
                                                            A minha ideia é que deveria haver uma avaliação universal e correcta a todos os diplomados em Engenharia, independentemente da instituição de ensino. Tal como acho que é feito nos EUA, todos os finalistas são avaliados e por sua vez, são livres de exercer a sua função como Engenheiros se corresponderem com os critérios da entidade regulamentadora. Seria mais justo e moral que todos fossem avaliados, com o intuito de atribuir o titulo de Engenheiro aos melhores.
                                                            Editado pela última vez por Thrasher; 09 September 2009, 12:26.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X