Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Línguas estrangeiras

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Línguas estrangeiras

    Ontem iniciei a aprendizagem da minha 3a língua estrangeira, o neerlandês.

    Fiquei surpreendido que a maior parte dos meus colegas fala fluentemente pelo menos 4 línguas.

    E vós? Quantas línguas falam fluentemente?

    Acham que vale sempre a pena aprender mais uma língua estrangeira?

    Será um desperdídio porque basta saber inglês e toca a andar?

    #2
    Eu pessoalmente não tenho jeito para as linguas, para mim o inglês já é uma grande dor de cabeça, sempre tive mais jeito para o numeros e não para as letras.

    Mas acho que seja importante saber sempre mais um pouco, porque nunca se sabe o dia de amanhã.

    Um factor que eu considero muito importante é quando se está num país estrangeiro aprender a lingua local, para podermos adaptar melhor.

    Comentário


      #3
      Tenho o inglês "e toca a andar".

      O francês tem melhorado muito, principalmente nos últimos tempos. No inicio não aproveitei muito bem.

      Agora vou retomar as aulas de francês e inscrevi-me numa turma de alemão, aqui é que não sei se irei conseguir aprender muito!

      Comentário


        #4
        Inglês - Sem grandes problemas - por vezes erro num "tense" qualquer mas nada de grave, falo em inglês todos os dias, de tal forma que já penso mais em inglês do que em português.

        Francês - Falo bem com algumas dificuldades na gramatica e escrevo sem grandes problemas.

        Castelhano - Bem (tive dois anos de castelhano na faculdade).

        Polaco - Ainda com muitas dificuldades na declinação e falta de algum vocabulário importante - é um idioma absolutamente complicado!

        Italiano - Estudei sozinho mas apenas o suficiente para entender e sobreviver. Consigo entendê-los bem.

        Tenciono a médio-prazo aprender alemão - considero um handycap grave não falar esse idioma.

        Um dia talvez aprenda chinês apenas por diversão.

        Comentário


          #5
          inglês bastante avançado, e dou uns toques no francês e espanhol - isto em termos de língua falada. em termos de leitura consegue-se desenrascar também o italiano e um pouco de alemão (ou línguas semelhantes). com uma análise contextual e de origem comum das palavras (na europa muitas das línguas têm bases comuns) consegue-se ir buscar algum significado em textos mesmo de línguas que não conhecemos.

          Comentário


            #6
            Sou fluente em inglês, escrito e falado.

            Espanhol leio perfeitamente e consigo comunicar em "Portinhol avançado".

            Francês só o básico.

            E sei pedir café, coca-cola e cerveja em alemão.

            Comentário


              #7
              Inglês estou bem à vontade.

              Francês sou muuuuito básico.

              E pronto...

              Gostava de dominar o Francês e saber qualquer coisa de Alemão.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                Sou fluente em inglês, escrito e falado.

                Espanhol leio perfeitamente e consigo comunicar em "Portinhol avançado".

                Francês só o básico.

                E sei pedir café, coca-cola e cerveja em alemão.
                Mais ou menos por aí, mas escreve-se qualquer coisa de espanhol e francês.

                Ando há uns tempos a aprender alemão no livemocha.

                No futuro gostaria de aprender algo exótico como arabe, russo ou chinês!

                Comentário


                  #9
                  Inglês fluente, francês assim assim (percebo melhor do que falo), espanhol idem mas um pouco melhor gramaticalmente, percebo italiano mas não falo, tive 3 anos de alemão no liceu mas já esqueci quase tudo e ainda não desisti de aprender mandarim.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                    Inglês fluente, francês assim assim (percebo melhor do que falo), espanhol idem mas um pouco melhor gramaticalmente, percebo italiano mas não falo, tive 3 anos de alemão no liceu mas já esqueci quase tudo e ainda não desisti de aprender mandarim.
                    Gostas de línguas estou a ver...

                    Comentário


                      #11
                      3 e meia mais um quarto de outra


                      Português, Inglês e Espanhol sou fluente (ok, ainda dou uns erros a escrever em Espanhol, mas raramente preciso de o fazer), francês só falo mas volta e meia dou uns pregos nos tempos verbais, por isso não se pode dizer que seja fluente.

                      Italiano arranho também de os ouvir a falar o dia inteiro aqui ao meu lado, sou capaz de pedir comida e falar do tempo e de futebol, etc, mas nada que vá além disso.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        Gostas de línguas estou a ver...
                        Adoro!

                        Comentário


                          #13
                          Curioso...

                          Apesar de me exprimir perfeitamente em lingua inglesa (oral e escrita) nunca digo ser fluente (se calhar deveria dizier) pois entendo que fluência num idioma implica saber tudo incluindo por exemplo; ferramentas, nomes de fauna e flora, partes do automóvel, vocabulário técnico...

                          Ora nesse campo ainda me falta algum vocabulário... claro que screwdriver, hammer ou oak, apple tree, eagle, seagull, boot and bonnet, windscreen ou turtle todos sabemos.

                          Afinal o que é preciso para ser fluente num idioma?

                          Comentário


                            #14
                            Inglês fluente, francês consigo ler e perceber uma conversa mas não me atrevo a falar.

                            Espanhol lido não há problema e também vou desenrascando a falar (temos clientes espanhóis que fingem que não entendem português ou inglês).

                            Japonês nível 2 (básico). Gostava de retomar o estudo desta, mas não tenho tempo.

                            Comentário


                              #15
                              Vem mesmo a calhar este tópico.... Tenho andado à procura de aulas de Árabe, sei que há em algumas universidades como a Nova por exemplo, mas paga-se ainda alguma coisa... Na mesquita de Lisboa disseram-me que era mais acessivel, ao sábado de manha, e nem chateiam muito a cabeça lá com as crenças deles... Vou lá daqui a pouco para obter mais infos. Se alguem souber alguma coisa na zona de Lisboa agradecia....

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                                Vem mesmo a calhar este tópico.... Tenho andado à procura de aulas de Árabe, sei que há em algumas universidades como a Nova por exemplo, mas paga-se ainda alguma coisa... Na mesquita de Lisboa disseram-me que era mais acessivel, ao sábado de manha, e nem chateiam muito a cabeça lá com as crenças deles... Vou lá daqui a pouco para obter mais infos. Se alguem souber alguma coisa na zona de Lisboa agradecia....
                                Salamalekum Fnoronha!

                                Comentário


                                  #17
                                  falo em inglês e português, espanhol misturado com algumas palavras de português, francês percebo mais do que falo, pois já esqueci os verbos quase todos, italiano percebo e tenho curiosidade em aprender mais, embora praticamente nao saiba frases longas e alemão tive 3 anos, mas só fiquei com a pronúncia e sei pedir um quarto duplo com casa de banho e pequeno-almoço.

                                  sei algumas palavras soltas (3 ou 4 palavras) de ucraniano, russo, zulu e árabe, swahili, holandês e croata.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                                    Vem mesmo a calhar este tópico.... Tenho andado à procura de aulas de Árabe, sei que há em algumas universidades como a Nova por exemplo, mas paga-se ainda alguma coisa... Na mesquita de Lisboa disseram-me que era mais acessivel, ao sábado de manha, e nem chateiam muito a cabeça lá com as crenças deles... Vou lá daqui a pouco para obter mais infos. Se alguem souber alguma coisa na zona de Lisboa agradecia....
                                    Já te estás a preparar para conseguir negociar com os piratas aéreos!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                      Curioso...

                                      Apesar de me exprimir perfeitamente em lingua inglesa (oral e escrita) nunca digo ser fluente (se calhar deveria dizier) pois entendo que fluência num idioma implica saber tudo incluindo por exemplo; ferramentas, nomes de fauna e flora, partes do automóvel, vocabulário técnico...

                                      Ora nesse campo ainda me falta algum vocabulário... claro que screwdriver, hammer ou oak, apple tree, eagle, seagull, boot and bonnet, windscreen ou turtle todos sabemos.

                                      Afinal o que é preciso para ser fluente num idioma?
                                      Tens aqui o Quadro Europeu comum de referência para as línguas.

                                      Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Wikipédia, a enciclopédia livre

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                        Tens aqui o Quadro Europeu comum de referência para as línguas.

                                        Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - Wikipédia, a enciclopédia livre
                                        Conheço e elaborei o meu CV nesses moldes, de acordo com esse quadro sou fluente em três idiomas mas será essa referencia fidedigna?

                                        Não será que a fluência num idioma é sabe-lo tal como a língua materna?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Alaikum As-Salaam

                                          MrsX, também tem essa vertente, visto serem pessoas com problemas do foro psicológico tento dar uma consula te psicologia em árabe ou coisa que o valha .

                                          Sempre foi uma cultura/lingua que me cativou e agora face ao mercado de trabalho no ramo, as oportunidades estão lá... se souber arranhar a lingua deles é capaz de ser também uma mais valia...

                                          Comentário


                                            #22
                                            ah, sei contar até 10 em cantonês, cortesia do meu tio que esteve uns quantos anos em macau. ele sabia cerca de mil caracteres, lá uma pessoa que seja nativa fala cerca de 5000!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Português e Frances falo desde sempre, aprendi a escrever primeiro em francês só depois em Português, mas tirei o curso de Direito em Português. Inglês tambem falo muito bem por vivi vários anos em países anglosaxonicos e ainda trabalho essencialmente em ingles.
                                              Italiano, tenho vindo a perder, mas cheguei a falar bem contudo escrito era miseravel.
                                              Em relação a Espanhol, tive 2 anos e consigo desenrascar mas nao falo o suficiente para relações profissionais "à seria" quero voltar a ver se lhe pego.
                                              Alemão, tive aulas e passei lá algumas grandes temporadas lá, mas tenho dificuldades para dizer uma unica frase

                                              Comentário


                                                #24
                                                Inglês sem problemas. Francês já me esqueci de quase tudo o que aprendi no básico. Sei contar até dez em alemão. Nos últimos anos tenho aprendido madeirense e açoreano, e até já me desenrasco bastante bem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                  Sou fluente em inglês, escrito e falado.

                                                  Espanhol leio perfeitamente e consigo comunicar em "Portinhol avançado".

                                                  Francês só o básico.

                                                  (...)
                                                  É mais ou menos isso, e vou começar agora o 3º ano de formação contínua em Russo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                                    Ontem iniciei a aprendizagem da minha 3a língua estrangeira, o neerlandês.

                                                    Fiquei surpreendido que a maior parte dos meus colegas fala fluentemente pelo menos 4 línguas.

                                                    E vós? Quantas línguas falam fluentemente?

                                                    Acham que vale sempre a pena aprender mais uma língua estrangeira?

                                                    Será um desperdídio porque basta saber inglês e toca a andar?
                                                    Olá Amigo!

                                                    Tudo bem convosco? Espero sinceramente que sim!

                                                    Respondendo ao tópico: Espanhol, Francês e Inglês fluente.

                                                    Alemão estudei um ano, mas esqueci quase tudo! Um dia ainda penso em retomar!

                                                    Dos anos que estudei Latim dá para compreender minimamente os Italianos e os Romenos!

                                                    Em tempos quis aprender a falar Búlgaro (culpa de uma Búlgara), mas como durou pouco tempo... esmoreceu também o meu interesse!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Primeiro de tudo, por vezes é melhor aprender o nosso português pois é cada calinada que sê vê por aí. Quanto a outras línguas, tenho um domínio bom no Inglês e um dia vou debruçar-me sobre o Alemão.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Para a semana vou comecar com o holandes e vai ser a minha 3a lingua

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Questão interessante.

                                                          Por ordem de "competência linguística":

                                                          1 - Alemão, nível nativo, por ter nascido na Alemanha e ter frequentado lá a escola, para além da Licenciatura e da Pós-Graduação na Língua de Goethe.
                                                          2 - Inglês fluente (sem usar a definição do Jorge Correia ), devido à Licenciatura também em Inglês (Ensino).
                                                          3 - Francês razoável, dá para manter uma conversação com um francês e entender ou fazer-me entender a 80%, em resultado de 5 anos de Francês no Secundário. Em termos de leitura, a taxa de entendimento passa talvez para uns 95%.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Inglês: Sem problemas falado e escrito;

                                                            Francês: É a língua que uso no dia-a-dia; falo bem, mas ainda não estou 100% na escrita;

                                                            Espanhol: ou melhor Portinhol fala-se;

                                                            Árabe: vou sabendo umas coisas, ou não tivesse de os aturar todos os dias

                                                            Gostava de me dedicar ao alemão e ao italiano, mas por agora é impossível

                                                            Engraçado, que a minha "língua estrangeira nativa" sempre foi o inglês, e desde que recomecei com o Francês, o inglês enferrujou e penso as minhas frases sempre em francês, e só depois em inglês

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X