Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fisco vai substituir cartas por e-mails

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fisco vai substituir cartas por e-mails

    Para quem não tiver e-mail, ou para quem nem sequer sabe utilizar a internet (o que representa ainda uma grande parte da população portuguesa) esta poderá ser uma notícia desagradável:

    A Direcção-Geral de Contribuições e Impostos vai avançar com a comunicação por via electrónica com os contribuintes, substituindo as cartas pelos e-mails.

    "A partir do dia 15 (terça-feira) vamos começar a desmaterializar o processo de envio de informação aos contribuintes", afirmou José Maria Pires, director da Gestão dos Créditos Tributários da DGCI/Ministério das Finanças, na conferência "A Utilização das Novas Tecnologias na Justiça Tributária", no Porto.

    Adiantou que este processo "terá de ter uma implementação progressiva", pois "é preciso alterar as mentalidades e os hábitos".

    Alterar e "moralizar" foi outra das ideias avançadas, por José Maria Pires, ao dizer que "o Estado é fraco a cobrar a generalidade dos impostos", compensando o elevado incumprimento com a carga fiscal sobre os combustíveis.

    Segundo aquele responsável, "Portugal tem de reduzir o incumprimento para poder competir com os espanhóis", frisando que "este ano, o valor da dívida acumulada, de três milhões de euros, é o menor desde 2002", mas "da receita fiscal potencial ainda há 9% que o Estado perde".

    José Maria Pires referiu ainda os bons resultados com a publicação da lista de devedores, porque "muita gente regulariza a dívida para não estar na lista".

    Ainda durante a conferência, anunciou que a Direcção-Geral de Contribuições e Impostos quer vender até ao fim do ano 75 mil automóveis penhorados em execução fiscal. Referiu que "os bens mais penhorados [por incumprimento fiscal] são automóveis, imóveis e contas bancárias.

    Fonte: Jornal de Notícias

    #2
    Quem não sabe usar a internet, e quem não tem sequer email não se registou nas declarações electrónicas e por consequencia o fisco que não tem o email deles terá que continuar a enviar a tradicional carta.
    Mas por exemplo as empresas que todas elas tem que mandar as declarações pelas declarações electrónicas, as empresas com donos assim tiveram de ser inscritas nas declarações electrónicas com o email do toc, e se o toc não for capaz de dar conta do recado estão muito mal.


    Declarações electrónicas lol já não há declarações electrónicas faz uma eternidade, agora é o portal das finanças

    Comentário


      #3
      Acho muito bem que quem se tenha registado com as finanças online receba informação por sms ou email, prefiro isso a uma carta, e até lhes sai mais barato.

      Agora devia sim existir a opção de continuar a receber as notificações por carta, é que conheço quem se tenha registado lá com um email criado apenas para o efeito e nunca o consulta ou consulta apenas na altura de entregar o IRS.

      Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
      (...)

      Declarações electrónicas lol já não há declarações electrónicas faz uma eternidade, agora é o portal das finanças
      Isso foi a maior barraca em termos de usabilidade, especialmente tendo em conta as faixas etárias que usavam o site. Não se mudam endereços do pé para a mão, e pior ainda foi estarem os dois a funcionar (mal) ao mesmo tempo. Felizmente já corrigiram isso.

      Agora que muita gente já tinha aprendido como funcionava o site das Declarações Electrónicas mudam para o Portal das Finanças.

      Comentário


        #4
        Acho que será uma boa medida até porque vai acelarar a comunicação entre o contribuinte e o fisco.
        É óbvio que quem não tem um email registado nas finanças vai continuar a receber a cartinha em casa.

        Em relação ao site também não concordei com a mudança ainda por cima na altura em que foi

        No entanto agora já me dou bem com aquilo (também uso-o no dia a dia) mas acredito que para quem vá usar aquilo pela primeira vez se torne muito confuso.

        Comentário


          #5
          Eu uso o site e já me mandam " recados" para o e-mail, esta semana já recebi o " recado " de NÃO SE ESQUEÇA DE PAGAR O I.U.C. DO SEU AUTOMÓVEL .

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
            Eu uso o site e já me mandam " recados" para o e-mail, esta semana já recebi o " recado " de NÃO SE ESQUEÇA DE PAGAR O I.U.C. DO SEU AUTOMÓVEL .
            Recebi esse... E foi muito útil porque se não tinha-me esquecido.

            Comentário


              #7
              Terá apenas de enfrentar o facto de mais de metade dos Portugueses não terem internet ou acesso a ela...


              Mas de resto, considero ser um passo na direcção correcta.

              Comentário


                #8
                O próximo passo da admnistração pública será o de acabar com as cartas de condução que irão ser substituídas por emails de condução.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                  O próximo passo da admnistração pública será o de acabar com as cartas de condução que irão ser substituídas por emails de condução.



                  Mordaz.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X