Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Indecisão - sonho antigo ou valor seguro? [Decisão tomada]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Indecisão - sonho antigo ou valor seguro? [Decisão tomada]

    Boa tarde.

    Nem sei como começar este tópico...

    Bem, como alguns sabem, vou-me candidatar agora à 2ª fase do acesso ao ensino superior.

    Irei colocar em primeira opção Engenharia Automóvel. A média do último colocado foi de 12.3, eu irei com 13 com as provas de ingresso de Matemática e FQ...as possibilidades de entrar são bastante razoáveis.

    No entanto, tenho uma pancada por um curso, a qual nunca partilhei com ninguém, nem os meus pais sabiam (até agora).

    Psicologia...alguns de vocês já devem estar a ler e a pensar "txii".
    Supostamente é um curso com taxa de empregabilidade má. É o único defeito (e bem grave). De resto é exactamente o que eu queria, e se seguisse seria em Coimbra, com mestrado integrado.

    Não vos vou perguntar qual escolhiam, porque é uma decisão pessoal e sei bem que Eng. Auto é muito mais seguro.

    Gostava era de ouvir de quem sabe se as coisas estão assim tão más para quem tirou este curso, se nem os melhores se safam...enfim, qualquer coisa que me dê algum alento.

    Já agora, o que é exactamente o mestrado integrado?

    Obrigado!

    #2
    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
    Psicologia...alguns de vocês já devem estar a ler e a pensar "txii".
    Vês como sabes!

    É mesmo isso! Txii...

    Comentário


      #3
      Psicologia sem dúvidas!

      ( sempre é menos um engenheiro no mercado de trabalho )

      Comentário


        #4
        Engenharia Automóvel é um valor seguro?

        Eu apostaria mais em Engenharia Mecânica que é menos especifico e pode te trazer mais oportunidades sejam elas relacionadas com o Mundo Automóvel ou não.

        Em Dezembro falei com um Engenheiro Automóvel e ele desaconselhou-me por completo a Engenharia Automóvel.


        Seja como for, Boa Sorte.

        Comentário


          #5
          É um valor seguro sim. Quanto mais não seja face a Psicologia.

          Tenho dois amigos meus em Eng. Auto e eles dizem-me muito bem do curso. É engraçado que até andam aqui no AHO.

          Obrigado.

          Comentário


            #6
            Um amigo meu tirou Engenharia Automóvel em Leiria (foi meu colega de secundário). Terminou no ano passado, e já está a trabalhar na Bosch Car Service em Águeda.

            Sei que ele gostou bastante do curso, e que o fez com algum à-vontade. No entanto, a ideia com que fico após algumas conversas com ele, é que é um curso que abrange muita coisa superficialmente, e pouca profundamente. Há alguma física, electrónica, mecânica, programação, mas penso que deveria ir mais ao fundo da questão.

            Eu em Eng. Electrotécnica apanho física, electromagnetismo, termodinâmica, e coisas do género com alguma profundidade, que não me parece existir em engenharia automóvel. Isto pode ser bom para quem quer fazer o curso rápido e sem grandes dores de cabeça, mas em termos de futuro, se formos trabalhar para uma área mais especifica dentro do ramo automóvel podemos cometer alguns erros e falhas, que não deveriam acontecer tendo em conta o titulo de “engenheiro”. Alias, o que noto nesse meu colega é uma aparente falta de conhecimento de algumas questões físicas, e mecânicas que na minha opinião ele deveria ter ainda mais aprofundado que eu. No entanto o defeito também pode ser dele!

            Quanto a psicologia, uma colega minha terminou este ano (também ex-colega de liceu), desde que entrou no curso, ficou com umas "boobies" de bradar aos céus portanto – tem cuidado.

            Comentário


              #7
              carregalhe vais te candaditar eng auto para onde? para Leiria?

              Comentário


                #8
                Sim, TR.

                Tubs, um dos atractivos de Psicologia é esse...

                Quanto a Eng. Auto, é natural que seja um curso menos aprofundado, uma vez que são "só" 3 anos e abrange várias áreas.

                Naturalmente, quem decidir seguir uma área mais específica terá de investir mais na sua própria formação!

                Btw, eu abri este tópico, mas...entretanto registei-me num fórum de Psicologia, dei uma vista de olhos, e foi o suficiente para esquecer a ideia de vez.

                Comentário


                  #9
                  Um Engenheiro Automóvel é mais ou menos um Mecânico Automóvel? O que é que aprende a mais?
                  Se assim fôr prefiro de longe Psicologia. Se fores um excelente aluno e te destacares no maranhal de psicólogos que se formam todos os anos não terás problemas em encontrar emprego.

                  Comentário


                    #10
                    a minha namorada esta a tirar o curso de psicologia no porto e pelo que observo psicologia nao é tao "facil" como parece, começando pelas neurociencias que fazem parte do curriculo

                    depois existem as estatisticas que para quem engenharia devem de ser canja se bem que seja mais focado na utilizaçao de um programa denominado SPSS

                    na minha opiniao, e havendo possibilidades para tal, tira o que mais te agradar agora. nada te impede de tirar o outro no futuro nem que seja apenas pelo gozo

                    alem disso sao 2 cursos distintos, em que num aplicas conhecimento adquirido na leitura, investigaçao e "experiencias" propostas nas aulas (psicologia neste caso) e outro em que utilizas o raciocinio nas matematicas, fisicas e afins

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
                      Engenharia Automóvel é um valor seguro?

                      Eu apostaria mais em Engenharia Mecânica que é menos especifico e pode te trazer mais oportunidades sejam elas relacionadas com o Mundo Automóvel ou não.

                      Em Dezembro falei com um Engenheiro Automóvel e ele desaconselhou-me por completo a Engenharia Automóvel.



                      Seja como for, Boa Sorte.
                      Razões??

                      Comentário


                        #12
                        Boas! Ainda pensei que te tivesses candidatado a Coimbra, e assim até falaria com mais conhecimento de causa, pois seríamos colegas de Departamento (sou de eng. mecânica).

                        Para responder à diferença entre os cursos, posso referir que aqui, engenharia automóvel abrange apenas a parte de mestrado, ou seja, fazes 2 anos comuns com engenharia mecânica, no mesmo departamento ou até num politécnico e depois candidatas-te ao mestrado. Em Leiria penso que seja diferente e que seja um mestrado integrado, tal como o que estou a acabar em engenharia mecânica...

                        Como tinhas perguntado, num mestrado integrado, acaba por ser semelhante a pré-bolonha, ou seja, fazes 5 anos em que não há disitnção entre 1º e 2º ciclo, podendo fazer cadeiras dos últimos anos sem ter feito as dos primeiros 3, e não tens que te candidatar ao mestrado depois de terminada a "licenciatura". Ninguém deixa o meu curso no fim dos 3 anos porque não dá um grau interessante... nem serás engenheiro.

                        Basicamente, no integrado tens um curso de 5 anos, ponto final.

                        Quanto ao psicologia, se achas que é o que gostas, informa-te melhor! A faculdade aqui em Coimbra é muito bem frequentada!

                        Comentário


                          #13
                          Eu escolhi psicologia, se soubesse o q sei hoje nao tinha ido para lá, depois no 4º ano em vez de seguir o sonho (psicologia clinica) escolhi a area q mais "saida" supostamente dá (organizacional), hoje arrependo-me pois sei q mais ano menos ano vou voltar para fazer clinica... Que sa lixe candidata.te ao sonho!

                          Mas com essa media de 13 entras em psicologia em Coimbra? Hum... tenho duvidas só se desceu mto a media (ha uns bons 7 anos q nao olho para isso das medias de entrada)

                          Comentário


                            #14
                            Se vais tirar o curso APENAS por gosto, segue a tua vontade. Se queres tirar um curso de que gostes ao mesmo tempo te dê algumas garantias de integração e sucesso no mercado de trabalho, então segue para Engenharia.
                            Desaconselho-te completamente Eng. Automóvel! Eu segui Eng. Mecânica - ramo de Transportes e gostei do curso e do que aprendi, mas NUNCA quis ir trabalhar para os automóveis. Esses prefiro tê-los na garagem!!!

                            (NOTA: tenho vamos colegas de curso a trabalhar na Técnica na Salvador Caetano, Seat, etc. É giro no princípio mas as oportunidades de progressão na carreira são diminutas, os horários e os salários não são bons...)

                            Segue Mecânica, na hora de ires trabalhar tens mais por onde te safar!

                            Comentário


                              #15
                              Este tipo de dilema é cada vez mais comum. A minha sugestão é:

                              • Segue um curso que te proporcione um emprego;
                              • Depois, quando já estiveres a trabalhar, tira o curso que realmente gostas como trabalhador estudante.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                Razões??
                                Falta de trabalho em Portugal.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
                                  Falta de trabalho em Portugal.
                                  Isso até nem é mau, é mais uma desculpa para sair do pais no final do curso

                                  Comentário


                                    #18
                                    Estou a 3 cadeiras de completar Engª Automóvel e faço parte do núcleo de estudantes, por isso acho que talvez te possa ajudar.

                                    Antes demais, se o gostas mesmo é Psicologia acho que é isso que devias seguir. Estar 3 ou 5 anos a viver longe da familia, a lidar diariamente com materias relacionadas com uma determinada àrea só se justificam, a meu ver, se gostares mesmo do que estás a aprender.

                                    Se ainda assim quiseres seguir o ramo da engenharia ponho-te uma questão: O que te fez pensar em Engª Mecânica?

                                    Se é por gostares de tudo o que é mecânico, e tens um certo talento para as engenhocas e gostas de perceber como funcionam as coisas (com muita matemática e física à mistura) então segue Eng. Mecânica. É um curso mais reputado (por ser mais antigo em PT), e apesar de saires com um leque de conhecimentos menos vasto, aprofundas mais o conhecimento em algumas àreas.

                                    Se a tua resposta foi imediatamente: "Porque gosto de carros/motos/camiões!", então segue Engª Automóvel. Continuas a levar com as matemáticas e físicas, mas tens muitas cadeiras práticas em que podes sujar as mãos e todo o curso é vocacionado para o mundo do automóvel. É verdade que não aprofundas tanto o conhecimento em algumas àreas, mas tens um leque muito mais alargado de conhecimentos, pois o curso engloba as àreas da mecânica, termodinâmica, fluídos, materiais, estruturas, química, programação, electrónica, gestão...

                                    Falta de trabalho em Portugal creio não existir, é claro que às vezes nem sempre se encontra trabalho na àrea que mais se gosta....mas é assim independentemente do curso que tires. O que há é muita gente a querer acabar o curso, sem ter qualquer experiência na àrea e começar logo como patrão.

                                    No meu caso pessoal, ao acabar os 3 anos da licenciatura espero ir tirar mestrado a Inglaterra, mas apenas porque a minha àrea de interesse é algo que não há cá: Motorsport Engineering. Em quase todas as outras saídas profissionais que o curso oferece não é necessário sair do país para se ter uma carreira de sucesso.

                                    É claro que nem tudo é positivo e o curso peca essencialmente pela falta de ambição dos responsáveis que não tem permitido maior conhecimento do curso no exterior da zona de influência, isto é, Leiria e zona centro. Os carros que temos disponíveis para mexer também já não são dos mais recentes, mas vão chegando para as encomendas.

                                    De resto, boa sorte para a decisão que vais ter de tomar e se por acaso vieres para Automóvel a gente depois vê-se!

                                    Um abraço

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eng. mecânica

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não quero Eng. Mecânica. Quero algo dentro do sector automóvel.

                                        Os meus pais fartam-se de gozar por saber as marcas quase todas de cor aos 4 anos e, dado este exemplo reles, dá para perceber que gosto também muito desta área.

                                        Pinkstar, a média de 13 é com as PI de Mat. e FQ, para me candidatar à dita engenharia. Para Psicologia, com PI de Português, fico com 15,1.

                                        PI= Provas de ingresso.

                                        Vou definitivamente colocar este curso em 1ª opção (EAU).

                                        Obrigado aos users que colocaram aqui posts sensatos e esclarecedores.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Em relação a Engenharia Auto não tenho opinião, mas em relação à Psicologia, e não querendo de forma alguma estar a desaconselhar-te algo que gostas, quero só dizer que tenho na família e no círculo de amigos pessoas formadas em Psicologia e que estão mais que arrependidas. Acabaram por ter de fazer coisas que pouco têm a ver com a sua formação profissional simplesmente porque as "saídas" profissionais são menos do que se julga quando se inicia o curso e é uma área onde não é fácil marcar uma posição.

                                          Depois claro, há os bem sucedidos, mas convém que tenhas presente que não será uma carreira fácil.

                                          Comentário


                                            #22
                                            como já está decidido, só me resta desejar boa sorte

                                            Comentário


                                              #23
                                              carregalhe é uma boa media, embora para psicologia em coimbra nao sei como está. Tambem tive o sonho de psi em coimbra, ia com 16, mas fiz contas á vida e fui para uma privada em Lisboa... Ia ser ela por ela... Claro q se fosse hoje era diferente, mas agora ja ta ja ta.

                                              Boa sorte, segue o sonho até ao fim!

                                              Comentário


                                                #24
                                                E pensar que há pessoal que opta por psicologia por, precisamente haver muita rapariga por lá. Verídico!

                                                Mas como não és desses e ainda bem, acho que fizeste a melhor escolha.

                                                Agora claro, boa sorte e decerto que serás colocado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já está feita a candidatura.

                                                  Em 1º, Eng. Auto. Depois Eng Mecânica, também em Leiria, com o intuito de uma potencial transferência, se não entrar na 1ª.

                                                  Depois Jornalismo na FL UC, Direito na FD UC, Novas Tecnologias da Comunicação na UA e, para encher chouriços, Ciências da Comunicação na UTAD.

                                                  Mais uma vez, obrigado pelos posts, ainda que as minhas ideias já estivessem praticamente delineadas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                    Já está feita a candidatura.

                                                    Em 1º, Eng. Auto. Depois Eng Mecânica, também em Leiria, com o intuito de uma potencial transferência, se não entrar na 1ª.

                                                    Depois Jornalismo na FL UC, Direito na FD UC, Novas Tecnologias da Comunicação na UA e, para encher chouriços, Ciências da Comunicação na UTAD.

                                                    Mais uma vez, obrigado pelos posts, ainda que as minhas ideias já estivessem praticamente delineadas.
                                                    Para encher chouriços, punhas automóvel e mecânica em Coimbra... depois visitavas as meninas de psicologia de vez em quando!

                                                    Mas se te estás a candidatar agora, via só na 2ª fase, certo? E há vagas?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Atenção que a nota de entrada do último classificado pode subir bastante.

                                                      Não te quero assustar, mas eu teria as minhas reservas quanto a entrar na 1ª opção. Boa sorte!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Em cursos que peçam PI de Matemática, duvido. O exame da 2ª fase foi mais complexo e as notas caíram, por exemplo.

                                                        Tenho de manter a esperança de entrar naquilo que quero, ainda que só esteja 7 décimas à frente do último colocado da 1ª fase.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por gsimoes Ver Post
                                                          Para encher chouriços, punhas automóvel e mecânica em Coimbra... depois visitavas as meninas de psicologia de vez em quando!

                                                          Mas se te estás a candidatar agora, via só na 2ª fase, certo? E há vagas?
                                                          Sim, só me candidatei na 2ª fase. E há vagas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por carregalhe
                                                            Já está feita a candidatura.

                                                            Em 1º, Eng. Auto. Depois Eng Mecânica, também em Leiria, com o intuito de uma potencial transferência, se não entrar na 1ª.

                                                            Depois Jornalismo na FL UC, Direito na FD UC, Novas Tecnologias da Comunicação na UA e, para encher chouriços, Ciências da Comunicação na UTAD.

                                                            Mais uma vez, obrigado pelos posts, ainda que as minhas ideias já estivessem praticamente delineadas.
                                                            Esta é a candidatura mais estranha que vi até hoje...
                                                            "Ah e tal, se não for Engenheiro Auto, quero ser jornalista!"

                                                            O que tu queres, sei eu...mas não tens grande sorte na UC, pá!
                                                            As jornalecas não se depilam e são muito dadas ao bate-chapa.

                                                            Boa sorte, e que os pistons estejam contigo!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X