Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Presidência e as escutas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Presidência e as escutas

    Não sei se já viram a notícia, mas caso não, aqui vai o suposto e-mail enviado sobre a questão das escutas:

    "De: Luciano Alvarez
    Enviado: quarta-feira, 23 de Abril de 2008 14:18
    Para: José Tolentino Nóbrega
    Assunto: Lê

    Caro Tolentino

    Vou fazer esta conversa por e-mail e não por telefone porque a situação é tão grave que é melhor não correr riscos de ser escutado. Como verás mais à frentenem os homens do Presidente da República arriscam a falar dela por telefone. Pode ser paranóia da parte deles, mas a verdade é que é melhor não correr riscos.

    Primeira advertência: lê este mail sentado.
    Secunda advertência: a história não vai ser fácil de fazer, mas se a conseguir-mos pode ser a bomba atómica.

    Vamos por partes

    1- Na noite de terça-feira o Fernando Lima, do PR, telefonou-me a dizer queprecisava de falar comigo hoje de manhã num local discreto. Encontramo-nos hoje às 9 h da manhã num café discreto na avenida de Roma e foi logo direito ao assunto, estava ali a falar comigo a pedido do presidente da república, que o assunto era grave e que tinha escolhido escolhido falar comigo porque me achava um jornalista séria (isto seria a dar-me graxa) e porque o acha a presidência da república que o PÚBLICO é o único jornal português que não está vendido ao poder.

    2- O assunto era o seguinte (estás sentado?): o presidente da república acha queo gabinete do primeiro-ministro o anda espiar e que a prova grande disso tinha sido dada na Madeira onde o primeiro-ministro tinha enviado um tipo que trabalha para o MAI só para espiar os passos do Presidente e dos homens do seu gabinete. (mesmo que seja mentira o que não passe de uma paranóia do PR estás a ver a gravidade do facto do o presidente pensar que o PM o anda a espiar). Está a ver como estarão as relações entre eles e a opinião que o PR tem do PM)

    3- Depois entregou-me um dossier sobre um Rui Paulo da Silva Figueiredo que é adjunto jurídico do PM, trabalha para o MAI, já passou pelos gabinetes de diversos ministro e, segundo o Fernando Lima, terá tentado entrar para o SIS mas chumbou.

    4- Este tal Rui Paulo acompanhou a visita do PR, não se sabe como e e segundo o Lima “procurou observar”, o mais por dentro possível, os passos da visita do Presidente e o modo de funcionamento interno do satff presidencial”. Ao satff do PR terá percebido isso bastante cedo e redobrou os cuidados.

    5- Estou a contactar-te porque esta história, que pode ser uma bomba ou não dar em nada, tem de começar pela Madeira com todo o cuidado e porque sei que posso contar com a tua discrição e habitual profissionalismo (isto não é graxa).

    6- O Lima garantiu-me que Esta tal Rui Paulo foi colocado na mesa dos assessores do PR no jantar oferecido pelo Representante da República no Palácio da São Lourenço e foi também convidado para o jantar que o Jardim ofereceu no último dia na Quinta da Velga. Isto é verdade e facilmente confirmável.

    7- O Lima sugere e eu acho bem duas perguntas para inicio do trabalho (até porque a eles também lhe interessa que isto começa na Madeira para não parecer que foi Belém que passou esta informação , mas sim alguém ligado ao Jardim)

    8- Perguntas sugeridas pelo Lima: Perguntar à dr. Helena Borges, chefe do gabinete do representante da república se o conhece e se é verdade que, no jantar oferecido pelo representante no Palácio de São Lourenço ele ficou na mesa dos assessores do PR (a gente já sabe que é verdade mas vamos fingir que não sabemos) e Porque ficou ele neste mesa sem antes ser dado conhecimento ao staff do PR. 2 Pergunta: Perguntar a Paulo pereira, responsável pela informação do gabinete do Jardim, em que qualidade o tal Rui Paulo foi convidado para o jantar que Jardim ofereceu no último dia na Quinta de Veiga.

    9- Agora digo eu: quem meteu este tipo na visita e em que comitiva é que ele entrou.

    10- Como já te disse isto tudo pode ser paranóia dos do PR e do Lima, mas, mesmo sendo paranóia, não deixe de ser grave que o PR pense isto e que ande a passar a informação ao PÚBLICO manifestando uma grande vontade de a história vir ao público (estás a ver a bronca). Acho também que se nós conseguirmos que houve um tipo do MAI e do gabinete do PM metido à sucapa na visita do PR já é um inicio da história.

    11- O Lima sugeriu-me que tratasse com ele (Lima) desta história por e-mail porque estão com medo das escutas.

    12- Esta história só é do conhecimento do PR, do Lima, minha, do Zé Manuel Fernandes (que me pediu para não a contar a ninguém por enquento, mas que eu tenho que ta contar para tu te pores em campo com o conhecimento total do que estamos a falar). Peço-te por isso toda a discrição.

    13- O Lima passou-me um dossier completo sobre este Rui Paulo.

    14- Eu estou de folga, vim só ao jornal tratar disto e vou para casa. Estou sem computador em casa (a minha mulher levou-mo para o trabalho). Quando acabares de ler o e-mail pudemos falar por telefone.

    Um abraço e vai-te a eles
    "

    fonte: O "e-mail" que denuncia as escutas (transcrição) - Portugal - DN

    Cumprimentos,

    #2
    A coisa mais fácil de falsificar à face da Terra:

    Um e-mail.


    (a menos que esteja assinado digitalmente com um certificado seguro, que não
    me parece ser o caso)

    Comentário


      #3
      Eu queria saber é qm anda a fazer o quê!

      E não entendo o PR. Isto comecou em Agosto, só vai resolver isto lá pró fim das eleições. Entretanto cozinha em lume brando.

      Tinha dito que andavam a tentar distrair os portugueses! Mas quem? O Governo ou os assessores dele?

      O Zé Socrates diz que o SIS não faz nada ilegal! Pois! Os SS servem pra fazer o quê pá????

      Comentário


        #4
        Não sei quem escreveu o e-mail, mas... «conseguir-mos»?!?!?!

        A avaliar pelo modo como escrevem os deputados do PS nos seus TWITTERs,
        parece-me óbvia a origem...

        Comentário


          #5
          Não tenho qualquer duvida que o PR está numa de queimar este governo. Basta ver como trata desta coisas... deixa andar, para sair toda a porcaria (maior parte mentira!)!

          Sinceramente este PR deixa muito a desejar!!!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
            Não sei quem escreveu o e-mail, mas... «conseguir-mos»?!?!?!

            A avaliar pelo modo como escrevem os deputados do PS nos seus TWITTERs,
            parece-me óbvia a origem...
            Há alturas em que o texto parece uma tradução vindo do google...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
              Não tenho qualquer duvida que o PR está numa de queimar este governo. Basta ver como trata desta coisas... deixa andar, para sair toda a porcaria (maior parte mentira!)!

              Sinceramente este PR deixa muito a desejar!!!
              E sabes porquê?


              Um abraço,

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
                E sabes porquê?


                Um abraço,
                Porque a Nelinha é a amante politica dele?

                Já deu para perceber que essa senhora não tem postura para PM... estão a tentar empurra-la para lá... mete nojo!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                  Não tenho qualquer duvida que o PR está numa de queimar este governo. Basta ver como trata desta coisas... deixa andar, para sair toda a porcaria (maior parte mentira!)!

                  Sinceramente este PR deixa muito a desejar!!!

                  Não o suporto qd vem com a conversa dos portuguesinhos, coitadinhos, tem de ser poupadinhos e ai jasus e ai minha nossa senhora que isto ta tudo mal e eu sou u santinho com esta vozinha, blá blá blá...

                  Parece o tio António Oliveira.

                  Lembro-me bem dos 10 anos dele, principalmente do último mandato, pra , agora, engolir a imagem de avozinho da nação.

                  Comentário


                    #10
                    O que eu sei é que estamos a assistir a uma guerra de informação e contra informação notável.

                    As máquinas do PS e PSD desdobram-se em manobras de bastidores para criar "casos" que lhes dêem vantagem nas eleições. É nestas alturas que se vê a razão para certos media terem determinados investidores

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                      Porque a Nelinha é a amante politica dele?

                      Já deu para perceber que essa senhora não tem postura para PM... estão a tentar empurra-la para lá... mete nojo!
                      Mais simples do que isso. Porque se clahar não vai a segundo mandato.

                      Um abraço,

                      Comentário


                        #12
                        Como o nuno156 disse, um email (não assinado digitalmente) é facílimo de forjar e neste caso nem sequer temos um email (com os respectivos cabeçalhos), temos apenas uma transcrição...

                        E depois o português utilizado... Se aquilo tivesse sido mesmo escrito por um dos assessores do PR encabeçava já uma manifestação para deposição da presidência da república.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por migueldefender Ver Post
                          Mais simples do que isso. Porque se clahar não vai a segundo mandato.

                          Um abraço,
                          Por mim não fica lá...

                          Votei nele, mas sinceramente deixou muito a desejar! Não é interventivo quando deve ser e arma-se em avô cantigas nos momentos mais inoportunos!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                            Como o nuno156 disse, um email (não assinado digitalmente) é facílimo de forjar e neste caso nem sequer temos um email (com os respectivos cabeçalhos), temos apenas uma transcrição...

                            E depois o português utilizado... Se aquilo tivesse sido mesmo escrito por um dos assessores do PR encabeçava já uma manifestação para deposição da presidência da república.
                            Supostamente foi por um gajo do publico...

                            Mas diga-se, se houvesse uma noticia daquelas acham que se mandava um mail? Se se mandou o gajo devia era ser despedido!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                              Supostamente foi por um gajo do publico...

                              Mas diga-se, se houvesse uma noticia daquelas acham que se mandava um mail? Se se mandou o gajo devia era ser despedido!
                              Tens razão, tinha lido os dois primeiros parágrafos e desistido de ler o resto. Já fui ler com mais atenção.

                              Assim sendo fico mais descansado. Um jornalista que assassina o Português a cada 3 palavras já me parece mais credível.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                Supostamente foi por um gajo do publico...

                                Mas diga-se, se houvesse uma noticia daquelas acham que se mandava um mail? Se se mandou o gajo devia era ser despedido!
                                Só três pessoas é que tinham conhecimento e acesso aquele email.

                                Acho muito improvável que sabendo isto, alguém seja nabo o suficiente para expor esta informação sem que seja logo descoberto.

                                Quanto ao resto, para quem poder e meios, é fácil por sob escuta uma rede informática.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                  Como o nuno156 disse, um email (não assinado digitalmente) é facílimo de forjar
                                  Não é bem assim...

                                  Jornalista X enviou mail usando servidor da empresa.

                                  Se enviou, poderá estar algures nos logs ou backups.

                                  Para isso sair cá para fora é pq certamente confirmaram esse pormenor.

                                  A partir daí, pode ter sido forjado por alguém dentro do Jornal alguém com acesso à conta do jornalista por exemplo... Mas acho improvável.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isto é cada conspiração tão fraquinha, tão fraquinha, que por ser tão simples e básica baralha-nos por completo.

                                    Do estilo:
                                    Vamos despedir a Manuela.

                                    Mas vao dizer que foi o PS

                                    Nao dizem , pq é mto obivo ser o PS a lixa la

                                    Entao despedimos e dizem que é contra guerrilha, e é o PSD a lixar o PS

                                    Não, nao ves que quem tem o poder é o PS! Ninguem acredita que nao é o Socas.

                                    Entao isto beneficia quem pa?

                                    Nós! (falta é saber quem é o nós )

                                    E achas que os PT acreditam nisto?

                                    Eles nem querem saber. Mandamos uma conspiracao à là Austin Powers a cada 15 dias, e eles desligam.

                                    Pois! ninguem aguenta isto durante mto tempo!

                                    Porreiro pá! Força, avança, estou contigo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                      Não é bem assim...

                                      Jornalista X enviou mail usando servidor da empresa.

                                      Se enviou, poderá estar algures nos logs ou backups.

                                      Para isso sair cá para fora é pq certamente confirmaram esse pormenor.

                                      A partir daí, pode ter sido forjado por alguém dentro do Jornal alguém com acesso à conta do jornalista por exemplo... Mas acho improvável.
                                      Forjar um e-mail é basico e não é preciso conta de ninguém.

                                      Quem souber ler, na net, manda um mail em nome do obama (Sim, falo do from no cabeçalho!)!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        Só três pessoas é que tinham conhecimento e acesso aquele email.
                                        A ser verdade, muito mais pessoas poderiam ter acesso àquele email. É um grupo restrito, mas não são só 3...


                                        Quanto ao resto, para quem poder e meios, é fácil por sob escuta uma rede informática.
                                        Não concordo. As escutas ficaram muito mais dificeis a partir da convergência IP.

                                        Para além da arquitectura distribuída e normalmente redundante das redes IP há a questão do débito que torna bastante difícil, e frequentemente inviável a análise de todo o tráfego de uma rede. Até para equipamentos de protecção de redes empresariais é muitas vezes necessário balancear o tráfego por vários equipamentos, quanto mais para ligações de muitas dezenas de Gb/s.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Só o timing destas notícias é repugnante. Faz lembrar o falecido Independente: guardavam as notícias anti-PSD para a altura das eleições.

                                          Outra coisa é que os jornalistas em causa já disseram que "pelo menos parte do e-mail" foi adulterado.

                                          Finalmente, o jornal em causa é conotado com que partidos políticos?!

                                          A partir daí... ou engolem os que vos querem vender ou pensem com clareza e distingam as patranhas das verdades.
                                          Editado pela última vez por PDCouto; 18 September 2009, 15:59.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                            Como o nuno156 disse, um email (não assinado digitalmente) é facílimo de forjar e neste caso nem sequer temos um email (com os respectivos cabeçalhos), temos apenas uma transcrição...
                                            Bota fácil nisso... basta um editor de texto manhoso, do mais rasco que houver.

                                            Um e-mail é texto simples. Cabeçalhos incluídos. Até se altera com o NOTEPAD,
                                            ou com o vi.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Oh pá... o que me ri com isto agora a ler melhor o suposto mail...


                                              1- Na noite de terça-feira o Fernando Lima, do PR, telefonou-me a dizer queprecisava de falar comigo hoje de manhã num local discreto. Encontramo-nos hoje às 9 h da manhã num café discreto na avenida de Roma e foi logo direito ao assunto, estava ali a falar comigo a pedido do presidente da república, que o assunto era grave e que tinha escolhido escolhido falar comigo porque me achava um jornalista séria (isto seria a dar-me graxa) e porque o acha a presidência da república que o PÚBLICO é o único jornal português que não está vendido ao poder.



                                              Devem pensar que isto é a Coreia do Norte!!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                A ser verdade, muito mais pessoas poderiam ter acesso àquele email. É um grupo restrito, mas não são só 3...



                                                Não concordo. As escutas ficaram muito mais dificeis a partir da convergência IP.

                                                Para além da arquitectura distribuída e normalmente redundante das redes IP há a questão do débito que torna bastante difícil, e frequentemente inviável a análise de todo o tráfego de uma rede. Até para equipamentos de protecção de redes empresariais é muitas vezes necessário balancear o tráfego por vários equipamentos, quanto mais para ligações de muitas dezenas de Gb/s.
                                                Depende da arquitectura das redes de origem, transporte, e destino; e
                                                também dos locais a que tens acesso para fazer a escuta do tráfego IP.

                                                Pode ser desde IMPOSSÍVEL até TRIVIAL fazer a escuta do tráfego IP.
                                                Depende das redes, do tráfego, e dos locais a que tens acesso.

                                                Mais não digo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                                                  Forjar um e-mail é basico e não é preciso conta de ninguém.

                                                  Quem souber ler, na net, manda um mail em nome do obama (Sim, falo do from no cabeçalho!)!
                                                  Forjar um cabeçalho de mail é fácil mas não é essa a questão.

                                                  Enviar um mail a partir dum servidor dum Jornal não será fácil certamente.
                                                  Para esse mail sair cá para fora é porque a fonte deve ser segura e provavelmente isso foi confirmado.

                                                  Simplificando:

                                                  1- Eu recebo um mail de X q trabalha na empresa Y
                                                  2- Desconfio q é falso
                                                  3- COntacto a empresa para eles verificarem nos logs se o servidor enviou aquele mail
                                                  4- Eles não confirmam
                                                  5- O mail é falso a 100%

                                                  6- Eles confirmam
                                                  7- O mail pode ser verdadeiro desde que o remetente não tenha sido hakeado ou alguém o tenha enviado por ele.

                                                  O que eu digo é que para isso sair cá para fora, a fonte deve estar confirmada pela entidade q enviou o mail.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                    Não é bem assim...

                                                    Jornalista X enviou mail usando servidor da empresa.

                                                    Se enviou, poderá estar algures nos logs ou backups.

                                                    Para isso sair cá para fora é pq certamente confirmaram esse pormenor.

                                                    A partir daí, pode ter sido forjado por alguém dentro do Jornal alguém com acesso à conta do jornalista por exemplo... Mas acho improvável.
                                                    Dentro da mesma empresa é mais complicado forjar sim, e se tiveres acesso aos logs do servidor inicial é uma prova bastante forte sim, ainda que mesmo assim seja possível forjar o emissor.

                                                    Se o email passou entre vários servidores as possibilidades de ser forjado aumentam exponencialmente.

                                                    Se nem sequer for validado por quem percebe do assunto, e validar um caminho percorrido por um email não é nada simples do ponto de vista burocrático/legal, mais simples se torna forjar tanto o conteúdo como emissor.

                                                    Só há 2 maneiras de validares o emissor de um email, e uma delas pode ainda assim ser forjada:
                                                    1 - Com assinatura digital do email
                                                    2 - Consultando os logs de todos os servidores snmp por onde o email passou até chegar ao destino. Neste caso se um dos servidores tiver sido comprometido (nem sempre trivial de garantir) a validação já não pode ser feita.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                      A ser verdade, muito mais pessoas poderiam ter acesso àquele email. É um grupo restrito, mas não são só 3...



                                                      Não concordo. As escutas ficaram muito mais dificeis a partir da convergência IP.

                                                      Para além da arquitectura distribuída e normalmente redundante das redes IP há a questão do débito que torna bastante difícil, e frequentemente inviável a análise de todo o tráfego de uma rede. Até para equipamentos de protecção de redes empresariais é muitas vezes necessário balancear o tráfego por vários equipamentos, quanto mais para ligações de muitas dezenas de Gb/s.
                                                      Segundo o director do Publico, só 3 pessoas tiveram acesso e conhecimento do email.
                                                      Editado pela última vez por Alpiger; 18 September 2009, 16:11.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                        Oh pá... o que me ri com isto agora a ler melhor o suposto mail...


                                                        1- Na noite de terça-feira o Fernando Lima, do PR, telefonou-me a dizer queprecisava de falar comigo hoje de manhã num local discreto. Encontramo-nos hoje às 9 h da manhã num café discreto na avenida de Roma e foi logo direito ao assunto, estava ali a falar comigo a pedido do presidente da república, que o assunto era grave e que tinha escolhido escolhido falar comigo porque me achava um jornalista séria (isto seria a dar-me graxa) e porque o acha a presidência da república que o PÚBLICO é o único jornal português que não está vendido ao poder.



                                                        Devem pensar que isto é a Coreia do Norte!!!!
                                                        Não me dei ao trabalho de ler o e-mail todo.
                                                        Primeiro porque, como sei até que ponto é fácil falsificar um e-mail, não lhe
                                                        dou nenhuma credibilidade.
                                                        Depois porque parei no «conseguir-mos»...

                                                        Mas, realmente, essa é tão FANTASIOSA, que o e-mail só pode ser inventado.
                                                        Inventado por um acéfalo com problemas de ortografia...

                                                        Olha outra:

                                                        «Quando acabares de ler o e-mail pudemos falar por telefone.»

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                          Forjar um cabeçalho de mail é fácil mas não é essa a questão.

                                                          Enviar um mail a partir dum servidor dum Jornal não será fácil certamente.
                                                          Para esse mail sair cá para fora é porque a fonte deve ser segura e provavelmente isso foi confirmado.

                                                          Simplificando:

                                                          1- Eu recebo um mail de X q trabalha na empresa Y
                                                          2- Desconfio q é falso
                                                          3- COntacto a empresa para eles verificarem nos logs se o servidor enviou aquele mail
                                                          4- Eles não confirmam
                                                          5- O mail é falso a 100%

                                                          6- Eles confirmam
                                                          7- O mail pode ser verdadeiro desde que o remetente não tenha sido hakeado ou alguém o tenha enviado por ele.

                                                          O que eu digo é que para isso sair cá para fora, a fonte deve estar confirmada pela entidade q enviou o mail.
                                                          Hihihihihihihih...

                                                          Umas dicas (quem sabe entende, quem não sabe... azar!):
                                                          - Spoofing!
                                                          - Quais logs?

                                                          Mais não digo...

                                                          Basicamente:
                                                          Só com assinatura digital, usando um certificado credível, é possível teres
                                                          alguma (não total) garantia de que o e-mail não é falso. Tudo o resto pode
                                                          ser facilmente (ou menos facilmente) adulterado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                            Depende da arquitectura das redes de origem, transporte, e destino; e
                                                            também dos locais a que tens acesso para fazer a escuta do tráfego IP.

                                                            Pode ser desde IMPOSSÍVEL até TRIVIAL fazer a escuta do tráfego IP.
                                                            Depende das redes, do tráfego, e dos locais a que tens acesso.

                                                            Mais não digo.
                                                            Não é segredo nenhum que os vários ISPs tem ligações redundantes de grande débito dos seus backbones as várias "linhas internacionais", bem como algumas ligações entre os backbones nacionais.

                                                            O que eu quis dizer é que não existe um único ponto de escuta de toda a rede, mesmo assumindo por exemplo que o SIS pretendia escutar as ligações (que não pode porque é proibido pela constituição) não o conseguia fazer de uma forma simples e trivial necessitaria de vários equipamentos poderosíssimos para conseguir escutar todo o tráfego. Não é o mesmo que pedir que se escute um telemóvel ou telefone fixo.

                                                            Uma das ferramentas mais "temidas" pelos vários serviços secretos internacionais é o skype.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X