Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mielograma - Alguém já fez?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde Mielograma - Alguém já fez?

    Boa noite a todos,

    Mais uma vez cá venho com as minhas duvidas do costume sobre problemas de saúde e médicos, não me consigo ver livre disto

    Alguém já fez um Mielograma? Vou ter que fazer um, estou um pouco assustado confesso, não é coisa que me agrade saber que vou ser espetado por uma agulha nos ossos mas pronto, ando a tentar pensar que não vai ser nada demais.

    Obrigado a todos pelas ajudas.

    Abraço

    #2
    Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
    Boa noite a todos,

    Mais uma vez cá venho com as minhas duvidas do costume sobre problemas de saúde e médicos, não me consigo ver livre disto

    Alguém já fez um Mielograma? Vou ter que fazer um, estou um pouco assustado confesso, não é coisa que me agrade saber que vou ser espetado por uma agulha nos ossos mas pronto, ando a tentar pensar que não vai ser nada demais.

    Obrigado a todos pelas ajudas.

    Abraço

    Nunca fiz nenhum


    « O mielograma é um dos exames para avaliação da medula óssea. Como a medula óssea está localizada anatomicamente no interior dos ossos, o mielograma é realizado através de uma punção óssea, seguida de aspiração, sendo realizada sob anestesia local (pode-se também usar sedação e/ou analgesia sistêmica). Os ossos mais abordados são o ilíaco, o esterno e a tíbia (este último em crianças). Outro exame que complementa a avaliação da medula óssea é a biópsia de medula (BMO), realizada através de técnica semelhante. Entretanto, a BMO é contra-indicada no esterno, sendo o local preferencial a crista ilíaca posterior, localizada na pelve. »


    Ou seja isto deve ser tipo punção lombar, daquelas que faziam muito no Dr House

    Comentário


      #3
      Viva,

      Mas o amigo tem a certeza de que é feito com a agulha?
      Fui chamado à pouco tempo, para repetir um exame de medula, havia possibilidade de compatibilidade com um doente. Também tinha a ideia da extração ser com a agulha, mas o médico explicou-me que no caso de haver compatibilidade a 100%, o método de transfusão é exatamente o mesmo utilizado na hemodialise, ou seja, é espetada uma agulha num braço, outra noutro braço e o sangue faz o percurso normal passando por uma máquina de purificação que consegue reter o excesso de medula. Não estou a dizer que o seu exame será desta forma, somente que, hoje existem novas técnicas.

      Comentário


        #4
        Roger, não sei nada sobre o assunto, mas não podia passar à frente sem deixar aqui uma palavra de força e os desejos de que tudo corra bem

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rosinha2000 Ver Post
          Nunca fiz nenhum


          « O mielograma é um dos exames para avaliação da medula óssea. Como a medula óssea está localizada anatomicamente no interior dos ossos, o mielograma é realizado através de uma punção óssea, seguida de aspiração, sendo realizada sob anestesia local (pode-se também usar sedação e/ou analgesia sistêmica). Os ossos mais abordados são o ilíaco, o esterno e a tíbia (este último em crianças). Outro exame que complementa a avaliação da medula óssea é a biópsia de medula (BMO), realizada através de técnica semelhante. Entretanto, a BMO é contra-indicada no esterno, sendo o local preferencial a crista ilíaca posterior, localizada na pelve. »


          Ou seja isto deve ser tipo punção lombar, daquelas que faziam muito no Dr House
          Originalmente Colocado por pinokio Ver Post
          Viva,

          Mas o amigo tem a certeza de que é feito com a agulha?
          Fui chamado à pouco tempo, para repetir um exame de medula, havia possibilidade de compatibilidade com um doente. Também tinha a ideia da extração ser com a agulha, mas o médico explicou-me que no caso de haver compatibilidade a 100%, o método de transfusão é exatamente o mesmo utilizado na hemodialise, ou seja, é espetada uma agulha num braço, outra noutro braço e o sangue faz o percurso normal passando por uma máquina de purificação que consegue reter o excesso de medula. Não estou a dizer que o seu exame será desta forma, somente que, hoje existem novas técnicas.

          Estão aqui a confundir algumas coisas, principalmente medula óssea com medula espinhal. A primeira encontra-se no interior dos ossos, especialmente fémur, úmero e ossos da bacia e é o local onde se formam o sangue. A medula espinhal é aquela que se encontra ao longo da coluna e é responsável por transmitir as informações do cérebro para os musculos, pele e vice-versa.

          Quanto ao mielograma, é um exame realizado à medula óssea e é realizado principalmente nos ossos ilíacos. É realizado sob anestesia local (não vou mentir), mas mesmo assim é capaz de doer um bocado. Há excepção da dor, em princípio não haverá nenhum problema.

          Em relação às punções lombares, estas são realizadas à medula espinhal e fazem-se por exemplo na suspeita de meningite.

          Espero ter ajudado.

          Comentário


            #6
            Por acaso nunca fiz tal exame e não conheço ninguem que o tenha feito.
            Isso pelo que parece é um exame ao tutano ou medula que no fundo é uma massa branca que tá dentro do ossos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
              Boa noite a todos,

              Mais uma vez cá venho com as minhas duvidas do costume sobre problemas de saúde e médicos, não me consigo ver livre disto

              Alguém já fez um Mielograma? Vou ter que fazer um, estou um pouco assustado confesso, não é coisa que me agrade saber que vou ser espetado por uma agulha nos ossos mas pronto, ando a tentar pensar que não vai ser nada demais.

              Obrigado a todos pelas ajudas.

              Abraço
              Sei o que é e já colaborei na execução de alguns.

              A agulha assusta mas o exame é feito com anestesia local.
              Por norma, quem faz o exame, a queixa que apresenta é uma «sensação estranha de aspiração" quando se aspira a medula óssea para a seringa.

              A picada tanto pode ser no esterno ( osso do peito) como na crista iliaca ( osso da «bacia» ).

              Mais dúvidas, estás à vontade.

              Já agora, onde vais fazer o exame?
              Se quiseres manda PM.

              Comentário


                #8
                Doi menos do que estás a pensar. A pele e o periósteo são anestesiados, a única coisa que sentes é a pressão em cima do esterno e o movimento tipo "saca-rolhas".

                A parte do exame que doi mais (mas é uma fracção de segundo) é a aspirar o conteúdo da medula óssea, pois esta contém terminações nervosas.

                Mas, em resumo, é mais o aparato que outra coisa.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado a todos pelas explicações e pelas palavras de força, realmente ando um pouco assustado com todos estes exames e com esta interminável maratona por médicos.

                  Espero que realmente seja mais fácil do que estou a pensar por tenho algum receio

                  Sansoni7 vou fazer o exame no lab. Fernando Teixeira.


                  Cumprimentos a todos e obrigado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rCrew Ver Post

                    Sansoni7 vou fazer o exame no lab. Fernando Teixeira.

                    Não conheço....mas sem streses.
                    Depois «conta-nos como foi»....

                    Entretanto, se quiseres falar do «percurso» que te levou até ao pedido do Mielograma...e se isso te pode ajudar ....dispõe.
                    Editado pela última vez por Sansoni7; 23 September 2009, 11:18.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                      Não conheço....mas sem streses.
                      Depois «conta-nos como foi»....

                      Entretanto, se quiseres falar do «percurso» que te levou até ao pedido do Mielograma...e se isso te pode ajudar ....dispõe.

                      Pelo que me disseram é o melhor sitio para fazer tal exame, que é feito por um tal de Dr. Cortez.

                      O pedido do meliograma passa por entre muitas outras coisas por uma Tiroidite de Hashimoto em conjunto com uns valores de hemoglobina alterados, uns niveis de ferro muito baixos mas com niveis de ferritina normais.

                      Isto não anda nada fácil, e já lá vai quase um ano e só neste ultimo mês é que se começou a caminhar para algo mais especifico, estou completamente farto disto tudo já.

                      Comentário


                        #12
                        Surgiu-me uma duvida, a anestesia que é supostamente local, vai me deixar sonolento ou impedido de conduzir?

                        Por acaso não perguntei quando marquei o exame, mas tambem não me disseram nada, se aqui ninguem souber ainda tenho tempo de ligar para lá.

                        O exame é só dia 20 de Outubro.

                        Comentário


                          #13
                          Espero que tudo corra da melhor maneira.

                          Comentário


                            #14
                            á partida, tratando-se de uma anestesia aplicada localmente não terá grandes efeitos sistémicos pelo que não ficarás sonolento e poderás desempenhar qualquer função normalmente, incluindo conduzir.

                            votos de que corra bem e rápidas melhoras.

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado pessoal

                              Espero que o efeito da anestesia não passe tão depressa, que me faça sentir a agulha e aquela treta toda

                              Eu tambem espero que corra tudo bem, a ver se duma vez por todas sei ao certo o que se passa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                Surgiu-me uma duvida, a anestesia que é supostamente local, vai me deixar sonolento ou impedido de conduzir?

                                Por acaso não perguntei quando marquei o exame, mas tambem não me disseram nada, se aqui ninguem souber ainda tenho tempo de ligar para lá.

                                O exame é só dia 20 de Outubro.
                                A anestesia é local...não dá sonolência mas, se o mielograma for efectuado na «crista ilíaca» pode deixar a perna «adormecida», por algum tempo.

                                Força...qté porque, pelo que dizes, já se começa a tirar algumas conclusões...
                                Editado pela última vez por Sansoni7; 24 September 2009, 09:37.

                                Comentário


                                  #17
                                  Amanhã lá vou eu...

                                  ...o nervosismo já se começa a sentir, espero que corra tudo bem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não penses nisso, não vale a pena sofrer antecipadamente. Depois, vais ver que passa num instante.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                      Amanhã lá vou eu...

                                      ...o nervosismo já se começa a sentir, espero que corra tudo bem.
                                      Força "ma man"!

                                      É normal estares nervoso ... eu então não saio do WC quando tenho de ir ao médico ...


                                      Abraço,
                                      McDriver

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                        Amanhã lá vou eu...

                                        ...o nervosismo já se começa a sentir, espero que corra tudo bem.
                                        Força!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado pessoal , pareço um puto de 6 anos com medo de ir ao dentista pela primeira vez, mas não consigo evitar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
                                            eu então não saio do WC quando tenho de ir ao médico ...
                                            É precisamente onde estou neste preciso momento, porque vou fazer um exame amanhã

                                            É uma colonoscopia e os dois litros de "endofalk" que mamei já estão... a sair

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              É precisamente onde estou neste preciso momento, porque vou fazer um exame amanhã

                                              É uma colonoscopia e os dois litros de "endofalk" que mamei já estão... a sair

                                              Ui boa sorte caro colega, só de pensar que me livrei de a fazer até me estou a sentir melhor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boa sorte para os dois que vão fazer os exames amanhã! Força!

                                                Já agora, se não for indiscrição, qual o motivo para ires fazer o mielograma?

                                                Cumprimentos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                                  Boa sorte para os dois que vão fazer os exames amanhã! Força!

                                                  Já agora, se não for indiscrição, qual o motivo para ires fazer o mielograma?

                                                  Cumprimentos

                                                  Existem uns problemas com uns valores de umas analises ao sangue, isto já não vem de agora, mas só agora se começa a descobrir o que se passa ( acho eu ) e há também uns problemas de tiróide para os quais já estou a ser medicado.

                                                  Vamos ver se com este exame se descobre o que se passa no sangue e qual é o problema.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tu arranja coisa melhor que andares a fazer do que sempre a correr para o médico!!!



                                                    Agora a sério: vai tudo correr bem, e como dizias ao fim de tanto tempo começam a ver a luz no fundo do tunel.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                                      Existem uns problemas com uns valores de umas analises ao sangue, isto já não vem de agora, mas só agora se começa a descobrir o que se passa ( acho eu ) e há também uns problemas de tiróide para os quais já estou a ser medicado.

                                                      Vamos ver se com este exame se descobre o que se passa no sangue e qual é o problema.
                                                      Ah, ok.
                                                      Desejo então que tudo corra da melhor maneira e que se consiga fazer o diagnóstico correcto e respectivo tratamento.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                                        Tu arranja coisa melhor que andares a fazer do que sempre a correr para o médico!!!

                                                        Agora a sério: vai tudo correr bem, e como dizias ao fim de tanto tempo começam a ver a luz no fundo do tunel.

                                                        Podes crer com tão poucos quilómetros e passo os dias na oficina, acho que nem cheguei a fazer a rodagem

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                                          Ah, ok.
                                                          Desejo então que tudo corra da melhor maneira e que se consiga fazer o diagnóstico correcto e respectivo tratamento.

                                                          Muito obrigado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rCrew Ver Post
                                                            Podes crer com tão poucos quilómetros e passo os dias na oficina, acho que nem cheguei a fazer a rodagem
                                                            Qual quê!!! Estás é a precisar de uma reprogramação completa!!! E depois colas um papelito nas costas a dizer: Em Rodagem!!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X