Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Greve no Metro de Lisboa (Proxima: 18-Junho)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Greve no Metro de Lisboa (Proxima: 18-Junho)

    Lisboa: Metro em greve a 27 e 29 Junho e 21 e 26 Setembro

    O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA) anunciou hoje para Junho e Setembro a realização de greves de dois dias em protesto pela ameaça de caducidade do Acordo de Empresa (AE).

    Em declarações à Agência Lusa, o dirigente do SITRA Sérgio Monte explicou que a marcação das greves surgiu após uma reunião dos sindicatos representativos de todas as categorias de trabalhadores do Metropolitano onde foi analisado o impasse nas negociações do AE.

    Segundo o dirigente sindical, os trabalhadores estão contra a ameaça de caducidade do AE, que está em vigor até 2007, e pretendem que o mesmo seja alargado até 2011, considerando que neste momento a empresa Metropolitano de Lisboa está a ser «altamente intransigente» nesta matéria.

    O dirigente do SITRA explicou que, perante a caducidade do AE, que tem mais de 30 anos e determina os vínculos laborais dos trabalhadores, os funcionários do Metro passariam para o regime de contrato individual, ao abrigo do Código do Trabalho, transitando apenas a categoria profissional, a remuneração auferida e o horário de trabalho, perdendo, por isso, direitos e regalias adquiridos.

    Sérgio Monte considera que caso esta situação se venha a concretizar se abre um vazio sobre quais os direitos que transitam e como serão feitas as negociações para aumentos salariais.

    As greves estão marcadas para os dias 27 e 29 de Junho e para 21 e 26 de Setembro durante o período da manhã das 06:30 às 10:30, segundo o dirigente sindical para não prejudicar muito os utentes e para haver durante as greves a possibilidade de novas negociações, Sérgio Monte salientou, no entanto, que a vontade dos trabalhadores era passar para formas de luta mais duras.

    No plenário de trabalhadores estiveram dirigentes do Sindicato dos Transportes de Tracção do Metropolitano (STTM), Sindicato dos Electrecistas e Manutenção do Metropolitano (SINDEM), Federação dos Trabalhadores de Escritório (FETESE) e a Federação dos Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos (FESTRU), para além da SITRA.

    Diário Digital / Lusa

    [8][8][8]

    Como se a qualidade do serviço fosse boa...

    #2
    olha, que engraçado, procurei pela net e nao achei nada, e aqui no foum a pesquisar pelo tópico da reprografia em Lisboa, e achei isto.


    Obrigado pela dica.

    btw, nao acho o serviço do metro mau.

    Comentário


      #3
      citação:As greves estão marcadas para os dias 27 e 29 de Junho e para 21 e 26 de Setembro durante o período da manhã das 06:30 às 10:30, segundo o dirigente sindical para não prejudicar muito os utentes
      :D :D :D



      Pq é que eles não fazem greve a venda de bilhetes?

      Pq é que os sindicatos não fizeram greves quando se estava para aprovar o Código do Trabalho?

      Ah é verdade fizeram, mas só a fp [u]os tipos que não querem fazer nada</u> participaram, pq a malta das empresas privadas achou que bastava a fp para lhes garantir os direitos.

      Agora, fazer greve (por estes motivos) é chover no molhado e prejudica o país.



      Comentário


        #4
        Eu tambem acho o serviço do metro bom.

        Hoje tive de fazer parque das nações -&gt; hospital egas moniz de autocarro e digo-vos é uma
        esperiencia a não repetir...

        Fui no 28 até ao cais do sodré, aquilo é como andar de moto 4, ao fazer as curvas temos de nos
        deitar po lado contrario, acelarações e travagens bruscas são o prato do dia...

        Resumindo uma antentica m**** no cais do sodré apanhei o 14 e esse sempre foi um pouquito com mais calma.

        Só de pensar que quinta feira á mais do mesmo...

        Comentário


          #5
          eu saí 15min mais cedo e cheguei à hora habitual.

          bastou-me apanhar o autocarro no sitio certo [8D]

          mas eu tive sorte... o mesmo não devem ter tido as pessoas (milhares) que estavam em sete-rios para apanhar os alternativos...[xx(][xx(][xx(][xx(]

          Comentário


            #6
            raramente ando de metro. apesar de o ter a porta de casa a estação mais proxima do trabalho fica +/- a 1km, por isso n compensa andar de metro, mas qd ha estas tretas de greve, o caminho casa-trabalho que demoro 5 a 10 min conforme os semafores hoje demorei 30min/35min[xx(]...

            Tb acho q o serviço de metro é bom, melhor que o da carris...



            Comentário


              #7
              Não uso metro e como os autocarros tavam cheios, vim a pé desde o Alvalade XXI até Entrecampos.

              Até faz bem à saúde e tudo!

              Comentário


                #8
                Vou sempre de Metro mas hoje tive mesmo de mudar para o BUS. Até nem correu nada mal, apenas demorei mais 15 min que o normal mas apartir de certa altura o condutor deixou de parar nas paragens mais concorridas. Só em Entrecampos ficaram centenas a verem-me passar [8D]

                Comentário


                  #9
                  As filas eram gigantescas. Eu optei por fazer a minha greve aos transportes e ir a pé :D Do cais do Sodré a São Sebastião não é assim muito.. [8)]:D

                  Comentário


                    #10
                    Greve no Metro de Lisboa paralisou toda a rede e gerou alguma confusão
                    27.06.2006 - 11h17



                    A primeira greve do Metropolitano de Lisboa dos últimos dez anos paralisou hoje toda a rede e provocou alguma confusão junto às estações de maior movimento, como Sete Rios e Cais do Sodré. A circulação só foi restabelecida depois das 11h00, quando as condições de segurança da rede forem verificadas, explicou à Lusa Sérgio Monte, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (Sitra), afecto à UGT.

                    Segundo o sindicalista, a paralisação de hoje registou uma adesão total, obrigando ao encerramento de todas as estações do Metro. A Lusa tentou contactar o porta-voz da empresa, mas não conseguiu obter qualquer resposta até ao momento.

                    Apesar de não terem sido surpreendidos pela greve, os utentes mostraram-se críticos quanto aos transportes alternativos disponibilizados pela empresa, salientando a falta de informação sobre o destino e as estações dos alternativos.

                    O motorista de um dos autocarros alternativos queixou-se à Lusa da falta de informação sobre os percursos e paragens a efectuar, adiantando que não lhe foi entregue qualquer mapa.

                    A Lusa constatou ainda que há autocarros que não estão a parar em estações como a do Colégio Militar, obrigando os utentes a seguir em paragens posteriores, neste caso a Pontinha.

                    Cerca das 08h30, centenas de pessoas aglomeravam-se no largo do Cais do Sodré, onde se encontravam também dezenas de autocarros alternativos e da Carris, táxis e muitos automóveis particulares. As primeiras buzinadelas começaram a ouvir-se cerca das 08h15 no Cais do Sodré por as faixas de circulação estarem obstruídas por pessoas que esperavam em fila pelos transportes alternativos.

                    Alguma confusão também reinava junto à estação de Sete Rios, com os utentes baralhados com a localização das paragens dos transportes alternativos. "Para onde é que eu vou" e "Onde estão as paragens" eram as perguntas que mais se ouviam entre os utentes que saíam da estação da CP de Sete Rios provenientes das linhas de Sintra e da Azambuja.

                    As perguntas obtinham resposta dos vários agentes da PSP que estavam no local a informar os utentes sobre os transportes que deviam apanhar.

                    Nos autocarros disponibilizados pela empresa aos utentes são aceites todos os títulos de transporte válidos no Metropolitano de Lisboa, cuja rede tem 44 estações distribuídas por quatro linhas com uma extensão total de 37 quilómetros, transporta diariamente meio milhão de pessoas.

                    Os trabalhadores fizeram greve hoje e repetem-na quinta-feira, entre as 06h30 e as 10h30, para exigir que o Acordo de Empresa em vigor até 2007 seja prolongado até 2011.

                    Diariamente, o Metropolitano é utilizado por meio milhão de pessoas, o equivalente à população do concelho de Lisboa.

                    O Metropolitano de Lisboa tem cerca de 1.600 trabalhadores e, segundo o sindicalista, está em causa a perda de direitos relacionados com o sistema de saúde, subsídios e complementos de reforma.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Jfamendes

                      As filas eram gigantescas. Eu optei por fazer a minha greve aos transportes e ir a pé :D Do cais do Sodré a São Sebastião não é assim muito.. [8)]:D
                      Não é muito? Ganda desportistas
                      Ainda à pouco aumentaram o preço dos bilhetes e já andam em greve [8]

                      Hoje apanhei foi com uma greve de enfermagem [8]

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Suarez

                        citação:Originalmente colocada por Jfamendes

                        As filas eram gigantescas. Eu optei por fazer a minha greve aos transportes e ir a pé :D Do cais do Sodré a São Sebastião não é assim muito.. [8)]:D
                        Não é muito? Ganda desportistas
                        Ainda à pouco aumentaram o preço dos bilhetes e já andam em greve [8]

                        (..)
                        Eles estão em greve, mas apenas para manter o Acordo que têm com a empresa, ou então, negociar um novo acordo, como aconteceu sempre nas decadas passadas, nem estão a pedir aumentos salariais.

                        Comentário


                          #13
                          [8][8][8] Não me falem em aumentos...

                          A FERTAGUS ainda há pouco tempo aumentou quase 4€ os passes e este mês de Julho os passes já vão sofrer novos aumentos... [8][8][8]

                          Comentário


                            #14
                            mas os aumentos n sao da fertagus. eles deixaram expliciros q os aumentos sao da carris, metropolitano e tst! (ta afixado) e pagp 60 euros de passe!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por MrAnderson

                              citação:Originalmente colocada por Suarez

                              citação:Originalmente colocada por Jfamendes

                              As filas eram gigantescas. Eu optei por fazer a minha greve aos transportes e ir a pé :D Do cais do Sodré a São Sebastião não é assim muito.. [8)]:D
                              Não é muito? Ganda desportistas
                              Ainda à pouco aumentaram o preço dos bilhetes e já andam em greve [8]

                              (..)
                              Eles estão em greve, mas apenas para manter o Acordo que têm com a empresa, ou então, negociar um novo acordo, como aconteceu sempre nas decadas passadas, nem estão a pedir aumentos salariais.
                              A questão é que o medo pelos vistos é de perder direitos e regalias adquiridos com a caducação do acordo, o que acontece é que ao fazerem greve podem automaticamente perder esses direitos e regalias, se não os perderam é por boa vontade da entidade empregadora.

                              Comentário


                                #16
                                Alguns aqui até podem não acreditar:D:D mas.....
                                Não tenho nada contra estas greves, cada um sabe de si, excepto isto:

                                As greves estão marcadas para os dias 27 e 29 de Junho e para 21 e 26 de Setembro durante o [u]período da manhã das 06:30 às 10:30, segundo o dirigente sindical para não prejudicar muito os utentes </u>e para haver durante as greves a possibilidade de novas negociações, Sérgio Monte salientou, no entanto, que a vontade dos trabalhadores era passar para formas de luta mais duras.

                                Greves parciais são uma vergonha e deviam ser proibidas.
                                Querem fazer GREVES façam-nas o dia INTEIRO.

                                E ainda têm a real lata de dizer que estão a pensar nos utentes[xx(][xx(].

                                VERGONHA[8)].

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por J.R.

                                  Alguns aqui até podem não acreditar:D:D mas.....
                                  Não tenho nada contra estas greves, cada um sabe de si, excepto isto:

                                  As greves estão marcadas para os dias 27 e 29 de Junho e para 21 e 26 de Setembro durante o [u]período da manhã das 06:30 às 10:30, segundo o dirigente sindical para não prejudicar muito os utentes </u>e para haver durante as greves a possibilidade de novas negociações, Sérgio Monte salientou, no entanto, que a vontade dos trabalhadores era passar para formas de luta mais duras.

                                  Greves parciais são uma vergonha e deviam ser proibidas.
                                  Querem fazer GREVES façam-nas o dia INTEIRO.

                                  E ainda têm a real lata de dizer que estão a pensar nos utentes[xx(][xx(].

                                  VERGONHA[8)].
                                  [8)][8)] Eles não disseram isso [8)][8)] Isso é mesmo a gozar com os pobres desgraçados (tipo eu) que têm de andar de metro :D:D:D O que vale é que me dá para rir.. [8)]

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que eu acho piada, falam todos em greve e que os privados são uns "pussys" porque não fazem greve, e os FP são os maiores...

                                    Se eu fizer greve ninguém me paga... Se eu tivesse trabalhadores a fazer greve não lhes pagava o dia e muito provavelmente arranjava alguem para fazer o trabalho por eles... :D É um bocado do tipo, não querem, há quem queira!

                                    Mas como o tuga não é muito produtivo a greve nem fez mal a ninguém, chegar cedo ou tarde ao trabalho é igual, a maioria não faz nenhum... :D

                                    Comentário


                                      #19
                                      Hum.. estranho, não foi a uma segunda nem a uma sexta... porque sera? :D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Das 6:30 às 10:30 não prejudicam os utentes, prejudicam toda a gente. Bastou ver o trânsito hoje de manhã. [8]

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por eduardomaio
                                          Se eu tivesse trabalhadores a fazer greve não lhes pagava o dia e muito provavelmente arranjava alguem para fazer o trabalho por eles... :D É um bocado do tipo, não querem, há quem queira!
                                          Um pensamento típico de um país 3º mundista.

                                          Na India e na China é assim que funciona. É isso que queres?

                                          Comentário


                                            #22
                                            E hoje lá se cumpriu o ultimo dia destas greves agendadas.

                                            Muitos transtornos para os utentes, mas uma vez mais me parece que a posição do patronato será de surdez.

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por J.R.

                                              Alguns aqui até podem não acreditar:D:D mas.....
                                              Não tenho nada contra estas greves, cada um sabe de si, excepto isto:

                                              As greves estão marcadas para os dias 27 e 29 de Junho e para 21 e 26 de Setembro durante o [u]período da manhã das 06:30 às 10:30, segundo o dirigente sindical para não prejudicar muito os utentes </u>e para haver durante as greves a possibilidade de novas negociações, Sérgio Monte salientou, no entanto, que a vontade dos trabalhadores era passar para formas de luta mais duras.

                                              Greves parciais são uma vergonha e deviam ser proibidas.
                                              Querem fazer GREVES façam-nas o dia INTEIRO.

                                              E ainda têm a real lata de dizer que estão a pensar nos utentes[xx(][xx(].

                                              VERGONHA[8)].
                                              é uma vergonha realmente e essa (de não prejudicar os utentes) nem tinha reparado[8]

                                              Sou completamente contra estas "greves" de transportes porque isto em nada corresponde aos objectivos de uma greve.
                                              A greve nos transportes só serve para prejudicar e roubar dinheiro á quem já tem o passe e servir os interesses da entidade patronal que não paga salarios não gasta combustivel/energia nem tem desgaste de material.
                                              Sabe bem á carris , tst , transtejo umas 2 ou 3 greves por mês...[8]
                                              é milhoes de euros que a gerencia mete ao bolso...extra!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nova greve no Metro de Lisboa

                                                Paralisação marcada para a manhã desta terça-feira



                                                O Metro de Lisboa deverá parar terça-feira de manhã, pela quinta vez este ano, com os trabalhadores a exigirem o prolongamento do Acordo de Empresa e a companhia a assegurar transporte alternativo em autocarros.


                                                A greve nas composições decorre entre as 06h30 e as 11h30, enquanto o sector da manutenção, que abrange os piquetes, paralisa entre as 07h00 e as 12h00, especificou hoje Diamantino Lopes, dirigente da Federação dos Sindicatos dos Transportes Rodoviários e Urbanos (FESTRU).

                                                A empresa, que prefere não fazer comentários sobre esta greve, encontra-se num momento de transição de administração, tendo já sido nomeado um novo conselho de gerência, presidido pelo ex-presidente da Transtejo Joaquim Reis, mas que ainda não tomou posse, disse à Lusa fonte ligada ao Metropolitano de Lisboa (ML).

                                                Para 7 e 9 de Novembro estão marcadas novas paralisações no mesmo horário, segundo a FESTRU.

                                                O conselho de gerência estima gastar, com o aluguer de autocarros para garantir transporte alternativo à superfície, cerca de 100.000 euros por dia.

                                                No centro das preocupações dos trabalhadores está o Acordo de Empresa (AE) em vigor há 30 anos e actualizado por negociações entre as partes ao longo destas três décadas, mas que expira no final de 2007.

                                                Os sindicatos exigem a continuidade do AE e receiam perder direitos conquistados ao longo do tempo e consagrados no acordo que define os direitos e obrigações dos trabalhadores e da entidade patronal.

                                                Diamantino Lopes citou como exemplo, por ocasião da última greve, as compensações que os maquinistas acumularam por assumirem funções que eram asseguradas por carreiras entretanto extintas.

                                                Os maquinistas passaram a desempenhar as funções dos factores - encarregues do fecho e abertura das portas - e outros trabalhadores receberam formação para assegurar trabalho de serralheiro ou electricista, acompanhada de mais dinheiro ou regalias sociais, como o apoio escolar.

                                                Os trabalhadores temem que o fim do AE signifique também o fim destas compensações.

                                                Por outro lado, os sindicatos apontam o risco de "banalização e desqualificação" das carreiras, caso passe a vigorar o regime de contratação individual.

                                                Sem AE e contratação colectiva, os trabalhadores receiam que o Metro recorra a "contratação de mão-de-obra precária e temporária", o que, acreditam, fará diminuir os níveis de exigência e segurança.

                                                Para minorar os efeitos da greve, a empresa vai ter os habituais transportes alternativos com pontos de paragem o mais próximo possível das estações de Metro, identificados com faixas de cor correspondente à linha servida.

                                                A empresa informou que todos os títulos de transporte válido no ML podem ser utilizados nestes percursos, que funcionam em permanência entre as 06h30 e as 12h00.

                                                Os utilizadores da Linha Azul (Amadora Este/Baixa-Chiado) podem recorrer a três percursos alternativos: Amadora Este - Rossio, Colégio Militar - Praça do Comércio e Sete Rios - Rossio.

                                                O percurso da Linha Amarela é também assegurado por três carreiras: Odivelas - Marquês de Pombal, Senhor Roubado - Marquês de Pombal e Campo Grande - Rato, sendo esta a única a servir a Cidade Universitária.

                                                Em alternativa à Linha Verde (Telheiras-Cais do Sodré), há uma carreira entre o Campo Grande e o Cais do Sodré.

                                                Entre Telheiras e o Campo Grande, os utentes podem ainda utilizar as carreiras 47, 78 e 767 da Carris.

                                                A Linha Vermelha, que liga o Oriente à Alameda, é substituída por um percurso entre estas duas paragens.

                                                Lusa

                                                ----------------

                                                Os maquinistas passaram a desempenhar as funções dos factores - encarregues do fecho e abertura das portas -

                                                Sim, antigamente no metro o maquinista ia à frente e na ultima carruagem ia outro para controlar a abertura e fecho das portas!!! Agora os desgraçados têm de carregar no botão de abrir e fechar as portas sozinhos, sem qq ajuda! Duplicação do ordenado já [}][8][)]

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vai ser uma manhã divertida, devo chegar à faculdade lá para as 10h.... (entro as 8h)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Felizmente não vai chover. E com o metro parado até poupam uns cobres ao patrão.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bah, lá vai alguem penar desde Entrecampos até à FDL :x :x

                                                      FAPOC, onde é que andas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        a minha sorte é ter o autocarro ao pé de casa para apanhar até alcantara e depois apanhar o autocarro para a faculdade[}].Senão ia de carro.[|)]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por The_MoBsTeR

                                                          Bah, lá vai alguem penar desde Entrecampos até à FDL :x :x

                                                          FAPOC, onde é que andas?
                                                          irra... penar para ir para a FDL?? Fica mas é em casa rapaz, dorme e prepara-te para o feriado! ;)

                                                          Abraço

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por The_MoBsTeR

                                                            Bah, lá vai alguem penar desde Entrecampos até à FDL :x :x

                                                            FAPOC, onde é que andas?
                                                            ISEL! ;)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X