Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida em compra de casa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida em compra de casa

    Estou em vias de comprar casa - só falta a escritura, que até já está marcada - e um amigo meu colocou-me um questão que eu não soube responder.

    Ele perguntou-me se havia dívidas de condomínio referentes aquela casa. E disse-me que essas dívidas passam de dono para dono, pois só são referentes ao imóvel e não às pessoas que habitam no mesmo. Isto será mesmo assim?

    #2
    Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
    Estou em vias de comprar casa - só falta a escritura, que até já está marcada - e um amigo meu colocou-me um questão que eu não soube responder.

    Ele perguntou-me se havia dívidas de condomínio referentes aquela casa. E disse-me que essas dívidas passam de dono para dono, pois só são referentes ao imóvel e não às pessoas que habitam no mesmo. Isto será mesmo assim?
    Não... quando se compra uma casa compra-se "livre de quaisquer ónus ou encargos". Pelo menos fica isso escrito em qualquer lado (escritura??) de modo a salvaguardar a tua posição.

    Comentário


      #3
      Tambem é facil, vais ao predio e perguntas ao administrador se ha dividas, se houver falas com o vendedor ou com o novo dono para resolverem a situação.

      Vais morar para que zona?

      Comentário


        #4
        Esta dúvida já aqui foi discutida.

        Há condomínios que têm em regulamento que as dívidas transitam para o novo dono.

        Há outros que não.

        Mas em todo o caso se na escritura estiver algo previsto em relação a isso, mesmo que haja dívidas, têm sempre de ser pedidas ao anterior proprietário.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
          Tambem é facil, vais ao predio e perguntas ao administrador se ha dividas, se houver falas com o vendedor ou com o novo dono para resolverem a situação.

          Vais morar para que zona?

          Pois era isso que estava a pensar fazer, ir lá falar com os vizinhos. Só que como o pessoal aqui do fórum sabe tudo, resolvi perguntar primeiro, para saber se esta situação seria ou não possível de ocorrer.

          Vou comprar na Cova da Piedade, no bairro do pombal.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
            Pois era isso que estava a pensar fazer, ir lá falar com os vizinhos. Só que como o pessoal aqui do fórum sabe tudo, resolvi perguntar primeiro, para saber se esta situação seria ou não possível de ocorrer.

            Vou comprar na Cova da Piedade, no bairro do pombal.
            Bairro do pombal onde existem aquelas moradias brancas antigas? é uma boa zona. Mas nesse bairro nao ha predios.

            Presumo que te refiras a zona do pombal ao pé do ringue aí sim há predios.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
              Bairro do pombal onde existem aquelas moradias brancas antigas? é uma boa zona. Mas nesse bairro nao ha predios.

              Presumo que te refiras a zona do pombal ao pé do ringue aí sim há predios.
              É na parte de baixo do bairro. Sabes onde fica a capela? É por aí nesses prédios.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Esta dúvida já aqui foi discutida.

                Há condomínios que têm em regulamento que as dívidas transitam para o novo dono.

                Há outros que não.

                Mas em todo o caso se na escritura estiver algo previsto em relação a isso, mesmo que haja dívidas, têm sempre de ser pedidas ao anterior proprietário.

                Pesquisei e não encontrei, my bad.

                Se estiver algo na escritura, será sempre "superior" ao que ditam as regras do condomínio não é? Assim já estou mais descansado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
                  Estou em vias de comprar casa - só falta a escritura, que até já está marcada - e um amigo meu colocou-me um questão que eu não soube responder.

                  Ele perguntou-me se havia dívidas de condomínio referentes aquela casa. E disse-me que essas dívidas passam de dono para dono, pois só são referentes ao imóvel e não às pessoas que habitam no mesmo. Isto será mesmo assim?
                  Não.
                  Podes ter algumas chatices nessas situações, mas não te caberia a ti pagar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                    Não.
                    Podes ter algumas chatices nessas situações, mas não te caberia a ti pagar.
                    Pois, é que acho estúpido e sem sentido eu comprar uma casa e contrair uma dívida para com o condomínio. Isto tendo em conta que nunca morei lá, ou seja, não usufrui de nada do prédio.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
                      Pois, é que acho estúpido e sem sentido eu comprar uma casa e contrair uma dívida para com o condomínio. Isto tendo em conta que nunca morei lá, ou seja, não usufrui de nada do prédio.
                      Bem, isso é lógico mas na prática às vezes a lógica não funciona. Podes ter de pagar alguma obra que irá ser feita ao prédio e não usufruiste do bem que necessitou da obra. Irás usufruir de ora avante mas apenas à posteriori. Isto apenas na questão de lógica de ter de pagar por algo anterior a ti.

                      No caso do condomínio é mesmo assim. Dívidas do proprietário anterior são dele. Quando não querem pagar quem geralmente fica mal é o condomínio em si que dificilmente consegue reaver o dinheiro (é preciso acção legal), mas o novo proprietário não tem de pagar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                        Bem, isso é lógico mas na prática às vezes a lógica não funciona. Podes ter de pagar alguma obra que irá ser feita ao prédio e não usufruiste do bem que necessitou da obra. Irás usufruir de ora avante mas apenas à posteriori. Isto apenas na questão de lógica de ter de pagar por algo anterior a ti.

                        No caso do condomínio é mesmo assim. Dívidas do proprietário anterior são dele. Quando não querem pagar quem geralmente fica mal é o condomínio em si que dificilmente consegue reaver o dinheiro (é preciso acção legal), mas o novo proprietário não tem de pagar.
                        Mas as obras eu entendo e fazem sentido, agora a questão do condomínio para mim não é lógica, porque não fui eu que tomei a decisão voluntária de nao pagar.

                        Tudo bem que nas obras também não fui, mas a questão é que são coisas que necessitam de ser feitas.

                        Comentário


                          #13
                          Existem autores (de direito) a defender ambas as posições

                          O mais fácil é perguntar e salvaguardar isso.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Existem autores (de direito) a defender ambas as posições

                            O mais fácil é perguntar e salvaguardar isso.
                            A sério? Quem no seu juizo perfeito consegue encontrar base legal para a transferência da dívida?
                            Apenas num caso de herança poderia considerar tal coisa. Num compra/venda normal, nunca.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                              A sério? Quem no seu juizo perfeito consegue encontrar base legal para a transferência da dívida?
                              Apenas num caso de herança poderia considerar tal coisa. Num compra/venda normal, nunca.
                              Creio que será por aqui: Sendo a casa um direito real e por norma os direitos e deveres acompanhar o mesmo, também esta "dívida" acompanhar.

                              Se não eliminares a hipoteca antes de vender o que acontece?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                Creio que será por aqui: Sendo a casa um direito real e por norma os direitos e deveres acompanhar o mesmo, também esta "dívida" acompanhar.

                                Se não eliminares a hipoteca antes de vender o que acontece?
                                Está bem, mas a escritura há-de ter a clausula "livre de quaisquer ónus ou encargos" (como disse o Sweden) e o actual proprietário terá de a assinar.

                                Mas ainda me está a fazer confusão porque a dívida (possível) - hipoteca - sobre a casa em si é uma coisa. O condomínio é outra. Se calhar estou a fazer uma distinção que quem defende isso não faz.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu só dei um lado.

                                  A teoria "contrária" - e para a qual me inclino - é que esta obrigação (condomínio) é imediata do proprietário que "usa e goza" a fracção no momento, cessando e iniciando nova mensalmente, pelo que cabe a este o pagamento.
                                  O novo prop. apenas fica vinculado a partir do momento e mês em que compra.

                                  Isto está um pouco rebuscado, principalmente os termos, que não estarão nada adequados, mas não toco em reais há uns tempos

                                  Se houver pessoal com isto mais presente e quiser explicar melhor, força.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
                                    É na parte de baixo do bairro. Sabes onde fica a capela? É por aí nesses prédios.
                                    Sei sim mas é zona que nao vou lá ha anos, e nessa capela acho que nunca entrei, nas na rua de baixo passo lá todos os dias.
                                    Mas é uma zona tranquila.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Sei sim mas é zona que nao vou lá ha anos, e nessa capela acho que nunca entrei, nas na rua de baixo passo lá todos os dias.
                                      Mas é uma zona tranquila.
                                      Pois é. Com literalmente tudo ao pé. Transportes, serviços, escolas, etc.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                        Está bem, mas a escritura há-de ter a clausula "livre de quaisquer ónus ou encargos" (como disse o Sweden) e o actual proprietário terá de a assinar.

                                        Mas ainda me está a fazer confusão porque a dívida (possível) - hipoteca - sobre a casa em si é uma coisa. O condomínio é outra. Se calhar estou a fazer uma distinção que quem defende isso não faz.
                                        Convém colocar essa clásula...

                                        E são coisas diferentes, a hipoteca e a dívida do condomínio...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
                                          Pois é. Com literalmente tudo ao pé. Transportes, serviços, escolas, etc.
                                          Temos é de pensar em começar a rivalizar com os cafés da A5 e começar a fazer os cafés do IC20 (BP).....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                                            Temos é de pensar em começar a rivalizar com os cafés da A5 e começar a fazer os cafés do IC20 (BP).....
                                            É uma ideia!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
                                              Pois é. Com literalmente tudo ao pé. Transportes, serviços, escolas, etc.
                                              Almada é assim tás no centro do mundo...nasci aí perto e vivi aí montes de anos até me mudar para o Seixal e de onde não pretendo sair pois considero um dos melhores lugares para se viver em portugal, e eu conheço portugal de norte a sul em linha recta e a diagonal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                Almada é assim tás no centro do mundo...nasci aí perto e vivi aí montes de anos até me mudar para o Seixal e de onde não pretendo sair pois considero um dos melhores lugares para se viver em portugal, e eu conheço portugal de norte a sul em linha recta e a diagonal.

                                                Já cá faltava...
                                                Seixal?!
                                                Deve ser melhor começar a procurar casa aí...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Sweden Ver Post

                                                  Já cá faltava...
                                                  Seixal?!
                                                  Deve ser melhor começar a procurar casa aí...
                                                  Atenção que qdo falo em Seixal refiro-me ao Concelho do Seixal.

                                                  Se quiseres cá procurar casa posso te orientar os melhores locais, e depois de os descobrires nunca mais vais querer outro local para viver.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    Atenção que qdo falo em Seixal refiro-me ao Concelho do Seixal.

                                                    Se quiseres cá procurar casa posso te orientar os melhores locais, e depois de os descobrires nunca mais vais querer outro local para viver.
                                                    Vou pensar nisso .
                                                    Quando construirem mais 5 pontes ao lado da 25 de Abril e demolirem 3/4 dos prédios da margem sul diz-me que eu mudo-me para aí.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Falar com o condomínio e vizinhos, pode ser uma boa maneira de obter informações (des)agradáveis... eu fazia essa visita antes de assinar o que seja.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bom, eu vou falar da minha experiência pessoal:
                                                        Vendi um apartamento há pouco tempo. Ora, na última reunião de condóminos foi decidido que o prédio iria ser pintado e reparado e que cada condómino teria de pagar um valor X porque o dinheiro na conta do condomínio não chegava. A obra seria efectuada só daí a algum tempo (embora eu achasse que o prédio estava em perfeitas condições, mas há gente que tem cabeça dura). Entretanto eu vendi a casa. Paguei a parte do condomínio que me cabia (até à data da escritura) e o comprador pagaria o resto a partir daí.
                                                        A determinada altura lembrei-me que havia a questão do valor a pagar para a pintura e arranjo do prédio. Falei então com o agente imobiliário que me vendeu a casa (que eu já conhecia e é um excelente profissional) e ele aconselhou-me a pagar o valor, pois foi um encargo que eu já tinha assumido e portanto que me competia a mim pagar, e que ele já tinha assistido a situações semelhantes que depois são muito chatas e complicadas. Obviamente que eu paguei o valor e ficou tudo acertado, mesmo que eu nunca tenha usufruido da pintura/reparação que o prédio levou.

                                                        Moral da história, tudo o que está para trás, ou foi assumido em acta, na assembleia de condóminos, pelo vendedor compete-lhe a ele pagar. Tudo o que está para a frente, pagas tu.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por gonexplorer Ver Post
                                                          Bom, eu vou falar da minha experiência pessoal:
                                                          Vendi um apartamento há pouco tempo. Ora, na última reunião de condóminos foi decidido que o prédio iria ser pintado e reparado e que cada condómino teria de pagar um valor X porque o dinheiro na conta do condomínio não chegava. A obra seria efectuada só daí a algum tempo (embora eu achasse que o prédio estava em perfeitas condições, mas há gente que tem cabeça dura). Entretanto eu vendi a casa. Paguei a parte do condomínio que me cabia (até à data da escritura) e o comprador pagaria o resto a partir daí.
                                                          A determinada altura lembrei-me que havia a questão do valor a pagar para a pintura e arranjo do prédio. Falei então com o agente imobiliário que me vendeu a casa (que eu já conhecia e é um excelente profissional) e ele aconselhou-me a pagar o valor, pois foi um encargo que eu já tinha assumido e portanto que me competia a mim pagar, e que ele já tinha assistido a situações semelhantes que depois são muito chatas e complicadas. Obviamente que eu paguei o valor e ficou tudo acertado, mesmo que eu nunca tenha usufruido da pintura/reparação que o prédio levou.

                                                          Moral da história, tudo o que está para trás, ou foi assumido em acta, na assembleia de condóminos, pelo vendedor compete-lhe a ele pagar. Tudo o que está para a frente, pagas tu.
                                                          Há uma expressão que se emprega no contrato de compra e venda:

                                                          "o 1º contraente obriga-se a vender o imóvel livre de ónus e encargos" passados ou futuros...

                                                          É essencial meu caro

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X