Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Preço do transporte da Rede Expressos, parece-vos justo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Preço do transporte da Rede Expressos, parece-vos justo?

    Amanhã vou fazer uma deslocação a Coimbra (partindo de Leiria) e estava a pensar utilizar transportes colectivos, uma vez que na viagem de regresso já teria transporte assegurado.

    Ora bem, o comboio fica logo colocado de parte, já que a maior parte dos transportes levam mais de duas horas para fazer a viagem.

    Decidi espreitar as viagens da Rede Expresso e constato que, para uma viagem de cerca de 70Km (creio que nem chega a tanto), tenho de pagar 8,50EUR.

    Fazendo as contas ao combustível que gasto de automóvel (a uma média de 6Lt/100) e das portagens que pago (cerca de 4EUR), os custos ficam ela por ela, com a vantagem de não ter de me cingir aos horários do expresso.

    Que raio de incentivo ao transporte colectivo é este?

    #2
    A mim parece me um preço justo e normal

    Comentário


      #3
      E a isso acrescenta o facto de às vezes chover dentro do autocarro, alguns não terem cintos (ou, como já apanhei, este estar cortado e alguém se ter lembrado de unir as duas partes...agrafando-as!), teres que levar com pessoal que se lembra de ligar o portátil e ouvir kizomba a viagem toda, apanhares autocarros em que alguém um pouco mais alto que o habitual vai com os joelhos a bater no banco da frente, etc. Infelizmente tenho que andar de expresso várias vezes e, tendo em conta as condições que por vezes apanho, acho os 13€ que pago para fazer 300km, um roubo.

      Comentário


        #4
        Chover dentro de autocarros? Tu andas/andavas na UBI certo? A frota da Joalto é relativamente nova...

        Comentário


          #5
          Este ano tenho apanhado sempre Irizar's novas, pois tenho ido em períodos do dia com menos gente. Mas o ano passado apanhei várias vezes autocarros (sobretudo de dois andares) nas condições que disse. Uma vez até houve uma confusão enorme pois um senhor mal sentou-se percebeu que o acento estava empapado em água e não havia outro lugar para ele.

          Comentário


            #6
            Quando me refiro a um valor justo, não o estou a comparar com o preço de outros percursos semelhantes. Estou a cingir-me à comparação entre o custo da viagem em autocarro e o custo da mesma viagem mas feita em viatura particular.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
              A mim parece me um preço justo e normal
              Eu acho um roubo e um incentivo a não se usarem os TP.

              Mas isto é só a minha opinião.

              Comentário


                #8
                A rede de expresso foi mais uma das empresas que aproveitou o aumento dos preços dos combustíveis para aumentar descaradamente os preços, só que se "esqueceram" de baixar quando os preços dos combustiveis baixaram. Acho que estão exageradamente caros. Por exemplo Lisboa-Faro o preço da viagem fica quase o mesmo qeu o preço da viagem num carro a gasoleo económico pela nacional. Demora o mesmo tempo, e não andas a arrastar as malas para os taxis ou autocarros ou metro. HAAA e se fores de carro poupa-se no metro ou em taxis

                Comentário


                  #9
                  Os de dois pisos esquece, já são muita velhos. Não te fies na matricula. O chassis é novo as carroçarias têm à volta de 25 anos. Mas esses têm sido abatidos, muitos já passaram a um piso principalmente na Tejo.

                  Irizar,s é a maior porcaria que há. Em caso de acidente desfaz-se todo e há sempre consequencias negativas nas pessoas. Para ficar barato e leve há que usar cartão ou plastico!
                  Nos expressos os melhores autocarros são as caetano Winner e as Marcopolo Viaggio. No Expresso de Leiria para Coimbra tens grande probabilidade de as apanhar caso vás na Estremadura ou Transdev. Na Tejo apanhas quase de certeza Irizar PB. Os de dois pisos são quase todos da Transdev mas têm sido retirados dos expressos, substituidos pelas novas Man Lion,s Coach que são boas.

                  Quanto ao preço acho um bocado puxado. Noutras deslocações da mesma distancia costuma ser cobrado á volta de 6€, mas como nesse percurso não há concorrencia, a rede expressos aproveita-se disso. Pensa que ao ires de expresso estás a poupar o ambiente. Aí está um bom motivo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nfh Ver Post
                    Amanhã vou fazer uma deslocação a Coimbra (partindo de Leiria) e estava a pensar utilizar transportes colectivos, uma vez que na viagem de regresso já teria transporte assegurado.

                    Ora bem, o comboio fica logo colocado de parte, já que a maior parte dos transportes levam mais de duas horas para fazer a viagem.

                    Decidi espreitar as viagens da Rede Expresso e constato que, para uma viagem de cerca de 70Km (creio que nem chega a tanto), tenho de pagar 8,50EUR.

                    Fazendo as contas ao combustível que gasto de automóvel (a uma média de 6Lt/100) e das portagens que pago (cerca de 4EUR), os custos ficam ela por ela, com a vantagem de não ter de me cingir aos horários do expresso.

                    Que raio de incentivo ao transporte colectivo é este?
                    Só falta acrescentar os custos de manutênção do carro, o seguro e a mensalidade do mesmo.

                    Comentário


                      #11
                      Aqui na Suíça não compensa usar os transportes públicos. Uma viagem de comboio de 50/60km custa +/- 15€..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                        Só falta acrescentar os custos de manutênção do carro, o seguro e a mensalidade do mesmo.
                        Não acrescentei isso porque, segundo as contas que o meu ficheiro de excel me dá, cada km custa-me 0,02EUR/km (revisões + pneus + seguro). Ou seja, 1,4EUR para os 70Km da viagem que, para todos os efeitos, acaba por ser inferior ao custo do transporte desde minha casa até ao terminal da rodoviária em Leiria mais o custo do transporte em Coimbra para ir até ao local onde pretendo ir.
                        Editado pela última vez por nfh; 03 October 2009, 11:12.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                          A rede de expresso foi mais uma das empresas que aproveitou o aumento dos preços dos combustíveis para aumentar descaradamente os preços, só que se "esqueceram" de baixar quando os preços dos combustiveis baixaram.
                          É bem verdade. Quando comecei a utilizar a Rede Expressos, pagava 10.80 (desconto de cartão de estudante incluído) por uma viagem à volta de 180 km e com o aumento do preço dos combustíveis passei a pagar 12.40, preço esse que ainda hoje se mantém.

                          Mas a questão do preço é apenas uma pequena parte do martírio em que por vezes se torna uma viagem da Rede de Expressos. Já apanhei de tudo um pouco:

                          - Chuva dentro dos autocarros.

                          - As já faladas pessoas prestáveis que se sentem na obrigação de partilhar com os restantes passageiros toda a porcaria que ouvem.

                          - Motoristas que sentem uma obrigação semelhante e colocam o volume do rádio tão alto que mesmo com fones é impossível não ouvir.

                          - Situações em que se vendem bilhetes em número superior ao de lugares disponíveis. A culpa, convenientemente, é do sistema informático, mesmo que ninguém se preocupe com isso durante meses.

                          - Pessoas (geralmente na 3º idade ou lá perto) que mesmo que vão sozinhas têm que se sentar no lugar que vem no bilhete, porque sim, porque é delas, porque tem que ser, nem que para isso tenha que se levantar um autocarro inteiro.


                          Monopólios, monopólios... a quanto obrigam

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                            A mim parece me um preço justo e normal

                            Só podes estar a gozar, e dizes isso apenas porque não tens de usar os TP todos os dias, se não vias que alguns são autenticas roubalheiras..

                            É de facto muito caro, neste momento pago cerca de 3,90€ para prefazer cerca de 45km.. tb não é nada barato.. mas n tenho opções

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                              É de facto muito caro, neste momento pago cerca de 3,90€ para prefazer cerca de 45km.. tb não é nada barato.. mas n tenho opções

                              Não é nada caro. Na Barraqueiro-Oeste para fazeres Lisboa-Torres Vedras pagas mais por 40kms. Em muitos percursos suburbanos de Lisboa pagas 2€ e tal por 5kms.
                              Olha que esse preço não é caro.

                              Ponham-se tambem no lugar das operadoras: Vocês têm que pagar gasóleo num veiculo com consumos medios de 50litros/100kms, têm o desgaste das viaturas em que uma revisão é de preço bastante superior a um ligeiro, têm seguros caríssimos que cobrem danos nos passageiros, têm que pagar o salário dos motoristas e dos funcionários das bilheteiras, pagam classe 2 nas portagens, e têm um horário pré-estabelecido que tem que ser feito mesmo que só se venda um bilhete ou mesmo 0. Há viagens que dão prejuízo ás empresas, daí que para compensar outras têm que dar lucro. A isto soma-se a taxa de impostos altíssima que é cobrada ás empresas.

                              Comentário


                                #16
                                Ir de camioneta é mais barato.

                                Camioneta: 8,5€
                                Carro (6L/100Km): 75Km * 6L / 100Km = 4.5L * 1.25€ = 5.6€ + 4€ = 9.6€

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CondutorXico Ver Post
                                  Não é nada caro. Na Barraqueiro-Oeste para fazeres Lisboa-Torres Vedras pagas mais por 40kms. Em muitos percursos suburbanos de Lisboa pagas 2€ e tal por 5kms.
                                  Olha que esse preço não é caro.

                                  Ponham-se tambem no lugar das operadoras: Vocês têm que pagar gasóleo num veiculo com consumos medios de 50litros/100kms, têm o desgaste das viaturas em que uma revisão é de preço bastante superior a um ligeiro, têm seguros caríssimos que cobrem danos nos passageiros, têm que pagar o salário dos motoristas e dos funcionários das bilheteiras, pagam classe 2 nas portagens, e têm um horário pré-estabelecido que tem que ser feito mesmo que só se venda um bilhete ou mesmo 0. Há viagens que dão prejuízo ás empresas, daí que para compensar outras têm que dar lucro. A isto soma-se a taxa de impostos altíssima que é cobrada ás empresas.
                                  Eu não me importo de pagar bem quando a qualidade é boa, como não é o caso torna-se caro! Ir em autocarros com +20 anos em cima e que em muitas vezes têm o AC avariado é uma autentica vergonha

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LucianoOliveira Ver Post
                                    Eu não me importo de pagar bem quando a qualidade é boa, como não é o caso torna-se caro! Ir em autocarros com +20 anos em cima e que em muitas vezes têm o AC avariado é uma autentica vergonha

                                    Quando assim for, vais à bilheteira e pedes o livro de reclamações. Só com os passageiros a reclamarem é que as coisas podem mudar.

                                    Mas o panorama dos autocarros velhos vai mudar. Vem aí legislação em que as empresas vão ter um limite para idade média da frota, isso vai fazer com que sejam obrigadas a abater os veículos mais velhos. Actualmente num aluguer os veículos não podem ter mais de 16 anos. Como cada vez há menos passageiros fora dos centros urbanos tem sido comum as empresas adquirirem minibus, e costumam comprá-los novos.

                                    Já agora pudemos saber qual a empresa que te queixas?
                                    Editado pela última vez por CondutorXico; 03 October 2009, 12:00.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu costumo utilizar a Rede Expressos 2/3 vezes por ano e, apesar de caros, sempre apanhei autocarros com excelentes condições (novos, limpos, com cintos, etc...).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        Ir de camioneta é mais barato.

                                        Camioneta: 8,5€
                                        Carro (6L/100Km): 75Km * 6L / 100Km = 4.5L * 1.25€ = 5.6€ + 4€ = 9.6€
                                        Por sua vez de carro vai mais confortável, não está restringido a nível de horários ou percurso e é mais rápido

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          Ir de camioneta é mais barato.

                                          Camioneta: 8,5€
                                          Carro (6L/100Km): 75Km * 6L / 100Km = 4.5L * 1.25€ = 5.6€ + 4€ = 9.6€

                                          ...falta a manutenção.

                                          Falando a nivel local, com o que paguei da revisão anual do meu Lancia (ok que foi com pastilhas...), dava para pagar todo o ano o passe em Lisboa e ainda me sobrava dinheiro...

                                          ...fora combustível, lavagens, portagens e outras coisas.

                                          Acho que nunca desejei tanto ter um emprego perto de casa como naquele dia


                                          But anyway, utilizem livros de reclamações e os contactos do site quando as coisas correm menos bem, só mesmo assim é que se avança...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por CondutorXico Ver Post
                                            Os de dois pisos esquece, já são muita velhos. Não te fies na matricula. O chassis é novo as carroçarias têm à volta de 25 anos. Mas esses têm sido abatidos, muitos já passaram a um piso principalmente na Tejo.

                                            Irizar,s é a maior porcaria que há. Em caso de acidente desfaz-se todo e há sempre consequencias negativas nas pessoas. Para ficar barato e leve há que usar cartão ou plastico!
                                            Nos expressos os melhores autocarros são as caetano Winner e as Marcopolo Viaggio. No Expresso de Leiria para Coimbra tens grande probabilidade de as apanhar caso vás na Estremadura ou Transdev. Na Tejo apanhas quase de certeza Irizar PB. Os de dois pisos são quase todos da Transdev mas têm sido retirados dos expressos, substituidos pelas novas Man Lion,s Coach que são boas.

                                            Quanto ao preço acho um bocado puxado. Noutras deslocações da mesma distancia costuma ser cobrado á volta de 6€, mas como nesse percurso não há concorrencia, a rede expressos aproveita-se disso. Pensa que ao ires de expresso estás a poupar o ambiente. Aí está um bom motivo.
                                            As Lion's Coach são do melhor que por aí anda, a anos luz das PB... No fim-de-semana passado fui numa LC da RBI e ontem vim numa PB da Joalto que só ganha mesmo é em espaço para as pernas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rks Ver Post
                                              As Lion's Coach são do melhor que por aí anda, a anos luz das PB... No fim-de-semana passado fui numa LC da RBI e ontem vim numa PB da Joalto que só ganha mesmo é em espaço para as pernas.

                                              Uma vez vi uma a arrancar de Sete Rios (Lisboa) para Castelo Branco com exactamente ZERO passageiros, que desperdício. Foi sempre à minha frente na A1 até Torres Novas, eu segui para Coimbra na Transdev.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RicardoFig Ver Post
                                                ...falta a manutenção.

                                                Falando a nivel local, com o que paguei da revisão anual do meu Lancia (ok que foi com pastilhas...), dava para pagar todo o ano o passe em Lisboa e ainda me sobrava dinheiro...

                                                ...fora combustível, lavagens, portagens e outras coisas.

                                                Acho que nunca desejei tanto ter um emprego perto de casa como naquele dia


                                                But anyway, utilizem livros de reclamações e os contactos do site quando as coisas correm menos bem, só mesmo assim é que se avança...
                                                Essas despesas são "fixas" caso possuas um carro. Caso não possuas podes entrar com essas contas todas. Vais ver que por dia perdes uma pipa de massa só no carro (manutenção, seguro, selo, combustível, etc).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Duas coisas importantes:
                                                  - os preços são tabelados pelo Estado e são fruto de uma mescla de concessões, kilometros, zonas, etc.
                                                  - os autocarros da Transdev são realmente maus e as condições de manutenção dos mesmos...não queiram saber, às vezes acho um autêntico milagre não haver mais acidentes!

                                                  PS: as Irizar são mesmo más, os tabliers costumavam rachar ao meio após 3 ou 4 meses, parecia dos chineses!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Desde que comprei o meu carrinho que é bastante económico, disse adeus a esses chulos da rede expresso e da CP.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                      PS: as Irizar são mesmo más, os tabliers costumavam rachar ao meio após 3 ou 4 meses, parecia dos chineses!

                                                      São dos espanhóis que vai dar ao mesmo Nunca gostei das Irizar, mesmo antes de ter visto algum acidente com elas. Na altura em que todos se babavam cada vezs que viam uma.

                                                      As Atomic e Viaggio da Transdev são boas, já me fartei de andar nelas. Tenho que experimentar uma MAN Lion Coach.
                                                      Editado pela última vez por CondutorXico; 03 October 2009, 17:23.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        Ir de camioneta é mais barato.

                                                        Camioneta: 8,5€
                                                        Carro (6L/100Km): 75Km * 6L / 100Km = 4.5L * 1.25€ = 5.6€ + 4€ = 9.6€
                                                        falta a manutenção e por vezes o custo de estacionamento... Qualquer das formas, se forem 2 pessoas já compensa (e bem) o carro...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          custo do transporte individual:
                                                          - desvalorização do carro
                                                          - seguro do carro
                                                          - manutenção
                                                          - combustível
                                                          - portagens
                                                          - impostos
                                                          - estacionamento
                                                          - eventuais multas

                                                          façam as contas ao que vocês realmente gastam com os carros e depois pensem bem no custo por km que realmente dá.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por CondutorXico Ver Post
                                                            Uma vez vi uma a arrancar de Sete Rios (Lisboa) para Castelo Branco com exactamente ZERO passageiros, que desperdício. Foi sempre à minha frente na A1 até Torres Novas, eu segui para Coimbra na Transdev.
                                                            Devia ser a uma hora morta e durante a semana, em sextas à tarde e em Domingos são 3 autocarros à mesma hora, todos cheios.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X