Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Enfermagem, vale a pena?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Enfermagem, vale a pena?

    Boas tardes.

    Uma amiga minha vai terminar este ano o secundário e ela está a pensar tirar a licenciatura em Enfermagem. Por acaso é curso que desconheço por completo, mas queria ajudá-la.

    Acham que vale a pena ou é melhor esquecer?
    Saídas profissionais?
    Há elevada probabilidade de desemprego? E ordenados??

    Em relação ao curso:
    Em que disciplinas do secundário se insere mais? Biologia? Geologia? Física? Química?
    E Matemática, tem muita, alguma, pouca ou nenhuma?
    Cadeiras mais difíceis??

    E deve haver certamente aqui alguns enfermeiros, que mensagem deixam? Que tal fazem o "rescaldo" da sua experiência nesse mundo?

    Agradecia imenso.
    Abraço.

    #2
    Creio que o exemplo desta faculdade seja semelhante às restantes que têm o mesmo curso:

    Provas de Ingresso
    Deverá ter realizado uma das seguintes provas:

    * Biologia e Geologia;

    ou

    * Economia;

    ou

    * Física e Quimica
    Quanto à empregabilidade, é verificar essa informação nos sites das várias instituições de ensino, que normalmente divulgam essa taxa.


    Fonte: ESEL - Escola Superior de Enfermagem de Lisboa



    Cumps.

    Comentário


      #3
      Uma amiga minha acabou a licenciatura em enfermagem no lectivo passado na Escola Sup de Enfermagem Maria Fernanda de Resende no Julio de Matos em Lisboa e já está a trabalhar no Hospital de Santa Maria. Desconheço se é contracto ou se é efctiva ou prestadora de recibos, etc...

      Eu acho que compensa, até porque vão abrir hospitais novos pelo país. Tem sempre a hipotese de emigrar. Inglaterra e Suiça têm absorvido muitos profissionais de saude portugueses.

      Comentário


        #4
        Não sei se é apenas coincidência ou não, mas tenho vários amigos que acabaram o curso de enfermagem recentemente e todos estiveram pouco tempo à procura até encontrarem emprego.

        Penso que o curso em termos teóricos não é muito difícil, claro, desde que se tenha cabeça para a anatomia, etc. A parte prática é que pode ser mais complicada se não tiver "estomago" para aquilo nem gostar de lidar com as pessoas.
        A matemática, presumo que se resuma à bioestatística que, se fôr como a de Medicina, faz-se bem, é relativamente simples.

        Comentário


          #5
          A minha namorada terminou a Licenciatura há cerca de 1 ano e meio com uma excelente média, mas mesmo assim ainda passou um mau bocado.

          Esteve praticamente um ano a fazer várias coisas de certa forma relacionadas com enfermagem mas a recibos verdes, e nunca eram empregos estáveis e que a realizassem profissionalmente.

          É difícil para os recém-licenciados ficarem nos concursos públicos dentro do lote seleccionável.

          Por isso é que há vários enfermeiros que optam por emigrar.

          Todavia a minha namorada tirou o Cap (deu formação) fez uma pós-graduação, trabalhou na medicina do trabalho e num lar, o importante foi que se mexeu e não desistiu.

          Enquanto isso ia concorrendo para os Hospitais à medida que abriam concursos públicos, actualmente e desde Novembro do Ano passado que está no IPO do Porto, com um emprego estável e bem remunerado. (Se bem que ela diz que os enfermeiros deviam ganhar mais)

          Acima de tudo, e mais importante que a taxa de empregabilidade é que ela escolha aquilo que na verdade a realiza profissionalmente, se for enfermagem que assim seja, pode até não ser fácil arranjar emprego, de inicio até pode desempenhar funções que não vai gostar muito mas no final acaba por compensar certamente.

          E hoje em dia está complicado para qualquer curso (uns mais que outros) mas já não é fácil, ser-se licenciado hoje em dia é "quase" como ter o 12º ano a exigência pelo grau académico aumenta a cada dia.

          Cumpts

          Comentário


            #6
            Enfermagem em Portugal é para esquecer!

            Há muitíssima oferta de profissionais de Enfermagem, devido à proliferação descontrolada de escolas privadas que surgiram há alguns anos!

            Remuneração muito baixa devido à oferta

            Comentário


              #7
              eu tb acho que eles ganham mal e os hospitais não têm enfermeiros de sobra (para pouparem) o que faz com que eles trabalhem imenso...

              já estive em vários hospitais e quer, auxiliares, enfermeiros e médicos, trabalham bastante.

              Comentário


                #8
                Tabela salarial:

                Sindicato Independente Profissionais de Enfermagem - Detalhes do documento | Tabela Salarial 2009

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LH Ver Post
                  eu tb acho que eles ganham mal e os hospitais não têm enfermeiros de sobra (para pouparem) o que faz com que eles trabalhem imenso...

                  já estive em vários hospitais e quer, auxiliares, enfermeiros e médicos, trabalham bastante.

                  Quem é que em Portugal ganha bem à excepção de jogadores de futebol, politicos, corruptos, gestores de bancos e administradores de empresas publicas?

                  Em Portugal ou se ganha mal, ou se ganha o que se merece, bem poucos ganham tirando os que disse.

                  Comentário


                    #10
                    Esta tabela é muito bonita, mas tenho colegas a fazer serviços a 3 euros / hora, e se querem, senão estavam a vê-los passar.

                    Enfermagem neste momento não é nem melhor nem pior que qualquer dos outros cursos, em termos de empregabilidade ou seja, é uma valente porcaria.

                    Tenho cerca de 5 amigos enfermeiros a trabalhar em hospitais, mas entraram em, como se costuma dizer, "bom tempo". Ainda assim, andam à rasca com as reestruturações.

                    Quanto ao fazer o curso, é como diz o outro: se gosto de metal não vou para carpinteiro...

                    Comentário


                      #11
                      A minha tia que é enfermeira desde 1977 na função publica, ou seja estava no escalão máximo da carreira, foi premiada com menos 1000€ de salário. Dos cerca de 2500€ que auferia passou para 1500€. Restruturações da função publica. Para se aumentar aos deputados e presidentes de empresas publicas tipo TAP, CP ou Carris, há que reduzir aos funcionários publicos de segunda.

                      Portugal no seu melhor.
                      Editado pela última vez por CondutorXico; 03 October 2009, 19:35.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CondutorXico Ver Post
                        A minha tia que é enfermeira desde 1977 na função publica, ou seja estava no escalão máximo da carreira, foi premiada com menos 1000€ de salário. Dos cerca de 2500€ que auferia passou para 1500€. Restruturações da função publica. Para se aumentar aos deputados e presidentes de empresas publicas tipo TAP, CP ou Carris, há que reduzir aos funcionários publicos de segunda.

                        Portugal no seu melhor.
                        Por isso é que houve muita boa gente que antes que isso acontecesse, pediu a reforma.

                        Ainda à dias deu nas notícias, que nos últimos 4 anos a função pública perdeu 57.732 funcionários.

                        in: País - Função pública tem menos funcionários - RTP Noticias, Vídeo

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CondutorXico Ver Post
                          A minha tia que é enfermeira desde 1977 na função publica, ou seja estava no escalão máximo da carreira, foi premiada com menos 1000€ de salário. Dos cerca de 2500€ que auferia passou para 1500€. Restruturações da função publica. Para se aumentar aos deputados e presidentes de empresas publicas tipo TAP, CP ou Carris, há que reduzir aos funcionários publicos de segunda.

                          Portugal no seu melhor.
                          É essa falta de respeito por quem trabalha que tanto se tem defendido por cá, num desconhecimento atroz, ou num "estou-me e borrifar", que tantas vezes se vê por esta país, que tem desvalorizado o valor do trabalho, mesmo deste trabalho que é do mais importante que a Humanidade tem...

                          Quando este país deixar de ter lugar para médicos e enfermeiros a trabalhar é melhor que "ponha a mão na consciência" e veja quem é, de facto, responsável por isso!

                          É que casas e carros de luxo continuam a ver a ver os seus números de vendas aumentados. A contrário estes e outros técnicos altamente especializados e com utilidade de primeira água são compelidos para o privado ou para o desemprego... Triste, muito triste a mentalidade que levou a este vergonhoso nivelar por baixo... Irra!

                          Comentário


                            #14
                            Já agora acrescento que a minha tia ganhou anos de reforma por ter trabalhado 28 anos por turnos, e só deixou de o fazer devido a doença num braço que a impossibilitava de fazer esforços fisicos como o que fazia nos cuidados intensivos ao levantar os doentes em peso morto. Passou para outra enfermaria que não necessitava de tanto esforço fisico. Agora passou a ter horário fixo das 8:16H.

                            Durante anos, Natal, e vida social era quando as folgas e os turnos deixavam.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por CondutorXico Ver Post
                              Já agora acrescento que a minha tia ganhou anos de reforma por ter trabalhado 28 anos por turnos, e só deixou de o fazer devido a doença num braço que a impossibilitava de fazer esforços fisicos como o que fazia nos cuidados intensivos ao levantar os doentes em peso morto. Passou para outra enfermaria que não necessitava de tanto esforço fisico. Agora passou a ter horário fixo das 8:16H.

                              Durante anos, Natal, e vida social era quando as folgas e os turnos deixavam.
                              Pois é, mas por cá isso parece não ter valor nenhum...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                Pois é, mas por cá isso parece não ter valor nenhum...
                                Em poucas palavras, isso só acontece com aqueles que não dão valor nenhum ao esforço e ao trabalho (dos outros).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por kakuy Ver Post
                                  Enfermagem em Portugal é para esquecer!

                                  Há muitíssima oferta de profissionais de Enfermagem, devido à proliferação descontrolada de escolas privadas que surgiram há alguns anos!

                                  Remuneração muito baixa devido à oferta
                                  Não é nada disso.

                                  Enfermagem ainda dá dinheiro é ha procura, tou aqui ao lado com uma enfermeira que ganha 2000 e tal euros mais alguns premios... se é pouco, talvez mas em portugal não ha mto mais , alem disso nao paga no sistema de saude privado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por CondutorXico Ver Post
                                    A minha tia que é enfermeira desde 1977 na função publica, ou seja estava no escalão máximo da carreira, foi premiada com menos 1000€ de salário. Dos cerca de 2500€ que auferia passou para 1500€. Restruturações da função publica.
                                    Explica lá melhor essa história... passou a ganhar menos a fazer as mesmas tarefas? Ou está nos supra numerários?

                                    Quanto à questão inicial, sinceramente, penso que o País está a ficar saturado de enfermeiros. Então daqui a 3 anos, pior estará a relação oferta/procura.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por CondutorXico Ver Post
                                      Já agora acrescento que a minha tia ganhou anos de reforma por ter trabalhado 28 anos por turnos, e só deixou de o fazer devido a doença num braço que a impossibilitava de fazer esforços fisicos como o que fazia nos cuidados intensivos ao levantar os doentes em peso morto. Passou para outra enfermaria que não necessitava de tanto esforço fisico. Agora passou a ter horário fixo das 8:16H.

                                      Durante anos, Natal, e vida social era quando as folgas e os turnos deixavam.
                                      Se os enfermeiros se limitassem a trabalhar num só sitio já nada disso acontecia, o que acontece é que além do serviço na função publica depois ainda há mais um ou dois hospitais privados onde vão trabalhar logo como é logico que não têm tampo para mais nada, mas é por escolha propria.

                                      Eu trabalho por turnos e são turnos de 8 horas não de 6 horas como fazem os enfermeiros e tenho tempo para a familia e vida social.

                                      Ao fim de 28 anos ganhou a reforma eu vou ter que trabalhar 40 e tal anos para ter direito a uma reforma, e como ganham direito a reforma bem cedo depois é ve-los já reformados a trabalhar no privado, por isso não se venham fazer de vitimas.
                                      Editado pela última vez por ManuelBarbosa; 03 October 2009, 20:32.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                        Em poucas palavras, isso só acontece com aqueles que não dão valor nenhum ao esforço e ao trabalho (dos outros).
                                        Precisamente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                          Pois é, mas por cá isso parece não ter valor nenhum...
                                          Se calhar até tem valor os enfermeiros é que acumulam sempre no minimo dois empregos, o serviço publico e depois pelo menos mais um no privado, depois com é de prever não têm tempo para mais nada se não trabalhar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                            Se calhar até tem valor os enfermeiros é que acumulam sempre no minimo dois empregos, o serviço publico e depois pelo menos mais um no privado, depois com é de prever não têm tempo para mais nada se não trabalhar.
                                            Tambem ha quem faça tipo trabalhar varios turnos de 2ª ate 4ª e ficar com um fim de semana de 4 dias.

                                            Há mtas opções.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                              Se calhar até tem valor os enfermeiros é que acumulam sempre no minimo dois empregos, o serviço publico e depois pelo menos mais um no privado, depois com é de prever não têm tempo para mais nada se não trabalhar.
                                              Eu percebo isso e sou particularmente crítico que os serviços públicos tenham listas de espera de meses para consultas, mas nos privados, pagando bem, as tenham quase imediatamente.

                                              O problema é os profissionais sentirem necessidade de ter um segundo emprego, logo um segundo rendimento, pois isso significa, quanto a mim, que o primeiro não é bem pago!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                                Se os enfermeiros se limitassem a trabalhar num só sitio já nada disso acontecia, o que acontece é que além do serviço na função publica depois ainda há mais um ou dois hospitais privados onde vão trabalhar logo como é logico que não têm tampo para mais nada, mas é por escolha propria.

                                                Eu trabalho por turnos e são turnos de 8 horas não de 6 horas como fazem os enfermeiros e tenho tempo para a familia e vida social.

                                                Ao fim de 28 anos ganhou a reforma eu vou ter que trabalhar 40 e tal anos para ter direito a uma reforma, e como ganham direito a reforma bem cedo depois é ve-los já reformados a trabalhar no privado, por isso não se venham fazer de vitimas.

                                                Não percebeste nada do que disse. Ela ainda trabalha, não se reformou. Ao fim de 28 anos deixou de estar por turnos. Agora trabalha com horário fixo das 8-16H. Está com 32 anos de trabalho. E nunca trabalhou em mais sitio nenhum sem ser no Hospital de Santa Maria. Muitos convites teve ela para o privado a ganhar mais, e nunca os aceitou. Teve oportunidade muito mais cedo de deixar os turnos, e não fez porque se sentia mais util assim. Foi devido a doença profissional que mudou para o horário fixo.
                                                Muitas vezes devido a falta de pessoal ela fez dois turnos seguidos. Isso dos turnos de 6 horas é mentira. Os horarios eram: Manhã 8-15 Tarde 15-24 Noite 22-8H. Os dias de trabalho eram: Manhã, tarde, noite, folga, manhã, tarde, noite, folga.
                                                Sim havia sobreposição de horario entre a tarde a noite, para os tarde irem jantar e porque é a hora em que mais é preciso estar junto dos doentes a prestar-lhes auxilio.
                                                Teve redução de salário porque o governo assim determinou. mais não sei dizer.
                                                Editado pela última vez por CondutorXico; 03 October 2009, 21:03.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  para mim e atençao para mim, enfermagem é o melhor curso para mim e foi o que sempre quis

                                                  se a tua amiga sente o mesmo que venha para ca para eu a praxar

                                                  se tiver outro curso que goste mais que va para esse

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    Explica lá melhor essa história... passou a ganhar menos a fazer as mesmas tarefas? Ou está nos supra numerários?

                                                    Quanto à questão inicial, sinceramente, penso que o País está a ficar saturado de enfermeiros. Então daqui a 3 anos, pior estará a relação oferta/procura.

                                                    A redução de salário teve a ver com o programa económico para a função publica. Quanto ao mercado estar saturado de enfermeiras tal não é verdade. Há falta de enfermeiros, simplesmente o Estado não abre todas as vagas que deveria por medidas economicistas. Ela tem 32 anos de função publica merecia mais respeito por parte do Estado.

                                                    Posto tudo isto, o desgaste que teve ao longo da vida a trabalhar por turnos com folgas rotativas e a doença profissional que adquiriu está desejosa de se reformar. O problema é que agora aumentaram-lhe anos de trabalho se quiser receber mais reforma. Digamos que se se reformar na data que à 10 anos se pensava reformar com o antigo sistema, hoje receberia muito menos reforma. Era considerado reforma antes de tempo. Acho que acabou a lei que tinha direito a menos anos de trabalho por ter trabalhado por turnos.
                                                    Ou seja andou a desgastar-se mais para não ser recompensada. Atenção que trabalhar por turnos não é o mesmo que ir sair à noite. Desgasta muito mais, e há uma diferença em o querer ir, e o ter que ir.
                                                    Editado pela última vez por CondutorXico; 03 October 2009, 21:12.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu sou enfermeiro e posso dizer que sou daquela altura em que antes de acabar o curso já tínhamos trabalho. (nem foi a muito tempo). Nesta altura a minha visão sobre a enfermagem é muito negra, pois devido a abertura de vagas sem regras, simplesmente a pensar no dinheiro que as escolas ganham e com a Ordem a concordar. Temos o mercado inundado de enfermeiros e poucas vagas o que nos fazem perder margem de negociação perante o governo e as EPES.
                                                      De facto acho que o não haver vagas nos hospitais é uma questão de ordem financeira, porque tenho a noção que os enfermeiros são poucos para o volume de trabalho.
                                                      É pena que as pessoas só tenham noção do trabalho de um enfermeiro quando estão hospitalizadas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post

                                                        Eu trabalho por turnos e são turnos de 8 horas não de 6 horas como fazem os enfermeiros e tenho tempo para a familia e vida social.
                                                        Geralmente os turnos são de 8 horas e por vezes 9 horas

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                                          Se os enfermeiros se limitassem a trabalhar num só sitio já nada disso acontecia, o que acontece é que além do serviço na função publica depois ainda há mais um ou dois hospitais privados onde vão trabalhar logo como é logico que não têm tampo para mais nada, mas é por escolha propria.

                                                          Eu trabalho por turnos e são turnos de 8 horas não de 6 horas como fazem os enfermeiros e tenho tempo para a familia e vida social.

                                                          Ao fim de 28 anos ganhou a reforma eu vou ter que trabalhar 40 e tal anos para ter direito a uma reforma, e como ganham direito a reforma bem cedo depois é ve-los já reformados a trabalhar no privado, por isso não se venham fazer de vitimas.
                                                          Olha que estás enganado.....
                                                          Faz lá um esforço e informa-te melhor....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Slide Ver Post
                                                            Eu sou enfermeiro e posso dizer que sou daquela altura em que antes de acabar o curso já tínhamos trabalho. (nem foi a muito tempo). Nesta altura a minha visão sobre a enfermagem é muito negra, pois devido a abertura de vagas sem regras, simplesmente a pensar no dinheiro que as escolas ganham e com a Ordem a concordar. Temos o mercado inundado de enfermeiros e poucas vagas o que nos fazem perder margem de negociação perante o governo e as EPES.
                                                            De facto acho que o não haver vagas nos hospitais é uma questão de ordem financeira, porque tenho a noção que os enfermeiros são poucos para o volume de trabalho.
                                                            É pena que as pessoas só tenham noção do trabalho de um enfermeiro quando estão hospitalizadas.

                                                            Tomem atenção pois esta é a verdade dos factos....

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X