Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Pobreza - Estudantes universitários vivem em casas de banho"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Pobreza - Estudantes universitários vivem em casas de banho"

    "Pobreza

    Estudantes universitários vivem em casas de banho
    Por Margarida Davim*

    O divórcio e o desemprego dos pais, bem como o aumento do preço das propinas, está a lançar muitos universitários na miséria. Os casos dramáticos sucedem-se por todo o país, com jovens passando fome e chegando a viver dentro de casas de banho, avança a edição do SOL desta sexta-feira

    Bruno (nome fictício) desmaiou a meio de uma praxe. Quando acordou, os colegas perceberam porquê: não comia há dois dias. Tinha chegado dos Açores com 200 euros no bolso, mas o dinheiro foi-se logo no pagamento da primeira prestação das propinas, na matrícula.
    Sem coragem para pedir mais dinheiro aos pais, Bruno está a viver da ajuda dos colegas, que lhe pagam as refeições na cantina da Universidade da Beira Interior (UBI).
    Leonor (nome fictício) chegou no ano passado à mesma universidade. Na altura, não imaginava que o segundo ano de Economia pudesse ser tão complicado.
    «O pai ficou desempregado e a mãe está de baixa há meses», conta Rui Garcia, da Associação Académica da UBI, que conhece de perto as dificuldades de estudantes que muitas vezes têm vergonha de pedir ajuda.
    É o caso de Leonor: os cêntimos são contados um a um e «os pais nem sabem as dificuldades que passa para comer».
    O desemprego e o divórcio dos pais estão, na maioria dos casos, na origem do agravamento das dificuldades dos alunos. «A crise veio acentuar os problemas», constata o dirigente académico da UBI.
    margarida.davim@sol.pt com igor.costa@sol.pt"


    Isto é muito complicado. Mais complicado é um comentário do género "se calhar até merecem" ou então o típico "Zé do tremoço" a atirar bojardas p o ar.
    N pretendo criar aqui um debate esquerda/direita nem nada assim, apenas uma reflexão. O q pensam destas situações?

    #2
    Penso que os apoios sociais devem ajudar estas pessoas que realmente precisam (caso os testemunhos sejam verdadeiros) e não para pessoas que numa semana de queima gastam 150€ em vinho, como colegas meu que tinham bolsa.

    Uma "boa" solução para mim era a universidade intervir e tentar arranjar um part time a essas pessoas. Por exemplo na biblioteca, infantário, etc, dando condições de ganharem algum dinheiro e não prejudicar os estudos.

    Comentário


      #3
      Esses alunos tem de recorrer aos serviços sociais para pedir ajuda e para se candidatar à bolsa, para poderem ter ajuda financeira.
      Sei que até a bolsa começar a ser paga demora ainda algum tempo e é preciso algum investimento inicial dos pais para ajudar a manter os filhos nos primeiros tempos.

      Comentário


        #4
        E depopis, as condições finamceiras podem alterar-se redicalmente, resultado de situações de desemprego, doença ou outras. As instituições n costumam dar resposta a estas situações, blindadas por prazos e regulamentos.

        Já agora, penso q seria uma pena confundir o enorme e injusto aproveitamento de situações de "bolsas p queimar" c outras de verdadeira necessidade, quer seja nova e imediata, quer seja de caracter mais duradouro.

        Comentário


          #5
          Neste tipo de alunos a bolsa pode ascender aos 950€/mês. Eu sei que o sistema nem sempre funciona como o devido mas há algo aqui que não me está a cheirar bem.

          Comentário


            #6
            Essas histórias são estranhas mas podem não ser desproporcionadas de todo. Existem bolsas sim sr, mas muitas delas são para os amigos (e não são poucas pelo que via no meu tempo...).

            Depois, as bolsas demoram a sair (algumas saiam em janeiro e Fevereiro, o ano começa em Setembro já estão a ver), e conheço inúmeros casos que trabalhavam no verão, arranjavam qualquer coisa para "arrancar", e por vezes um que outro part-time no início do ano (era quando ainda não havia exames).

            Acreditem, para quem não pode, não é nada facil...

            Comentário


              #7
              Uns trabalhinhos no mac ou na telepizza e não só tem tacho á borla, como ainda recebem guito.

              Para mim isso é show off...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rks Ver Post
                Neste tipo de alunos a bolsa pode ascender aos 950€/mês. Eu sei que o sistema nem sempre funciona como o devido mas há algo aqui que não me está a cheirar bem.

                Porque é que dizes isso???

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rks Ver Post
                  Neste tipo de alunos a bolsa pode ascender aos 950€/mês. Eu sei que o sistema nem sempre funciona como o devido mas há algo aqui que não me está a cheirar bem.
                  UBI?

                  950€ mes?

                  Comentário


                    #10
                    Pessoalmente, agradecia q as pessoas q dizem q isto é estranho, show ou de qq forma duvidoso, explicassem melhor o seu ponto de vista, a bem da conversa. Goatava de ficar melhor esclarecido, apenas.

                    Comentário


                      #11
                      Muitas vezes as bolsas são atribuidas a quem não tem necessidade, bem pelo contrário.
                      No meu tempo na Publica, tinha pelo menos um colega bolseiro (não por mérito, mas de acção social), que tinha um Smart Roadster novo para ir ás aulas... E o pai era advogado, coitadinho...

                      Há muita porcaria nas atribuições de bolsas... Depois chegamos a esta pouca vergonha...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                        Muitas vezes as bolsas são atribuidas a quem não tem necessidade, bem pelo contrário.
                        No meu tempo na Publica, tinha pelo menos um colega bolseiro (não por mérito, mas de acção social), que tinha um Smart Roadster novo para ir ás aulas... E o pai era advogado, coitadinho...

                        Há muita porcaria nas atribuições de bolsas... Depois chegamos a esta pouca vergonha...
                        Em certos países (como o nosso mas também aqui na Polónia) criticamos o "sistema" mas não fazemos muito por ele. Em países escandinavos (por exemplo) esse individuo seria quase de certeza denunciado e teria de devolver o dinheiro obtido fraudulentamente, provavelmente o encarregado de educação seria alvo de uma queixa-crime e investigado.

                        Comentário


                          #13
                          Eu tinha duas colegas de curso que o pai delas tinha falecido e as mães pouco mais tinham que as reformas de sobrevivencia dos maridos e na atribuição da bolsa elas apenas tinham direito ao minimo e a justificação que davam era que elas já tinham bens em nome delas que tinham herdado do pai. No caso de ambas era pouco mais que habitação onde residiam com a mãe.
                          Uma delas quando pode começou logo a trabalhar, quando terminamos o bacharelato e depois tirou a licenciatura a trabalhar.

                          Comentário


                            #14
                            Era importante que antes de irem para a universidade fizessem contas para ver se é viável ou não.

                            Vir dos Açores com 200€ no bolso para estudar e comer não tem lógica nenhuma.

                            Infelizmente estes casos são mais comuns do que se pensa.

                            Comentário


                              #15
                              Posso estar enganado, mas a bolsa não tem de ser pedida num determinado prazo?

                              Comentário


                                #16
                                Esta posição q o Jorge defende seria "assassinada" e quem o fizesse seria "o bufo". É melhor sermos todos simpáticos...

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu percebo que em muitos casos é complicado e que o resultado na bolsa demora a sair...

                                  Mas a título de exemplo na Universidade do Minho, enquanto não saírem os resultados das bolsas, se te dirigires aos serviços de acção social e explicares a tua situação eles ajudam, por exemplo fazem-te adiantamentos sob a forma de senhas da cantina.

                                  Só fazes o pagamento das propinas quando saem os resultados das bolsas, e se te candidatares a um quarto na residência, muito dificilmente não tens alojamento e só o começas a pagar quando saírem os resultados das bolsas.

                                  Sei que existem muitas situações difíceis, mas tb acho que muitas vezes é falta de informação e eles não se mexem nem tentam procurar ajuda a quem de direito...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                                    Esta posição q o Jorge defende seria "assassinada" e quem o fizesse seria "o bufo". É melhor sermos todos simpáticos...
                                    Exacto! Quem se indigna é bufo ou fraco depois temos políticos corruptos, empresários vigaristas, trabalhadores mandriões e aldrabões.

                                    Só com uma mudança nas mentalidades se vai a algum lado, provavelmente só na próxima república, não nesta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Desculpem-me se isto parece um pouco cru, mas em todo lado do mundo as coisas são assim.

                                      Se têm corpinho para trabalhar, há centenas de ofertas de emprego em cafés, bares e restaurante que permitem trabalhar em horários perfeitamente compatíveis com os de estudos. Há inclusive cadeias de Restaurantes que oferecem bolsas de estudos aos seus funcionários.

                                      Porquê todo este drama?

                                      O meu pai trabalhou e estudou ao mesmo tempo, para pagar os seus estudos e dos irmãos mais novos. Era o que acontecia com as ditas classes baixas, os pobres.

                                      E não deixou de ser uma pessoa de sucesso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O q se passa nessa Universidade n constitui a regra, mas louva-se, claramente.

                                        Eu próprio estive numa situação muito complicada por motivos pessoais e circunstancias familiares, q alterou completamente a minha situação, e n tive rigorosamente nada.
                                        Isto entra c IRS, pova de rendimentos (ou da sua ausencia), além de morada fixa, etc.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Carlos, nem te vou dizer o quanto trabalhei, como tantos outros. As tuas palavras são do mais fácil q há, desculpa-me.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O problema não está na atribuição de bolsas, o problema está nas declarações de rendimentos que os papás profissionais liberais entregam. Não havendo fuga ao fisco a atribuição de bolsas sociais é justa e minimamente eficaz.

                                            Quanto ao problema apresentado acho que a solução passa mesmo por tentarem arranjar um part-time, eu trabalhei como ajudante de pasteleiro durante a faculdade para juntar dinheiro (felizmente não por necessidade), não me dei mal e ainda tirava uma boa quantia por mês. O aproveitamento não foi espectacular, mas mesmo assim fiz mais cadeiras que muitos colegas. E do que conheço da Covilhã até tem uma vantagem enorme - o preço das casas. Em Lisboa paga-se 250€ por um quarto, qualquer T2 fica acima de 600€.

                                            Agora que o ensino superior em Portugal é só para quem pode ou se preocupou ao longo dos anos em poupar para esse fim, disso não tenho dúvidas. Principalmente se estivermos a falar de alunos deslocados ou casais que tem 2 filhos com menos de 5 anos de diferença.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por hifi Ver Post
                                              Carlos, nem te vou dizer o quanto trabalhei, como tantos outros. As tuas palavras são do mais fácil q há, desculpa-me.
                                              Trabalhaste? Então sabes o valor das minhas palavras.

                                              Porque os meninos como vão ser doutores não podem vergar a mola ou partir as unhas.

                                              Basta ver a quantidade de estrangeiros que temos de importar para os empregos ditos 'menores'.

                                              Comentário


                                                #24
                                                N quero entrar em polémicas, mas n posso mesmo retirar uma palavra ao q te disse. Desculpa, mas agora ainda menos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  o bloco anda aí...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Polémica? Mas que raio?

                                                    Porque é que não podemos defender pontos de vista diferentes?

                                                    Eu vou contigo a um qualquer Centro Comercial e arranjamos um emprego para hoje !!

                                                    Onde é que está o problema?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                      Desculpem-me se isto parece um pouco cru, mas em todo lado do mundo as coisas são assim.

                                                      Se têm corpinho para trabalhar, há centenas de ofertas de emprego em cafés, bares e restaurante que permitem trabalhar em horários perfeitamente compatíveis com os de estudos. Há inclusive cadeias de Restaurantes que oferecem bolsas de estudos aos seus funcionários.

                                                      Porquê todo este drama?

                                                      O meu pai trabalhou e estudou ao mesmo tempo, para pagar os seus estudos e dos irmãos mais novos. Era o que acontecia com as ditas classes baixas, os pobres.

                                                      E não deixou de ser uma pessoa de sucesso.
                                                      Carlos, embora compreenda a tua displicência não deixo de ficar a pensar se, por um breve momento, consideras que nem todas as pessoas provêm do mesmo meio e que cada situação é específica, não podemos julgar as pessoas desse modo.

                                                      O aluno(s) provavelmente provêm de famílias disfuncionais que nem sequer pararam para pensar se podem enviar o filho para estudar numa universidade. Por vezes não dá mesmo e então algo se deve fazer como por exemplo arranjar um meio do estudante ser auto-suficiente, obter uma bolsa de estudo, um lugar numa residência ou mesmo trabalhar um "x" tempo para começar a estudar numa universidade.

                                                      Existem residências universitárias estatais, bolsas de estudo etc. Como alguém disse há meios de arranjar emprego nem que seja na própria universidade - os polacos e PALOP que estudavam na Universidade pessoa faziam part-time na cantina, na reprografia e na biblioteca e eram pagos por isso, por vezes ficavam isentos de pagar propina, isto numa universidade privada.

                                                      Agora há também indivíduos completamente tapados que não têm a mínima ideia do que estão a fazer, onde se vão meter e são atirados para a arena por causa da mentalidade do "tens de tirar um curso universitário para seres alguém na vida".

                                                      Há que orientar essas pessoas de modo a que não passem fome e sofrimento, não é com um VAI TRABALHAR MALANDRO! que se tiram essas pessoas da lama.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                        Desculpem-me se isto parece um pouco cru, mas em todo lado do mundo as coisas são assim.

                                                        Se têm corpinho para trabalhar, há centenas de ofertas de emprego em cafés, bares e restaurante que permitem trabalhar em horários perfeitamente compatíveis com os de estudos. Há inclusive cadeias de Restaurantes que oferecem bolsas de estudos aos seus funcionários.

                                                        Porquê todo este drama?

                                                        O meu pai trabalhou e estudou ao mesmo tempo, para pagar os seus estudos e dos irmãos mais novos. Era o que acontecia com as ditas classes baixas, os pobres.

                                                        E não deixou de ser uma pessoa de sucesso.

                                                        As generalizações são perigosas. mas já agora porque não foram trabalhar os teus tios em vez de ser o teu pai a trabalhar para eles!? Está a ver o que dá generalizar nao estás!


                                                        Estes casos aqui relatados são do mais normal que possam pensar para quem conhece o ensino superior pelo lado de dentro.
                                                        O problema está como já aqui referiram nas declarações de rendimentos dos Pais e não no sistema de atribuição de bolsas.
                                                        Se os Pais têm empregos que não descontam pela totalidade do que levam para casa (sao tambem aqueles que depois vêm dizer que trabalharam muito e têm reformas de míséria) claro está q ao fazer a atribuição da bolsa em que factores como a declaração de rendimentos, a que distância está de casa, quanto gasta em alimentação transportes e outros tudo a dividir pelo número de pessoas do agregado familiar, vai dar um valor tão baixo (e que não é verdadeiro) que lhes atribuêm bolsa.
                                                        Pelo contrário temos os outros como eu e muitos que por aí andam que como os Pais sempre descontaram pelo valor real que levavam para casa, não tiveram nunca direito a nada.

                                                        No sistema de acção social as denúncias não são anonimas e tem que se apresentar provas do que se denuncia. Ninguém vai investigar e todos sabem o que acontecem. mesmo que se tente excluir alguém porque se sabe que a declaração não é real se a pessoa vier reclamar quem fica em maus lençois é o serviço.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                          Trabalhaste? Então sabes o valor das minhas palavras.

                                                          Porque os meninos como vão ser doutores não podem vergar a mola ou partir as unhas.

                                                          Basta ver a quantidade de estrangeiros que temos de importar para os empregos ditos 'menores'.
                                                          Pois e os portugas vão lá para fora fazer esses mesmos trabalhos "menores" porque cá querem ser todos doutores.

                                                          Mais uma vez te digo que não se pode generalizar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Claro q podemos defender pontos de vista diferentes.
                                                            A questão é q por vezes as pessoas exageram um bocadinho e estes tópicos perdem todo o bom senso, o q gostaria de evitar. Acho q a tua opinião é incorrecta e baseada em coceitos simplistas, mas tb é só a minha opinião.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X