Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Saramago novamente polémico: "Bíblia é manual de maus costumes" - entrevista RTP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saramago novamente polémico: "Bíblia é manual de maus costumes" - entrevista RTP

    Pois é, o "anti-Cristo" () voltou a fazer das suas!

    Vejam o que ele afirma desta vez:

    In: Destak.pt | "Bíblia é manual de maus costumes e catálogo do pior da natureza humana"

    José Saramago
    "Bíblia é manual de maus costumes e catálogo do pior da natureza humana"

    18 | 10 | 2009 18.57H
    José Saramago afirmou hoje, em Penafiel, que "a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana".

    Destak/Lusa | destak@destak.pt

    "Sobre o livro sagrado, eu costumo dizer: lê a Bíblia e perde a fé!", disse o escritor, numa entrevista concedida à Lusa, a propósito do lançamento mundial do seu novo livro, intitulado "Caim", que ocorre hoje naquela cidade.
    "A Bíblia passou mil anos, dezenas de gerações, a ser escrita, mas sempre sob a dominante de um Deus cruel, invejoso e insuportável. É uma loucura!", afirma o Nobel da Literatura de 1998, para quem não existe nada de divino na Bíblia, nem no Corão.
    "O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!" afirmou.
    Saramago sublinhou que "as guerras de religião estão na História, sabemos a tragédia que foram".
    Considerou que as Cruzadas são um crime do Cristianismo, morreram milhares e milhares de pessoas, culpados e inocentes, ao abrigo da palavra de ordem 'Deus o quer', tal como acontece hoje com a Jihad (Guerra Santa).
    Saramago lamenta que todo esse "horror" tenha feito em nome de "um Deus que não existe, nunca ninguém o viu".
    "O teólogo Hans Kung disse sobre isto uma frase que considero definitiva, que as religiões nunca serviram para aproximar os seres humanos uns dos outros. Só isto basta para acabar com isso de Deus", afirmou.
    Salientou ainda que "no Catolicismo os pecados são castigados com o Inferno eterno. Isto é completamente idiota!".
    "Nós, os humanos somos muito mais misericordiosos. Quando alguém comete um delito vai cinco, dez ou 15 anos para a prisão e depois é reintegrado na sociedade, se quer", disse.
    "Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?", perguntou.
    Para José Saramago, "Deus só existe na nossa cabeça, é o único lugar em que nós podemos confrontar-nos com a ideia de Deus. É isso que tenho feito, na parte que me toca".

    O que acham em relação a isto?

    #2
    Chega se a uma altura da vida em que se diz o que se pensa!
    Quer agrade ou nao!

    Qt às declarações ppmente ditas, cada um sabe de si.
    Não me chateia a Maite Proença, tb não me vai chatear este.

    As pessoas devem dizer o que pensam e pronto. Depois é cag@r e andar!
    E há coisas na Biblia que não lembram nem ao menino Jesus.

    Comentário


      #3
      Saramago deve estar a referir-se ao Velho Testamento - o das hemorróidas de ouro, do careca que é gozado e pede a Deus para matar os meninos que fizeram pouco dele etc...

      Tempos houve em que não concordava em absoluto com Saramago...

      Comentário


        #4
        Ao mesmo tempo, ele deve achar O Manifesto do Partido Comunista como uma doutrina a seguir.

        Já soubemos em que lado da bancada fica o Saramago, portanto, isto não é assim muito supreendente. Até era esperado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
          Ao mesmo tempo, ele deve achar O Manifesto do Partido Comunista como uma doutrina a seguir.

          Já soubemos em que lado da bancada fica o Saramago, portanto, isto não é assim muito supreendente. Até era esperado.
          Mas uma coisa não invalida a outra. O facto de Saramago ser comunista não implica não poder criticar a Bíblia ou ser contumaz, sobretudo em certas narrações do livro sagrado e doutrinas do clero.

          Comentário


            #6
            o homem tem direito à sua opinião.

            se está certo ou errado ninguém sabe, depende das nossas crenças pessoais.

            cada qual acredita naquilo que quer.

            Comentário


              #7
              Quem conseguir refutar as suas palavras que o faça.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                O que acham em relação a isto?
                Acho que o senhor tem muito sentido de humor.

                "Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus não fez nada. Depois, decidiu criar o Universo, não se sabe porquê, nem para quê. Fê-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje! Nunca mais fez nada! Isto tem algum sentido?",


                Não deixo de lhe dar razão em alguns aspectos mas acho que ele perde a razão a partir do momento que começa a ridicularizar uma crença partilhada por muitos.

                Todos nós temos direito a uma opinião e ele como Nobel da Literatura deveria ter mais cuidado com as palavras que usa...ou talvez não.

                Seja como for para mim isto não é mais do que um golpe publicitário para atraír atenção para o novo livro.

                Comentário


                  #9
                  Trata-se apenas de uma acção de promoção do livro. O Saramago pode estar velho mas nunca foi estúpido e sabe muito bem que com estas afirmações faz disparar as vendas do seu novo livro e, consequentemente, inchar a sua conta bancária.

                  Isto de se ser comunista tem muito que se lhe diga e as regras do mercado funcionam do mesmo modo para todos, até para os comunistas mais empedernidos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                    Mas uma coisa não invalida a outra. O facto de Saramago ser comunista não implica não poder criticar a Bíblia ou ser contumaz, sobretudo em certas narrações do livro sagrado e doutrinas do clero.
                    Uh, o facto do Saramago ser Comunista tem TUDO ver com as criticas dele em relação a Biblia. Os Comunistas são ateus declarados. Logo, a sua ponto de vista vai obviamente motivar a critica. Seria mais chocante se um Católico fizesse essas afirmações. Agora um ateu?

                    Já agora, vou perguntar ao Papa a sua opinião acerca do Comunismo. De certeza que ele vai "desvendar" alguns "verdades" também.

                    Comentário


                      #11
                      nunca dei muito credito a essa personagem, mas ele fez umas afirmações na entrevista que vi, que até não são mentira.

                      desde que não ridicularize a religião...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                        Acho que o senhor tem muito sentido de humor.




                        Não deixo de lhe dar razão em alguns aspectos mas acho que ele perde a razão a partir do momento que começa a ridicularizar uma crença partilhada por muitos.

                        Todos nós temos direito a uma opinião e ele como Nobel da Literatura deveria ter mais cuidado com as palavras que usa...ou talvez não.

                        Seja como for para mim isto não é mais do que um golpe publicitário para atraír atenção para o novo livro.
                        Saramago não precisa de publicidade para vender livros, não estamos a falar de um Dan Brown.

                        No entanto se a frase fosse assim:

                        "Mas há coisas muito mais idiotas, por exemplo: antes, na criação do Universo, Deus fez tudo. Depois, decidiu criar o Universo e habita-lo. Fez-lo em seis dias, apenas seis dias. Descansou ao sétimo. E ainda dizem que Deus não existe! Isto tem algum sentido?"
                        Há indivíduos profundamente crentes na criação do universo em seis dias e ai de quem os contradiga!

                        Comentário


                          #13
                          "O Corão, que foi escrito só em 30 anos, é a mesma coisa. Imaginar que o Corão e a Bíblia são de inspiração divina? Francamente! Como? Que canal de comunicação tinham Maomé ou os redactores da Bíblia com Deus, que lhes dizia ao ouvido o que deviam escrever? É absurdo. Nós somos manipulados e enganados desde que nascemos!" afirmou.
                          Um ateu? A dúvidar a origem dos livros santos? Não me digas! Depois vais-me dizer que os Benfiquistas odeiam o Futebol Clube do Porto, ou que o Oceano Atlantico contem agua salgado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                            Acho que o senhor tem muito sentido de humor.




                            Não deixo de lhe dar razão em alguns aspectos mas acho que ele perde a razão a partir do momento que começa a ridicularizar uma crença partilhada por muitos.

                            Todos nós temos direito a uma opinião e ele como Nobel da Literatura deveria ter mais cuidado com as palavras que usa...ou talvez não.

                            Seja como for para mim isto não é mais do que um golpe publicitário para atraír atenção para o novo livro.
                            Ele apenas está a abanar o assunto. Do tipo acordem para a vida e vejam esta interpretação que se pode fazer.

                            Não é o que a religião faz? Promover a sua interpretação da bíblia?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                              Há indivíduos profundamente crentes na criação do universo em seis dias e ai de quem os contradiga!
                              E há quem acredita que o que foi escrito não pode ser levado a palavra, e que contem muita hiperbole no seu contexto.

                              Houve uma serie de documentários no Canal de História que fez umas explicações práticas acerca de certos mistérios contados na Biblia. É bastante interessante e recomendo a qualquer pessoa para o ver.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                Trata-se apenas de uma acção de promoção do livro. O Saramago pode estar velho mas nunca foi estúpido e sabe muito bem que com estas afirmações faz disparar as vendas do seu novo livro e, consequentemente, inchar a sua conta bancária.

                                Isto de se ser comunista tem muito que se lhe diga e as regras do mercado funcionam do mesmo modo para todos, até para os comunistas mais empedernidos.
                                Pois, eu também vou mais nesse sentido!

                                Ele sabe perfeitamente que ao ser polémico sobre estes assuntos vai provocar um enorme falatório, ainda que polémico, e nada melhor para fazer publicidade ao livro. Eu diria mesmo que é um golpe de génio de marketing: simplesmente genial e genialmente simples! Vamos é ver se desta vez não foi longe demais, pois mencionou também o Corão, e aí já sabemos quem é que ele se arrisca a ter à perna. Mas também, como já é velho, não deve estar muito preocupado com isso!

                                Em relação às afirmações em si, apesar de terem o seu quê de verdadeiro, pois existem, de facto, inúmeras contradições na própria Bíblia, e coisas que nunca lá deveriam estar, revela bem a falta de seriedade com a qual ele as fez, pois só fala da parte que lhe convém e não diz uma palavra sobre as milhares de situações em que se apela à bondade e justiça do ser humano. Também nunca ninguém o ouve falar das atrocidades indescritíveis cometidas por vários regimes comunistas por esse mundo fora, ao longo de toda a história.

                                Mas, tal como disse, também não é nada disso que está em causa para ele, mas apenas a publicidade ao seu último livro, e nisso ele já atingiu o objectivo a 100%!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                  Uh, o facto do Saramago ser Comunista tem TUDO ver com as criticas dele em relação a Biblia. Os Comunistas são ateus declarados. Logo, a sua ponto de vista vai obviamente motivar a critica. Seria mais chocante se um Católico fizesse essas afirmações. Agora um ateu?

                                  Já agora, vou perguntar ao Papa a sua opinião acerca do Comunismo. De certeza que ele vai "desvendar" alguns "verdades" também.
                                  Estás a desconversar luso2kx...

                                  É irrelevante o facto de ele ser comunista ou de o Papa ser fascista, ou o que seja... depreendo portanto que, no teu ponto de vista, um comunista não deveria comentar nada respeitante a religião?

                                  A questão mais pertinente prende-se com a Bíblia em si, com o que está tido como sagrado mesmo que apele ao genocídio, homicídio, infanticídio, violação e sacrifícios. Só isso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                    Ele apenas está a abanar o assunto. Do tipo acordem para a vida e vejam esta interpretação que se pode fazer.

                                    Não é o que a religião faz? Promover a sua interpretação da bíblia?
                                    Nem mais. Mas acho que o Saramago está a tomar um atituda um bocado pragmatista a mais(embora esperado, sabendo da idealogia que ele segue).

                                    Como disse, a Biblia não pode ser levado literalmente. Quase tudo que foi escrito está repleto de hiperbole principalmente para que qualquer pessoa pode tomar uma conclusão diferente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                      Nem mais. Mas acho que o Saramago está a tomar um atituda um bocado pragmatista a mais(embora esperado, sabendo da idealogia que ele segue).

                                      Como disse, a Biblia não pode ser levado literalmente. Quase tudo que foi escrito está repleto de hiperbole principalmente para que qualquer pessoa pode tomar uma conclusão diferente.
                                      Isso revela bem a falta de seriedade das afirmações dele, pois ele como intelectual e pessoa vivida, sabe perfeitamente que a passagem da criação do universo em 6 dias e outras que tais não podem nunca ser interpretadas de forma literal!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Saramago é "cruel" na utilização das palavras para expor as suas ideias, mas concordo em absoluto com o que ele disse.

                                        Estamos numa sociedade que não vai lá com eufemismos, e disse o que milhares de pessoas diriam. Só que diriam assim: "a Bíblia não tem grande sentido, há coisas que não são muito correctas". Ele diz da maneira que todos podemos ver, e significa exactamente o mesmo.

                                        Acho que falta frontalidade a esta sociedade, e Saramago dá-a!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                                          Estás a desconversar luso2kx...

                                          É irrelevante o facto de ele ser comunista ou de o Papa ser fascista, ou o que seja... depreendo portanto que, no teu ponto de vista, um comunista não deveria comentar nada respeitante a religião?

                                          A questão mais pertinente prende-se com a Bíblia em si, com o que está tido como sagrado mesmo que apele ao genocídio, homicídio, infanticídio, violação e sacrifícios. Só isso.
                                          Acusar um livro com os crimes cometidos por homem é como acusar colheres com a obesidade infantil.

                                          Mais uma vez, e vé se entendes o que eu estou a dizer:

                                          1) A Biblia está repleto de Hiperbole e não contem uma só tradução. Cabe a qualquer um entender a sua maneira. A mesma se diz do Corão e do Torah. Se fosse assim tão fácil de entender, não haveria tantos sectos diferentes de cada religião.

                                          2) É ridiculo levar muito a sério as palavras do Saramago neste assunto porque, já há muito tempo atrás, que é condicionado pela sua ideologia que defende um ateismo mesmo extremo. Logo, ele vai sempre ter a tradução mais fatalista e negativo dos livros sagrados, e que não é exactamente o mais correcto. O que estavas a espera?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu prefiro que um comunista critique, mas que diga que é comunista. Ou outra coisa qq.

                                            Prefiro ver o telejornal na RTP e saber quem manda lá, ver a MMG e saber qual o objectivo dela, etc etc.

                                            Dissimulados é que não gosto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              De repente só me ocorre uma passagem da bíblia em que Jesus disse: "Se me negares diante dos Homens te negarei diante do Pai".

                                              E fez-me pensar como é bom existir alguém como Saramago que coloque este outro lado da interpretação bem preto no branco, a cru.

                                              Força Saramago.

                                              PS: sou agnóstico

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Isso revela bem a falta de seriedade das afirmações dele, pois ele como intelectual e pessoa vivida, sabe perfeitamente que a passagem da criação do universo em 6 dias e outras que tais não podem nunca ser interpretadas de forma literal!
                                                Nunca se sabe. É que, como Comunista, ele já era bastanta pessimista em relção a religião. Portanto, daí para ter um ponto de vista ultra-pragmatista a Biblia não seria algo chocante.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Acho que o homem tem razão no que diz.

                                                  A bíblia não passa de um livro escrito por homens, com o intuito de conseguir controlar o povo e as massas, com base no medo da ideia de algo superior e desconhecido.

                                                  A igreja matou e perseguiu milhões com base na fé...porque?

                                                  Porque alguém divino enviou por fax um livro a dizer que se devia fazê-lo?

                                                  Ou por medo que alguém pudesse quebrar esse mesmo controlo sobre o povo?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                    Pois é, o "anti-Cristo" () voltou a fazer das suas!

                                                    Vejam o que ele afirma desta vez:

                                                    In: Destak.pt | "Bíblia é manual de maus costumes e catálogo do pior da natureza humana"




                                                    O que acham em relação a isto?
                                                    Eu li a biblia tanto o velho como o novo testamento e concordo em absoluto com o José Saramago, a biblia é um livro barbaro injusto onde se faz aquilo que de mais cruel e primitivo o ser humano pode fazer...

                                                    A afirmação de saramago só choca quem nunca leu a biblia

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                                      Acusar um livro com os crimes cometidos por homem é como acusar colheres com a obesidade infantil.

                                                      Mais uma vez, e vé se entendes o que eu estou a dizer:

                                                      1) A Biblia está repleto de Hiperbole e não contem uma só tradução. Cabe a qualquer um entender a sua maneira. A mesma se diz do Corão e do Torah. Se fosse assim tão fácil de entender, não haveria tantos sectos diferentes de cada religião.

                                                      2) É ridiculo levar muito a sério as palavras do Saramago neste assunto porque, já há muito tempo atrás, que é condicionado pela sua ideologia que defende um ateismo mesmo extremo. Logo, ele vai sempre ter a tradução mais fatalista e negativo dos livros sagrados, e que não é exactamente o mais correcto. O que estavas a espera?
                                                      Só posso responder com um encolher de ombros pois apenas concordo com a questão da interpretação e entendo que todos temos direito a opinar....

                                                      Obviamente que Saramago, sendo um intelectual e escritor, joga com as palavras e tenta manipular a opinião pública. Em Penafiel num meio quase rural e católico, pouco dado a comunistas e a reformas agrárias deve ter sido um escândalo e deve ter provocado o clero, incluindo o Bispo do Porto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                                                        Acusar um livro com os crimes cometidos por homem é como acusar colheres com a obesidade infantil.

                                                        Mais uma vez, e vé se entendes o que eu estou a dizer:

                                                        1) A Biblia está repleto de Hiperbole e não contem uma só tradução. Cabe a qualquer um entender a sua maneira. A mesma se diz do Corão e do Torah. Se fosse assim tão fácil de entender, não haveria tantos sectos diferentes de cada religião.

                                                        2) É ridiculo levar muito a sério as palavras do Saramago neste assunto porque, já há muito tempo atrás, que é condicionado pela sua ideologia que defende um ateismo mesmo extremo. Logo, ele vai sempre ter a tradução mais fatalista e negativo dos livros sagrados, e que não é exactamente o mais correcto. O que estavas a espera?
                                                        Mais ridículo ainda é em pleno século XXI, ainda se acreditar na história da carochinha.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          Eu li a biblia tanto o velho como o novo testamento e concordo em absoluto com o José Saramago, a biblia é um livro barbaro injusto onde se faz aquilo que de mais cruel e primitivo o ser humano pode fazer...

                                                          A afirmação de saramago só choca quem nunca leu a biblia
                                                          Neph!!! Se tu nao tivesses lido a Bíblia ficava chateado!

                                                          Tu és o Wally aqui da malta!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MySql2010 Ver Post
                                                            Acho que o homem tem razão no que diz.

                                                            A bíblia não passa de um livro escrito por homens, com o intuito de conseguir controlar o povo e as massas, com base no medo da ideia de algo superior e desconhecido.

                                                            A igreja matou e perseguiu milhões com base na fé...porque?

                                                            Porque alguém divino enviou por fax um livro a dizer que se devia fazê-lo?

                                                            Ou por medo que alguém pudesse quebrar esse mesmo controlo sobre o povo?
                                                            O controlo do povo através da religião (mesmo que de uma forma mais pagã) remonta a uns bons milhares de anos atrás quando a humanidade se começou a sedentarizar e as aldeias começaram a crescer. Foi uma necessidade básica de manter a ordem dentro de portas sem grandes violências (os exércitos eram usados para atacar ou defender de aldeias vizinhas).

                                                            E digam o que disserem, o Saramago tem todo o direito de dizer o que diz.

                                                            Vejam o site do Público que já estão a malhar nele.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X