Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Patrões defendem subida de impostos para baixar défice

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Patrões defendem subida de impostos para baixar défice

    «Há pessoas que vêem o emprego como um seguro de vida mas o emprego para toda a vida já não existe», diz Van Zeller
    A situação orçamental é «realmente grave» e, «se quisermos reduzir o défice, isso só será feito pela via do aumento de impostos», disse o presidente da Confederação Industrial portuguesa (CIP), Francisco Van Zeller, que falava para dezenas de empresários reunidos na Universidade Católica, em Lisboa, para o «8º Semanário de Reflexão Estratégica».

    «Do nada sai nada», sintetizou o porta-voz da Indústria, «e nós queríamos mesmo que o défice se reduzisse».
    «A crise, coitada, tem sido culpada de tudo», lamentou. Perante um «endividamento privado próximo dos 100%», um défice orçamental «que este ano ficará nos 6% e que dificilmente se reduzirá», um nível de «exportações abaixo do das importações» e um «problema oculto de que ninguém fala: a falta de pagamentos», o porta-voz da Indústria não se mostrou optimista quando ao futuro do país.

    Bancos vão continuar exigentes e spreads vão manter-se elevados

    Van Zeller deixou ainda outros alertas. «Já não vamos voltar à situação que tínhamos antes da crise. O relacionamento das empresas com os bancos vai ser mais difícil, acabaram-se as facilidades ao crédito», disse Van Zeller, acrescentando que «as exigências vão continuar e os spreads vão continuar altos».

    Isto a juntar ao «baixo investimento público dos últimos anos», aliado à intervenção fiscal que foi «muito fraquinha, com poucas coisas feitas e sem grandes efeitos», completa o quadro apresentado pelo responsável da CIP.

    «Há pessoas que vêem o emprego como um seguro de vida»

    Para Francisco Van Zeller há que começar pelo início: «Temos de apostar na formação do pessoal. E não apenas formar nos moldes que já existem. É preciso criar novas disciplinas para preparar as pessoas para uma realidade diferente daquela que existe hoje».

    Às empresas, Van Zeller pediu «alguma ginástica» para «absorverem outras empresas menos competentes». Já aos trabalhadores deixou um aviso: «Acabou-se o emprego para toda a vida. Há pessoas que vêem o emprego como um seguro de vida, isso não existe».
    Não percebo muito de economia, mas esta noticia parece-me ser anedótica no contexto actual...

    Apesar da informação ser extremamente vaga,não apresentando nada em concreto, dá-me a entender que se deve estrangular ainda mais quem de útil e produtivo faz, para imagine-se mais uma vez, ofuscar o tão mal amado défice...
    A banca continua a ser uma privilegiada...
    Será que não há mais ideias criativas, ou coragem para se fazer o que deve ser feito, as soluções apresentadas acabam por ser sempre as mesma, estrangulando e sacrificando sempre os mesmo...

    Qual a vossa opiniao??

    #2
    Já pouco me espanta neste país e esse Francisco Van Zeller parece não existir...

    Comentário


      #3
      O Van Zeller anda com a pica toda!!!!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
        Não percebo muito de economia, mas esta noticia parece-me ser anedótica no contexto actual...



        Qual a vossa opiniao??
        é maluco.

        [ora aí está uma afirmação que seguramente me vai dar muitos pontos de credibilidade aqui no fórum]

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Icedevice Ver Post
          é maluco.

          [ora aí está uma afirmação que seguramente me vai dar muitos pontos de credibilidade aqui no fórum]


          É a tua opinião, sem duvida, mas podias fundamentar...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
            Já pouco me espanta neste país e esse Francisco Van Zeller parece não existir...

            «Há pessoas que vêem o emprego como um seguro de vida»

            Sim, de acordo contigo, e depois desta afirmação do "dito cujo", já era tempo de dar o lugar a outro...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Belshior Ver Post


              É a tua opinião, sem duvida, mas podias fundamentar...

              Não me parece que haja grande margem de manobra para aumentar ainda mais os impostos. Na minha opinião isso iria atrofiar ainda mais a economia e reduzir o clima de confiança de investidores e consumidores.

              Se há alguma coisa a fazer, neste momento, é manter os impostos como estão e logo que haja uma pequena abertura, baixá-los para incentivar o consumo e investimento.

              O problema de Portugal é que temos impostos altos mas isso nem sempre se traduz num benefício real para os cidadãos como acontece em outros países.

              Das duas uma, ou se sobem os impostos e temos um estado que garante as suas funções a sério, ou para estar como está, mais vale seguir um caminho mais à direita e baixar os impostos para estimular a economia, não esquecendo, claro, de impor regras para travar a especulação.

              em suma: é maluco

              Comentário


                #8
                Dava-lhe razão se ele dissesse que o Estado deveria tornar-se mais eficiente no gasto de dinheiros públicos. Agora aumentar mais impostos?

                Comentário


                  #9
                  O problema é que a arrecadação média de IRS e IRC andam por volta dos 10%...

                  Quem estiver no Governo nestes próximos anos tem muito a fazer.

                  Não é possível esticar esta situação por mais tempo.

                  Comentário


                    #10
                    Eu passarei a ouvir esses senhores apartir do dia em que eles deixem de pavonear-se perante os seus empregados.


                    E já agora, essa subida de impostos era para quem ?

                    Para os empresários (que coitadinhos, não podem descontar tanto como lhes é devido) ou aos trabalhadores dependentes ?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                      Eu passarei a ouvir esses senhores apartir do dia em que eles deixem de pavonear-se perante os seus empregados.


                      E já agora, essa subida de impostos era para quem ?

                      Para os empresários (que coitadinhos, não podem descontar tanto como lhes é devido) ou aos trabalhadores dependentes ?
                      Para os outros, claro...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                        O problema é que a arrecadação média de IRS e IRC andam por volta dos 10%...

                        Quem estiver no Governo nestes próximos anos tem muito a fazer.

                        Não é possível esticar esta situação por mais tempo.
                        Enquanto houver certas empresas a lucrar dezenas e centenas de milhões de euros e pagar só metade do IRC que as restantes pagam sobre os seus parcos lucros, muito dificilmente se poderá ter um sistema fiscal equilibrado.

                        E enquanto o governo continuar a ter uma politica de matar a galinha para tirar os ovos de ouro, o pais dificilmente conseguirá recuperar a sua economia.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                          «Há pessoas que vêem o emprego como um seguro de vida»

                          Sim, de acordo contigo, e depois desta afirmação do "dito cujo", já era tempo de dar o lugar a outro...
                          Toda a gente, a seu tempo, dará o lugar a outro!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                            «Há pessoas que vêem o emprego como um seguro de vida»

                            Sim, de acordo contigo, e depois desta afirmação do "dito cujo", já era tempo de dar o lugar a outro...
                            Aqui tenho de concordar com ele.

                            O "emprego para a vida" é uma mentalidade que temos de ultrapassar.

                            O comodismo é algo muito prejudicial para a economia e para as próprias pessoas.

                            Comentário


                              #15
                              Comodismo para mim é fazer sempre o mesmo e não querer desenvolver mais nada.

                              Ou será que não poderei agarrar uma profissão de quem gosto e tenho gosto em fazê-la para a vida ?

                              Basicamente, o que eu defendo é que se pode fazer sempre o mesmo e ao mesmo tempo evoluir.

                              Até porque a vida é uma constante aprendizagem.

                              Comentário


                                #16
                                Independentemente destas postas de pescada que são lançadas de vez em quando para os media, temos que ter a consciência que a situação económica do País é mesmo dramática.

                                Por aquilo que eu vejo neste fórum e em conversas com amigos e familiares, poucos têm consciência da gravidade da situação. A maior parte das pessoas pensa que "o défice orçamental" é apenas um termo que aparece de vez em quando nas notícias.

                                Uma família não pode gastar mais do que aquilo que recebe. Ora, é isso que o País e o estado andam a fazer há décadas. Qualquer dia, é hora de pagar...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Independentemente destas postas de pescada que são lançadas de vez em quando para os media, temos que ter a consciência que a situação económica do País é mesmo dramática.

                                  ...

                                  Qualquer dia, é hora de pagar...
                                  E esse dia está mais próximo de que muitos esperam.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    Uma família não pode gastar mais do que aquilo que recebe. Ora, é isso que o País e o estado andam a fazer há décadas. Qualquer dia, é hora de pagar...
                                    Só vamos colher aquilo que os vários governos tem vindo a semear.

                                    Quiseram matar a galinha para tirar os ovos e agora iremos morrer á fome

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Independentemente destas postas de pescada que são lançadas de vez em quando para os media, temos que ter a consciência que a situação económica do País é mesmo dramática.

                                      Por aquilo que eu vejo neste fórum e em conversas com amigos e familiares, poucos têm consciência da gravidade da situação. A maior parte das pessoas pensa que "o défice orçamental" é apenas um termo que aparece de vez em quando nas notícias.

                                      Uma família não pode gastar mais do que aquilo que recebe. Ora, é isso que o País e o estado andam a fazer há décadas. Qualquer dia, é hora de pagar...
                                      E ainda mais engraçado é o facto que o Estado vai ter que começar a pagar a 30 dias. Não me admira nada falarem em aumentar impostos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Independentemente destas postas de pescada que são lançadas de vez em quando para os media, temos que ter a consciência que a situação económica do País é mesmo dramática.

                                        Por aquilo que eu vejo neste fórum e em conversas com amigos e familiares, poucos têm consciência da gravidade da situação. A maior parte das pessoas pensa que "o défice orçamental" é apenas um termo que aparece de vez em quando nas notícias.

                                        Uma família não pode gastar mais do que aquilo que recebe. Ora, é isso que o País e o estado andam a fazer há décadas. Qualquer dia, é hora de pagar...
                                        O Estado deveria ser o primeiro a dar o exemplo mas faz exactamente o oposto.

                                        Vamos lá fazer mais grandes obras públicas, agravar a nossa dívida externa, ficar cada vez mais dependente de subsídios da UE. Quando a mama acabar eu quero ver quem vai pagar a factura.

                                        Subir impostos? Quem paga ainda vai pagar mais? Não chega de ser sempre o mesmo a pagar?

                                        Se o Governo tivesse dois dedos de testa criava um departamento mais eficaz de fiscalização à fuga ao fisco e conseguia arrecadar muito mais receitas do que este suposto aumento de impostos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                          O Estado deveria ser o primeiro a dar o exemplo mas faz exactamente o oposto.

                                          Vamos lá fazer mais grandes obras públicas, agravar a nossa dívida externa, ficar cada vez mais dependente de subsídios da UE. Quando a mama acabar eu quero ver quem vai pagar a factura.

                                          Subir impostos? Quem paga ainda vai pagar mais? Não chega de ser sempre o mesmo a pagar?

                                          Se o Governo tivesse dois dedos de testa criava um departamento mais eficaz de fiscalização à fuga ao fisco e conseguia arrecadar muito mais receitas do que este suposto aumento de impostos.
                                          Todos falam na subida dos impostos e no arrecadar receita mas ninguém fala no imprescindível corte na despesa do Estado e é por ai que se deve começar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                            E ainda mais engraçado é o facto que o Estado vai ter que começar a pagar a 30 dias. Não me admira nada falarem em aumentar impostos.
                                            José Sócrates, que eu tenha assistido, já por 2 vezes se tinha comprometido a regularizar esta situação.

                                            É preciso vir aqui a Comissão Europeia ameaçar com sanções para o Primeiro Ministro ter vergonha na cara.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                              Todos falam na subida dos impostos e no arrecadar receita mas ninguém fala no imprescindível corte na despesa do Estado e é por ai que se deve começar.
                                              Já sabemos que isso vai ser inevitável.

                                              Só que as questões sociais ainda estão em ebulição. Seja qual for o Governo.

                                              Mas se a maior despesa do Estado é com os seus funcionários, já se sabe onde é que a faca vai entrar.

                                              É impossível continuar com este peso.

                                              As minha contas de merceeiro indicam que na População total de Portugal andam 3 pessoas a trabalhar para 7. Ou seja, 30% dos Portugueses sustentam os restantes 70%.

                                              É obra !!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                Todos falam na subida dos impostos e no arrecadar receita mas ninguém fala no imprescindível corte na despesa do Estado e é por ai que se deve começar.
                                                Claro que sim, e começava logo por acabar com essa mentalidade que temos que fazer tudo em grande quando não temos condições para isso.

                                                São estádios, são aeroportos, são Tgv's, são casas da música, são frotas de carros para os excelentíssimos senhores ministros, são tantas coisas.
                                                E não bastasse a despesa que é orçamentada inicialmente depois ainda temos as famosas derrapagens.

                                                Já para não falar nos tão afamados subsídios que são atribuídos sem qualquer tipo de contrapartida.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                  Todos falam na subida dos impostos e no arrecadar receita mas ninguém fala no imprescindível corte na despesa do Estado e é por ai que se deve começar.
                                                  Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                  Dava-lhe razão se ele dissesse que o Estado deveria tornar-se mais eficiente no gasto de dinheiros públicos. Agora aumentar mais impostos?
                                                  Eu falei! Nisso acho que há muito a fazer bem como na melhor fiscalização. Melhorou muito neste último ponto mas julgo que há ainda muito a fazer.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                                    Claro que sim, e começava logo por acabar com essa mentalidade que temos que fazer tudo em grande quando não temos condições para isso.

                                                    São estádios, são aeroportos, são Tgv's, são casas da música, são frotas de carros para os excelentíssimos senhores ministros, são tantas coisas.
                                                    E não bastasse a despesa que é orçamentada inicialmente depois ainda temos as famosas derrapagens.

                                                    Já para não falar nos tão afamados subsídios que são atribuídos sem qualquer tipo de contrapartida.
                                                    Poderiam começar por cortar 90% do dinheiro dado aos partidos para eleições.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                      Poderiam começar por cortar 90% do dinheiro dado aos partidos para eleições.

                                                      Confesso a minha ignorância em relação a esse aspecto.

                                                      Não sabia que o Estado apoiava o Circo.

                                                      Sendo assim é mais um para juntar à lista.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Estes gajos andam a fumar alguma coisa, só pode...então no post ao lado, querem congelar os salários(só não os diminuem porque já não podem) e agora ainda falam em aumentar impostos?
                                                        Qualquer dia vivo só para pagar impostos ao estado...isto anda lindo anda...
                                                        Começem é a cortar nas mordomias, nos carros novos e respectivos motoristas a cada mandato, nas acumulações de ordenados e pensões douradas e deixar de pensar em TGVs, Aeroportos e todo o tipo de obras faraónicas com derrapagens que caem para o bolso de alguns, que em pouco tempo começam a ver resultados...XULOS, qualquer dia acaba-se a carne, quando assim for venham e roam-me tb os ossos...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se os patrões n fugissem tanto aos impostos e alguns n obrigassem os seus empregados tb a fugir até podia ser q baixassem.

                                                          Dps, podiam deixar de dizer num concurso q fazem uma obra por 1.000.000€ e acaba por ser necessário 2.000.000€, tb ajudava em mt!

                                                          Reduzir a despesa pública é outro passo e, aqui incluo a n realização de obras faraónicas e elefantes brancos (sim estou a falar do TGV e do novo aeroporto a curto prazo).


                                                          Cumps,
                                                          Edd

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ainda me estou a lembrar do tópico dos estudantes que vivem em wc's.


                                                            Afinal os números que lá disse(que até ficaram sem resposta), não serão assim tão errados e ao estilo de sócrates como foram acusados.


                                                            Como eu e outros users já referismos se no não aumentar salários e as emrpesas aumentarem os seus preços não será moralmente correcto, em matéria de impostos só tenho a culpar o povo portugués.

                                                            Falam de casas da música, que dão emprego, tem aspecto cultural geram receitas etc, quanto aos politicos em si, acham que para a gestão de um país, a responsabilidade que acarreta eles ganham em concordáncia?

                                                            Porque ninguém fala dos 2/3 de portugal que anda a receber mensalmente do estado e de barriga para o ar?Dos RSI, do país de subsidiodependentes que temos?
                                                            Porque não falar dos presidiários que prejudicam a sociedade, e ainda são encarcerados a dar uma despesa de 500€ mensais cada e sem retribuir a sua divida com a sociedade?
                                                            E mais exemplos haverão.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X