Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Psicologia e leilões - Que fenómeno?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Psicologia e leilões - Que fenómeno?

    Deixei simplesmente de confiar nos miaus e comecei a usar o ebay, mais para comprar do que para vender.

    Curiosamente, as únicas vezes que tentaram regatear preços foram utilizadores portugueses.

    No entanto, continuo a dar umas voltas no miau e há coisas que simplesmente não consigo compreender e daí o título da thread.

    Por exemplo, o que leva alguém a colocar múltiplas licitações num artigo todo badalhoco, cheio de riscos, sem descrição quanto ao funcionamento, enquanto que, na mesma categoria, um mesmo artigo em condições, funcional e bem descrito quanto ao funcionamento, mas pouco mais caro não é licitado?

    Será que é por serem dadas muitas explicações aos interessados que os faz desconfiar?

    O que é que leva as pessoas a licitar em artigos com descrições omissas e depois de o artigo estar licitado, o vendedor espeta com "afinal não funciona mesmo" e as licitações continuam?

    Será que é o gosto de dizer "comprei uma pechincha" mesmo que aquilo tenha vindo do ecoponto?

    O que é que leva os interessados a serem agressivos com vendedores descritivos e cordiais e serem mansinhos com tipos que se topa à légua que andam a vender banha da cobra?

    Resumindo, o que leva as pessoas a desconfiar de artigos bem descritos, e no entanto a enterrarem-se de cabeça em leilões manhosos?

    Já ouvi dizer que o miau está a ter prejuízo, e são muitos os negócios de artigos ilícitos, tais como cópias, roms, óculos contrafeitos, etc.

    Se um negócio vive dos clientes, qual é o motivo de um site afastar compradores e proteger vendedores comprovadamente habilidosos e fraudulentos?

    É o tal chico-espertismo português? É o quê? É um fenómeno psicológico aliado ao "tuguismo"?

    #2
    Boa intervenção. Comigo passou-se o mesmo. Passei a usar muito mais o ebay em prejuízo do miau, também porque este foi tendo menos artigos...

    Outra coisa são os portes. Muito vendedor coloca 5 e 6 euros de portes e a entrega demora 3 dias. No ebay inglês, muitas vezes não se pagam portes ou custam 2 libras e está cá em 2 dias.

    Comentário


      #3
      Post interessante.

      Tenho cento e muitos feedbacks positivos no Miau, mas já lá não vou há muito. Acho que aquilo já foi chão que deu uvas. E depois vemos que somos capazes de comprar produtos que cá fora custam o mesmo. É incrível a sede de fazer uns euros por parte de alguns portugueses...

      Tenho espreitado mais o ebay, tendo até mandado vir material de Hong Kong (de baixo valor), sem nunca ter tido problemas. Acho o Ebay, no panorama dos leilões, um mundo à parte, para melhor.

      Claro que isto não significa que não existam burlões, ou artistas com más intenções, mas o Miau, acho que já era. Concordo com o post inicial.

      Comentário


        #4
        mas o ebay tambem esta a começar a aparecer muitos produtos maus, agora os preços não tem nada haver
        no miau querem ganhar muito

        Comentário


          #5
          O miau usava eu à 8/9 anos atrás e ainda usei durante algum tempo, embora tivesse apanhado alguns burlões (que nunca me enganaram mas fizeram-me perder tempo) e a minha satisfação fosse baixa com o serviço.

          Mas nos últimos anos tenho ido sempre ao ebay para comprar e tenho 100% de satisfação com todos os vendedores com quem me relacionei. As compras na europa têm entregas relativamente rápidas. O que compro fora (mais Hong Kong) é que demora algum tempo, mas os €€ poupados compensam a espera. Neste momento estou à espera de uma encomenda feita em 29/09/2009 que estou à espera do desalfandegamento desde 12/10/2009... porque sem alfândegas são apenas 2/3 semanas.

          Comentário


            #6
            No ebay já me chegaram artigos trocados, ou outros em falta.

            Rapidamente os vendedores se prontificaram a mandar a custo zero os artigos em falta ou trocados, sem qualquer encargo para mim.

            Com um vendedor mais manhoso, uma claim foi o suficiente para reaver o valor em causa.

            Isto inspira confiança nos compradores e afasta burlões.

            Por cá.... já fui ameaçado de porrada e a namorada fechou-me em casa até que me acalmasse para não ir ter com o vendedor.

            Houve aí uma altura que em 4 negócios, 3 correram mal no miau e bye-bye aos euros.

            É o que se vê, descrições omissas, vagas, deliberadamente encapotando defeitos.

            Depois cai-se no buraco que é o feedback; Se a coisa corre mal e dou um negativo justificado, levo com um negativo também. De modo que, ou se atribui positivos ou se esquece e os negativos nunca aparecem, mascarando assim a verdadeira imagem do vendedor.

            Por isto é que não compreendo o porquê de um site que tinha pernas para andar, não ter outras políticas.

            Há ainda os grupinhos de amigos que licitam uns nos outros ou tipos com 5 contas que colocam exactamente o mesmo html e inflacionam os preços dos próprios artigos com as suas próprias licitações.

            Curiosamente vi um post de um tipo a insultar uns vendedores no miau, mas o que se passou é que o tipo ficou lixado por não lhe venderem algo por uma bagatela para ele ir colocar no ebay 15 x mais caro. Grande moral :D

            Comentário


              #7
              deleted

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por CapitaoIglo Ver Post
                No ebay já me chegaram artigos trocados, ou outros em falta.

                Rapidamente os vendedores se prontificaram a mandar a custo zero os artigos em falta ou trocados, sem qualquer encargo para mim.

                Com um vendedor mais manhoso, uma claim foi o suficiente para reaver o valor em causa.

                Isto inspira confiança nos compradores e afasta burlões.

                Por cá.... já fui ameaçado de porrada e a namorada fechou-me em casa até que me acalmasse para não ir ter com o vendedor.

                Houve aí uma altura que em 4 negócios, 3 correram mal no miau e bye-bye aos euros.

                É o que se vê, descrições omissas, vagas, deliberadamente encapotando defeitos.

                Depois cai-se no buraco que é o feedback; Se a coisa corre mal e dou um negativo justificado, levo com um negativo também. De modo que, ou se atribui positivos ou se esquece e os negativos nunca aparecem, mascarando assim a verdadeira imagem do vendedor.

                Por isto é que não compreendo o porquê de um site que tinha pernas para andar, não ter outras políticas.

                Há ainda os grupinhos de amigos que licitam uns nos outros ou tipos com 5 contas que colocam exactamente o mesmo html e inflacionam os preços dos próprios artigos com as suas próprias licitações.

                Curiosamente vi um post de um tipo a insultar uns vendedores no miau, mas o que se passou é que o tipo ficou lixado por não lhe venderem algo por uma bagatela para ele ir colocar no ebay 15 x mais caro. Grande moral :D
                Estas são grandes diferenças entre o ebay e o miau. O miau não chega aos calcanhares. A política de feedback só enterra ainda mais...

                Comentário


                  #9
                  Bom tema!!

                  Eu nunca fui um comprador assíduo de sitios online e todas juntas as minhas compras através da net, se calhar chegam somente à duzia

                  Mas apesar se não ser um comprador compulsivo, gosto de ver o que há no mercado e a vender e por exemplo houve uma altura em que via mais o miau do que o ebay

                  Realmente há pessoal no miau que simplesmente deve pensar que somos todos uns grandes totos pelo preço que pedem em alguns artigos (ainda devem existir uns quantos porque senão não mantinham essa situação)
                  Não sei qual a margem que fica para o miau em cada transação, mas essa é sempre a desculpa que utilizam quando se tenta regatear um artigo que achamos que não vale o que pedem...

                  Felizmente os negócios que fiz até hoje correram sempre bem mas sinto que corro mais riscos no miau do que se for no ebay... paranoia ou não é o que eu sinto

                  Para mim o feedback é sempre relativo... mesmo que haja algum com feedback quase 100% nada garante que não se seja encavado... já no ebay, nada como uma reclamação para se ver reposta alguma justiça.. seja por não ter enviado um artigo, seja por não haver pagamento...

                  Comentário


                    #10
                    Outra coisa que me esqueci de referir no post inicial é o seguinte:

                    Há muito comprador que julga que, lá por uma descrição não conter qualquer menção a uma avaria ou defeito, que o artigo está em condições; ao estilo: "se ele não diz nada é porque está bom".

                    Curioso que acontece precisamente o contrário com descrições detalhadas, ou seja, o que vai na cabeça de um interessado deve ser: "bem, se o gajo está com muitas explicações e detalhes é porque aqui há manha"

                    Isto leva a que bons vendedores deixem de realizar negócios em detrimento de artistas que se refugiam na impunidade, levando por sua vez a optar pela mesma técnica, baixando a qualidade dos seus leilões.

                    Quantas e quantas vezes vejo isto: "Não sei se está a funcionar porque falta um cabo". É de caras que não funciona.

                    Porquê? Porque não era por gastar 1 euro num cabo que o vendedor ia ficar pobre, mas se fosse correcto e verdadeiro, não vendia o artigo.

                    E caso estivesse a funcionar, lucrava muito mais por um artigo funcional.

                    Assim, vende sucata, alimenta a curiosidade e faz uns trocos com algo que ia para o lixo. Isto, obviamente, prejudica os vendedores correctos.

                    Mas porque é que os serviços do miau deixaram isto acontecer? Os utilizadores estão a fugir e a imagem que fica no final é sempre negativa.

                    Não é dar um tiro no pé? Se eu gerisse uma leiloeira online, queria era cativar confiança, aproximando e assegurando honestidade aos compradores e afastando vendedores manhosos.

                    Porque é que se há-de optar pelo chico-espertismo? Sempre a mesma tecla. Que raio de visão é aquela?

                    Comentário


                      #11
                      deleted

                      Comentário


                        #12
                        Já existem alternativas ao Miau... O Leiloes.net é uma cópia descarada do Ebay. Não sei se o serviço é bom ou mau..

                        Comentário


                          #13
                          só uso ebay!

                          só tive um problema e foi bem resolvido!

                          Comentário


                            #14
                            Comprei e vendi algumas coisas no miau, mas a verdade é que muitas vezes acabava por dar confusão quer a vender quer a comprar.

                            A comprar cheguei a comprar e a ter que esperar dias e dias para receber, a receber coisas que não eram como descritas, etc. Como vendedor sempre vendi tudo muito bem descrito e aconteceu levar com tipos depois a dizer que estava mal e coisa e tal...


                            Passei a usar o e-bay e só tenho a dizer maravilhas. Funciona bem, protege que deve ser protegido, as coisas chegam sempre depressa, etc etc!

                            Comentário


                              #15
                              mas que ebay é que usam???

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                mas que ebay é que usam???
                                Eu uso quase sempre o Inglês. O alemão tem muita coisa mas é mais caro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                  Já existem alternativas ao Miau... O Leiloes.net é uma cópia descarada do Ebay. Não sei se o serviço é bom ou mau..

                                  Prefiro procurar fora de leilões às vezes porque sempre é diferente.. e se possivel que seja de perto para se poder encontrar com a pessoa.

                                  Agora tambem é preciso cuidado ao ir para sites tipo OLX, Adoos, etc que aquilo tambem é uma trafulhice pegada!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                    mas que ebay é que usam???
                                    ebay.co.uk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já usei várias vezes o Miau (como vendedor e comprador) e felizmente correu sempre tudo bem.

                                      A taxa que o Miau cobra se não me engano são 4% do valor do negócio (mas entretanto já pode ter alterado).
                                      Desde que eles começaram a cobrar taxas de colocação de anúncios que aquilo perdeu muito interesse.

                                      Por acaso muitos fazem aqui referência ao ebay mas sempre achei que o ebay fosse mais susceptível a burlas mas pelos vistos estou enganado.

                                      Actualmente já me deixei disso, prefiro comprar novo ou em 2ª mão num revendedor oficial.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por - Ver Post
                                        CapitãoIglo é bem certo o que indicas, no entanto esse tipo de problemas dessaparecem em parte quando atinges um certo estatuto (a nivel de reputação,etc), na medida em que tens que dosear e talvez reformular um pouco a maneira como indicas os cons.

                                        Mas é uma boa analise sem duvida

                                        Psicologia do Comportamento do Consumidor é uma área fascinante (foi um dos motivos que me levou a colar-me inicialmente ao AHO, ve-se com cada coisa "mai linda" )
                                        Eu já li umas coisas (se está na net é porque é tr00) que a partir de certo ponto passa de ser uma decisão racional para uma guerrilha pessoal com os outros licitadores.

                                        Mas, o que me surpreende mais é a inocência e incoerência de muitos licitadores.

                                        É antagónico. Eu, entre algo fotografado live do ecoponto e algo limpo, bem descrito mas 10 euros mais caro, escolhia o mais caro, mas, geralmente isso não se verifica no miau. Ainda não percebi porquê.


                                        O nunomplopes deve estar chateado comigo porque eu disse que os psicólogos eram picuínhas e chatinhos com as referências e citações.

                                        Nuno, anda cá ver isto, pela minha sanidade

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                          Já existem alternativas ao Miau... O Leiloes.net é uma cópia descarada do Ebay. Não sei se o serviço é bom ou mau..
                                          Mesma coisa. Os mesmos que andam no miau são os que andam no leiloes.net

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu só uso ebay.

                                            Aliás tenho uma ideia formada sobre o miau (que até pode estar errada).

                                            O Miau é um antro de vendedores da tanga, misturado com vendedores "via ebay" ou seja gajos que vendem coisas que não têm e que após terem a venda garantida compram eles no ebay e vendem ao dobro do preço.
                                            E o local onde algum pessoal meter material muitas vezes mais caro que novo e mesmo assim há patos que vão lá comprar!

                                            Por isso é que só uso o ebay. Por norma uso o ebay.co.uk, mas já mandei vir do ebay.de

                                            Muitas vezes procuro é no ebay.ie que é o irlandês que tem tudo o que está no uk já em euros e que já só lista o que envia para a europa!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu sou sincero: já ha mto tempo q compro variado equipamento/artigos em sites nacionais como o leiloes.net ou o Miau e nunca tive o mais pequeno problema. Tb em sites internacionais compro principalmente telemoveis e até agora satisfeito a 100%.

                                              Claro q há alguns principios fundamentais: tento sempre comprar em mão (nos nacionais) e preferencialmente a malta antiga no site e com avaliação bem positiva. Malta q nao tem avaliação e q diz q nao tem disponibilidade e que tem q ser pago apenas por MB...nem pensar, por mais atractivo que possa ser o negocio.
                                              Depois, acho piada qd confrontamos alguns vendedores e lhes dizemos "nao quer reformular o preço? É que na loja X está apenas 5 euros mais caro e tem garantia..." e eles mandam-nos logo ir lá buscar... Dá-me um certo prazer chatera alguns, confesso, pq fervem em pouca agua e começam logo a dizer q se nao estamos interessados, nao temos nada q postar...estraga-lhes o negocio!

                                              Da mesma forma, qd lá vendo algo até faço questao de frisar que prefiro vender em Mão para o cliente ver exactamente o que compra.

                                              Já agora e desculpa a cuscisse mas foste burlado/ludibriado, para teres aberto este tópico?
                                              Editado pela última vez por manucas; 29 October 2009, 17:50.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Muitas vezes procuro é no ebay.ie que é o irlandês que tem tudo o que está no uk já em euros e que já só lista o que envia para a europa!
                                                isso é bom, detesto encontrar coisas no ebay.uk mas o vendedor não enviar fora do reino unido.
                                                nunca usei o miau por isso nem tenho opinião

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                  isso é bom, detesto encontrar coisas no ebay.uk mas o vendedor não enviar fora do reino unido.
                                                  nunca usei o miau por isso nem tenho opinião
                                                  Então usa mesmo o ebay.ie que já só te dá resultados para fora do uk.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                    Então usa mesmo o ebay.ie que já só te dá resultados para fora do uk.
                                                    eu dantes tambem usava muito o ingles, mas agora uso mais o irlandes, quase sempre o pessoal envia para ca e ja esta em euros

                                                    eu nem tenho problemas com o ingles porque tenho um tio na inglaterra, mas assim não tenho de o chatiar

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      eu de vez em quando compro em leiloes, e para já tenho tido sorte, já fiz algumas compras no miau e tem corrido bem, também já comprei no ebay e também correu bem, já me aconteceu de ter comprado um artigo com uma discrição e a realidade ser outra, mas o vendedor antes de finalizar o negócio alertou-me para a diferença no item e disse que tinha sido um erro na descrição e cancelamos o negócio. para já não tenho razão de queixa. mas evito alguns anúncios em que os produtos e os vendedores são "poucos claros" nas descrições

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Curiosamente só fiz uma compra do miau há cerca de 7 anos. Comprei uma labrador e estou bastante satisfeito.

                                                        Mas sinto-me mais seguro a utilizar o ebay. So tive uma vez um problema mas fui um bocado tótó ... um vendedor com poucas reviews a vender cartoes de memoria ao preco da chuva e eu fui na cantiga.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                                                          Curiosamente só fiz uma compra do miau há cerca de 7 anos. Comprei uma labrador e estou bastante satisfeito.

                                                          Mas sinto-me mais seguro a utilizar o ebay. So tive uma vez um problema mas fui um bocado tótó ... um vendedor com poucas reviews a vender cartoes de memoria ao preco da chuva e eu fui na cantiga.


                                                          pois, tem de se ter algum cuidado!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                                            Já agora e desculpa a cuscisse mas foste burlado/ludibriado, para teres aberto este tópico?
                                                            Não foi esse o motivo. Sim, já me correram mal vários negócios há uns anitos atrás e por isso é que me virei para o ebay.

                                                            Dois exemplos daquilo que falo podem ser visto ao vivo, por exemplo na categoria informática, em computadores antigos. Não vou referir quais, mas é fácil de os detectar.

                                                            Vontade não me falta de mandar umas bocas também e não, não sou nenhum dos que aparecem.

                                                            Tenho é curiosidade em saber porque é que isto acontece.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X