(In: Die Stimmen des Navigationssystems - auto motor und sport)
As vozes dos sistemas de navegação
Sim, quem fala?
Ela fala connosco diariamente, mas nós não a conhecemos: a voz do sistema de navegação. Entretanto, muitos sistemas até já permitem escolher a voz que queremos ouvir. Na Mercedes, no seu classe S, existe uma voz diferente para cada língua - mas quem se esconde por detrás dela?
Normalmente, isso nem sequer interessa muito, pois no meio do caos do trânsito por vezes também rogamos pragas ao próprio sistema de navegação. No entanto, acaba por existir sempre alguma curiosidade. A Mercedes revela o segredo e apresenta os narradores do seu sistema de navegação do classe S.
A voz alemã é a mesma que faz a dobragem do "CSI New York"
Especialmente interessante para os alemães é a sua narradora, Gabriele Libbach. O nome pode não ser conhecido, mas quem gostar de assistir à série "CSI New York", já a terá ouvido, já que é ela quem dá a voz à detective Stella Bonasera. Para além disso, este multitalento também já dobrou as vozes da personagem Lara Croft e da actriz Ornella Muti, estando agora também presente na restante gama de veículos de passageiros da Mercedes, mais concretamente desde o lançamento da último classe C.
Outra voz alemã é uma... espanhola, de seu nome Zoraya López, que também participa na mais longa série televisiva na Alemanha, a "Lindenstrasse".
Percurso semelhante teve a dinamarquesa Jette Sieversen, que conversa com os condutores do seu país. Ela também já fez trabalhos de actriz e foi seleccionada num casting entre mais de 20 vozes.
Na estação alemã internacional "Deutsche Welle" trabalham várias vozes que emprestam os seus dotes vocais aos sistemas de navegação da Mercedes. Um exemplo é Margarita Kalz, que apresenta várias notícias e outros programas em russo. A sua colega Zhang Danhong está quase paredes meias com Margarita - também ela trabalha na "Deutsche Welle", mas como especialista para a língua chinesa.
Muitos têm experiência de representação ou na rádio
Também a holandesa Constanze Kamps já pertenceu à "Deutsche Welle". Entretanto tornou-se numa muito requisitada locutora para spots publicitários e vídeos de divulgação de conhecidas empresas, bem como guias áudio para visitas a museus e exposições.
Também a portuguesa Fátima de Oliveira Bapista começou a sua carreira na rádio e enfrentou as câmaras como apresentadora de televisão.Hoje trabalha por conta própria e organiza eventos e espectáculos. A sua descoberta para dar voz ao sistema de navegação da Mercedes em português foi obra do acaso: os responsáveis pelo desenvolvimento do sistema descobriram a sua voz na sua própria página de intenet para testes de audição.
A francesa Christine Ott, pelo contrário, não deixou nada ao acaso na sua carreira: antes de ter iniciado a sua actividade como locutora para a Mercedes, foi bailarina, entre outros, no "Lido" e no "Moulin Rouge" em Paris. Actualmente é terapeuta ocupacional.
Na Turquia prefere-se ouvir vozes maculinas
A inglesa Claire Ashworth, que na verdade é chefe de equipa de um grande banco londrino, é considerada um talento natural, já que não tem experiência de representação nem de locutora. Também Cristina Mambretti e Selçuk Birdal estão entre os casos excepcionais: Birdal já o é simplesmente pelo facto de ser o único homem da equipa, mas na Turquia os clientes preferem ouvir uma voz masculina a dar-lhes as indicações. No caso de Mambretti, neste momento ela está em plena fase ascendente da sua carreira de cantora de jazz e música clássica em Itália.
Seguem-se os rostos por detrás das vozes:
A equipa toda junta.
A equipa em gravações.
A apresentadora alemã, Gabriele Libbach.
A voz chinesa pertence a Zhang Danhong.
Zhang Danhong é radialista de profissão.
Jette Sophie Sieversen, a voz da Dinamarca.
Jette é locutora e actriz de profissão.
A espanhola Zoraya López.
As vozes dos sistemas de navegação
Sim, quem fala?
Ela fala connosco diariamente, mas nós não a conhecemos: a voz do sistema de navegação. Entretanto, muitos sistemas até já permitem escolher a voz que queremos ouvir. Na Mercedes, no seu classe S, existe uma voz diferente para cada língua - mas quem se esconde por detrás dela?
Normalmente, isso nem sequer interessa muito, pois no meio do caos do trânsito por vezes também rogamos pragas ao próprio sistema de navegação. No entanto, acaba por existir sempre alguma curiosidade. A Mercedes revela o segredo e apresenta os narradores do seu sistema de navegação do classe S.
A voz alemã é a mesma que faz a dobragem do "CSI New York"
Especialmente interessante para os alemães é a sua narradora, Gabriele Libbach. O nome pode não ser conhecido, mas quem gostar de assistir à série "CSI New York", já a terá ouvido, já que é ela quem dá a voz à detective Stella Bonasera. Para além disso, este multitalento também já dobrou as vozes da personagem Lara Croft e da actriz Ornella Muti, estando agora também presente na restante gama de veículos de passageiros da Mercedes, mais concretamente desde o lançamento da último classe C.
Outra voz alemã é uma... espanhola, de seu nome Zoraya López, que também participa na mais longa série televisiva na Alemanha, a "Lindenstrasse".
Percurso semelhante teve a dinamarquesa Jette Sieversen, que conversa com os condutores do seu país. Ela também já fez trabalhos de actriz e foi seleccionada num casting entre mais de 20 vozes.
Na estação alemã internacional "Deutsche Welle" trabalham várias vozes que emprestam os seus dotes vocais aos sistemas de navegação da Mercedes. Um exemplo é Margarita Kalz, que apresenta várias notícias e outros programas em russo. A sua colega Zhang Danhong está quase paredes meias com Margarita - também ela trabalha na "Deutsche Welle", mas como especialista para a língua chinesa.
Muitos têm experiência de representação ou na rádio
Também a holandesa Constanze Kamps já pertenceu à "Deutsche Welle". Entretanto tornou-se numa muito requisitada locutora para spots publicitários e vídeos de divulgação de conhecidas empresas, bem como guias áudio para visitas a museus e exposições.
Também a portuguesa Fátima de Oliveira Bapista começou a sua carreira na rádio e enfrentou as câmaras como apresentadora de televisão.Hoje trabalha por conta própria e organiza eventos e espectáculos. A sua descoberta para dar voz ao sistema de navegação da Mercedes em português foi obra do acaso: os responsáveis pelo desenvolvimento do sistema descobriram a sua voz na sua própria página de intenet para testes de audição.
A francesa Christine Ott, pelo contrário, não deixou nada ao acaso na sua carreira: antes de ter iniciado a sua actividade como locutora para a Mercedes, foi bailarina, entre outros, no "Lido" e no "Moulin Rouge" em Paris. Actualmente é terapeuta ocupacional.
Na Turquia prefere-se ouvir vozes maculinas
A inglesa Claire Ashworth, que na verdade é chefe de equipa de um grande banco londrino, é considerada um talento natural, já que não tem experiência de representação nem de locutora. Também Cristina Mambretti e Selçuk Birdal estão entre os casos excepcionais: Birdal já o é simplesmente pelo facto de ser o único homem da equipa, mas na Turquia os clientes preferem ouvir uma voz masculina a dar-lhes as indicações. No caso de Mambretti, neste momento ela está em plena fase ascendente da sua carreira de cantora de jazz e música clássica em Itália.
Seguem-se os rostos por detrás das vozes:
A equipa toda junta.
A equipa em gravações.
A apresentadora alemã, Gabriele Libbach.
A voz chinesa pertence a Zhang Danhong.
Zhang Danhong é radialista de profissão.
Jette Sophie Sieversen, a voz da Dinamarca.
Jette é locutora e actriz de profissão.
A espanhola Zoraya López.
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