Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Parque Escolar: a "modernização" das nossas escolas...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Parque Escolar: a "modernização" das nossas escolas...

    Desabamento de tecto dita encerramento da Escola Garcia da Orta

    16h44m

    O tecto falso de uma das recém-requalificadas salas da Escola Secundária Garcia da Orta, no Porto, desabou, ontem à noite. Os cerca de 1300 alunos não tiveram aulas, hoje, sexta-feira.
    A Escola Secundária Garcia da Orta manteve, hoje, sexta-feira, as portas encerradas para que se efectuasse uma vistoria de segurança a todas as instalações. “Uma parte do tecto de uma sala que foi recentemente intervencionada cedeu”, explicou Artur Rocha, director do estabelecimento de ensino, em declarações ao JN, ao início da manhã. “Decidimos encerrar a escola como medida preventiva para verificar a segurança das salas”, acrescentou.
    A expectativa é de que os 1300 alunos do Garcia da Orta regressem às aulas já na segunda-feira, uma vez que os trabalhos irão prolongar-se ao longo do fim-de-semana. “Criámos várias equipas de trabalho e estamos a fazer vistorias sala por sala”, disse Artur Rocha, assegurando que o estabelecimento só reabrirá quando houver “a certeza de que as questões de segurança estão devidamente salvaguardadas”.
    A Associação de Pais concorda com as medidas tomadas pela direcção da escola e defende o encerramento do estabelecimento enquanto não estiverem garantidas todas as condições de segurança.
    in jn

    Não quero acreditar numa situação destas, então fazem obras e ficam pior...?!

    É uma vergonha!!!

    Quero ver quem se responsabilizará...
    Editado pela última vez por mjm; 11 March 2010, 00:45. Razão: continuação do tópico

    #2
    Originalmente Colocado por mjm Ver Post
    Não quero acreditar numa situação destas, então fazem obras e ficam pior...?!

    É uma vergonha!!!

    Quero ver quem se responsabilizará...
    Qual o drama? o que caiu foi apenas uma parte do tecto falso e será arranjado, possivelmente foram as buchas que cederam ou entao algum aluno se pendurou no tecto falso, seja como for é de facil arranjo e nao ha motivo para dramas, sao situações normais

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
      Qual o drama? o que caiu foi apenas uma parte do tecto falso e será arranjado, possivelmente foram as buchas que cederam ou entao algum aluno se pendurou no tecto falso, seja como for é de facil arranjo e nao ha motivo para dramas, sao situações normais
      Já estou mais descansado...

      Pensava que numa obra recente seria algo anormal, mas se dizes que é normal... ando desactualizado.

      Eu como trabalho numa escola fiquei alarmado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por mjm Ver Post
        Já estou mais descansado...

        Pensava que numa obra recente seria algo anormal, mas se dizes que é normal... ando desactualizado.

        Eu como trabalho numa escola fiquei alarmado.
        A noticia é que é alarmista, dá a ideia que caiu o telhado e toda a laje de tecto e podia matar a malta toda

        mas foi apenas um bocado do tecto falso que se desprendeu...acontece... então numa escola muitas vezes com putos que mais parecem animais selvagens pendurados em tudo nao é nada estranho isto acontecer, facil tambem é reparar.

        Comentário


          #5
          Pensei que tinha sido mesmo tecto antes de ter lido a notícia. Mesmo assim se foi erro humano este deveria ser evitado ao máximo. Trata-se de crianças que circulam por ali.

          Comentário


            #6
            Qual a surpresa? Se calhar la foram mais 10000€ dentro de um envelope... votem neles...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jeff Ver Post
              Qual a surpresa? Se calhar la foram mais 10000€ dentro de um envelope... votem neles...
              Sim sim a culpa foi do Socrates que fez desprender parte do tecto falso da escola

              Comentário


                #8
                É sempre dele!

                Comentário


                  #9
                  Quem se apropria do mérito, quem colhe os louros das iniciativas bem sucedidas, também se deve responsabilizar ( pelo menos em tese) pelo fracasso. No mínimo deve mandar averiguar o que se passou.

                  Quem tem uma relação de trabalho, obrigatoriamente próxima, com a Parque - Escolar E.P.E. é a Directora Regional.
                  Aguardemos pelas explicações que certamente serão dadas.

                  Comentário


                    #10
                    Claro que é uma situação que deve ser averiguada.

                    Mas erros acontecem. Infelizmente algumas profissões se errarem pode haver graves problemas.

                    Pode ter sido alguma coisa mal feita no tecto, ou algum problema do material, ou algum problema externo que culminou com a queda do tecto.
                    Há que averiguar as razões, resolver a situação e prevenir.

                    Agora ir de pedra na mão contra tudo o todos é no mínimo absurdo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      Claro que é uma situação que deve ser averiguada.

                      Mas erros acontecem. Infelizmente algumas profissões se errarem pode haver graves problemas.

                      Pode ter sido alguma coisa mal feita no tecto, ou algum problema do material, ou algum problema externo que culminou com a queda do tecto.
                      Há que averiguar as razões, resolver a situação e prevenir.

                      Agora ir de pedra na mão contra tudo o todos é no mínimo absurdo.


                      Nestes últimos tempos tenho constatado que para ti tudo é relativamente "normal"...

                      Não há problemas porque são situações que acontecem... foi assim com o caso da minha camisola e vens agora dizer que há que prevenir... até concordo, mas o normal é não haver responsáveis...

                      Faz-se os estudos mas não há consequências, logo que ilações se tira para o futuro?

                      E absurdo é dizermos que são erros que acontecem... os erros não devem acontecer.

                      Comentário


                        #12
                        Obviamente, Silver.

                        Mas esta é uma situação que merece uma atenção particular pois trata-se de uma escola que integrou a Fase 0 (creio que não estou errado) do Programa de Modernização das Escolas do Ensino Secundário que é concretizado pela ParqueEscolar E.P.E.

                        Ou seja, para além da obra em si, é a imagem da ParqueEscolar (agora entre a Fase 1 e 2) que está em avaliação. Os responsáveis não devem estar nada satisfeitos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                          Nestes últimos tempos tenho constatado que para ti tudo é relativamente "normal"...

                          Não há problemas porque são situações que acontecem... foi assim com o caso da minha camisola e vens agora dizer que há que prevenir... até concordo, mas o normal é não haver responsáveis...

                          Faz-se os estudos mas não há consequências, logo que ilações se tira para o futuro?

                          E absurdo é dizermos que são erros que acontecem... os erros não devem acontecer.

                          Não sabia que rotulas as pessoas...

                          Eu simplesmente acho que se exagera na proporção que dão às coisas!
                          Foi grave? Sim foi.
                          Há que averiguar a situação? Sim!
                          Há que verificar se há situações semelhantes no resto da escola? Claro.

                          Mas agora vai-se punir quem e o que e como?
                          Se foi um erro de material? Multa-se a empresa que vendeu?
                          Se foi um erro de aplicação? Vai-se despedir o operário que colocou aquela parte do tecto?
                          Multa-se a empresa de construção?

                          Não é simples! E se todos em qualquer profissão fossem responsabilizados de modo severo pelos erros ninguém tinha trabalho!

                          Há que haver uma averiguação e resolver a situação, mas a praça pública não me parece o local para essa situação.

                          Os responsáveis só têm que vir explicar se há ou não condições na escola. E o resto resolve-se internamente.

                          Quem é que quer saber que foi um operário com a 4ª classe que se esqueceu dois parafusos e que ficou sem emprego, com uma multa de 10.000€ para pagar e tem 4 filhos a morrer a fome em casa?

                          Comentário


                            #14
                            Que dramas que para aqui vão....

                            Só acho mal, porque normalmente uma coisa nova cair, não faz sentido.
                            Erros todos cometem e notas ao bolso em tudo o que é do estado já não é de espantar...

                            Desde que tudo fique resolvido e pela melhor...o problema e que no pais que temos muita coisa funciona mal.


                            Agora qual é o mal? Leva com 1 placa de pladur pela cabeça, e vais ver se ficas bem... resposta directa ao Nephilim.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Dano Ver Post
                              Que dramas que para aqui vão....

                              Só acho mal, porque normalmente uma coisa nova cair, não faz sentido.
                              Erros todos cometem e notas ao bolso em tudo o que é do estado já não é de espantar...

                              Desde que tudo fique resolvido e pela melhor...o problema e que no pais que temos muita coisa funciona mal.


                              Agora qual é o mal? Leva com 1 placa de pladur pela cabeça, e vais ver se ficas bem... resposta directa ao Nephilim.
                              A resposta nao sou eu que a dou, mas tenho trabalhado para o parque escolar(não a montar tectos falsos) e posso dizer que nada é feito por qualquer pessoa, as obras sao feitos por empresas credenciadas e por tecnicos especializados e certamente tem uma garantia sobre tudo o que fazem, acredito que a empresa que montou este tecto falso tenha uma explicação e uma resposta a dar neste caso.
                              De qualquer forma são situações que acontecem e para isso é que serve a garantia.

                              Comentário


                                #16
                                Só para rir ou chorar...

                                Chove dentro do pavilhão? A culpa é do clima, dizem ministra e técnicos da Parque Escolar

                                ...
                                "Foi-me dito que o miniclima de Beja está relativamente diferente, graças ao Alqueva, que refrescou a cidade, e que tornou um pouco mais húmida esta zona."...
                                Se isto não fosse real, seria uma das piadas do ano... enfim, quando há muito dinheiro investido, dá para estas pérolas.

                                Comentário


                                  #17
                                  (...)O pavilhão em causa foi concebido, segundo os técnicos da empresa pública Parque Escolar (PE), em função das condições climatéricas características do Alentejo. Daí que tem apenas uma cobertura, por causa das temperaturas elevadas habituais na região, não tem paredes para possibilitar uma melhor circulação do ar e consequentemente oferecer temperaturas mais amenas no Verão.(...)
                                  Um pavilhão sem paredes?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por blink Ver Post
                                    Um pavilhão sem paredes?
                                    Possivelmente é uma cobertura suportada por pilares, com os campos por baixo.
                                    É imaginar o pavilhão e ires tirando partes da parede...

                                    Já vi uns quantos campos de futebol5 assim, por ex.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mjm Ver Post
                                      Se isto não fosse real, seria uma das piadas do ano... enfim, quando há muito dinheiro investido, dá para estas pérolas.
                                      Esta pérola é fruto da diarreia mental da cabeça do arquitecto que projectou aquilo, que devia pensar que em Beja é verão e está 40graus o ano todo. E que quem foi na conversa dele.

                                      Mas pronto é uma questão de se fazerem as paredes do pavilhão, é mais uma obrazita

                                      Comentário


                                        #20
                                        Está visto que a empresa que montou o tecto falso dessa escola foi a mesma que também fez a obra no novo hospital de Cascais

                                        É lamentável que obras novas e pagas a peso de ouro estejam constantemente a dar problemas de má execução das obras

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                          Está visto que a empresa que montou o tecto falso dessa escola foi a mesma que também fez a obra no novo hospital de Cascais

                                          É lamentável que obras novas e pagas a peso de ouro estejam constantemente a dar problemas de má execução das obras
                                          É verdade.

                                          Se fosse com um de nós o que faríamos? Pedíamos responsabilidade ao construtor/empreiteiro para correcção da situação.
                                          O Estado só tem que fazer a mesma coisa, já que não são os próprios serviços a fazer estas obras, mas entidades externas, por isso...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                            Está visto que a empresa que montou o tecto falso dessa escola foi a mesma que também fez a obra no novo hospital de Cascais

                                            É lamentável que obras novas e pagas a peso de ouro estejam constantemente a dar problemas de má execução das obras
                                            Pagas a peso de ouro? Mas que dados e numeros tens para afirmar isso?

                                            Eu já orçamentei pelo menos umas 5 escolas deste Parque Escolar e posso garantir que são uns forretas a pagar não pagam a tempo e horas e os orçamentos tem de ser todos esmifrados no final quase que as obras sao oferecidas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              A noticia é que é alarmista, dá a ideia que caiu o telhado e toda a laje de tecto e podia matar a malta toda

                                              mas foi apenas um bocado do tecto falso que se desprendeu...acontece... então numa escola muitas vezes com putos que mais parecem animais selvagens pendurados em tudo nao é nada estranho isto acontecer, facil tambem é reparar.
                                              Levar com uma folha de gesso na cabeça deve ser tudo menos normal.. E normal só se o considerares tu, pois para mim é tudo menos isso... Ou melhor é normal se o trabalho ficar mal feito...

                                              Qto aos putos andarem pendurados, e só posso falar por mim, ai de qq aluno meu que fizesse isso..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                                                Levar com uma folha de gesso na cabeça deve ser tudo menos normal.. E normal só se o considerares tu, pois para mim é tudo menos isso... Ou melhor é normal se o trabalho ficar mal feito...
                                                ..
                                                Não é normal se levar com uma placa de gesso na cabeça, mas é normal depois de uma obra haver alguma coisa a rectificar, e para isso servem as garantias.

                                                Os tectos falsos sao feitos por empresas certificadas, no entanto o ter caido nao quer dizer que seja mal colocado, pode ter a ver com coisas existentes antes da obra que estivessem mal como rebocos podres, estruturas de apoio em mau estado, etc e não contempladas na empreitada de remodelação.
                                                Mas claro tem de ser rectificado.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                  Não é normal se levar com uma placa de gesso na cabeça, mas é normal depois de uma obra haver alguma coisa a rectificar, e para isso servem as garantias.

                                                  Os tectos falsos sao feitos por empresas certificadas, no entanto o ter caido nao quer dizer que seja mal colocado, pode ter a ver com coisas existentes antes da obra que estivessem mal como rebocos podres, estruturas de apoio em mau estado, etc e não contempladas na empreitada de remodelação.
                                                  Mas claro tem de ser rectificado.

                                                  Se o reboco estiver podre, pica-se até encontrar bom apoio ou faz-se um furo mais ao lado.. Depois de meter as buchas deve-se certificar que aguenta o peso da estrutura + placa.. Devo estar a ensinar a missa ao padre, mas não se deve "tapar" o sol com peneira...

                                                  E qto à certificação, a mim pelo menos, não me dá garantia que o trabalho fique bem feito... Até pq deves saber mto bem como se adquirem certos parâmetros...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                                                    Se o reboco estiver podre, pica-se até encontrar bom apoio ou faz-se um furo mais ao lado.. Depois de meter as buchas deve-se certificar que aguenta o peso da estrutura + placa.. Devo estar a ensinar a missa ao padre, mas não se deve "tapar" o sol com peneira...

                                                    E qto à certificação, a mim pelo menos, não me dá garantia que o trabalho fique bem feito... Até pq deves saber mto bem como se adquirem certos parâmetros...


                                                    Mas essa do "pica-se" é relativo as coisas tem um custo, se a empreitada for para tectos falsos nao é para arranjar paredes... o pdro ate pode ser só numa zona, pode ser defeito , pode ser muita coisa...

                                                    Atenção que eu não faço a minima ideia porque caiu o tecto falso...

                                                    Se repares eu já me fartei de dizer que por exemplo alguem que vá comprar casa para preferir uma com uns aninhos pois alem de mais barata tem melhor qualidade, pois esta situações a rectificar acontecem por norma logo no inicio é muito raro uma construção de raiz nos primeiros tempos nao ter alguma coisa mesmo sem importancia a ser rectificada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Parque Escolar vai cobrar 50 milhões em rendas em 2011


                                                      O texto a seguir é transcrito de um blogue, como me revejo a 100%, aqui fica ele:
                                                      A conta aparece depois numa lógica retorcida como só por estas bandas se consegue, sem que a maioria ou quem deve fiscalizar isto note ou se incomode.
                                                      O Governo/ME cria uma empresa à margem das regras oficiais das contas públicas e atribui-lhe a missão de requalificar as escolas, dando-lhe em troca a posse dessas estruturas e poderes na sua futura gestão. Dota essa empresa de meios financeiros e permite-lhe um endividamento cavalgante num par e anos. as intervenções são feitas de acordo com os critérios da Parque escolar, tendo os órgãos e gestão das escolas pouco poder de intervenção.
                                                      Depois, permite-se que essa empresa cobre renda às escolas, incluindo as que não solicitaram ou concordaram com a intervenção ou os moldes em que foi feita. As rendas são definidas pela Parque escolar que se tornou o senhorio de algo que não era seu, apenas porque lá fez obras financiadas pelo Estado. Como as escolas têm escassas receitas próprias, as rendas serão pagas pelas dotações financeiras feitas pelo Estado para essas mesmas escolas, ou seja o ME financia duplamente a Parque Escolar mas, nas contas oficiais, nada lhe paga, pois o dinheiro sai oficialmente das escolas para a Parque escolar.
                                                      Isto não é propriamente um fenómeno de desorçamentação, é mais de completa mistificação.
                                                      Esta gente que nos governa continua a enterrar cada vez mais Portugal!!!
                                                      Para quando a prisão desta gente?!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        É imagem de marca do governo...

                                                        - Cria-se uma empresa pública
                                                        - Essa empresa pública faz obras em escolas públicas
                                                        - Essa empresa pública cobra rendas às escolas públicas onde fez obras
                                                        - O estado transfere dinheiro para as escolas para que essas possam pagar as rendas à tal empresa pública.

                                                        É só a mim ou isto não faz o mais pequeno sentido? Qual é mesmo o interesse de andar a passar dinheiro de um lado para o outro?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                                          É imagem de marca do governo...

                                                          - Cria-se uma empresa pública
                                                          - Essa empresa pública faz obras em escolas públicas
                                                          - Essa empresa pública cobra rendas às escolas públicas onde fez obras
                                                          - O estado transfere dinheiro para as escolas para que essas possam pagar as rendas à tal empresa pública.

                                                          É só a mim ou isto não faz o mais pequeno sentido? Qual é mesmo o interesse de andar a passar dinheiro de um lado para o outro?
                                                          Tenho ideia de que o interesse é que as dividas da empresa pública não entram para as contas da divida do estado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O interesse é encher os bolsos deles.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X