Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dar gorjeta a uma pessoa amiga...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dar gorjeta a uma pessoa amiga...

    Boas pessoal

    pois bem, hoje fui deparado com uma situaçao um pouco "desconfortavel"

    fui tomar um cafe a um bar aqui perto, e quem estava ao balcao era uma amiga minha...

    entao fiquei boa parte do tempo a pensar se seria ou nao ma educaçao dar gorjeta.....

    no final optei por lhe dar gorjeta, acompanhando a de uma piada do tipo "estou muito preguiçoso para pegar agora no troco..."

    ambos sorrimos, e prontos... notei que ela nao levou a mal..

    acham que fiz bem?? como e que voces fariam nesta situaçao?

    Abraço

    #2
    Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
    Boas pessoal

    pois bem, hoje fui deparado com uma situaçao um pouco "desconfortavel"

    fui tomar um cafe a um bar aqui perto, e quem estava ao balcao era uma amiga minha...

    entao fiquei boa parte do tempo a pensar se seria ou nao ma educaçao dar gorjeta.....

    no final optei por lhe dar gorjeta, acompanhando a de uma piada do tipo "estou muito preguiçoso para pegar agora no troco..."

    ambos sorrimos, e prontos... notei que ela nao levou a mal..

    acham que fiz bem?? como e que voces fariam nesta situaçao?

    Abraço
    Boa pergunta, que também já fiz a mim proprio várias vezes...
    É que por um lado queremos dar grojeta por termos sido bem servidos e estarmos agradecidos, especialmente sendo um amigo, por outro lado fico sempre com medo que, precisamente por ser amigo, que "leve a mal"...

    Comentário


      #3
      pois.. e precisamente esse o dilema... inda para mais, somos bons amigos..

      Comentário


        #4
        Também já me aconteceu com um amigo num restaurante.
        Mas entramos na brincadeira e ele próprio pedia-me gorjeta e eu não dei

        Comentário


          #5
          É sempre complicado... até o facto de ser uma amigo a servir é uma situação.. a evitar.

          Comentário


            #6


            tambem ja me aconteceu isso... quando, no verao, numa esplanada cujas 2 mulheres que estavam a tomar conta do sitio, eram amigas minhas...

            optei por nao dar gorjeta (elas tambem podiam ter oferecido, uma vez que o sitio tambem pertence ao meu/nosso patrao... )

            optei por nao dar.. e no final puseram se na brincadeira a pedir ma... LoL ai nao dei, mas na vez seguinte que la fui, la lhe dei a gorja no final....

            mas nesta situaçao e diferente, pois esta conheço a bem, e confesso que e uma pessoa que eu ate gosto bem... o que veio "agravar" o dilema...

            Abraço

            Comentário


              #7
              Das vezes que me aconteceu, por norma recebo um desconto pelo facto de ter lá alguém amigo a trabalhar, e por isso torna-se pouco lógico deixar gorjeta. Até pq na maior parte dos casos é a dividir por todos!

              Comentário


                #8
                Não acredito em gorjetas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por P0rnStar Ver Post
                  Não acredito em gorjetas
                  Mas que as há, há...

                  A sério, é uma situação complicada mas parece-me um bocado como diz o Silver, quando está um(a) amigo(a) que possa gerir essa questão por regra o preço pago poderá ser, até, algo menor.

                  Se o amigo(a) não tiver essa autonomia será, talvez, um gesto de amizade deixar alguma coisa de gorjeta, quanto mais não seja para que esse acto seja repetido por outras pessoas que estejam à volta e com isso até ajudamos o(a) nosso(a) amigo(a)...

                  Comentário


                    #10
                    lendo isto, eu tenho amigos mesmo forretas

                    uma prof minha, de etica, dizia que as gorgetas podem ser entendidas como subornos

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RMOS Ver Post
                      lendo isto, eu tenho amigos mesmo forretas

                      uma prof minha, de etica, dizia que as gorgetas podem ser entendidas como subornos
                      isso depende, se a gorjeta for dada antes do serviço...

                      Comentário


                        #12
                        Não esquecer que as grojetas são divididas pelo pessoal todo.


                        (Ou secalhar não é regra em todos os lugares.)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CarlosAndrade Ver Post
                          Não esquecer que as grojetas são divididas pelo pessoal todo.


                          (Ou secalhar não é regra em todos os lugares.)
                          isso depende onde se trabalha, por ex. cafés e restaurantes acho que funcionam assim, mas bombas de gasolina sem self-service, já não é assim, acho eu

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                            isso depende onde se trabalha, por ex. cafés e restaurantes acho que funcionam assim, mas bombas de gasolina sem self-service, já não é assim, acho eu

                            nas raras vezes em que me oferecem gorgeta nao reparto (bombas de gasolina)
                            tambem estou sempre sozinho e mesmo que estivesse acompanhado nao fazia sentido, quem serve o cliente é apenas uma pessoa

                            Comentário


                              #15
                              onde eu trabalho (hotel, no meu caso faço parte do pessoal da cozinha) a gorjeta e partilhada pelo pessoal todo..

                              mas claro que se sabe que algumas services nao partilham.... ou entao partilham so uma parte...

                              neste caso foi um pouco como diz o pe leve... foi para nao destoar do restante pessoal, e para incentivar os proximos...

                              Abraço

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RK7 Ver Post


                                tambem ja me aconteceu isso... quando, no verao, numa esplanada cujas 2 mulheres que estavam a tomar conta do sitio, eram amigas minhas...
                                uma esplanada cujas duas mulheres? mas as mulheres eram casadas com a esplanada?

                                em relação à gorjeta, desculpa a curiosidade: quanto custa um café e quanto deste de gorjeta?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                  uma esplanada cujas duas mulheres? mas as mulheres eram casadas com a esplanada?

                                  em relação à gorjeta, desculpa a curiosidade: quanto custa um café e quanto deste de gorjeta?
                                  LoL.. o que eu queria dizer, era, obviamente, as que la estavam a tomar conta daquilo.. (mas olha que se fosse o caso.. a esplanada nao ficava nada mal servida.... ai nao nao!! )

                                  va, nao fiques escandalizado... um simples expresso aqui custa entre 3 e 4fr... eu costumo dar o que sobra do troco (se nao for muito claro)... ou se for pouco, claro que tambem acrescento um pouco) neste caso, foi 25% do preço do cafe

                                  Abraço

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por P0rnStar Ver Post
                                    Não acredito em gorjetas
                                    X2

                                    Como não é fácil gerir as situações em que se deve dar ou não dar e porque não se sabe para quem vai de facto a gorjeta prefiro não dar.Como diz um familiar meu,a gorjeta é "do tempo da outra senhora"...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                      isso depende, se a gorjeta for dada antes do serviço...
                                      Não... é suborno para a vez seguinte...



                                      Eu nunca dou, e para amigos, é claro que não dou, acho que o meu amigo se sentiria mal, né? Tipo, geralmente, uma pessoa quando é bem tratada pelos amigos, tb não paga, certo?

                                      Eu acho que gorjeta é mais para não ficarmos a "dever nada" uns aos outros...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Strider Ver Post
                                        X2

                                        Como não é fácil gerir as situações em que se deve dar ou não dar e porque não se sabe para quem vai de facto a gorjeta prefiro não dar.Como diz um familiar meu,a gorjeta é "do tempo da outra senhora"...
                                        X3

                                        Sou totalmente contra as gorjetas.

                                        Considero isso ter de subornar alguém para esta não trabalhar mal.
                                        É um péssimo costume e por cá ainda não somos dos piores.

                                        Há países que essa mentalidade é de tal forma enraizada que é na maioria das vezes absurda e perversa.
                                        O que fico mesmo em brasa é em países em que a gorjeta vem incluída e descriminada na factura

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                          X3

                                          Sou totalmente contra as gorjetas.

                                          Considero isso ter de subornar alguém para esta não trabalhar mal.
                                          É um péssimo costume e por cá ainda não somos dos piores.

                                          Há países que essa mentalidade é de tal forma enraizada que é na maioria das vezes absurda e perversa.
                                          O que fico mesmo em brasa é em países em que a gorjeta vem incluída e descriminada na factura
                                          Eu não me importo de dar gorjeta se for bem servido, mas nunca dou mais do que 1€.

                                          Existem bastantes países em que a gorjeta faz parte do ordenado do trabalhador e em muitos casos até é a maior fatia.

                                          E curiosamente não é algo que esteja directamente relacionado com o desenvolvimento do país, é uma questão cultural e tanto está enraizada em países Africanos como nos países de topo de tabela como USA e Europeus do centro e norte. Nos USA então é um roubo, o padrão é 10% do total da conta...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                            Nos USA então é um roubo, o padrão é 10% do total da conta...
                                            Nem me digas nada.

                                            Agora imagina um gajo que é adverso a dar gorjetas a ir a bares e restaurantes nos EUA
                                            Por vezes estava á ver que me queriam bater
                                            Então na noite, dão quase mais em gorjeta que o custo das bebidas

                                            E nos cruzeiros, que te metem um envelope no quarto para deixar a groja e tem de ser bem fornecida.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Em certos países a gorjeta está incluida no preço porque é o salário do empregado!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                Eu não me importo de dar gorjeta se for bem servido, mas nunca dou mais do que 1€.

                                                Existem bastantes países em que a gorjeta faz parte do ordenado do trabalhador e em muitos casos até é a maior fatia.

                                                E curiosamente não é algo que esteja directamente relacionado com o desenvolvimento do país, é uma questão cultural e tanto está enraizada em países Africanos como nos países de topo de tabela como USA e Europeus do centro e norte. Nos USA então é um roubo, o padrão é 10% do total da conta...
                                                eu penso da mesma forma... eu tambem nao me importo de dar um pouco mais de grojeta, mas tambem nunca dou muito mais, no maximo, do que o equivalente a 1€....

                                                e se pensar mos bem! por dia, se o/a empregado/a atender 100 pessoas que façam isso
                                                sao logo 100€ num dia... assim... dados!

                                                Abraço

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ponho-me sempre no lugar de quem recebe e ficaria agradado se um amigo me desse uma gorjeta, porque não? Se alguém trabalha a empregado de mesa ou algo semelhante não tem de se sentir humilhado, está a trabalhar, a fazer pela vida...

                                                  Olhem que se realmente me decidir a ir para Inglaterra provavelmente vou ter de começar com um emprego desses, a servir alguém, até aparecer algo para as minhas qualificações e experiência. Se nos encontrarmos um dia nalgum restaurante em Londres e tiverem umas libras extras podem deixar no pratinho...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    E nos cruzeiros, que te metem um envelope no quarto para deixar a groja e tem de ser bem fornecida.
                                                    Quando estive em NYC no meu hotel também tinha um envelope para a empregada de limpeza.

                                                    No último dia escrevi-lhe uma carta a agradecer o serviço prestado e desejei-lhe uma continuação de bom trabalho.

                                                    Mas nos EUA aquilo é mesmo um roubo mas nunca dei gorjeta a ninguém apesar do mau humor muitas vezes demonstrado pelos empregados.

                                                    Eles já são pagos para fazer aquele trabalho e quem deve recompensar o empregado é o patrão e não o cliente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu detesto as gorjetas.
                                                      Como falam nos EUA, para mim aquilo é uma falta de educação!

                                                      Vamos a um sítio, o que consumimos está tabelado e o salário dos funcionários está marcado. Então, para quê a gorjeta se já são pagos para fazerem esse trabalho?

                                                      Quando vão ao supermercado dão gorjeta?
                                                      Quando fazem uma compra on-line dão gorjeta?
                                                      Quando compram um carro, dão gorjeta?
                                                      Quando pagam impostos, dão gorjeta?

                                                      Sinceramente, para mim, contas são contas, se custa 10, não pago nem menos, nem mais! É exactamente aquilo!

                                                      Em caso de amigos? É a mesma coisa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        NUNCA sob circunstância alguma se deve dar gorjeta. Seja qual o serviço for.
                                                        Duas regras fundamentais aquando do pagamento:

                                                        1) Se o serviço for bem feito elogiamos mas não damos gorjeta.
                                                        2) Se o serviço for mal feito reclamamos e assinamos o livro de reclamações.

                                                        Agora dar uma gorjeta por um serviço que já estamos à partida a pagar não faz sentido nenhum. E porque só dão gorjetas em cafés e restaurantes? Porque não dar gorjeta ao médico, ao vosso operador de telecomunicações (TMN, MEO, Vodafone, etc.), ao infatário onde o vosso filho anda, às finanças quando fazemos os pagamentos de impostos, etc.? Não estamos a ser coerentes aqui, se é para uns, é para todos!

                                                        Há um episódio muito giro do "3º calhau a contar do sol" em que o tipo entra num restaurante e vira-se para a empregada:

                                                        « Estão aqui 20 dolares em notas de 1 dolar. Esta é a maior gorjeta que lhe posso dar. Por cada coisa que fizer que me desagradar tiro 1 dolar. »

                                                        O tipo motivou a empregada e pô-la a trabalhar por objectivos!

                                                        Nunca se perguntaram porque raio é que um empregado de mesa num restaurante merece gorjeta e o tipo que trabalha num escritório NUNCA recebe gorjeta? Acham isso justo?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Há uns anos fui a um café em Tróia e estava lá um colega num trabalho de Verão. Quando fomos pagar os gelados, ele fez como se estivesse a dar-nos troco, mas não quis que pagássemos!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                                            Mas nos EUA aquilo é mesmo um roubo mas nunca dei gorjeta a ninguém apesar do mau humor muitas vezes demonstrado pelos empregados.
                                                            então se os empregados demonstravam mau humor, ias dar-lhes gorjeta?

                                                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                            Quando vão ao supermercado dão gorjeta?
                                                            uma vez fui a um LIDL comprar um artigo qualquer que já nem me lembro e tinha a receber 1 cêntimo de troco. disse à funcionária para não se preocupar em dar-me o troco e ela disse que tinha de ser, não podiam aceitar gorjetas.

                                                            já trabalhei num bar de discoteca há muitos anos e os amigos que apareciam era para cravar bebidas (também não era eu que as recebia, só apontava num cartão)

                                                            já trabalhei num restaurante e uma vez o meu irmão foi lá jantar e ao pagar disse-me: "deixa ficar assim" , não é nada doutro mundo, apenas um gesto simpático que demonstra agrado pelo serviço prestado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X