Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Ensino superior: Conheça os Cursos que garantem emprego"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Ensino superior: Conheça os Cursos que garantem emprego"


    Conheça os Cursos que garantem emprego
    Madalena Queirós
    03/11/09 00:05


    A escola onde se tira o curso é mais importante que a área de formação quando se quer garantir uma rápida entrada no mercado de trabalho.
    Gestão, Economia e os cursos de engenharia são apontados pelas empresas como os preferidos na hora de contratar. Um inquérito feito pelo Diário Económico a 50 empresas revela quais as universidades preferidas nos diferentes sectores de actividade.

    1 - Quais são os cursos que as empresas mais procuram?
    Gestão, Economia, Engenharia Mecânica, Engenharia Electrotécnica e Gestão de Marketing foram os cinco cursos mais referidos num inquérito feito pelo Diário Económico a 50 empresas dos sectores da construção, serviços, fabricantes de automóveis, indústria alimentar e empresas de consultoria.
    2 - Quais as universidades preferidas pelas empresas?
    A Universidade Técnica de Lisboa surge no 1º lugar na lista das universidades preferidas no inquérito feito pelo Diário Económico a 50 empresas portuguesas. Seguem-se a Universidade Católica, a Universidade do Porto, o ISCTE e a Universidade Nova de Lisboa.
    3 - Quais as universidades preferidas no sector dos serviços?
    ISCTE, Universidade do Porto, Universidade Católica, ISEG e Instituto Superior Técnico são as escolas preferidas pelas empresas inquiridas pelo Diário Económico no sector dos serviços.
    4 - Quais as universidades eleitas pelas empresas de construção?
    Instituto Superior Técnico, Faculdade de Engenharia do Porto, ISEL, ISEG e Universidade do Porto surgem no topo da lista das escolas preferidas pelas empresas de construção que responderam ao inquérito do Diário Económico.
    5 - E no sector automóvel, quais as universidades preferidas?
    Instituto Superior Técnico, Universidade Católica, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Universidade do Minho estão no topo da lista das universidades preferidas pelas empresas do sector automóvel.
    6 - Quais as escolas mais valorizadas pela indústria alimentar e distribuição?
    Universidade Católica, Universidade Nova de Lisboa, Instituto Superior Técnico, ISCTE e Universidade do Porto lideram a lista das escolas mais procuradas na hora de contratar para o sector da indústria alimentar e de distribuição.
    7 - Quais os curso com menos desempregados inscritos?
    Os licenciados nos cursos das áreas de Medicina, Saúde, Matemática, Serviços de Transportes e Informática são os que têm um menor número de licenciados inscritos nos centros de emprego.
    8 - E Quais os cursos com mais desempregados inscritos?
    Contabilidade e Administração, do Instituto Politécnico do Porto, surge no topo da lista na última edição do relatório "A procura de Emprego dos Diplomados com Habilitação Superior" do Ministério da Ciência e Ensino Superior. Segue-se o curso de Engenharia Biológica e Alimentar, do Politécnico de Castelo Branco, e Engenharia Química, do Politécnico de Bragança.


    Medicina e Saúde
    O curso de Medicina não tem licenciados inscritos nos centros de emprego, mas também outros cursos ligados à Saúde têm uma elevada taxa de empregabilidade. É o caso de Enfermagem, Farmácia, Análises Clínicas, Fisioterapia, Radiologia, que estão todos em minoria no número de inscritos.

    Matemática e Estatística
    Os cursos de Matemática também têm poucos licenciados à procura de emprego. Cursos como Estatística, Métodos Quantitativos e mestrados de Matemática são um bom passaporte para quem quer colocação rápida no mercado de trabalho, sem muitos inscritos nos centros de emprego.

    Informática
    A Informática continua a ser uma porta de entrada muito segura no mundo do trabalho. Cursos como Sistemas de Informação e Engenharia de Redes têm boas saídas profissionais. São poucos os licenciados nesta área que precisam de se inscrever nos centros de emprego, porque a procura ainda é grande.

    Serviços de Transporte
    A área ligada aos Serviços de Transporte tem poucos licenciados à procura de emprego. Cursos que vão da Gestão de Transportes à Pilotagem - tanto a nível de licenciaturas como de bacharelatos - têm boas probabilidades de saídas profissionais e contam com poucos diplomados inscritos nos centros de emprego.
    Conheça os Cursos que garantem emprego | Económico

    #2
    Que tipo de cursos há nos Serviços de Transporte? e Onde?

    Comentário


      #3
      Ando no ISCAP (IPP) no curso de Contabilidade e Administração.

      Já estou a ver que o meu futuro é no centro de emprego.

      Mas não me admira nada que o meu curso esteja no topo do desemprego, o pessoal quer é entrar na faculdade e depois logo se vê.
      No meu curso abrem por ano uma média de 400 vagas por isso é normal que o mercado esteja saturado.

      Comentário


        #4
        ” A escola onde se tira o curso é mais importante que a área de formação quando se quer garantir uma rápida entrada no mercado de trabalho.
        Quem é que diz uma barbaridade destas?!?

        São artigos como estes que mostram a ignorância que se vive neste país. O que Portugal precisa é de bons profissionais, não precisa de nomes nos currículos, precisa de pessoas capazes, eficientes, com vontade, convicção, motivação, que sejam capazes de apresentar resultados.


        O contacto com o mercado de trabalho é o que efectivamente dá provas destas “teorias” absurdas. Estudei na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, licenciei-me em Informática, e ainda não tinha acabado o curso já tinha várias propostas de emprego. Assim que terminei o curso (finais de Julho), assinei um contrato e a 5 de Agosto já estava a trabalhar. Desde aí, através de envio de CV’s ou não, são ofertas quase todas as semanas, ou de empresas que insistem, pressionam, ou de novas empresas, ou de empresas para onde enviamos um CV e passado uns tempos “acordam” para a vida, e pelo que sei, 100% dos meus colegas que acabaram o mesmo curso e saíram para o mercado de trabalho têm sucesso e têm subido consideravelmente na carreira, considerando ainda que este curso só tem profissionais licenciados a 2 anos (fui o 1º a sair para o mercado de trabalho das grandes empresas desta licenciatura).

        Este artigo vale o que vale, e cada um que acredite no que quiser. Da realidade que me deparo, tenho sido preferência em várias entrevistas, e muitas inclusive reforçam pela positiva a vinda de profissionais desta e de outras universidades não “Premium”!!!

        O país está mal isso é um facto. Em termos gerais, temos que produzir e divulgar essa produtividade!!!
        Editado pela última vez por nogueiraribeiro; 03 November 2009, 11:34.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
          Ando no ISCAP (IPP) no curso de Contabilidade e Administração.

          Já estou a ver que o meu futuro é no centro de emprego.

          Mas não me admira nada que o meu curso esteja no topo do desemprego, o pessoal quer é entrar na faculdade e depois logo se vê.
          No meu curso abrem por ano uma média de 400 vagas por isso é normal que o mercado esteja saturado.
          Passa-se o mesmo em Lisboa. Apesar de continuar a ver muitos anúncios a pedir contabilistas, não sei como é que se consegue escoar tanto licenciado.
          Caso semelhante acontece com os licenciados em Direito, só que estes por regra, logo que acabam o curso, passam a ser estagiários da Ordem. Deve ser por isso que não surgem no topo dessa lista.

          Comentário


            #6
            Estranho não aparecer aí a minha querida UA- univ de Aveiro...

            Comentário


              #7
              IST, IST, IST!!!

              Comentário


                #8
                o facto de dizerem que a escola é mais importante é sinal de que há muita fama acrescida atrás do nome da instituição...

                O IST provavelmente é o maior exemplo disso...
                mas tb só o facto de conseguires sair daqui é sinal que vales alguma coisa. lol

                a probabilidade do chefe ter tirado o curso aqui tb é grande... e isso tb ajuda. lol

                Comentário


                  #9
                  "
                  4 - Quais as universidades eleitas pelas empresas de construção?
                  Instituto Superior Técnico, Faculdade de Engenharia do Porto, ISEL, ISEG e Universidade do Porto surgem no topo da lista das escolas preferidas pelas empresas de construção que responderam ao inquérito do Diário Económico.

                  "

                  han? a FEUP faz parte da UP, como o próprio nome indica.

                  Comentário


                    #10
                    Cursos de engenharia tirados aos domingos e por fax

                    Emprego e sucesso garantido

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Ronin Ver Post
                      Estranho não aparecer aí a minha querida UA- univ de Aveiro...
                      Também estranhei! Ainda andas por ca ou ja saiste?

                      Comentário


                        #12
                        tou no iscte em engenharia informática, vamos lá ver se tenho sorte nesse aspecto...

                        também fiquei curioso com os serviços de transporte... o que é que se arranja por aí?

                        Comentário


                          #13
                          Conheça os cursos que garantem salários mais altos
                          Carla Castro
                          04/11/09 00:05



                          Um licenciado que entre no mercado de trabalho vai ter um salário médio bruto de cerca de 1200 euros.

                          O salário médio pago, este ano, a um recém-licenciado foi de 1.223 euros ilíquidos e os mais bem pagos são os cursos de Gestão e Economia, que continuam a ser o melhor cartão de visita para ganhar mais, pelo menos no início de carreira. A conclusão é de um estudo sobre política salarial em Portugal da consultora Hay Group.
                          Se um recém-licenciado em Gestão e Economia ganha, em média, 1.369 euros, já um recém-licenciado em Marketing não chega aos mil euros.
                          Por outro lado, se os salários dos recém-licenciados de Economia, Gestão e Engenharia têm seguido uma trajectória de subida, nos últimos anos, os de Marketing têm vindo a descer. "Os recém-licenciados em Economia e Gestão são quadros polivalentes para as empresas.
                          Facilmente, um economista ou um gestor vai para o marketing ou para os recursos humanos. O mesmo já não se passa com o licenciado em marketing, que não muda tão facilmente de função", afirma Rui Luz, director do Hay Group.
                          A conclusão é que as empresas estão a valorizar e a pagar mais pela flexibilidade e polivalência dos quadros que entram.
                          No caso das engenharias, o engenheiro consegue um melhor nível salarial se tiver um MBA, que lhe vem acrescentar competências de gestão aos conhecimentos técnicos que traz da faculdade, explica Rui Luz. Mas, mesmo sem MBA, as engenharias continuam a ser também dos cursos mais bem pagos. Se bem que, dentro das engenharias, há umas mais bem pagas que outras. "Desde 2008, a retribuição de engenheiros tornou-se das mais competitivas, mas o maior crescimento vê-se nos cursos de especialização em Sistemas de Informação", diz o estudo. As profissões ligadas a esta área, incluindo a Engenharia de Sistemas, chegaram muito perto do salário médio da Economia e Gestão, abaixo apenas nove euros, com 1.360 euros mensais.
                          Em contrapartida, "as engenharias industriais para segmentos, são licenciaturas menos adaptadas às empresas", adianta o mesmo responsável, e por isso sofrem mais no salário.
                          Depois do aumento da oferta de recém-licenciados devido às mudanças curriculares de Bolonha, explica a consultora, este ano o valor médio mensal que as empresas declaram pagar aos recém-licenciados "cresceu significativamente, dos 1.076 para os 1.223 euros". A explicação para essa subida é a aposta das empresas na maior procura de novos talentos, com vista ao rejuvenescimento dos seus quadros, "necessidade sentida num contexto em que a geração de ‘baby boomers' se prepara para engrossar o número de reformados".
                          Por outro lado, o estudo do Hay Group - feito a uma amostra de centenas de empresas e com base apenas nestas cinco áreas de licenciatura - mostra que tem havido uma diminuição da percentagem de empresas que têm uma política salarial específica para recém-licenciados. Segundo Rui Luz, isso significa uma de duas coisas: ou que essas empresas não têm contratado novos quadros ou que muitas delas integram o salário dos recém-licenciados nas suas políticas salariais de início de carreira.
                          Na hora de pagar ao recém-licenciado, conta não só o curso, mas muito a escola. "Se ter uma licenciatura em Marketing não é o mesmo que ter uma em Gestão, dentro da Gestão vir de uma determinada escola não é o mesmo que vir de outra", sublinha o responsável da consultora.
                          Rui Luz acrescenta ainda que os estágios curriculares "já não são a principal porta de entrada nas empresas". E explica que as empresas fazem parcerias com as universidades e até aceitam alguns estagiários, mas fazem-no para suprir "necessidades de curto prazo", como baixas médicas, licenças de parto ou férias e não com o objectivo de recrutar.
                          Quanto aos estágios profissionais, segundo o Hay Group, a salário médio mensal de 2009 situou-se nos 687 euros ilíquidos.

                          Conheça os cursos que garantem salários mais altos | Económico

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                            Quem é que diz uma barbaridade destas?!?

                            São artigos como estes que mostram a ignorância que se vive neste país. O que Portugal precisa é de bons profissionais, não precisa de nomes nos currículos, precisa de pessoas capazes, eficientes, com vontade, convicção, motivação, que sejam capazes de apresentar resultados.


                            O contacto com o mercado de trabalho é o que efectivamente dá provas destas “teorias” absurdas. Estudei na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, licenciei-me em Informática, e ainda não tinha acabado o curso já tinha várias propostas de emprego. Assim que terminei o curso (finais de Julho), assinei um contrato e a 5 de Agosto já estava a trabalhar. Desde aí, através de envio de CV’s ou não, são ofertas quase todas as semanas, ou de empresas que insistem, pressionam, ou de novas empresas, ou de empresas para onde enviamos um CV e passado uns tempos “acordam” para a vida, e pelo que sei, 100% dos meus colegas que acabaram o mesmo curso e saíram para o mercado de trabalho têm sucesso e têm subido consideravelmente na carreira, considerando ainda que este curso só tem profissionais licenciados a 2 anos (fui o 1º a sair para o mercado de trabalho das grandes empresas desta licenciatura).

                            Este artigo vale o que vale, e cada um que acredite no que quiser. Da realidade que me deparo, tenho sido preferência em várias entrevistas, e muitas inclusive reforçam pela positiva a vinda de profissionais desta e de outras universidades não “Premium”!!!

                            O país está mal isso é um facto. Em termos gerais, temos que produzir e divulgar essa produtividade!!!
                            Concordo que até possa ser uma barbaridade mas é uma das realidades que saltam à vista. As empresas, sobretudo as multinacionais, fazem uma pré-selecção pela faculdade onde o candidato se licenciou logo na fase de recepção de currículos. Aliás já no anúncio há cada vez mais empresas a exigirem só respostas de licenciados em "universidade de prestígio". Que por si só já é uma atitude muito discutível...

                            Comentário


                              #15
                              Então eu frequento um curso de alta empreabilidade e dentro das medias salariais mais altas, no entanto a minha universidade nao tem nome logo o meu curriculo nao presta. hum. entao se calhar passo me disso e tenho que ou ir para o norte ou para lisboa estudar. está visto...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GPConguito Ver Post
                                Então eu frequento um curso de alta empreabilidade e dentro das medias salariais mais altas, no entanto a minha universidade nao tem nome logo o meu curriculo nao presta. hum. entao se calhar passo me disso e tenho que ou ir para o norte ou para lisboa estudar. está visto...

                                Pedes transferência de escola ao fim de 2 anos, dás a escola nova no CV e aproveitas as notas que trazes dos 2 primeiros anos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mais uma notícia vinda a jeito de relembrar aos empregadores que estamos em Novembro, Janeiro é mês de novas entradas e sobretudo: A Hays existe e está aí para vos servir.

                                  A tabela de vencimentos das Hays, é a tabela de preços deles.
                                  Isto é se contrataram um eng ou gestor através deles, o custo é 1 mês de vencimento (desta tabela) + despesas de anúncio no jornal.
                                  Editado pela última vez por neoxic; 04 November 2009, 16:50.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por smdx Ver Post
                                    o facto de dizerem que a escola é mais importante é sinal de que há muita fama acrescida atrás do nome da instituição...

                                    O IST provavelmente é o maior exemplo disso...
                                    mas tb só o facto de conseguires sair daqui é sinal que vales alguma coisa. lol

                                    a probabilidade do chefe ter tirado o curso aqui tb é grande... e isso tb ajuda. lol
                                    Só fama... porque o resto...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                      Pedes transferência de escola ao fim de 2 anos, dás a escola nova no CV e aproveitas as notas que trazes dos 2 primeiros anos.
                                      Trabalho/estudo

                                      não me dá para essas extravagancias nem tinha capital para ir estudar para muito longe no ultimo ano ainda sou capz de pensar num erasmus so num semestre.... se der claro

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se fomos excelentes no curso que andámos a tirar, não vai ser a unviersidade que dita se somos ou não empregados ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          O curso e Universidade são importantes... apenas para o primeiro emprego.

                                          Depois do primeiro emprego, são as qualidades individuais das pessoas (e a rede de contactos) que são preponderantes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mike121 Ver Post
                                            Se fomos excelentes no curso que andámos a tirar, não vai ser a unviersidade que dita se somos ou não empregados ;)
                                            No primeiro emprego? Não corras não e fia-te na virgem...

                                            Posteriormente, para muitas empresa, deixa de ser importante mas para primeiro emprego é muitas vezes um factor de diferenciação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Estudo Eng. Mecãnica no ISEP.
                                              Estou condenado ao desemprego.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                                No primeiro emprego? Não corras não e fia-te na virgem...

                                                Posteriormente, para muitas empresa, deixa de ser importante mas para primeiro emprego é muitas vezes um factor de diferenciação.
                                                Se quiseres tirar um MBA numa escola decente, ou um LLM, continuará a ser de extrema importância o curso e a universidade onde o tiraste.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  Só fama... porque o resto...
                                                  Então? Explica lá sff.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ja-me estou mesmo a ver no desemprego...(estudo).
                                                    ISEP Civil..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                      Estudo Eng. Mecãnica no ISEP.
                                                      Estou condenado ao desemprego.
                                                      Não vejo porquê...pode não ser fácil, mas daí a "condenado ao desemprego"...

                                                      Eu estudo "do outro lado da linha", e pelo que vejo no panorama a saída tanto para a faculdade como para o ISEP não é má.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por erocha Ver Post
                                                        Então? Explica lá sff.
                                                        Conhecimentos de causa...
                                                        E depende muito do curso em questão.

                                                        E já agora, a propósito, relembro um outro tópico:
                                                        http://forum.autohoje.com/off-topic/...ecisam-se.html
                                                        Melhores informáticos precisam-se - CEI 2009

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Garantem? Fogo, estive este tempo todo a fazer isto mal. Em vez de ter ido a universidade, estudar e esforçar para obter boas notas e depois passar meses a procurar para um emprego para começar a minha carreira, eu podia ter ido a um desses cursos, numa das escolas mencionados, dormir nas aulas e depois esperar para um contrato de trabalho.

                                                          É GARANTIDO

                                                          Sinceramente, alguém foi pago para escrever esses artigos?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                            Conhecimentos de causa...
                                                            E depende muito do curso em questão.

                                                            E já agora, a propósito, relembro um outro tópico:
                                                            http://forum.autohoje.com/off-topic/...ecisam-se.html
                                                            Melhores informáticos precisam-se - CEI 2009
                                                            Até me espanta como não falaste na tua amiga

                                                            Então mas esse conhecimento de causa, é mesmo conhecimento de causa, ou nunca lá estudaste, não pões lá os pés há mais de 10 anos, não fazes a mínima ideia da forma como funcionam as avaliações, não conheces o nível de dificuldade imposto?

                                                            É que a história da amiga é gira, mas não passa de uma excepção. Conheço n casos iguais que aconteceram noutras faculdades.

                                                            Acho que é errado dizer de boca cheia que uma faculdade é só fama. É preciso argumentos muito fortes para isso. E acho que não os tens

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X