Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Duvida] Para os entendidos da Fisica

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Duvida] Para os entendidos da Fisica

    Existe Pressão atmosférica num recipiente fechado sem ar, só apenas existindo um liquido?

    Há quem diga que a pressão atmosférica é o peso do Ar, está correcto? Nesse caso, num recipiente contendo apenas liquido não existe Pressão atmosférica, é isso?

    Ajudem la sff

    cumps

    #2
    Existe pressão atmosférica fora do recipiente...

    Dentro do recipiente existe pressão, que pode ser medida em atmosferas, mas não é atmosférica.

    ISto do pouco que me lembro de física no meu 1º ano de faculdade

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
      Existe Pressão atmosférica num recipiente fechado sem ar, só apenas existindo um liquido?

      Há quem diga que a pressão atmosférica é o peso do Ar, está correcto? Nesse caso, num recipiente contendo apenas liquido não existe Pressão atmosférica, é isso?

      Ajudem la sff

      cumps


      Um gás, está sempre nesse estado? Não pode estar no estado líquido?
      E se colocares esse recipiente sujeito a uma pressão inferior àquela que
      estava quando foi selado?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post


        Um gás, está sempre nesse estado? Não pode estar no estado líquido?
        E se colocares esse recipiente sujeito a uma pressão inferior àquela que
        estava quando foi selado?
        PV=nRT...

        Se a pressão é inferior, o n é igual, o R é constante, diminuis a temperatura.
        Até aí ainda chego

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por kpt Ver Post
          Existe Pressão atmosférica num recipiente fechado sem ar, só apenas existindo um liquido?

          Há quem diga que a pressão atmosférica é o peso do Ar, está correcto? Nesse caso, num recipiente contendo apenas liquido não existe Pressão atmosférica, é isso?

          Ajudem la sff

          cumps

          Mete la dentro um barômetro
          Agora um pouco mais a serio, penso que está sujeito a pressão atmosférica porque o recipiente esta sujeito a mesma. se o levasses para o espaço ou num ambiente com a PA = 0 ai sim ficaria sem a PA

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Lorran Ver Post
            Mete la dentro um barômetro
            Agora um pouco mais a serio, penso que está sujeito a pressão atmosférica porque o recipiente esta sujeito a mesma. se o levasses para o espaço ou num ambiente com a PA = 0 ai sim ficaria sem a PA
            Obrigado pela resposta

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Lorran Ver Post
              Mete la dentro um barômetro
              Agora um pouco mais a serio, penso que está sujeito a pressão atmosférica porque o recipiente esta sujeito a mesma. se o levasses para o espaço ou num ambiente com a PA = 0 ai sim ficaria sem a PA
              Se o recipiente não aguentasse a diferença de pressões...

              Se o recipiente aguentasse, sem alterar o volume, manterias a pressão dentro
              do recipiente, mesmo com pressão exterior nula.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                Se o recipiente não aguentasse a diferença de pressões...

                Se o recipiente aguentasse, sem alterar o volume, manterias a pressão dentro
                do recipiente, mesmo com pressão exterior nula.

                PEra ai , vou ligar ao Evangelista Torricelli , ha mais de 400 anos que nao falo com ele, mas pode ser que ainda tenha o nr do tlm dele

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Lorran Ver Post
                  PEra ai , vou ligar ao Evangelista Torricelli , ha mais de 400 anos que nao falo com ele, mas pode ser que ainda tenha o nr do tlm dele
                  Nº de telemóvel não tenho... mas pode ser que alguém daqui tenha o e-mail
                  dele:
                  Evangelista Torricelli - Wikipedia, the free encyclopedia

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                    Nº de telemóvel não tenho... mas pode ser que alguém daqui tenha o e-mail
                    dele:
                    Evangelista Torricelli - Wikipedia, the free encyclopedia


                    Isso sai caro, manda lhe antes um Kolmi

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                      Existe Pressão atmosférica num recipiente fechado sem ar, só apenas existindo um liquido?

                      Há quem diga que a pressão atmosférica é o peso do Ar, está correcto? Nesse caso, num recipiente contendo apenas liquido não existe Pressão atmosférica, é isso?

                      Ajudem la sff

                      cumps
                      Eu acho que só pode existir pressão atmosférica à superfície do líquido se o líquido estiver em contacto com a... atmosfera se calhar.
                      Se houver uma tampa, já não há pressão atmosférica. Há uma outra pressão que deriva de vários factores mas não é pressão atmosférica. Tecnicamente.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                        Existe Pressão atmosférica num recipiente fechado sem ar, só apenas existindo um liquido?

                        Há quem diga que a pressão atmosférica é o peso do Ar, está correcto? Nesse caso, num recipiente contendo apenas liquido não existe Pressão atmosférica, é isso?

                        Ajudem la sff

                        cumps
                        Não percebo bem a intencionalidade da questão...mesmo que não exista dentro, existe fora...o objectivo é estudar o quê?

                        Existe pressão atmosférica sempre que existe interface de um meio com o ar...ar "aberto"...ar atmosférico!

                        Se garantes que não existe mesmo ar dentro do recipiente, então não existe força de ar distribuida pela superficie do liquido...não ha duvida.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                          Não percebo bem a intencionalidade da questão...mesmo que não exista dentro, existe fora...o objectivo é estudar o quê?

                          Existe pressão atmosférica sempre que existe interface de um meio com o ar...ar "aberto"...ar atmosférico!

                          Se garantes que não existe mesmo ar dentro do recipiente, então não existe força de ar distribuida pela superficie do liquido...não ha duvida.
                          Não há, ou não sabes medir?

                          Imagina um recipiente estanque, e que mantém a integridade volumétrica com
                          mudanças exteriores de pressão atmosférica e de temperatura.
                          Qual é a diferença entre estar cheio de líquido, e ter um pouco de ar?
                          A pressão interior não é mantida igualmente nos dois casos?
                          Essa pressão não depende das condições existentes no momento em que o
                          recipiente foi selado?

                          Basicamente, é como tirares uma "fotografia" às condições existentes no
                          momento em que selaste o recipiente.

                          Olha a garrafa:
                          Atmospheric pressure - Wikipedia, the free encyclopedia

                          Comentário


                            #14
                            É melhor não baralhar mais a cartas qd a resposta à questão é simples: não pode a haver pressão atmosférica se houver algo entre a atmosfera e o líquido.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                              Existe Pressão atmosférica num recipiente fechado sem ar, só apenas existindo um liquido?

                              Há quem diga que a pressão atmosférica é o peso do Ar, está correcto? Nesse caso, num recipiente contendo apenas liquido não existe Pressão atmosférica, é isso?

                              Ajudem la sff

                              cumps
                              Num recipiente indeformável sem qualquer tipo de gás apenas contendo líquido não existe "pressão atmosférica".

                              No Entanto o Líquido tem de estar sobre pressão (do recepiente que o sustenta e não da pressão atmosférica) caso contrário não seria líquido.
                              Editado pela última vez por Jacare; 10 November 2009, 16:11.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                Eu acho que só pode existir pressão atmosférica à superfície do líquido se o líquido estiver em contacto com a... atmosfera se calhar.
                                Se houver uma tampa, já não há pressão atmosférica. Há uma outra pressão que deriva de vários factores mas não é pressão atmosférica. Tecnicamente.
                                1) Se houver ar dentro do recipiente e este for estanque e indeformável então o líquido está sujeito à pressão atmosférica existente dentro do recipiente.

                                2) Se não houver ar dentro do recipiente e este for estanque e indeformável e o líquido preencher todo o recipiente, então o líquido está sujeito à pressão efectuada pelas paredes do recipiente... essa pressão não é pressão atmosférica!

                                3) Se não houver ar dentro do recipiente e este for estanque e indeformável e o líquido preencher apenas parte do recipiente sendo o restante vácuo, então o líquido não é líquido.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
                                  caso contrário não seria líquido.
                                  seria oq?

                                  Comentário


                                    #18
                                    seria um gás.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por kpt Ver Post
                                      Existe Pressão atmosférica num recipiente fechado sem ar, só apenas existindo um liquido?
                                      Existe. A pressão num qualquer ponto do líquido é dada por P=Patm + ró*gh
                                      O ró é uma letra grega que não sei onde tá e é a densidade desse líquido


                                      Há quem diga que a pressão atmosférica é o peso do Ar, está correcto?
                                      Sim... e não. A pressão atmosférica sente-se em todas as direcções e não apenas na vertical. Daí que nesse recipiente tenhas a pressão atm a actuar nas paredes

                                      Nesse caso, num recipiente contendo apenas liquido não existe Pressão atmosférica, é isso?
                                      Respondido atrás

                                      Ajudem la sff

                                      cumps

                                      Repostas a vermelho.

                                      Abraço

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                        Repostas a vermelho.

                                        Abraço
                                        Relativamente à primeira pergunta e resposta. Então se o depósito for estanque e estiver pressurizado, essa formula é na mesma válida? Eu não tenho 100% certeza mas não creio.

                                        Eu acho que a partir do momento em que o reservatório é estanque, tem uma pressão própria e que pode ser calculado se se souber alguns dados.

                                        A pressão atmosférica actua nas superfícies que estão em contacto... Com a "atmosfera".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                          Existe Pressão atmosférica num recipiente fechado sem ar, só apenas existindo um liquido?
                                          Existe. A pressão num qualquer ponto do líquido é dada por P=Patm + ró*gh
                                          O ró é uma letra grega que não sei onde tá e é a densidade desse líquido


                                          Abraço
                                          1- se o recipiente está fechado, a pressão atmosférica é aplicada às paredes do recipientes e não ao líquido directamente.
                                          2- O recipiente absorve alguma e transmite a restante ao líquido como já foi dito anteriormente.
                                          3- Essa fórmula da pressão absoluta é uma aproximação que é usada na escola e a aceite do ponto de vista pedagógico.

                                          Eu não concordo que haja pressão atmosférica dentro do líquido. Acho que está errado dizer isso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vacúo impossivel
                                            Os liquidos dignos deste nome sem pressão evaporam-se, logo dentro deste frasco, caso tenham garantido que o líquido não foi retirado quando foi criado o vácúo (estando na altura por exemplo congelado), há depois do gelo ser derretido o líquido quer no seu estado líquido quer no gasoso.
                                            Suponhamos que o vácuo e o líquido é impossivel
                                            Aqui não posso ajudar muito mas vou juntar ao que sei alguma disertação...
                                            O frasco tem uma atmosfera (o líquido evaporado), e essa atmosfera é atraida para a terra com a mesma força que a atmosfera tradicional.
                                            Como o interior do frasco está protegido da atmosfera podemos garantir que não há centros de altas pressões e anticiclones a interferir e por consequencia a pressão é dada pelo pv=nrt.
                                            Se queres medir a pressão dentro do frasco se o líquido depois de evaporado for um gás ideal tiras a temperatura ao frasco, medes o volume disponivel para o gás, a quantidade de líquido (e aferes a de gás).
                                            Não te surpreendas é se a pressão for muito inferior à atmosfera normal, é que o frasco protege (se tiver resistencia suficiente para isso) o teu sistema gás-líquido do peso de não sei quantos quilómetros de atmosfera que há por cima de nós

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                              Repostas a vermelho.

                                              Abraço
                                              Muito obrigado!

                                              Apenas uma correcção, o "Ró" é a Massa Especifica(Kg/m^3), a Densidade é igual ao quociente entre o Ró do Liquido e o Ró da Água (1000Kg/m^3)

                                              Cumps

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                Não há, ou não sabes medir?

                                                Imagina um recipiente estanque, e que mantém a integridade volumétrica com
                                                mudanças exteriores de pressão atmosférica e de temperatura.
                                                Qual é a diferença entre estar cheio de líquido, e ter um pouco de ar?
                                                A pressão interior não é mantida igualmente nos dois casos?
                                                Essa pressão não depende das condições existentes no momento em que o
                                                recipiente foi selado?

                                                Basicamente, é como tirares uma "fotografia" às condições existentes no
                                                momento em que selaste o recipiente.

                                                Olha a garrafa:
                                                Atmospheric pressure - Wikipedia, the free encyclopedia
                                                Mas a pergunta é: existe Patm no interior ou no exterior da garrafa? A tua resposta não sei em que é que responde à minha...falas-me de condições exteriores...

                                                Ela dentro da garrafa a existir ar, existe Patm mas constante é claro...a Patm está inerente ao facto de exitir ar num determinado espaço...é a sua "força" por existir digamos assim...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                  Mas a pergunta é: existe Patm no interior ou no exterior da garrafa? A tua resposta não sei em que é que responde à minha...falas-me de condições exteriores...

                                                  Ela dentro da garrafa a existir ar, existe Patm mas constante é claro...a Patm está inerente ao facto de exitir ar num determinado espaço...é a sua "força" por existir digamos assim...
                                                  1.
                                                  A prova de que existe pressão no interior da garrafa, é que o volume da
                                                  garrafa muda consoante a pressão exterior. Se a exterior for maior que a
                                                  interior, a garrafa comprime-se. Se a exterior for menor que a interior, a
                                                  garrafa expande-se.

                                                  2.
                                                  Isto é verdade qualquer que seja o conteúdo.

                                                  3.
                                                  Líquidos e sólidos podem conter gases. Muito provavelmente, se encheres
                                                  um recipiente de água, e conseguires não ter "ar" dentro do recipiente após
                                                  o fechares, e esse recipiente se deformar facilmente com a pressão, poderás
                                                  verificar que, ao ser sujeito alterações de pressão exterior, surgirá um volume
                                                  gasoso que não estava lá antes.

                                                  4.
                                                  Portanto, mais uma vez, o ponto 2 verifica-se. É indiferente se é líquido com
                                                  gás, só líquido ou só gás.

                                                  5.
                                                  O conteúdo do recipiente está mais, ou menos, sujeito às pressões exteriores
                                                  consoante a capacidade do recipiente em manter o volume interior.

                                                  6.
                                                  Consequentemente, existindo pressão atmosférica exterior ao recipiente, o
                                                  seu conteúdo estará sujeito a essa pressão atmosférica na medida de
                                                  resistência do recipiente, e não dependente da existência ou não de gás
                                                  (em conjunto com o líquido) no interior desse recipiente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                    Mas a pergunta é: existe Patm no interior ou no exterior da garrafa? A tua resposta não sei em que é que responde à minha...falas-me de condições exteriores...

                                                    Ela dentro da garrafa a existir ar, existe Patm mas constante é claro...a Patm está inerente ao facto de exitir ar num determinado espaço...é a sua "força" por existir digamos assim...

                                                    Acho que estou a perceber a tua pergunta. Pressão atmosférica tens em todo o lado... menos no espaço como é óbvio. Mas na forma como medes a pressão de um reservatório podes contabilizá-la ou não, depende se queres saber a pressão relativa ou a pressão absoluta.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                      1- se o recipiente está fechado, a pressão atmosférica é aplicada às paredes do recipientes e não ao líquido directamente.
                                                      2- O recipiente absorve alguma e transmite a restante ao líquido como já foi dito anteriormente.
                                                      O teu ponto 2 responde ao teu ponto 1. Imagina que estão duas pessoas encostadas lado a lado... Se eu empurrar uma das pessoas a outra também vai ser empurrada.

                                                      3- Essa fórmula da pressão absoluta é uma aproximação que é usada na escola e a aceite do ponto de vista pedagógico.
                                                      E do ponto de vista práctico e técnico também é usada. O exemplo mais curriqueiro é o dimensionamento de barragens hidroeléctricas.


                                                      Eu não concordo que haja pressão atmosférica dentro do líquido. Acho que está errado dizer isso
                                                      Depende como medes a pressão... ou é relativa ou é absoluta.
                                                      .
                                                      Abraço

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Essa fórmula do P=Patm+ro g h só faz sentido se aplicada a um fluido com superficie livre (em contacto com a atmosfera). Se não estiver, o termo Patm terá de designar uma pressão de enchimento ou algo do género que pode não ter nada a ver com a pressão atmosférica (pode portanto ser maior ou menor).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                          1.
                                                          A prova de que existe pressão no interior da garrafa, é que o volume da
                                                          garrafa muda consoante a pressão exterior. Se a exterior for maior que a
                                                          interior, a garrafa comprime-se. Se a exterior for menor que a interior, a
                                                          garrafa expande-se.

                                                          2.
                                                          Isto é verdade qualquer que seja o conteúdo.

                                                          3.
                                                          Líquidos e sólidos podem conter gases. Muito provavelmente, se encheres
                                                          um recipiente de água, e conseguires não ter "ar" dentro do recipiente após
                                                          o fechares, e esse recipiente se deformar facilmente com a pressão, poderás
                                                          verificar que, ao ser sujeito alterações de pressão exterior, surgirá um volume
                                                          gasoso que não estava lá antes.

                                                          4.
                                                          Portanto, mais uma vez, o ponto 2 verifica-se. É indiferente se é líquido com
                                                          gás, só líquido ou só gás.

                                                          5.
                                                          O conteúdo do recipiente está mais, ou menos, sujeito às pressões exteriores
                                                          consoante a capacidade do recipiente em manter o volume interior.

                                                          6.
                                                          Consequentemente, existindo pressão atmosférica exterior ao recipiente, o
                                                          seu conteúdo estará sujeito a essa pressão atmosférica na medida de
                                                          resistência do recipiente, e não dependente da existência ou não de gás
                                                          (em conjunto com o líquido) no interior desse recipiente.
                                                          Eu não concordo com quase nada do que disseste. Então com o ponto 1 muito menos. Desculpa lá.

                                                          Normalmente os problemas de termodinâmica consideram uma de duas coisas: Ou as paredes do reservatório se consideram rígidas e portanto não se deformam, não existindo aumento/contracção de volume, e portanto o trabalho é zero, ou considera-se que o volume varia, mas quando isto acontece os problemas costumam aparecer sob a forma de um sistema "cilindro/embolo" e existe trabalho. Considerar um garrafa a deformar-se nunca vi. Aliás, se abanares um garrafa de coca-cola ela não se expande, no entanto a sua pressão é superior à pressão atm. E fiquemos por aqui...

                                                          E não sei para que se insiste. Se temos um liquido dentro dentro de um reservatório fechado e estanque, ele está pressurizado. Essa pressão pode ser maior, menor ou até igual à pressão atmosférica, mas não é a Patm.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                            Eu não concordo com quase nada do que disseste. Então com o ponto 1 muito menos. Desculpa lá.

                                                            Normalmente os problemas de termodinâmica consideram uma de duas coisas: Ou as paredes do reservatório se consideram rígidas e portanto não se deformam, não existindo aumento/contracção de volume, e portanto o trabalho é zero, ou considera-se que o volume varia, mas quando isto acontece os problemas costumam aparecer sob a forma de um sistema "cilindro/embolo" e existe trabalho. Considerar um garrafa a deformar-se nunca vi. Aliás, se abanares um garrafa de coca-cola ela não se expande, no entanto a sua pressão é superior à pressão atm. E fiquemos por aqui...

                                                            E não sei para que se insiste. Se temos um liquido dentro dentro de um reservatório fechado e estanque, ele está pressurizado. Essa pressão pode ser maior, menor ou até igual à pressão atmosférica, mas não é a Patm.
                                                            É favor seguir os links.
                                                            Obrigado.

                                                            http://forum.autohoje.com/off-topic/...post1063216073

                                                            Como já pediste desculpa... quem sou eu para não aceitar.

                                                            A questão inicial é simples. A parte complicada está no "EXISTE".
                                                            O que é existe?

                                                            É estar sujeito? Então está sujeito (ainda que indirectamente, com mais
                                                            ou menos relevância de acordo com o recipiente).

                                                            É conter? Então teremos outra questão... O que é atmosfera? É ar,
                                                            simplesmente, por mais reduzido que seja? Não parece:
                                                            Atmosphere - Wikipedia, the free encyclopedia
                                                            Então, neste caso, tenha ou não ar no recipiente, nunca conterá atmosfera.
                                                            A menos que o recipiente seja à escala do sistema solar.

                                                            Como tal, encaro o "existe" como "estando sujeito a". E está. A medida em
                                                            que está depende da capacidade do recipiente em resistir a deformações.
                                                            E não depende do conteúdo ter ou não "ar".

                                                            Obrigado por seguirem os links.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X