Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O factor Vara por Miguel Sousa Tavares

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O factor Vara por Miguel Sousa Tavares

    "Toda a 'carreira', se assim lhe podemos chamar, de Armando Vara, é uma história que, quando não possa ser explicada pelo mérito (o que, aparentemente, é regra), tem de ser levada à conta da sorte.

    Uma sorte extraordinária.

    Teve a sorte de, ainda bem novo, ter sentido uma irresistível vocação de militante socialista, que para sempre lhe mudaria o destino traçado de humilde empregado bancário da CGD lá na terra.

    Teve o mérito de ter dedicado vinte anos da sua vida ao exaltante trabalho político no PS, cimentando um currículo de que, todavia, a nação não conhece, em tantos anos de deputado ou dirigente político, acto, ideia ou obra que fique na memória.

    Culminou tão profícua carreira com o prestigiado cargo de ministro da Administração Interna - em cuja pasta congeminou a genial ideia de transformar as directorias e as próprias funções do Ministério, em Fundações, de direito privado e dinheiros públicos.

    Um ovo de Colombo que, como seria fácil de prever, conduziria à multiplicação de despesa e de "tachos" a distribuir pela "gente de bem" do costume. Injustamente, a ideia causou escândalo público, motivou a irritação de Jorge Sampaio e forçou Guterres a dispensar os seus dedicados serviços.

    E assim acabou - "voluntariamente", como diz o próprio - a sua fase de dedicação à causa pública.

    Emergiu, vinte anos depois, no seu guardado lugar de funcionário da CGD, mas agora promovido por antiguidade ao lugar de director, com a misteriosa pasta da "segurança".

    E assim se manteve um par de anos, até aparecer também subitamente licenciado em Relações Qualquer Coisa por uma também súbita Universidade, entretanto fechada por ostensiva fraude académica.

    Poucos dias após a obtenção do "canudo", o agora dr. Armado Vara viu-se promovido - por mérito, certamente, e por nomeação política, inevitavelmente - ao lugar de administrador da CGD: assim nasceu um banqueiro.

    Mas a sua sorte não acabou aí: ainda não tinha aquecido o lugar no banco público, e rebentava a barraca do BCP, proporcionando ao Governo socialista a extraordinária oportunidade de domesticar o maior banco privado do país, sem sequer ter de o nacionalizar, limitando-se a nomear os seus escolhidos para a
    administração, em lugar dos desacreditados administradores de "sucesso".

    A escolha caiu em Santos Ferreira, presidente da CGD, que para lá levou dois homens de confiança sua, entre os quais o sortudo dr. Vara.

    E, para que o PSD acalmasse a sua fúria, Sócrates deu-lhes a presidência da CGD e assim a meteórica ascensão do dr. Vara na banca nacional acabou por
    ser assumida com um sorriso e um tom "leve".

    Podia ter acabado aí a sorte do homem, mas não.

    E, desta vez, sem que ele tenha sido tido ou achado, por pura sorte, descobriu-se que, mesmo depois de ter saído da CGD, conseguiu ser promovido ao escalão máximo de vencimento, no qual vencerá a sua tão merecida reforma, a seu tempo.

    Porque, como explicou fonte da "instituição" ao jornal "Público", é prática comum do "grupo" promover todos os seus administradores-quadros ao escalão máximo quando deixam de lá trabalhar.

    Fico feliz por saber que o banco público, onde os contribuintes injectaram nos últimos seis meses mil milhões de euros para, entre outros coisas, cobrir os riscos do dinheiro emprestado ao sr. comendador Berardo para ele lançar um raide sobre o BCP, onde se pratica actualmente o maior spread no crédito à habitação, tem uma política tão generosa de recompensa aos seus administradores - mesmo que por lá não tenham passado mais do que um par de anos.

    Ah, se todas as empresas, públicas e privadas, fossem assim, isto seria verdadeiramente o paraíso dos trabalhadores!

    Eu bem tento sorrir apenas e encarar estas coisas de forma leve.

    Mas o 'factor Vara' deixa-me vagamente deprimido.
    Penso em tantos e tantos jovens com carreiras académicas de mérito e esforço, cujos pais se mataram a trabalhar para lhes pagar estudos e que hoje concorrem a lugares de carteiros nos CTT ou de vendedores porta a porta e, não sei porquê, sinto-me deprimido.

    Este país não é para todos.

    P.S. - Para que as coisas fiquem claras, informo que o sr. (ou dr.) Armando Vara tem a correr contra mim uma acção cível em que me pede 250 000 euros de indemnização por "ofensas ao seu bom nome".

    Porque, algures, eu disse o seguinte: "Quando entra em cena Armando Vara, fico logo desconfiado por princípio, porque há muitas coisas no passado político dele de que sou altamente crítico".

    Aparentemente, o queixoso pensa que por "passado político" eu quis insinuar outras coisas, que a sua consciência ou o seu invocado "bom nome" lhe sugerem.

    Eu sei que o Código Civil diz que todos têm direito ao bom nome e que o bom nome se presume.

    Mas eu cá continuo a acreditar noutros valores: o bom nome, para mim, não se presume, não se apregoa, não se compra, nem se fabrica em série - ou se tem ou não se tem.

    O tribunal dirá, mas, até lá e mesmo depois disso, não estou cativo do "bom nome" do sr. Armando Vara.

    Era o que faltava!


    Acabei de confirmar no site e está lá, no site institucional do BCP.
    Vejam bem os anos de licenciatura e de pós-graduação!!!!!:

    Armando António Martins Vara

    Dados pessoais:

    Data de nascimento: 27 de Março de 1954
    Naturalidade: Vinhais - Bragança
    Nacionalidade: Portuguesa
    Cargo: Vice-Presidente do Conselho de Administração Executivo
    Início de Funções: 16 de Janeiro de 2008
    Mandato em Curso: 2008/2010

    Formação e experiência Académica

    Formação:

    2005 - Licenciatura em Relações Internacionais (UNI)
    2004 - Pós-Graduação em Gestão Empresarial (ISCTE)

    http://www.millenniumbcp.pt/pubs/pt/...aossociais//ar

    <http://www.millenniumbcp.pt/pubs/pt/...gaossociais/ar

    Extraordinário...

    CV de fazer inveja a qualquer gestor de topo, que nunca tenha perdido tempo em tachos e no PS!

    Conseguiu tirar uma Pós-graduação ANTES da licenciatura...

    Ou a pós-graduação não era pós-graduação ou foi tirada com o mesmo professor da licenciatura, dele e do Eng. Sócrates...

    E viva o BCP e o seu "bom nome"!!! "

    #2
    este tema já cá foi falado, e tens aqui a resposta

    Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
    Penso que se tiveres o Bacharelato já podes tirar uma Pós-Graduação.

    Em alguns casos se tiveres experiência profissional relevante podes candidatar-te a uma Pós-Graduação.

    Aliás se consultares o ISCTE nas condições de acesso verificas isso mesmo.

    Condições de acesso

    Licenciatura (ou grau equivalente com, no mínimo, 180 créditos ECTS) ou currículo relevante.
    Editado pela última vez por LuisCapelo; 19 November 2009, 14:41.

    Comentário


      #3
      Não fosse este Senhor MST um adepto das touradas (e se calhar outras coisas mais) e era para mim o meu Ídolo (tendo em consideração que não tenho nenhum).

      Quanto às questões de pormenor, da Pós Graduação e Licenciatura, não passam disso mesmo, um pormenor, em toda uma carreira de MÈRITO DE COSTAS QUENTES.

      Algo que muita gente aqui no Fórum tem. E depois apregoa a Estória do Empreendedor e do Sacríficio a quem até os cães lhe mijam.

      Editado pela última vez por PAZ; 19 November 2009, 13:43.

      Comentário


        #4
        A carreira e vida desse senhor tem apenas um nome:
        clientelismo! Do mais puro e duro.

        Apesar de ser um crítico a muitas das coisas e posições do MST, neste caso, relativamente ao senhor Vara, concordo com cada linha por ele escrita.

        Quanto à questão da pós-graduação antes do terminus da licenciatura, penso que osso faz sentido quando estamos perante um bacharelato. A minha questão prende-se com o curso do senhor - Relações Internacionais - que, penso eu, não tem bacharelato, sendo que apenas existe sob a forma de licenciatura. Mas aqui posso estar a comentar com base em falta de informação.

        De qualquer modo, nada invalida a penumbra em que o senhor Vara se encontra envolto, de há muito tempo para cá. Qual mérito, qual valor, qual capacidade?! Apenas um dos mais notáveis beneficiários dos job for the boys. Claro como água!

        Comentário


          #5
          Só um pequeno esclarecimento adicional: a um bacharel, um curso de pós-graduação não lhe dá o título de pós-graduado, mas só de licenciado.
          Por mera curiosidade, que curso de bacharelato tirou o Sr. Vara?

          Comentário


            #6
            não precisas de nenhum bacharelato nem licenciatura para tirar uma pós-graduação, basta teres experiência profissional relevante. post nº2

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
              não precisas de nenhum bacharelato nem licenciatura para tirar uma pós-graduação, basta teres experiência profissional relevante. post nº2
              Ah Ok, obrigado. Não tinha reparado nesse pormenor do "currículo relevante".

              Comentário


                #8
                Enfim, o "currículo relevante" do senhor Vara. Ou ele é muito bom, como profissional, ou é uma pessoa de sorte, pois para ter chegado onde chegou, com a formação que tem...não é para todos.

                Sim, que olhando para o cv académico dele, é em tudo igual (e inferior) ao de milhares de portugueses que até para um call-center têm de lutar como leões, para conseguirem um emprego.

                Mas pronto, ao menos sei que ele, mesmo suspenso de funções no BCP, recebe o seu ordenado por inteiro. Assim sei que ele tem como comprar as prendas de Natal...o que lhe permitirá, na certa, enviar uma para o BiGodinho que, coitado, está a bater com os costados na prisão.

                Comentário


                  #9
                  A corrupção está-nos tão entranhada que há comportamentos que nem estranhamos, atribuindo-os à nossa proverbial capacidade para o desenrascanço.

                  Toda a gente sabe que sem uma cunha não se arranja um bom emprego, que a pertença a determinados grupos é um passaporte para o sucesso, que quem não chora não mama e etc.

                  O caso relatado está longe de ser único. Se procurarmos bem, nos nossos conhecimentos somos capazes de enumerar um rol de situações que num país de pessoas de bem seria objecto de censura mas para as quais, nós por cá, olhamos com um sorriso complacente e pensamos com os nossos botões: "-ora bem, uma mão lava a outra e as duas lavam a cara."

                  Somos todos coniventes com estas situações. Enquanto não dissermos basta com força suficiente nada muda, ou seja, os cães ladram mas a caravana passa.
                  Editado pela última vez por pjota; 19 November 2009, 15:02.

                  Comentário


                    #10
                    Conheço de vista alguns que se dizem empreendedores mas que são mais básicos que o Vara.

                    Comentário


                      #11
                      Actualizando...
                      Órgãos e Corpos Sociais
                      (Mandato: 2008/2010)


                      Conselho de Administração Executivo
                      Presidente: Carlos Jorge Ramalho dos Santos Ferreira
                      Vice-Presidente: Paulo José de Ribeiro Moita de Macedo
                      Vogal: José João Guilherme
                      Vogal:
                      Nelson Ricardo Bessa Machado
                      Vogal: Luís Maria França de Castro Pereira Coutinho
                      Vogal:
                      Vítor Manuel Lopes Fernandes
                      Vogal : Miguel Maya Dias Pinheiro
                      Armando António Martins Vara (Suspenso)

                      Comentário


                        #12
                        O Armando Vara deve ser um Case Study mundial de sucesso, pois passou em poucos anos, de caixa de banco a administrador do maior banco nacional e vice-presidente do maior banco privado nacional.

                        O homem deve ser um génio como existem poucos no mundo

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                          O Armando Vara deve ser um Case Study mundial de sucesso, pois passou em poucos anos, de caixa de banco a administrador do maior banco nacional e vice-presidente do maior banco privado nacional.

                          O homem deve ser um génio como existem poucos no mundo
                          Se calhar aprendeu aqui no AHO.

                          Comentário


                            #14
                            E não sabem a missa a metade...

                            Em todos (TODOS) os bancos há atribuições de cargos a politicos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bizopt Ver Post
                              E não sabem a missa a metade...

                              Em todos (TODOS) os bancos há atribuições de cargos a politicos.
                              O Fernando Nogueira terá sido um caso desses?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                O Fernando Nogueira terá sido um caso desses?
                                Só falo na presença do advogado!

                                Comentário


                                  #17
                                  No que respeita ao Armando Vara, gosto mais desta crónica:

                                  • Armando Vara na vara criminal

                                  "Que os índices de desenvolvimento estagnem, ou até regridam, não me choca nem surpreende. É habitual. Mas que as actividades ilícitas andem, elas próprias, nas ruas da amargura, deixa-me deprimido

                                  O que se oferece a quem já tem tudo? Um cheque de 10 mil euros é uma boa hipótese. Há ofertas que sabem sempre bem, e um cheque de 10 mil euros é simultaneamente prático e elegante. É elegante por ser, no fundo, uma mensagem escrita num tempo em que as pessoas já não escrevem umas às outras, o que é desde logo comovente. É prático, porque ninguém se queixa de já ter um igual e, na hipótese remota de não gostar, trata-se de um presente que se pode trocar em qualquer altura. Nomeadamente, por bens no valor de 10 mil euros.

                                  Dito isto, e por muitos méritos que as hipotéticas ofertas de 10 mil euros possam ter, é forçoso assinalar que o caso Face Oculta embaraça, e de que maneira, José Sócrates e o partido socialista. Ainda há pouco tempo, figuras importantes do PSD foram enredadas num escândalo que envolvia milhões desviados da banca. Quando militantes destacados do PS aparecem ligados a crimes, o melhor que conseguem é uma suspeita de pagamento ilícito de 10 mil euros, levado a cabo por um sucateiro. De um lado, o glamour social-democrata da alta finança, das off-shores, dos grandes grupos económicos; do outro, a falta de estilo do ferro-velho e do lixo. Estamos perante corrupção pelintra, que é um oximoro difícil de compreender: na origem da corrupção costuma estar a ganância. Aceitar subornos de 10 mil euros ao mais alto nível é como ser depravado a dar beijinhos na testa.

                                  Quando surgiu, o caso Face Oculta foi justamente recebido por todos com algum entusiasmo, pelo contributo que dava para desenjoar os portugueses dos escândalos do Freeport, do BPN, do BPP e dos submarinos, entre outros. Era um caso cujo processo seria interessante acompanhar, desde o momento inicial da investigação até ao dia em que, vários anos depois, uma prescrição ou um vício de forma acabe por absolver todos os arguidos menos o mais pequenino. No entanto, quando começaram a ser conhecidos os pormenores, o caso passou de simpático a aflitivo. Se se confirma que administradores de grandes bancos recebem 10 mil euros em troca de favores, quanto receberá, hoje em dia, um vereador corrupto, um administrativo gatuno, um vulgar funcionário vigarista? Eu sou do tempo em que fechar ilegalmente uma marquise custava mais do que 10 mil euros só em luvas. O que está a acontecer ao meu país? Que os índices de desenvolvimento estagnem, ou até regridam, não me choca nem surpreende. É habitual. Mas que as actividades ilícitas andem, elas próprias, nas ruas da amargura, deixa-me deprimido. Falhar onde nunca fomos bons não é novidade; fraquejar onde sempre fomos grandes, mói um bocadinho."


                                  Ricardo Araújo Pereira

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DerTeufel Ver Post
                                    No que respeita ao Armando Vara, gosto mais desta crónica:

                                    • Armando Vara na vara criminal

                                    "Que os índices de desenvolvimento estagnem, ou até regridam, não me choca nem surpreende. É habitual. Mas que as actividades ilícitas andem, elas próprias, nas ruas da amargura, deixa-me deprimido

                                    O que se oferece a quem já tem tudo? Um cheque de 10 mil euros é uma boa hipótese. Há ofertas que sabem sempre bem, e um cheque de 10 mil euros é simultaneamente prático e elegante. É elegante por ser, no fundo, uma mensagem escrita num tempo em que as pessoas já não escrevem umas às outras, o que é desde logo comovente. É prático, porque ninguém se queixa de já ter um igual e, na hipótese remota de não gostar, trata-se de um presente que se pode trocar em qualquer altura. Nomeadamente, por bens no valor de 10 mil euros.

                                    Dito isto, e por muitos méritos que as hipotéticas ofertas de 10 mil euros possam ter, é forçoso assinalar que o caso Face Oculta embaraça, e de que maneira, José Sócrates e o partido socialista. Ainda há pouco tempo, figuras importantes do PSD foram enredadas num escândalo que envolvia milhões desviados da banca. Quando militantes destacados do PS aparecem ligados a crimes, o melhor que conseguem é uma suspeita de pagamento ilícito de 10 mil euros, levado a cabo por um sucateiro. De um lado, o glamour social-democrata da alta finança, das off-shores, dos grandes grupos económicos; do outro, a falta de estilo do ferro-velho e do lixo. Estamos perante corrupção pelintra, que é um oximoro difícil de compreender: na origem da corrupção costuma estar a ganância. Aceitar subornos de 10 mil euros ao mais alto nível é como ser depravado a dar beijinhos na testa.

                                    Quando surgiu, o caso Face Oculta foi justamente recebido por todos com algum entusiasmo, pelo contributo que dava para desenjoar os portugueses dos escândalos do Freeport, do BPN, do BPP e dos submarinos, entre outros. Era um caso cujo processo seria interessante acompanhar, desde o momento inicial da investigação até ao dia em que, vários anos depois, uma prescrição ou um vício de forma acabe por absolver todos os arguidos menos o mais pequenino. No entanto, quando começaram a ser conhecidos os pormenores, o caso passou de simpático a aflitivo. Se se confirma que administradores de grandes bancos recebem 10 mil euros em troca de favores, quanto receberá, hoje em dia, um vereador corrupto, um administrativo gatuno, um vulgar funcionário vigarista? Eu sou do tempo em que fechar ilegalmente uma marquise custava mais do que 10 mil euros só em luvas. O que está a acontecer ao meu país? Que os índices de desenvolvimento estagnem, ou até regridam, não me choca nem surpreende. É habitual. Mas que as actividades ilícitas andem, elas próprias, nas ruas da amargura, deixa-me deprimido. Falhar onde nunca fomos bons não é novidade; fraquejar onde sempre fomos grandes, mói um bocadinho."


                                    Ricardo Araújo Pereira

                                    Grande análise ao caso face oculta. O RAP no seu melhor.

                                    É triste mas é este o país que temos, em que os Chicos Espertos são vangloriados e recompensados e os que dão no duro todos os dias são esquecidos...

                                    Quem quiser garantir o melhor futuro dos seus filhos esqueça a ideia de investir na formação académica deles, o melhor é mesmo quando eles nascerem filiarem-se num partido politico de topo. Assim vão subindo bem na vida e não precisam de se matar muito a estudar e a trabalhar.

                                    Anos mais tarde, se por algum impedimento legal for necessário um Canudo, é só ir a alguma pseudo universidade e comprar o título... Neste país não importa o que se sabe, o importante é parecer que se sabe...

                                    É este o pais do "desenrascanço" em que vivemos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Isto não se resolvia facilmente com o fim das nomeações politicas???

                                      Desculpem a minha ignorância, mas porque é que para altos cargos de empresas publicas não se fazem concursos públicos, sem que os critérios estejam ajustados aos amigos e escolhem-se pessoas competentes com provas dadas nas áreas em questão???

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                        Isto não se resolvia facilmente com o fim das nomeações politicas???

                                        Desculpem a minha ignorância, mas porque é que para altos cargos de empresas publicas não se fazem concursos públicos, sem que os critérios estejam ajustados aos amigos e escolhem-se pessoas competentes com provas dadas nas áreas em questão???
                                        Porque se isso acontecesse os políticos provavelmente iriam todos parar ao desemprego.

                                        Além disso estes cargos são apenas uma troca por um favor que eles prestaram à socied.....desculpem à empresa em questão.

                                        É tudo pelo tacho.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                          Porque se isso acontecesse os políticos provavelmente iriam todos parar ao desemprego.

                                          Além disso estes cargos são apenas uma troca por um favor que eles prestaram à socied.....desculpem à empresa em questão.

                                          É tudo pelo tacho.
                                          A mim faz-me uma confusão tremenda. Se tivesse uma empresa e precisasse de alguém para a gerir, não iria meter lá um amigo meu, ia meter alguém competente.

                                          Temos de criar o movimento anti-nomeações politicas, afinal de contas as empresas são de todos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                            A mim faz-me uma confusão tremenda. Se tivesse uma empresa e precisasse de alguém para a gerir, não iria meter lá um amigo meu, ia meter alguém competente.

                                            Temos de criar o movimento anti-nomeações politicas, afinal de contas as empresas são de todos.
                                            Mas agora imagina que esse teu amigo garantiu um grande negócio para a tua empresa e tu sabes que apesar de ele não perceber nada de gestão de empresas, nem possuir qualquer tipo de formação ou experiência na área através dos seus contactos telefónicos consegue arranjar mais uns quantos negócios para a empresa, sendo assim tens a certeza que não o contratavas?

                                            Eu cá não me importava nada.

                                            No entanto o problema aqui é que estes políticos aproveitam-se da sua posição privilegiada no poder para garantir esses tachos e isso sim é que está mal.

                                            Ainda há bem pouco tempo todos tivemos a oportunidade de nos expressarmos democraticamente em relação a estes e outros assuntos mas pelos vistos a maioria do povo português gosta e aprova este tipo de atitudes por isso esse movimento que queres criar não vai longe.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Embora repudie veemente estes casos e deseje, embora sem esperança, que todos os responsáveis sejam severamente punidos, não nos devemos esquecer que o que muda é apenas e só a escala!

                                              Quantas pessoas conhecem que já pagaram ao fiscal da câmara para construir ou ampliar a sua vivenda num bairro de génese ilegal, quantas pessoas conhecem que entraram em organismos públicos (até para varredores de rua) com a ajuda daquela cunha, quantas pessoas pagaram ao arquitecto da câmara para avançar com a aprovação do projecto, quantas pessoas já pagaram ao mecânico da marca para lhe levar o carro e fazer lá a revisão á socapa......

                                              Podia estar aqui o resto da noite mas não vale a pena, só quero mesmo referir que, infelizmente, este defeito não é só dos políticos, é de TODOS, embora em escalas distintas...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                Embora repudie veemente estes casos e deseje, embora sem esperança, que todos os responsáveis sejam severamente punidos, não nos devemos esquecer que o que muda é apenas e só a escala!

                                                Quantas pessoas conhecem que já pagaram ao fiscal da câmara para construir ou ampliar a sua vivenda num bairro de génese ilegal, quantas pessoas conhecem que entraram em organismos públicos (até para varredores de rua) com a ajuda daquela cunha, quantas pessoas pagaram ao arquitecto da câmara para avançar com a aprovação do projecto, quantas pessoas já pagaram ao mecânico da marca para lhe levar o carro e fazer lá a revisão á socapa......

                                                Podia estar aqui o resto da noite mas não vale a pena, só quero mesmo referir que, infelizmente, este defeito não é só dos políticos, é de TODOS, embora em escalas distintas...
                                                Concordo que quase todos nós eventualmente usamos um certo tipo de favores para desenrascar uma ou outra situação mas...não há comparação possível para com aquilo que os nossos políticos fazem.

                                                A escala essa nem se fala porque é de facto muito diferente da comum dos mortais.

                                                Este tipo de favores ficam por vezes muito caros à nossa sociedade e temos que os pagar durante anos.

                                                Já para não falar que se um de nós for apanhado num desses esquemas não escapa à prisão ou ao julgamento já estes senhores é o que se sabe.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                                  Concordo que quase todos nós eventualmente usamos um certo tipo de favores para desenrascar uma ou outra situação mas...não há comparação possível para com aquilo que os nossos políticos fazem.

                                                  A escala essa nem se fala porque é de facto muito diferente da comum dos mortais.

                                                  Este tipo de favores ficam por vezes muito caros à nossa sociedade e temos que os pagar durante anos.

                                                  Já para não falar que se um de nós for apanhado num desses esquemas não escapa à prisão ou ao julgamento já estes senhores é o que se sabe.
                                                  Claro que quando disse todos, generalizei, mas onde quero chegar é á nossa maneira de estar neste tipo de situações. Se calhar se, em todas as situações e desde sempre, este tipo de favores fossem recusados e criticados, hoje os políticos não fariam o que fazem. É uma, infeliz, questão de cultura e educação...

                                                  E alem disso, tão corrupto é o politico que aceita 10000 para avançar com aquele negócio como o gajo da câmara que recebe 100 para fechar os olhos ao fecho da marquise. Na sua génese, o crime é rigorosamente o mesmo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                                    Mas agora imagina que esse teu amigo garantiu um grande negócio para a tua empresa e tu sabes que apesar de ele não perceber nada de gestão de empresas, nem possuir qualquer tipo de formação ou experiência na área através dos seus contactos telefónicos consegue arranjar mais uns quantos negócios para a empresa, sendo assim tens a certeza que não o contratavas?

                                                    Eu cá não me importava nada.

                                                    No entanto o problema aqui é que estes políticos aproveitam-se da sua posição privilegiada no poder para garantir esses tachos e isso sim é que está mal.

                                                    Ainda há bem pouco tempo todos tivemos a oportunidade de nos expressarmos democraticamente em relação a estes e outros assuntos mas pelos vistos a maioria do povo português gosta e aprova este tipo de atitudes por isso esse movimento que queres criar não vai longe.
                                                    É uma perspectiva.

                                                    Mas o que está em causa são empresas publicas que fazem negócios duvidosos e quem paga a factura são os contribuintes.

                                                    O que não faltam são negócios ruinosos para o estado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                      Embora repudie veemente estes casos e deseje, embora sem esperança, que todos os responsáveis sejam severamente punidos, não nos devemos esquecer que o que muda é apenas e só a escala!

                                                      Quantas pessoas conhecem que já pagaram ao fiscal da câmara para construir ou ampliar a sua vivenda num bairro de génese ilegal, quantas pessoas conhecem que entraram em organismos públicos (até para varredores de rua) com a ajuda daquela cunha, quantas pessoas pagaram ao arquitecto da câmara para avançar com a aprovação do projecto, quantas pessoas já pagaram ao mecânico da marca para lhe levar o carro e fazer lá a revisão á socapa......

                                                      Podia estar aqui o resto da noite mas não vale a pena, só quero mesmo referir que, infelizmente, este defeito não é só dos políticos, é de TODOS, embora em escalas distintas...
                                                      Só um pequeno, á parte, não se pode confundir compadrio, trafico de influencias, e más cunhas, com uma "boa cunha".

                                                      Por exemplo, eu preciso de alguém para trabalhar, e mexer com centenas milhares de euros da minha empresa, e tenho um amigo competente e em quem tenho confiança plena, meto as mãos no fogo.

                                                      Será errado contrata-lo a ele, em vez de meter um anuncio no jornal e andar á procura de alguém?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        deleted

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Israel Ver Post
                                                          Só um pequeno, á parte, não se pode confundir compadrio, trafico de influencias, e más cunhas, com uma "boa cunha".

                                                          Por exemplo, eu preciso de alguém para trabalhar, e mexer com centenas milhares de euros da minha empresa, e tenho um amigo competente e em quem tenho confiança plena, meto as mãos no fogo.

                                                          Será errado contrata-lo a ele, em vez de meter um anuncio no jornal e andar á procura de alguém?
                                                          Não, de todo, antes pelo contrário. Em termos profissionais falo, por exemplo, de casos de pessoas que são admitidas em autarquias após pedidos aqui e ali, e até após ingresso no partido (insuspeito, claro, tudo boa gente). Curiosamente, algumas dessas pessoas são críticos acérrimos destas situações quando se fala em altas esferas....

                                                          Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                          o chico-espertismo está built-in nos portugueses
                                                          Mesmo!

                                                          Achei piada ao termo usado.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É por isto que não acredito na competência e no mérito... Há sempre qualquer coisa que é necessário ter ou ser...


                                                            Imigremos para a Suécia! Daqui a uns anos quando fizer calor para aqueles lados...


                                                            --------


                                                            http://www.millenniumbcp.pt/multimed...da_405876a.pdf

                                                            Eu gosto é das publicações no currículo (a ver se coloco uma coisa destas também)...
                                                            "Autor de diversas monografias, estudos, ensaios, artigos, lições e textos didáticos (...) LOL


                                                            ----

                                                            Já o professor Dr. Menezes Cordeiro, que podia colocar a sua extensa bibliografia publicada é mais comedido. Quem de facto tem obra conhecida não precisa de divulgá-la
                                                            http://www.millenniumbcp.pt/multimed...or_405875a.pdf
                                                            Editado pela última vez por zerorpm; 21 November 2009, 11:48.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X