Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Será a Moralidade um luxo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Será a Moralidade um luxo?

    "Moral deriva do latim mores, que significa "relativo aos costumes". Seria importante referir, ainda, quanto à etimologia da palavra "moral", que esta se originou a partir do intento de os romanos traduzirem a palavra grega êthica.


    Moral não traduz, no entanto, por completo, a palavra grega originária. É que êthica possuía, para o gregos, dois sentidos complementares: o primeiro derivava de êthos e significava, numa palavra, a interioridade do ato humano, ou seja, aquilo que gera uma ação genuinamente humana e que brota a partir de dentro do sujeito moral, ou seja, êthos remete-nos para o âmago do agir, para a intenção. Por outro lado, êthica significava também éthos, remetendo-nos para a questão dos hábitos, costumes, usos e regras, o que se materializa na assimilação social dos valores.

    A ética pode encontrar-se com a moral pois a suporta, na medida em que não existem costumes ou hábitos sociais completamente separados de uma ética individual (a sociedade é um produto de individualidades). Da ética individual se passa a um valor social, e deste, quando devidamente enraizado numa sociedade, se passa à lei. Assim, pode-se afirmar, seguindo este raciocínio, que não existe lei sem uma ética que lhe sirva de alicerce.

    Alguns dicionários definem moral como "conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada" (Aurélio Buarque de Hollanda), ou seja, regras estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.

    Moral significa, portanto, valor relativo ou absoluto da conduta humana dentro de um espaço de tempo. Também pode ser considerado como tudo aquilo que promove o homem de uma forma integral e integrada. Integral significa a plena realização do homem, e integrada, o condicionamento a idêntico interesse do próximo. Dentro desta concepção constitui-se como um bem o que não comprometa o desenvolvimento integral do homem e nem afete igual interesse dos membros da sociedade.

    “A moral tem por objeto o comportamento humano regido por regras e valores morais, que se encontram gravados em nossas consciências, e em nenhum código, comportamento resultante de decisão da vontade que torna o homem, por ser livre, responsável por sua culpa quando agir contra as regras morais.”

    A moral é:
    autônoma pois é imposta pela consciência ao homem.
    unilateral: por dizer respeito apenas ao indivíduo.
    incoercível: o dever moral não é exigível por ninguém, reduzindo-se a dever de consciência. "

    Fonte:Moralidade - Wikipédia, a enciclopédia livre


    Será a moralidade um luxo?
    Mudará ela com o tempo, ou será intemporal?
    Porque se pensa,"que mal fará fazer isto", e não, "que de bom trará fazer isto"?
    Mudará realmente de sociedade para sociedade, ou deveria ser transversal á humanidade?


    PS:se for repost, peço desculpa, mas não encontrei nenhum tópico sobre o assunto.

    #2
    Como os valores estão em constante mudança penso que também a moral vai-se alterando com o tempo e adequando-se aos novos valores e ideias.

    Acho que muda de sociedade para sociedade porque os valores (culturais, religiosos, etc) variam de sociedade para sociedade.

    Penso que é um luxo e o que não faltam hoje em dia são falsos moralistas que utilizam o velho ditado: Olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço.

    Comentário


      #3
      Todos nós sentimos uma moral para tudo, humano e que direi da nossa própria natureza.

      Mas quando olhamo-nos para dentro e analisamos (só o facto de fazer e conseguir isto, já é muito bom!) vimos que essa falha e falta de valores, que por vezes é gritante.

      Comentário


        #4
        A moralidade está em constante mudança, coisas imorais dantes agora deixaram de o ser o coisas imorais agora dantes não o eram...

        Ou seja a moralidade/imoralidade em muitos casos é mais uma moda que outra coisa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
          ...

          Ou seja a moralidade/imoralidade em muitos casos é mais uma moda que outra coisa.
          Tu matas-me.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
            Tu matas-me.
            Mas olha que tem razão!

            Há umas décadas atrás andarem aos apalpanços na rua era imoral agora é a expressão fisica de afectos , logo é moralmente correcto as pessoas expressarem os seus afectos.

            Há uns séculos era moralmente correcto os casamentos combinados agora é moralmente condenável.

            O que é imutável são os principios éticos, o que é muito confundido ética com moral, para a maior parte das pessoas é a mesma coisa... mas não é...

            Comentário


              #7
              Excelente tópico, Israel.
              A moral é um luxo apenas reservado a quem tem consciência, porque quem não a tem não se interessa com atitudes e valores, desde que aquilo que faça não caia sob a alçada da justiça.
              Olhando para o facto da moral fazer parte daquilo que é a consciência social e que deveria ser apreendido por todos e incutido pelos pais na educação dos filhos, então reconheço que vivemos numa selva. Os filhos não sabem, os pais não querem saber e ninguém sabe o que fazer.

              Passámos do tempo da ditadura de uma sociedade excessivamente moralista, conservadora e controladora para uma época de liberdade de expressão e de negação da moral vigente para afirmar um certo modernismo de pensamento que se tornaram perigosos em que se confunde a liberdade com a nova moralidade.
              A moral passou a ser conotada como coisa de «cotas» sendo tudo permitido e nada respeitado. Deixou de se saber o significado de certos valores que caíram em desuso como a tolerância, a igualdade, o respeito e a honestidade.

              Depois existe o problema dos falsos moralistas que em vez de darem o exemplo criticam e apontam o dedo a toda a gente proliferando por toda a parte como ervas daninhas. Outros que ainda são piores, são tão rígidos que se tornam incompreensivos e intolerantes para com os outros atropelando os próprios valores éticos e morais que pensam estar a defender.

              Longe vão os tempos em que alguém dava a sua palavra de honra e era o quanto bastave, pois representava aquilo que uma pessoa tinha de mais valor. Agora as pessoas não têm palavra e honra nem sabem o que isso é.

              Moral da história: a maior imoralidade que existe é não saber o que é a «Moral», defeito que presentemente é transversal a todas as sociedades.

              Comentário


                #8
                Este ponto ergue muitas questões.Vejamos;:

                (1) o que é a moral? O que distingue o certo do errado?

                (2) até que ponto é que podemos dizer que um comportamento é errado por ser diferente?

                (3) Qual é a margem de liberdade do indivíduo face à sociedade? Sou obrigado a fazer o que a sociedade diz por ser a maioria?

                Isto é tudo questões muito complexas!

                Comentário


                  #9
                  Outra questão que se pode colocar é, será o luxo moralidade?...

                  Comentário


                    #10
                    A moral não é um luxo não senhor.Porquê?

                    Porque está acessível dentro de cada ser humano.A moral é a avaliação que cada um de nós faz dos actos que pratica e que vê praticar logo o resultado dessa avaliação não é algo que se compre ou que esteja em falta,o que existe cada vez mais é um colocar a moral de parte para serem atingidos certos objectivos...

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X