Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Beleza interior vs beleza exterior: qual a mais valorizada?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Beleza interior vs beleza exterior: qual a mais valorizada?

    A beleza interior é um conceito relacionado a valores éticos, morais, religiosos, etários, ou melhor, culturais em geral. Diferentemente da beleza visual, que apresenta alguns aspectos biológicos e matemáticos, o conceito de beleza interior está sempre à mercê da pessoa que a avalia e portanto, não pode ser definida para uma sociedade em geral, já que dentro desta há uma infinidade de variações.

    É resultado tanto de um processo de elaboração mental quanto de empatia pura, e dessa forma, é um elemento simbólico cuja existência depende também da inserção e/ou conhecimento do conceito delimitador. Um indivíduo que nunca ouviu falar de beleza interior não apresenta condições de perceber ou tentar demonstrar a percepção de sua existência, diferentemente da beleza físico-sexual por exemplo, que em parte é instintiva.
    Fonte: Wikipédia
    Passamos a vida a dizer que aquilo que mais interessa num ser humano é a beleza interior que encontramos no eu invisível de cada um.
    Mas será que levamos isto à letra?
    Será que na sociedade actual a beleza exterior será algo tão secundário como se faz crer?
    Talvez este fórum seja um hino à beleza interior por ser a única que pode ser visível. Mas no mundo real, será assim?
    A imagem contará assim tanto? Ou o carácter tem a primazia?
    Acham que alguma delas é sobrevalorizada?
    Ficheiros anexados

    #2
    É óbvio que a imagem conta. Qual a mais valorizada? As duas, cada uma à sua maneira.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
      É óbvio que a imagem conta. Qual a mais valorizada? As duas, cada uma à sua maneira.
      Mas actualmente estaremos nós a sobrevalorizar a imagem em detrimento do "conteúdo"? (só estou a espicaçar)

      Comentário


        #4
        Ri-me com essa imagem porque era o que às vezes me apetecia fazer a algumas

        Comentário


          #5
          acho q a resposta á pergunta formulada é óbvia....hj em dia "the looks" vale por TUDO.

          Não digo q seja correcto ou n, melhor ou pior...é o mundo q temos.

          Comentário


            #6
            Um dia convidei uma jovem para sair , aqui em Angola. Em determinado momento pediu-me para lhe oferecer um almoço, porque estava com fome (uma situação natural por aqui). Perguntei-lhe como é que uma jovem tão bem vestida tinha dinheiro para as roupas e não tinha dinheiro para comer. A resposta veio rápida:
            Se estivesse mal vestida tinhas-me convidado para sair?
            Enfiei o barrete e ofereci o almoço.
            Acho que isto responde ao que foi perguntado.

            Comentário


              #7
              Realmente nos tempos actuais a beleza exterior é a mais valorizada.
              No entanto, penso que numa relação a longo prazo, a beleza interior é mais importante.
              Num primeiro impacto a beleza exterior tem muita influência, mas a longo prazo a interior (incluindo vivências, conhecimentos, cultura, sentimentos, etc...) é igualmente muito importante...
              Editado pela última vez por PRAP; 29 November 2009, 20:30.

              Comentário


                #8
                Creio que a beleza exterior, como é aquela que é perceptível a todos, seja a mais apreciada... Não valorizada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                  Realmente nos tempos actuais a beleza exterior é a mais valorizada.
                  No entanto, penso que numa relação a longo prazo, a beleza anterior é mais importante.
                  Num primeiro impacto a beleza exterior tem muita influência, mas a longo prazo a interior (incluindo vivências, conhecimentos, cultura, sentimentos, etc...) é igualmente muito importante...
                  Fugiu-te o teclado para a verdade?...


                  Eu é mais posterior... gosto de um belo traseiro...


                  Agora a sério...
                  É uma questão de maturidade.
                  O carácter fica mais forte com a idade.
                  Mas também é óbvio que ninguém fica indiferente à beleza plástica. É a nossa
                  componente animal que sempre estará presente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Flyer Ver Post
                    acho q a resposta á pergunta formulada é óbvia....hj em dia "the looks" vale por TUDO.

                    Não digo q seja correcto ou n, melhor ou pior...é o mundo q temos.

                    Daqui a pouco vêm alguns "românticos do fórum"* dizer-te que não, que estás errado.

                    Pessoalmente valorizo mais a condição interior (60% / 40% ). Mas sei que é muito complicado conseguir, hoje em dia, alguém com uma personalidade forte e, ao mesmo tempo, boa/compreensiva/etc etc.

                    O ideal é uma conjunção das duas características. Não conseguia andar com alguém feio, mesmo sendo uma óptima pessoa. Assim como não conseguia andar com alguém bonito, mas vazia de personalidade.


                    * românticos não no sentido amoroso, mas no sentido do idealismo e do cumprimento das regras de educação.

                    Comentário


                      #11
                      Em 1º o exterior é muito importante, depois é o interior que interessa..

                      Mas para conhecer a pessoa tem que me atrair por fora..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post

                        Passamos a vida a dizer que aquilo que mais interessa num ser humano é a beleza interior que encontramos no eu invisível de cada um.
                        Mas será que levamos isto à letra?
                        Será que na sociedade actual a beleza exterior será algo tão secundário como se faz crer?
                        Talvez este fórum seja um hino à beleza interior por ser a única que pode ser visível. Mas no mundo real, será assim?
                        A imagem contará assim tanto? Ou o carácter tem a primazia?
                        Acham que alguma delas é sobrevalorizada?
                        Quase ninguém leva isso à letra.
                        Não, não é secundário, é o principal (e único).
                        Este fórum é um exemplo da sociedade. Isso é visível em muitos dos tópicos desde o das meninas bonitas ("é até encontrar petróleo") até ao da mulher que arrancou os testículos ao ex-namorado ("que era feia quem nem sei lá o quê", como se ser bonita a pudesse algum dia desculpabilizar...).
                        A imagem é tudo. Viva as plásticas e o photoshop. Quem é feio, obeso ou não corresponde à imagem "Barbie" é como se não tivesse direito à vida.

                        Vivemos num quase-Holocausto de quem não é bonito (exteriormente). Isto é particularmente visível nas mulheres. Eu quase que me sinto culpada por não ser digna de uma capa da FHM, quando, quase 98% da população não o é. E muitas das que lá aparecem são "digitalmente modificadas".

                        Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                        No entanto, penso que numa relação a longo prazo, a beleza interior é mais importante.
                        Num primeiro impacto a beleza exterior tem muita influência, mas a longo prazo a interior (incluindo vivências, conhecimentos, cultura, sentimentos, etc...) é igualmente muito importante...
                        Sim, muitos homens escolhem a cara-metade mais interessante (que poderáser menos bonita) mas depois levam a vida a olhar para as boazonas que passam...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                          Em 1º o exterior é muito importante, depois é o interior que interessa..

                          Mas para conhecer a pessoa tem que me atrair por fora..
                          Já estás a meter nojo por concordar tanto contigo hoje...

                          Há pouco esqueci-me de referir isto que disseste. E que é super importante.

                          Comentário


                            #14
                            eu acho que é mais naquela que primeiro "come-se com os olhos" e depois vamos ver o que se passa se interessar (se falar bem se souber estar se tiver personalidade, se tiver sentido de humor, se for carinhosa, se for simpatica, se tiver melhor a falar do que calada resumindo, muito bem ficamos ,mas se a menina fizer melhor figura calada do que com a boca aberta ai até logo) senao.. siga..pra frente que atras vem gente...

                            Comentário


                              #15
                              É a beleza que seduz, mas é o carácter que conquista.

                              Comentário


                                #16
                                Apenas vai ao exame da beleza interior depois de passar no da beleza exterior!

                                Comentário


                                  #17
                                  É fácil de se responder a essa pergunta.

                                  O primeiro exemplo que me vem á cabeça nem é o de mulheres, mas sim de um homem que foi presidente dos USA e andava numa cadeira de rodas.E conseguiu ser eleito porqué?Porque não havia os meio de informação que há hoje.
                                  Um senhor de cadeira de rodas que se tente candidatar nos dias de hoje a um cargo politico contra um "eleito homem mais elegante de portugal, josé sócrates" e vai ver o que lhe acontece.

                                  Depois podemos vaguear pelo mundo artistico.Actores e cantores com talento?
                                  Não, é tudo vindo da moda, com uma cara bonita, que ferem os ouvidos quanto cantam e os olhos quando representam.

                                  Quanto ás mulheres/homens, ás vezes nem são muito ou pouco bonitos, mas tem algo que desperta a atenção do outro.Quem é que já não teve consciéncia de gostar de alguém, apesar de saber que não era a pessoa mais bonita do mundo?

                                  No fundo a beleza interior existe, e serve para darem uma palmadinha nas costas da pessoa que o tem, pouco mais.

                                  Comentário


                                    #18
                                    tal como disseram, a beleza interior só é conhecida depois de passar o teste da beleza exterior.

                                    É certo que haverá excepções, mas são isso mesmo, excepções.

                                    Ou vão-me dizer que saiam com uma rapariga/rapaz que consideram feia/feio, para conhecer a sua beleza interior?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se o exterior não cativar, duvido que 90% das pessoas pense sequer em perder tempo para ver se o interior realmente é muito bom ou não.

                                      Isto dito, penso que numa fase inicial o exterior é o ponto fundamental para que possa acontecer algo mais, apesar de por vezes e por variadissimas razões, há que pessoas se apaixonam por alguém que até nem achavam piada nenhuma (exteriormente falando).

                                      Numa relação a longo prazo é claro que o interior conta bastante mais do que exterior (pelo menos vejo assim as coisas).

                                      Um abraço

                                      Comentário


                                        #20
                                        À algum tempo li uma frase que diz muito sobre isso: "Consegues-te safar com o charme durante 15 minutos, depois é bom que saibas mais alguma coisa"

                                        Ista para dizer que a primeira impressão é sempre sobre "a embalagem" (isto para não dizer pacote ) mas é lógico que seja para amizades, seja para outro relacionamento qualquer, uma pessoa "vazia" torna-se desinteressante bastante depressa...

                                        Mas sem primeiro apreciar o exterior, a maior parte das vezes, não se conhece o interior...
                                        Editado pela última vez por wasp; 30 November 2009, 00:03.

                                        Comentário


                                          #21
                                          É tudo parte de um processo, para evitar sermos envenenados, para evitarmos ser atacados, para evitarmos doenças, como tudo, desde o que usamos, ao que comemos, e até às pessoas, primeiro olhamos, depois escutamos, cheiramos, tocamos e por final prova-se e se nos convencer em tudo come-se, se nos desagradar em alguma etapa paramos e rejeitamos.
                                          Acho que os standards de beleza nascem da necessidade de ter um referencial que permitam fazer uma primeira avaliação a distancia segura para avaliar se é seguro aproximarmos e fazermos uns testes mais próximos, é parte do processo de conhecer uma pessoa

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            Apenas vai ao exame da beleza interior depois de passar no da beleza exterior!
                                            exactamente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Patricinha Ver Post
                                              Sim, muitos homens escolhem a cara-metade mais interessante (que poderáser menos bonita) mas depois levam a vida a olhar para as boazonas que passam...
                                              Eu muito sinceramente não vejo maldade em olhar para uma mulher ou homem bonitos estando numa relação, acho até uma reacção perfeitamente natural. Nós sabemos apreciar a beleza num quadro, num edifício, num carro, etc... porque não havemos de saber apreciar a beleza num ser humano?

                                              Aliás o que acho mesmo ridículo é a típica situação em que passa uma mulher lindíssima, o homem tenta fingir que não vê e a mulher tenta controlar pelo canto do olho para onde é que o homem está a olhar. Parece um ciclo ridículo de castração de um comportamento perfeitamente natural.

                                              Eu sei que existem homens mais bonitos do que eu, não é por isso que me sinto mais inseguro se a Maria olhar para eles.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                Eu muito sinceramente não vejo maldade em olhar para uma mulher ou homem bonitos estando numa relação, acho até uma reacção perfeitamente natural. Nós sabemos apreciar a beleza num quadro, num edifício, num carro, etc... porque não havemos de saber apreciar a beleza num ser humano?

                                                Aliás o que acho mesmo ridículo é a típica situação em que passa uma mulher lindíssima, o homem tenta fingir que não vê e a mulher tenta controlar pelo canto do olho para onde é que o homem está a olhar. Parece um ciclo ridículo de castração de um comportamento perfeitamente natural.

                                                Eu sei que existem homens mais bonitos do que eu, não é por isso que me sinto mais inseguro se a Maria olhar para eles.
                                                Não podia deixar de concordar!
                                                Ter uma parceira não é sinonimo de ser cego, e se for, é porque a relação é de tal forma castradora que não é saudavel.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                                                  Eu muito sinceramente não vejo maldade em olhar para uma mulher ou homem bonitos estando numa relação, acho até uma reacção perfeitamente natural. Nós sabemos apreciar a beleza num quadro, num edifício, num carro, etc... porque não havemos de saber apreciar a beleza num ser humano?

                                                  Aliás o que acho mesmo ridículo é a típica situação em que passa uma mulher lindíssima, o homem tenta fingir que não vê e a mulher tenta controlar pelo canto do olho para onde é que o homem está a olhar. Parece um ciclo ridículo de castração de um comportamento perfeitamente natural.

                                                  Eu sei que existem homens mais bonitos do que eu, não é por isso que me sinto mais inseguro se a Maria olhar para eles.
                                                  Tens razão, não me expliquei bem. Não era isso que eu queria dizer.
                                                  Devia ter colocado o "olhar" entre aspas. Não era a esse olhar, como quem aprecia, que me referia. Mas sim ao "micar" as gajas que passam como quem diz "fazia-te e acontecia-te mas infelizmente tenho de estar aqui com este trambolho". É um comportamento comum em homens, parecido com o do Nélio (do Nélio e Idália do Herman mas sem os tiques gays). Mas pronto, isto já é um bocado off-topic.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                                    É a beleza que seduz, mas é o carácter que conquista.
                                                    Muito bem, resumido numa frase.

                                                    Para mim a beleza interior (acreditem, que sim, não venham todos dizer o mesmo!), mas como já foi referido o nosso exterior é o nosso cartão de visita,penso que um não vive sem o outro pois estão em fluente sintonia.

                                                    Não nego que o exterior não seja importante, eu é não lhe dou a importância relativa, cada um tem a sua.

                                                    É curioso (no fórum, falando!) que aqui vamos sempre ao interior das pessoas, estamos sobre uma capa que não permite tirar logo primeiras impressões da beleza fisica, o que é relegado para segundo plano, o que interessa aqui é comunicação e a partilha do nosso ser e quem somos.

                                                    Se formos alargar um pouco mais, se calhar apercebemo-nos, que se calhar, hoje em dia o exterior seja mais valorizado.

                                                    Estou para ver chegar o dia, em que consiga fazer plásticas cirurgicas ao nosso interior...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post

                                                      Acham que alguma delas é sobrevalorizada?



                                                      A beleza é vista conforme a forma dee pensar, eu costumo dizer que se pensar-mos com a cabeça pequena a beleza fisica é muito importante se pensar-mos com a cabeça maior o lado psicologico é mais importante.


                                                      No entanto no meio destes 2 pensamentos por vezes distintos é que está o equilibrio e a virtude

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                        Muito bem, resumido numa frase.

                                                        Para mim a beleza interior (acreditem, que sim, não venham todos dizer o mesmo!), mas como já foi referido o nosso exterior é o nosso cartão de visita,penso que um não vive sem o outro pois estão em fluente sintonia.

                                                        Não nego que o exterior não seja importante, eu é não lhe dou a importância relativa, cada um tem a sua.

                                                        É curioso (no fórum, falando!) que aqui vamos sempre ao interior das pessoas, estamos sobre uma capa que não permite tirar logo primeiras impressões da beleza fisica, o que é relegado para segundo plano, o que interessa aqui é comunicação e a partilha do nosso ser e quem somos.

                                                        Se formos alargar um pouco mais, se calhar apercebemo-nos, que se calhar, hoje em dia o exterior seja mais valorizado.

                                                        Estou para ver chegar o dia, em que consiga fazer plásticas cirurgicas ao nosso interior...
                                                        E já se fez, era cortar pedaços do cérebro, e conforme o pedaço cortado era a alteração feita, normalmente as pessoas ficavam ou uns atadinhos, ou a babarem-se ou outras coisas do género (lobotomia, foi assim que o Egas Moniz conseguiu o Nobel dele)
                                                        Lobotomia - Wikipédia, a enciclopédia livre
                                                        Actualmente abandonou-se a favor dos fármacos psico-activos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A beleza interior e exterior não se restringe unicamente à relação homem/mulher. Ela alastra-se a todos os géneros de relações.

                                                          Actualmente existe um fanatismo desmesurado pelo culto da imagem contrariamente ao que se valorizava anteriormente: o culto da sabedoria. Mesmo os greco-romanos que cultivaram a imagem como ninguém através de cânones de perfeição transpostos para as suas esculturas, evidenciaram-se muito mais pela sua riqueza cultural e culto do saber que praticavam avidamente.

                                                          No que respeita à relação amorosa, refiro que muitos são aqueles que transportam ao seu lado uma pessoa bonita para os outros verem e se sentirem valorizados, e nada mais. Porém os padrões actuais são os responsáveis pela criação de uma imagem artificial de homem e de mulher quase impossível de atingir. A estas últimas é-lhes apontado um modelo inatingível que as obriga a privar de comida e a recorrer a todo o tipo de cirurgia estética. O ser humano deixou de ser um modelo de beleza, substituído que foi pelas Bárbies e Kens idealizados por designers que colocaram esses estereotipados num patamar tal que se tornaram quase impossíveis de alcançar. Ganham com isso a indústria farmacêutica e estética e perdem todos os seres humanos que para se colarem a estas imagens têm de cortar, colar, encher, tirar, acrescentar, remover, enfim, modificar. A restante esmagadora maioria é remetida a um papel de inferioridade colado á falta de beleza.

                                                          Depois, numa sociedade onde a aparência e a sofisticação estão intimamente ligadas à imagem de sucesso, quem preencher esses requisitos de beleza exterior torna-se numa vedeta da noite para o dia vendo todas as portas se lhe abrirem com enorme facilidade. De repente, tornam-se cantores, apresentadores, actores, comentadores, escritores, e tudo e mais alguma coisa. Onde surge a sua imagem o sucesso é garantido. Assim se desvirtua a beleza interior e se adulteram os valores e o mérito. Depois não se estranhe de haver inúmeros valores na arte de representar, cantar, apresentar programas, que não têm sequer uma oportunidade na vida. Falsificou-se por completo o sistema. E assim, já “ninguém” quer ser inteligente nem bom no quer que seja: querem é ser bonitos e usar aquilo que está na moda.

                                                          Logo, não é de estranhar termos programas como os “Ídolos” que arrastam multidões atrás do sucesso onde nos é possível encontrar uma esmagadora maioria que pensa que sabe cantar porque até tem uma boa imagem e as roupinhas da moda. Mas a culpa não é deles, mas sim de quem lhes meteu isso na cabeça. Os metrossexuais excessivos andando de braço dado com “louras burras” achando-se acima de tudo e de todos, pois gastaram muita nota para se encaixarem nos tais padrões de perfeição, começam a encaixar-se num género de racismo moderno e silencioso que discrimina os “feios”. Só é pena que a maioria nem consiga sequer encontrar no mapa o sítio onde estão.

                                                          Não pensem que não dou valor à beleza exterior, pois dou e muito (começando logo pela minha cara-metade, mas sem tirar os olhos dela, nutro-me ainda mais da sua beleza interior tão única quanto intangível). A beleza exterior é muito importante e ainda bem que hoje em dia as pessoas se preocupam mais com a sua aparência… mas muitas delas ficam-se apenas por aqui. Algum do tempo que perderam de tanto se “olharem ao espelho” deveria ter sido usado para acrescentar algo mais às suas vidas.

                                                          Assim, e cada vez mais, falar com certas pessoas é uma desilusão, porque são apenas uma embalagem vazia. E essas normalmente coloco-as na reciclagem ou a decorar prateleiras.

                                                          Por outro lado, encontro pessoas que quando abrem a boca fazem-me esquecer que o tempo existe, pelo prazer que sinto em ouvi-las. As suas palavras são um banquete para os meus ouvidos pelo que não me interessa a sua beleza exterior. Algumas são tão feias por fora, quão belas por dentro.
                                                          A falta de beleza da casca com a qual nasceram não foi culpa delas, mas o seu interior foram elas próprias que o cultivaram. E a isso devia-se dar muito valor. Uma beleza que não se vê, e que elas partilham com toda a gente sem discriminação. Enaltecidas sejam essas pessoas, pois embora sendo aquelas que perdem em beleza para este mundo de aparências, enchem-me a alma de prazer pelo enorme beleza que nelas consigo ver.
                                                          Editado pela última vez por BLADERUNNER; 30 November 2009, 19:32.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                            A beleza interior e exterior não se restringe unicamente à relação homem/mulher. Ela alastra-se a todos os géneros de relações.

                                                            Actualmente existe um fanatismo desmesurado pelo culto da imagem contrariamente ao que se valorizava anteriormente: o culto da sabedoria. Mesmo os greco-romanos que cultivaram a imagem como ninguém através de cânones de perfeição transpostos para as suas esculturas, evidenciaram-se muito mais pela sua riqueza cultural e culto do saber que praticavam avidamente.

                                                            Por outro lado, encontro pessoas que quando abrem a boca fazem-me esquecer que o tempo existe, pelo prazer que sinto em ouvi-las. As suas palavras são um banquete para os meus ouvidos pelo que não me interessa a sua beleza exterior. Algumas são tão feias por fora, quão belas por dentro.
                                                            Dificilmente conseguiria concordar mais com alguma coisa que pudesse ser escrita sobre este tema.

                                                            Estas questões são particularmente sensíveis numa altura em que foi diagnosticada anorexia nervosa em duas alunas minhas. Outras vêm ter comigo porque são gozadas pelos colegas por serem gordinhas (ou nem tanto assim), magricelas, com sardas, por não terem rupas de marca...enfim. Por não terem o aspecto Morangos com Açúcar que lhes é exigido pela nossa sociedade.

                                                            Que mundo ridículo, este onde uma ruga é inaceitável, um peito pequeno (ou grande demais) também e ter 2 Kg a mais é imperdoável.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X