Anúncio

Collapse
No announcement yet.

As Renováveis e os 42%...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    As Renováveis e os 42%...

    Aqui há uns dias estava a ver o Telejornal e fui ouvindo excertos de uma entrevista com o PM numa inauguração, julgo eu, de uma central fotovoltaica. Basicamente ele dizia que as renováveis eram a melhor forma de reduzir a dívida externa, ou algo do género.

    A mim isso fez-me alguma confusão, não por não concordar com os investimentos nas renováveis (que concordo), mas porque tinha a ideia que estamos a importar cada vez mais electricidade. Depois achei também a percentagem (julgo que era 42%) das renováveis na produção eléctrica muito optimista...

    Entao fui dar uma vista de olhos ao site da REN e deparei-me com este gráfico:




    Ou seja, apesar dos investimentos feitos, para uma boa performance no campo das renováveis continuamos refens das hidroeléctricas e, no total, estamos cada vez mais dependentes das importações...

    (Vou deixar aqui também um pdf com os dados técnicos de 2008, que está muito mais elaborado: http://www.centrodeinformacao.ren.pt...elect_2008.pdf )


    Mas então como é que o governo (e agora não sei se tem sido só este ou os anteriores também, mas provavelmente foram todos) chegou aos 42 % ?

    Mais uns minutos no google e deparo-me com estes artigos:

    PUBLICO.PT - Quercus acusa Governo de inflacionar percentagem das renováveis de 26 para 42 por cento

    A falácia dos 43 - Expresso.pt


    Basicamente é aproveitada uma falha na legislação europeia para corrigir a produção hidroeléctrica real utilizando como referência um ano excepcionalmente chuvoso... O mais grave é que isto tem sido constantemente omitido e quem oiça os responsáveis pode pensar que estamos quase a enconstar os combustíveis fósseis, o que está bem longe da realidade.

    Ah, e já agora fica aqui o link do público sobre a produção de 2008, que está bastante porreiro:

    De onde vem a nossa luz



    Posto isto, não era altura de parar com a demagogia e repensar a política energética? É que se continuarmos assim não vamos conseguir dar resposta às necessidades do país...

    #2
    E essa percentagem não é pior porque as limitações nas emissões de CO2 impostas pela UE impedem as centrais de Fuel-Óleo, carvão e Gás de uma maior produção de energia eléctrica.

    Segundo um amigo, a meio do ano já a central termoeléctrica de Setúbal estava parada.

    Comentário


      #3
      interessante, triste mas interessante.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Andree Ver Post
        Ah, e já agora fica aqui o link do público sobre a produção de 2008, que está bastante porreiro:

        De onde vem a nossa luz

        Através deste link, contei 37,7% de produção a partir de fontes renováveis. Não chega aos 42%, mas quase.

        E neste aspecto até penso que Portugal tem seguido um bom caminho. Para além de investir na energia eólica, tendo impacto na importação de energia doutros países, há ainda a considerar que Portugal tem uma ou duas fábricas que fabricam as turbinas, pás, postes e etc, portanto ainda dá emprego para pessoas de cá.

        Claro que o melhor seria construir uma central nuclear (seria dinheiro muito melhor empregue do que construir um TGV, na minha opinião)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
          E essa percentagem não é pior porque as limitações nas emissões de CO2 impostas pela UE impedem as centrais de Fuel-Óleo, carvão e Gás de uma maior produção de energia eléctrica.

          Segundo um amigo, a meio do ano já a central termoeléctrica de Setúbal estava parada.
          A de Setúbal, a fuel, é para desactivar e representa relativamente pouco em termos de produção de energia eléctrica. O fuel está caro e há opções mais baratas no país.

          Comentário


            #6
            Por acaso gostava de acreditar nas renováveis. Mas não acredito.
            É evidente que temos que acabar com as termoeléctricas e para isso acho que a solução seriam centrais nucleares.

            Comentário


              #7
              Não sei como é que as eólicas produzem tanto...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                E essa percentagem não é pior porque as limitações nas emissões de CO2 impostas pela UE impedem as centrais de Fuel-Óleo, carvão e Gás de uma maior produção de energia eléctrica.

                Segundo um amigo, a meio do ano já a central termoeléctrica de Setúbal estava parada.
                Custa-me a crer, sabes quis são os custos de arranque de uma Central dessas? Pode é estar a funcionar a meio gás...

                O grande problema nas renováveis, a meu ver, é continuarmos a pensar à moda antiga (produção deslocalizada, grandes e complexos meios, etc).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                  Custa-me a crer, sabes quis são os custos de arranque de uma Central dessas? Pode é estar a funcionar a meio gás...

                  O grande problema nas renováveis, a meu ver, é continuarmos a pensar à moda antiga (produção deslocalizada, grandes e complexos meios, etc).
                  Eu passo muitas vezes perto da central e nos últimos tempos só me lembro de a ver operacional há umas semanas atrás, e foi coisa de 1 dia ou 2...




                  Originalmente Colocado por Irrascivel;
                  Através deste link, contei 37,7% de produção a partir de fontes renováveis. Não chega aos 42%, mas quase.

                  Tive a confirmar no documento da REN e aparece PRE + HYDRO = 34%, só que eles incluem no PRE a cogeração. É mesmo 26 ~ 28 % o número real.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                    Custa-me a crer, sabes quis são os custos de arranque de uma Central dessas? Pode é estar a funcionar a meio gás...

                    O grande problema nas renováveis, a meu ver, é continuarmos a pensar à moda antiga (produção deslocalizada, grandes e complexos meios, etc).

                    Este amigo trabalha lá... queres melhor prova que essa?


                    Mas as energias renováveis são "the way to go", nomeadamente a Solar (onde o nosso país apresenta uma exposição solar bastante adequada)
                    e a Eólica para compensar nos dias mais cinzentos e ventosos.

                    Mas infelizmente ainda têm rendimentos muitos baixos, nomeadamente a Solar...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post

                      Mas infelizmente ainda têm rendimentos muitos baixos, nomeadamente a Solar...
                      Rendimentos muito baixos e custo muito elevados.

                      A energia eólica e solar só é rentável porque é subsidiada pelo Estado e por as energias convencionais.

                      Comentário


                        #12
                        eu sou apologista do nuclear, nunca mais

                        Comentário


                          #13
                          Atenção q a energia solar não é só fotovoltaica...estão na calha muitos projectos que a aproveitam de outras formas, no fundo como a evolução do forno solar do Padre Himalaia!

                          Comentário


                            #14
                            o mais estúpido é que não podemos ser auto sustentados!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                              o mais estúpido é que não podemos ser auto sustentados!
                              Porquê?

                              Comentário


                                #16
                                Na minha opinião uma das fontes de energia que Portugal podia explorar de forma rentável, limpa e barata seria a da força das marés, ondulação e correntes que circudam a costa Portuguesa. Mas falta visão...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                  Na minha opinião uma das fontes de energia que Portugal podia explorar de forma rentável, limpa e barata seria a da força das marés, ondas e correntes que circudam a costa Portuguesa. Mas falta visão...
                                  Não é falta de visão mas sim falta de rentabilidade.

                                  Estes tipos de geração energética tem custos altamente elevados para a energia que produzem, logo não são rentáveis.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                    Na minha opinião uma das fontes de energia que Portugal podia explorar de forma rentável, limpa e barata seria a da força das marés, ondulação e correntes que circudam a costa Portuguesa. Mas falta visão...

                                    Falta de Visão!!! Vá ler estudos sobre o assunto, nomeadamente nos Açores trabalham à muitos anos nisso, rentabilidade baixissimas!

                                    Neste momento força das marés só se quisermos deitar milhões de Euros para o mar e em troca receber nada.

                                    No entanto existem estudos na Irlanda e num estuário de um rio nos USA, que dizem que podem ser promissores!!!, conseguem aproveitar as marés para fazer girar uma helice de uma turbina, o investimento é brutal para movimentar só uma helice no fundo do mar!!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                      o mais estúpido é que não podemos ser auto sustentados!

                                      Com o aumento da nossa dependencia de outros paises para fazer face às nossas necessidades energeticas, apesar de todo o investimento e bem em eolicas, esta politica energetica actual, está-nos a empurrar para o unico caminho possivel nesta situação, a construção de 2 mini-centrais nucleares.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post

                                        Claro que o melhor seria construir uma central nuclear (seria dinheiro muito melhor empregue do que construir um TGV, na minha opinião)
                                        Isso deve piada antes do almoço, quem as tem está com um problema enorme para as desmantelar e nós iamos fazer uma


                                        O futuro energico está nas renováveis sem duvida que podem e devem ser melhor exploradas, por exemplo todos os predios podiam ser autonomos a nivel energetico se o telhado fosse forrado a paineis solares e moinhos de vento

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                          Isso deve piada antes do almoço, quem as tem está com um problema enorme para as desmantelar e nós iamos fazer uma


                                          O futuro energico está nas renováveis sem duvida que podem e devem ser melhor exploradas, por exemplo todos os predios podiam ser autonomos a nivel energetico se o telhado fosse forrado a paineis solares e moinhos de vento

                                          Se forrares os predios com paineis e turbinas eolicas obtens por exemplo 5-12% do consumo do predio dependendo se são 5 andares ou mais, e o restante?

                                          E quanto custa esses 12% de renováveis?

                                          Existe por ai um estudo desses no telhado dum hiper mercado para abastecer um McDonalds, simplesmente ruinoso e produz pouquissima energia para o que a hamburgueria gasta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            As energias renováveis teem que ser alvo de mais I&D se quiserem ser consideradas uma opção séria em termos de fontes energéticas. Ainda são pouco rentavéis. Mas é o caminho sim senhor, agora é preciso é apostar nele.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O medo "irracional" do nuclear é uma coisa incrivel, será que conseguem viver na grande Lisboa, têm um reactor nuclear em Sacavém que já é do tempo da outra senhora, continua ser utilizado para fins cientificos e nunca explodiu.


                                              As centrais nucleares que estão a ser "desmanteladas" são as centrais de à 50 anos, que são enormes(China e Ex-URSS), em relação às que estão a ser construidas por toda a Europa, são mini-centrais com muitos mais sistemas de segurança, e França, UK e outros... estão a montar destas mini sem problema nenhum. A vizinha Espanha também tem várias.

                                              Os USA tem estudos para centrais tão pequenas que servem para abastecer "apenas" um parque industrial.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                O medo "irracional" do nuclear é uma coisa incrivel, será que conseguem viver na grande Lisboa, têm um reactor nuclear em Sacavém que já é do tempo da outra senhora, continua ser utilizado para fins cientificos e nunca explodiu.
                                                deves ser daquele pessoal que pensa que o lixo nuclear se atira para minas ou para o fundo do mar e pronto, nunca mais nos vai chatear

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                  deves ser daquele pessoal que pensa que o lixo nuclear se atira para minas ou para o fundo do mar e pronto, nunca mais nos vai chatear

                                                  No caso do reactor nuclear que está em Sacavém vendemos o lixo nuclear a uma empresa Espanhola.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                    No caso do reactor nuclear que está em Sacavém vendemos o lixo nuclear a uma empresa Espanhola.

                                                    Vendemos no sentido que pagamos e bem para o levarem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      podes usar o botão de editar o post - fica um bocadinho menos esquisito do que andares a responder a ti mesmo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Falaram aqui do Centro de Produção de Setúbal: Praticamente todos os dias tem produzido, claro que usa-se 1 ou 2 grupos de 4, e apenas nas horas de maior consumo (final de tarde/início de noite).

                                                        Inicialmente era para fechar em 2010, agora fonte interna da empresa garante que até 2012 estará activa.

                                                        Sines tem estado com problemas técnicos num dos grupos geradores, e Lares não está a funcionar em pleno.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisCapelo Ver Post
                                                          podes usar o botão de editar o post - fica um bocadinho menos esquisito do que andares a responder a ti mesmo

                                                          Merci, acabei de escrever e só depois reparei que podia ser mal interpretado, embora pense que qualquer pessoa sabe que retirar residuos perigosos, não necessariamente nucleares, quem paga é o "dono" do lixo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O nuclear é perigoso e produz resíduos e etc... mas todos os dias Portugal compra energia produzida... por nuclear.

                                                            Em vez de comprar a energia a centrais estrangeiras (França, Espanha, etc), produz ele próprio a energia.

                                                            Se é a solução que mais me agrada? Não, quanto mais limpo e dependente estivermos melhor. Mas se actualmente e nos próximos anos não conseguimos ser auto-dependentes, o que podemos fazer?

                                                            E com esta demora, só estamos a perder riqueza, porque a necessidade de energia já tem uns 30 anos!!!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X