Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Francisco Sá Carneiro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Política] Francisco Sá Carneiro

    Passam hoje 29 anos do dia em que a televisão parou para mostrar a notícia da morte de um político carismático, por ventura um dos ideologos da democracia na política.
    Sem certezas, pelo menos aparentemete, ainda se discute se terá sido acidente ou atentado. E aí está a questão, já que se diz que Amaro da Costa tinha ligações pouco claras.
    A única coisa que se sabe é que o Cessna caiu poucos minutos depois de levantar vôo.
    Fica aqui o tópico para se lembrar a pessoa (e pessoas) que fez da democracia um pilar. Não só pela menmória, mas também para se discutir: Acidente ou Atentado?

    Pesquisei de várias formas e não encontrei nada relacionado. Se já houver liguem-no a outro.

    #2
    Amanhã À noite na RTP1 vai dar um documentário sobre o assunto. Quero ver se não perco.

    Comentário


      #3
      Atentado, mas dirigido principalmente a Adelino Amaro da Costa.

      Não me posso alargar mais aqui.

      Comentário


        #4
        Hoje ouvi uma crónica do advogado ( ???? Cid ) das famílias das vítimas e ele considera um escândalo a campanha que alguns políticos fizeram para que não se chegue à verdade.
        Chegou a apontar o dedo a dirigentes Social Democratas.....

        Para mim, foi novidade.

        Comentário


          #5
          Há uma coisa estranha em relação ao Sá carneiro.

          Toda a vida ouvi falar dele como sendo a grande figura do PSD. O ídolo político maior de sempre mas nunca percebi bem essa adoração.

          Tb é culpa minha q nunca pesquisei muito sobre a obra do homem.

          Alguém pode fazer um resumo do que ele fez de particularmente relevante? ( para além da criação do PSD e de ter sido 1º ministro, e para além do que está na Wikipédia que não é nada de transcendente).


          Algo que eu possa dizer um dia ao meu filho: "pois o Sá Carneiro foi uma grande figura do estado porque _ _ _ _ _ _ "

          Desculpem a minha ignorância mas isto é mesmo a sério

          Comentário


            #6
            Começa por estudar a história de portugal no pós 25 de Abril.

            Sá Carneiro, Mário Soares, Álvaro Cunha, Vasco Gonçalves, Rosa Coutinho, etc...

            Havia tanto a dizer... Mas agora não tenho tempo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              Começa por estudar a história de Portugal no pós 25 de Abril.

              Sá Carneiro, Mário Soares, Álvaro Cunha, Vasco Gonçalves, Rosa Coutinho, etc...

              Havia tanto a dizer... Mas agora não tenho tempo.

              Se bem que a história de Sá Carneiro começa ainda antes do 25 de Abril enquanto deputado da Assembleia Nacional...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                Há uma coisa estranha em relação ao Sá carneiro.

                Toda a vida ouvi falar dele como sendo a grande figura do PSD. O ídolo político maior de sempre mas nunca percebi bem essa adoração.
                Foi porque morreu depois das pessoas morrerem sao sempre as maiores, se ele tivesse vivo era visto como um politico igual aos outros.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                  Foi porque morreu depois das pessoas morrerem sao sempre as maiores, se ele tivesse vivo era visto como um politico igual aos outros.
                  Chegaste ao ponto onde eu queria +- chegar.
                  E se fosse vivo agora?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                    Chegaste ao ponto onde eu queria +- chegar.
                    E se fosse vivo agora?
                    Se fosse vivo era visto como um ex politico igual aos outros que nós temos..., bom para uns(os do partido) e malandro para os outros(da oposição)...

                    Comentário


                      #11
                      O Sá Carneiro é um ídolo pq morreu!

                      Qt ao atentado....Defesa! Deve ser onde ha mais corrupção e contratos "estranhos" no Estado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                        Foi porque morreu depois das pessoas morrerem sao sempre as maiores, se ele tivesse vivo era visto como um politico igual aos outros.
                        Completamente falso!
                        Quem é do tempo dele e gosta dele, é precisamente pela ideologia que tinha e que não tem nada a ver com o PSD de hoje. é o chamado PPD.
                        Por exemplo, para mim o Cunhal e o Sá Carneiro não são os dois grande políticos. Para mim, um deles tinha uma mente brilhante e o outro defendia uma coisa que estava deslocado do tempo e da realidade.
                        Em relação ao atentado... sem palavras. o maior crime político de sempre e que não foi propriamente investigado.

                        Comentário


                          #13
                          segundo os meus pais... não sei se será bem assim como dizerm!

                          havia razões fortes para aquilo aocntecer!

                          mas é como o gtabrath diz... n me posso esticar aqui

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                            mas é como o gtabrath diz... n me posso esticar aqui

                            Se não te podes esticar aqui, onde podes?!
                            que eu saiba, o a censura socreteniana ainda n chegou ao FAO!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                              Passam hoje 29 anos do dia em que a televisão parou para mostrar a notícia da morte de um político carismático, por ventura um dos ideologos da democracia na política.
                              Sem certezas, pelo menos aparentemete, ainda se discute se terá sido acidente ou atentado. E aí está a questão, já que se diz que Amaro da Costa tinha ligações pouco claras.
                              A única coisa que se sabe é que o Cessna caiu poucos minutos depois de levantar vôo.
                              Fica aqui o tópico para se lembrar a pessoa (e pessoas) que fez da democracia um pilar. Não só pela menmória, mas também para se discutir: Acidente ou Atentado?

                              Pesquisei de várias formas e não encontrei nada relacionado. Se já houver liguem-no a outro.
                              Já foi há 29 anos?!?!
                              Porra... estou velho...

                              Lembro-me perfeitamente da interrupção da emissão. Durante horas...
                              As notícias de última hora... a incredulidade... a sensação de esperar
                              acordar... de irrealidade...

                              Quanto a acidente ou atentado... não sei, e também não procuro saber.
                              Se foi atentado, a vida tem modos de equilibrar as coisas, vingar as vítimas
                              e punir os culpados.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PSC Ver Post
                                Se não te podes esticar aqui, onde podes?!
                                que eu saiba, o a censura socreteniana ainda n chegou ao FAO!


                                são assuntos demasiado delicados! e não gosto de falar publicamente deles! só isso!

                                Comentário


                                  #17
                                  Então porque falaste?
                                  tas como o Portas? toca e foge?! Agarrem me que eu vou?!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Zix Ver Post
                                    tas como o Portas? toca e foge?! Agarrem me que eu vou?!
                                    isso é mito!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PSC Ver Post
                                      Completamente falso!
                                      Quem é do tempo dele e gosta dele, é precisamente pela ideologia que tinha e que não tem nada a ver com o PSD de hoje. é o chamado PPD.
                                      .
                                      mas falso o quê deves tar a brincar só pode...

                                      Portugal nessa altura estava-se a encontrar politicamente, tinha vindo de uma ditadura e ainda nao tinha tido governos estaveis, no PPD e Sá Carneiro estavam depositadas as esperanças politicas, e depois Sá carneiro morre de acidente.... as pessoas nem tiveram tempo de deixar de gostar dele, ma ele tambem nada de bom teve tempo de fazer, nem de bom nem de mau...

                                      Só para se ter uma ideia, a minha vizinha tinha uma fotografia do Sá Carneiro emoldurada na parede do hall de entrada de casa e essa fotografia permaneceu lá até aos anos 90 pelos menos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Se fosse vivo era visto como um ex politico igual aos outros que nós temos..., bom para uns(os do partido) e malandro para os outros(da oposição)...
                                        Ou não...
                                        Ainda é cedo para falar, mas após o desaparecimento de todos os
                                        contemporâneos de Sá Carneiro, poderemos comparar como cada um
                                        deles é recordado. Tenho sérias dúvidas que MS seja recordado do
                                        mesmo modo que AC pela oposição, por exemplo. Por isso, talvez SC
                                        também fosse recordado de modo diferente caso não tivesse falecido
                                        em Camarate.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                          Já foi há 29 anos?!?!
                                          Porra... estou velho...

                                          Lembro-me perfeitamente da interrupção da emissão. Durante horas...
                                          As notícias de última hora... a incredulidade... a sensação de esperar
                                          acordar... de irrealidade...

                                          .

                                          Durante horas? quer dizer durante 3 dias de luto nacional, era puto e lembro-me bem e para mim o pior mesmo foi a seca descomunal tar 3 dias sem TV numa altura que só havia 2 canais. Nao se faz

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            mas falso o quê deves tar a brincar só pode...
                                            a tua afirmação. completamente falsa! mas é o que pensas e ponto.

                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            Portugal nessa altura estava-se a encontrar politicamente, tinha vindo de uma ditadura e ainda nao tinha tido governos estaveis, no PPD e Sá Carneiro estavam depositadas as esperanças politicas, e depois Sá carneiro morre de acidente.... as pessoas nem tiveram tempo de deixar de gostar dele, ma ele tambem nada de bom teve tempo de fazer, nem de bom nem de mau...

                                            Só para se ter uma ideia, a minha vizinha tinha uma fotografia do Sá Carneiro emoldurada na parede do hall de entrada de casa e essa fotografia permaneceu lá até aos anos 90 pelos menos.
                                            tu não gostas de uma pessoa só pq morreu. o cunhal nãe é nenhum heroi. só para alguns. tal como o sá carneiro. tu gostas de uma pessoa pelo que essa pessoa fez.
                                            Agora se o sa carneiro fosse vivo, isso não quer dizer que toda a gente gostasse dele da mesma maneira do que agora pq podia ter seguido rumos que não agradasse a toda a gente. por exemplo, se o mário soares tb morresse naquela altura, depois de o ver a calcar a bandeira, achas que ia gostar dele?! não!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Durante horas? quer dizer durante 3 dias de luto nacional, era puto e lembro-me bem e para mim o pior mesmo foi a seca descomunal tar 3 dias sem TV numa altura que só havia 2 canais. Nao se faz
                                              Mas isso não foi interrupção da emissão... foi Luto Nacional.

                                              Estava a falar da interrupção que foi feita, e da emissão que só voltava
                                              ocasionalmente com notícias a conta-gotas... e as pessoas agarradas à
                                              TV à espera de mais informações... Foi uma noite de silêncio...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PSC Ver Post
                                                (...)por exemplo, se o mário soares tb morresse naquela altura, depois de o ver a calcar a bandeira, achas que ia gostar dele?! não!
                                                Quer isso dizer que agora gostas?!?!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                  Quer isso dizer que agora gostas?!?!
                                                  se nesse cenário hipotético não gostaria, OBVIAMENTE que hoje o repudio completamente. pai da democracia? a calcar a bandeira? mas que m***a é esta???

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PSC Ver Post
                                                    se nesse cenário hipotético não gostaria, OBVIAMENTE que hoje o repudio completamente. pai da democracia? a calcar a bandeira? mas que m***a é esta???
                                                    Ah! Ok! As minhas desculpas, não compreendi correctamente o que estavas
                                                    a dizer. Agora já entendi.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      Ah! Ok! As minhas desculpas, não compreendi correctamente o que estavas
                                                      a dizer. Agora já entendi.
                                                      ahah


                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                        Durante horas? quer dizer durante 3 dias de luto nacional, era puto e lembro-me bem e para mim o pior mesmo foi a seca descomunal tar 3 dias sem TV numa altura que só havia 2 canais. Nao se faz
                                                        3 dias sem tv? Eu tinha 15 anos e não me lembro disso ter acontecido...

                                                        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                        Se bem que a história de Sá Carneiro começa ainda antes do 25 de Abril enquanto deputado da Assembleia Nacional...
                                                        Bem lembrado.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          3 dias sem tv? Eu tinha 15 anos e não me lembro disso ter acontecido...
                                                          Ora... deixa ver... com 15 anos... provavelmente já terias alguma literatura
                                                          para adultos com a qual te entreteres...

                                                          PS:
                                                          Na altura também não dava nada de jeito na TV, às tantas, foi por isso que
                                                          não sentiste a falta de 3 dias de TV...
                                                          Editado pela última vez por Nuno156; 04 December 2009, 11:53. Razão: adição do P.S.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                            Hoje ouvi uma crónica do advogado ( ???? Cid ) das famílias das vítimas e ele considera um escândalo a campanha que alguns políticos fizeram para que não se chegue à verdade.
                                                            Chegou a apontar o dedo a dirigentes Social Democratas.....
                                                            Para mim, foi novidade.
                                                            Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                            Há uma coisa estranha em relação ao Sá carneiro.
                                                            Toda a vida ouvi falar dele como sendo a grande figura do PSD. O ídolo político maior de sempre mas nunca percebi bem essa adoração.
                                                            Essa não sabia, de figuras do partido estarem a "bloquear" a verdade. Quanto à figura de Sá Carneiro a unica adoração da minha parte à pessoa é como o Neph diz é porque morreu, até aqui tudo normal. O pormenor é que faleceu no meu dia de anos. Não sei se será por aí a minha maior adoração à figura de Sá Carneiro. Apesar de sempre ouvir na televisão que sempre se pautou por uma grande democraticidade (não sei se existe a palavra).
                                                            Quanto ao GTAbath e ao GJP é natural não falarem publicamente. No meu caso falo porque sentido "esta ligação" e não conhecendo o caso a fundo tenho mais margem de manobra, mas acredito que haja mais gente aqui que não tenha assim tanta margem.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X