Anúncio

Collapse
No announcement yet.

IVA

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    IVA

    Olá, pessoal.

    Então é assim. Neste momento sou ENI e não estou, ainda sujeito a IVA.

    Apesar das minhas actividades eventualmente sujeitas a IVA não superarem, este ano, os €10.000,00, existirá alguma vantagem em sujeitar-me a IVA?

    Esta situação surge porque poderei vir a adquirir um comercial e isto poderá ter alguma importância.

    Já agora, como se processa a recuperação do IVA, caso venha a ser a situação?

    Um abraço e obrigado

    MMC

    #2
    Bem, acho que se estiveres no regime simplificado o IVA não te afecta, só afectará os teus clientes, ou seja acho que 30% do teu rendimento não entra para o cálculo de impostos porque é considerado despesa na obtenção desse rendimento, logo o IVA não poderá ser deduzido mesmo que o cobres.

    Comentário


      #3
      IVA imposto veiculo automovel [}]

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por mcabral

        Bem, acho que se estiveres no regime simplificado o IVA não te afecta, só afectará os teus clientes, ou seja acho que 30% do teu rendimento não entra para o cálculo de impostos porque é considerado despesa na obtenção desse rendimento, logo o IVA não poderá ser deduzido mesmo que o cobres.
        Não mistures IVA com IRS...[8]

        Já fui ENI, vou tentar descrever a forma como a coisa se passa sem cometer nenhuma incorrecção.

        Para facilitar as contas, suponhamos que o rendimento BASE mensal é um valor redondo, 1000€.
        Ao passar recibos com IVA à entidade a quem presta um serviço, o ENI cobra os 21% a mais (210€).
        NÃO SEI se é possível cobrar IVA sem fazer retenção na fonte (20%, 200€).
        Na prática, o ENI leva para casa 1010€ por mês (1000+210-200).

        "Obviamente", o IVA recebido tem de ser devolvido à DGCI mais tarde:
        IVA das vendas (serviços prestados) - IVA das compras (carro, telemóvel, etc) de 1/1 a 31/3 -> pago até 15/5
        IVA das vendas - IVA das compras de 1/4 a 30/6 -> pago até 15/8
        IVA das vendas - IVA das compras de 1/7 a 30/9 -> pago até 15/11
        IVA das vendas - IVA das compras de 1/10 a 31/12 -> pago até 15/2

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Miguel Melo de Carvalho

          Olá, pessoal.

          Então é assim. Neste momento sou ENI e não estou, ainda sujeito a IVA.

          Apesar das minhas actividades eventualmente sujeitas a IVA não superarem, este ano, os €10.000,00, existirá alguma vantagem em sujeitar-me a IVA?
          Esta situação surge porque poderei vir a adquirir um comercial e isto poderá ter alguma importância.
          A vantagem ou não em sujeitar-se a IVA, depende de quais são as possibilidades que tem, em deduzir o IVA. Se consegue ter facturas para abater aos ganhos, então pode haver vantagem em estar sujeito a IVA.

          citação:
          Já agora, como se processa a recuperação do IVA, caso venha a ser a situação?
          Para recuperar o IVA, tem que ter a haver do estado, no minimo 2500€. É o valor minimo para pedir restituição de imposto. Depois de o fazer, e após as finanças vir comprovar os "factos", senta-se confortavelmente numa cadeira [)] e espera pacientemente que não demore mais que um ano ou dois a restituirem o imposto..



          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por RAD

            citação:Originalmente colocada por mcabral

            Bem, acho que se estiveres no regime simplificado o IVA não te afecta, só afectará os teus clientes, ou seja acho que 30% do teu rendimento não entra para o cálculo de impostos porque é considerado despesa na obtenção desse rendimento, logo o IVA não poderá ser deduzido mesmo que o cobres.
            Não mistures IVA com IRS...[8]

            Já fui ENI, vou tentar descrever a forma como a coisa se passa sem cometer nenhuma incorrecção.

            Para facilitar as contas, suponhamos que o rendimento BASE mensal é um valor redondo, 1000€.
            Ao passar recibos com IVA à entidade a quem presta um serviço, o ENI cobra os 21% a mais (210€).
            NÃO SEI se é possível cobrar IVA sem fazer retenção na fonte (20%, 200€).
            Na prática, o ENI leva para casa 1010€ por mês (1000+210-200).

            "Obviamente", o IVA recebido tem de ser devolvido à DGCI mais tarde:
            IVA das vendas (serviços prestados) - IVA das compras (carro, telemóvel, etc) de 1/1 a 31/3 -> pago até 15/5
            IVA das vendas - IVA das compras de 1/4 a 30/6 -> pago até 15/8
            IVA das vendas - IVA das compras de 1/7 a 30/9 -> pago até 15/11
            IVA das vendas - IVA das compras de 1/10 a 31/12 -> pago até 15/2
            Exactamente, mas para isso não poderá ter um regime simplificado de contabilidade, não?

            Comentário


              #7
              se comprares um carro na OPEL e se estiveres a recibos verdes tens decontos por volta dos 1000 euros na compra do carro, num vectra por exemplo acho que até pode chegar aos 1200.

              Comentário

              AD fim dos posts Desktop

              Collapse

              Ad Fim dos Posts Mobile

              Collapse
              Working...
              X