Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquecimento eficiente - o que melhor existe?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aquecimento eficiente - o que melhor existe?

    Pois é

    Chega o frio e constato que fazer uma casa com cozinha e sala tipo open space pode ter as suas grandes desvantagens.

    Tenho pré-instalação de AC, mas ainda assim gostava de ponderar o que existe em termos de aquecimentos elétricos.

    O que é que há hoje em dia assim de mais eficiente?

    #2
    Originalmente Colocado por NiGhTb0y Ver Post
    Pois é

    Chega o frio e constato que fazer uma casa com cozinha e sala tipo open space pode ter as suas grandes desvantagens.

    Tenho pré-instalação de AC, mas ainda assim gostava de ponderar o que existe em termos de aquecimentos elétricos.

    O que é que há hoje em dia assim de mais eficiente?
    Em termos oficiais em portugal é o sistema de AVAC (AC) que equipa tudo o que faz de melhor em portugal

    Depois a titulo individual cada é livre de achar que o seu radiador a oleo é melhor ou que a caldeira a diesel tambem, ou as pedras na parede tambem etc...

    Comentário


      #3
      O que de melhor existe para aquecimento? As bombas de calor da Daikin!
      Se não são o melhor sistema de aquecimento andarão lá perto...

      Comentário


        #4
        Ambientalmente e energéticamente falando...o melhor é mesmo aquecimento com butija de gás ou caldeira com radiadores.

        Tudo o que é elétrico para aquecimento, nao é hoje em dia energetico-ambientalmente bom!

        Comentário


          #5
          Vou aproveitar o tópico para perguntar uma coisa.
          Vi numa casa um aquecedor eléctrico de parede que mais parecia uma TV LED da Samsung. Alguém sabe de que marca são?
          Eram vários espalhados pela casa de vários tamanhos.

          O mais parecido que encontrei até agora foi isto: ECONO-HEAT - Electric Panel Wall Mounted Heaters e não tem nada a ver.

          Eram mesmo estreitos, e em vidro preto, mesmo como um LCD.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
            Vou aproveitar o tópico para perguntar uma coisa.
            Vi numa casa um aquecedor eléctrico de parede que mais parecia uma TV LED da Samsung. Alguém sabe de que marca são?
            Eram vários espalhados pela casa de vários tamanhos.

            O mais parecido que encontrei até agora foi isto: ECONO-HEAT - Electric Panel Wall Mounted Heaters e não tem nada a ver.

            Eram mesmo estreitos, e em vidro preto, mesmo como um LCD.
            É a mesma coisa mas em vez de fibro cimento como no caso do Econo heat, os que tu viste são de cerâmica, tipo azulejo preto.

            Pela a experiência que tenho nas vendas desse tipo de aquecedores, eles não são grande coisa, e apesar de dizer que gastam pouco (400W), acabam por gastar mais. Isto porque tem de ficar ligados 24H sobre 24.
            E tb só funcionam com um bom isolamento.

            Comentário


              #7
              Tipo isto?





              Comentário


                #8
                o sistema de aquecimento eléctrico mais eficiente é fácil: bomba de calor com painéis solares termodinâmicos. sem dúvidas.

                o difícil mesmo é encontrar a solução com a melhor relação custo/eficácia. cada caso (casa) é um caso...

                Comentário


                  #9
                  eu estava a ponderar um destes...

                  AKI - Bricolage . Decoração . Jardim

                  o meu principal problema é a instalação não aguentar com mais aquecimentos eléctricos....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                    Tipo isto?





                    Comentário


                      #11
                      Atenção que isso, não é aconselhado para quartos.
                      Libertam muito CO2 e cheiro a petróleo.

                      Comentário


                        #12
                        O AC pode não ser a melhor solução de aquecimento, mas acaba por ser um bom compromisso para o nosso clima, aquece no inverno e arrefece no verão.

                        Este inverno acabei por instalar AC na casa toda, nos 2 quartos e na sala. A minha preocupação foi claramente o preço, não o preço dos equipamentos, mas o preço da electricidade que aquilo ia-me consumir todos os meses.

                        Acabei por comprar uns panasonic, com consumo energético A a quente e a frio, aqui muitos dizem que são da categoria A, mas depois a ler as letras pequenas, são a apenas a fazer frio, sendo depois B ou C a fazer calor. Aqui é preciso ter cuidado.

                        Fiz uma pergunta ao vendedor, que achava de resposta dificel, quer era quanto gastava aquele equipamento de electricidade ao fim do mês. Ao que ele respondeu prontamente, 40€ a trabalhar 24 horas. Fiquei surpreso, ia comprar 3. mas fazendo uma média de 12 horas por dia, pelas minhas contas ia gastar mais 60€ por mes em electricidade, que ao reduzir os 20€ da botija que gastava no aquecedor a gas, pareceu-me um bom preço, ter a casa quente por mais 40€ por mês.

                        As facturas da luz já começaram a reflectir mais este custo doméstico e as contas bateram mesmo certo.

                        Acabo por dizer o que o vendedor me disse e o que já tinha constatado em alguns conhecidos. Não vale a pena poupar no preço no equipamento, porque o AC vai trabalhar sempre mais do que se está a pensar inicialmente e depois não tirar proveito dele porque a conta da luz torna-se proibitiva mais vale estar quieto.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                          eu estava a ponderar um destes...

                          AKI - Bricolage . Decoração . Jardim

                          o meu principal problema é a instalação não aguentar com mais aquecimentos eléctricos....
                          Esses a petroleo ou querosene...

                          isso em casa é para uma pessoa morrer com excesso de monoxido de carbono

                          Comentário


                            #14
                            pergunta para quem tem AC em casa: não vos incomodam as correntes de ar dos aparelhos?

                            Comentário


                              #15
                              Eu instalei AC da marca mitsubishi (Inverter High Cop; 5 unidades mono split) e estou super satisfeito com os resultados.
                              Consumos muito comedidos e a casa sempre com uma temperatura agradável.
                              Antes tinha aquecimento a gasoleo por caldeira e posso garantir que em termos de gastos a diferença é muito grande.
                              Relativamente às correntes de ar, podem incomodar um pouco sobretudo a velocidades mais elevadas, no meu caso utilizo sempre a velocidade mais baixa e não me causa incomodo.

                              Comentário


                                #16
                                O ar condicionado é o mais eficiente, sobretudo quando comparado com outros equipamentos eléctricos (ou mesmo de funcionamento a gás ou combustível fóssil) de acumulação ou radiação de calor.

                                Em termos de preço de utilização, fica bem mais em conta.


                                Já agora, não se esqueçam que podem sempre pedir a tarifa bi-horária junto da EDP, que permite poupar alguns €€€, aquecendo a casa durante a noite.

                                Mas para tudo isto resultar em pleno, há que também isolar a casa convenientemente...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                  Ambientalmente e energéticamente falando...o melhor é mesmo aquecimento com butija de gás ou caldeira com radiadores.

                                  Tudo o que é elétrico para aquecimento, nao é hoje em dia energetico-ambientalmente bom!
                                  Ó Sotor, e que tal falar do que realmente sabe?

                                  Isso está completamente errado.

                                  Se for AC ou Bomba de calor, a eficiência é superior a 1, o que quer dizer que por cada quantidade x de energia gasta, obtém-se um valor final de energia superior a x. Já tenho visto AC com factor de eficiência superior a 3.

                                  Se for um aquecedor eléctrico, o factor de eficiência é praticamente igual a 1.

                                  Se for aquecimento a gás ou diesel ou outra coisa qualquer em que seja feita combustão, o factor de eficiência é muito inferior a 1. E ainda tem que se considerar que se está a emitir CO2 na combustão. Se for um aquecimento eléctrico, nem todas as fontes de energia que abastecem a rede emitem CO2.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                    Já tenho visto AC com factor de eficiência superior a 3.
                                    Correcto. E uma bomba de calor de alta eficiência pode chegar aos 6. Mesmo com uma temperatura exterior de -5ºC vai aos 2,5 coisa que um AC dificilmente faz.

                                    De qualquer maneira, daqui por uns anos com o aumento do preço dos combustíveis fosseis (e da electricidade) a biomassa é a alternativa mais viável. Desde que seja possível a instalação, claro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                      Ó Sotor, e que tal falar do que realmente sabe?

                                      Isso está completamente errado.

                                      Se for AC ou Bomba de calor, a eficiência é superior a 1, o que quer dizer que por cada quantidade x de energia gasta, obtém-se um valor final de energia superior a x. Já tenho visto AC com factor de eficiência superior a 3.

                                      Se for um aquecedor eléctrico, o factor de eficiência é praticamente igual a 1.

                                      Se for aquecimento a gás ou diesel ou outra coisa qualquer em que seja feita combustão, o factor de eficiência é muito inferior a 1. E ainda tem que se considerar que se está a emitir CO2 na combustão. Se for um aquecimento eléctrico, nem todas as fontes de energia que abastecem a rede emitem CO2.
                                      Originalmente Colocado por Gordini Ver Post
                                      Correcto. E uma bomba de calor de alta eficiência pode chegar aos 6. Mesmo com uma temperatura exterior de -5ºC vai aos 2,5 coisa que um AC dificilmente faz.

                                      De qualquer maneira, daqui por uns anos com o aumento do preço dos combustíveis fosseis (e da electricidade) a biomassa é a alternativa mais viável. Desde que seja possível a instalação, claro.
                                      Eficiencia maior do que 1?

                                      Eficiencia e' uma coisa bem diferente de coeficiente de performance (COP)..

                                      Comentário


                                        #20
                                        WoW WoW WoW

                                        Vamos lá aqui por um travão na conversa, que vocês têm de se habituar a falar para leigos

                                        Já tou todo baralhadinho

                                        Vou por a questão de outra forma.

                                        Tenho 4 locais para A/C (1 em cada quarto - 13 e 16m2 respectivamente) e 2 na Sala (open space ligado com a cozinha, com mais ou menos 75m2)

                                        Todos eles têm a instalação com os tubos a irem até ao terraço, onde poderei instalar a unidade exterior.

                                        Tenho consciência que preciso de muitos BTU's.

                                        Como posso escolher algo como deve ser? Excelente eficácia a aquecer e no consumo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por NiGhTb0y Ver Post
                                          WoW WoW WoW

                                          Vamos lá aqui por um travão na conversa, que vocês têm de se habituar a falar para leigos

                                          Já tou todo baralhadinho

                                          Vou por a questão de outra forma.

                                          Tenho 4 locais para A/C (1 em cada quarto - 13 e 16m2 respectivamente) e 2 na Sala (open space ligado com a cozinha, com mais ou menos 75m2)

                                          Todos eles têm a instalação com os tubos a irem até ao terraço, onde poderei instalar a unidade exterior.

                                          Tenho consciência que preciso de muitos BTU's.

                                          Como posso escolher algo como deve ser? Excelente eficácia a aquecer e no consumo?

                                          Na minha opinião, esta seria uma opçao:

                                          Relativamente aos quartos de 13 e 16 m2 poder-se-ia montar split's murais de 7.000 e 9.000 btus respectivamente (dualsplit), acoplados a uma unidade exterior de 17.000.
                                          Quanto à sala, o caso já é um pouco mais complexo; para 75 m2 seriam necessários 2 splits de 18.000 btus acoplados a uma unidade exterior de 35.000 btus. O ideal será optar por sistema Inverter e, acima de tudo, nos quartos optar por equipamentos silenciosos e com o difusor de distribuição direccional.
                                          Existem por exemplo uns da Daikin que têm sensores de presença, ao detectarem a presença de pessoas direccionam o fluxo para outra direcção.
                                          Editado pela última vez por JoaoPaulo75; 14 December 2009, 14:59.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                            Vou aproveitar o tópico para perguntar uma coisa.
                                            Vi numa casa um aquecedor eléctrico de parede que mais parecia uma TV LED da Samsung. Alguém sabe de que marca são?
                                            Eram vários espalhados pela casa de vários tamanhos.

                                            O mais parecido que encontrei até agora foi isto: ECONO-HEAT - Electric Panel Wall Mounted Heaters e não tem nada a ver.

                                            Eram mesmo estreitos, e em vidro preto, mesmo como um LCD.

                                            Seria o Artcool da LG?????

                                            artcool.jpg

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por NiGhTb0y Ver Post
                                              WoW WoW WoW

                                              Vamos lá aqui por um travão na conversa, que vocês têm de se habituar a falar para leigos

                                              Já tou todo baralhadinho

                                              ?
                                              Já somos dois

                                              Então com essa dos coeficientes de performance é que fiquei a apanhar bonés

                                              Então e um recuperador de calor que que coeficente de performance tem?

                                              Vai na volta nem sequer pode ser quantificado...

                                              Comentário


                                                #24
                                                para já... aproposito deste tema
                                                muita esferovite e revestimentos interiores e/ou exteriores que falta na maioria das construções

                                                milhares de casas desde os anos 70 foram construidas sem a aplicação de isolamento
                                                dentro das caixas de ar... porque na altura ja foi um avanço face ao que as pessoas estavam habituadas.

                                                eram iguais as que se fazem hoje mas hoje forçosamente levam o material isolante que foi
                                                dimensionado por um projecto e calculos completamente desnecessários, na maioria dos casos.

                                                seja como for, muita energia a ser dispendida desnecessáriamente
                                                as casas novas praticamente nao precisam de aquecimento.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por maxwell Ver Post
                                                  para já... aproposito deste tema
                                                  muita esferovite e revestimentos interiores e/ou exteriores que falta na maioria das construções

                                                  milhares de casas desde os anos 70 foram construidas sem a aplicação de isolamento
                                                  dentro das caixas de ar... porque na altura ja foi um avanço face ao que as pessoas estavam habituadas.

                                                  eram iguais as que se fazem hoje mas hoje forçosamente levam o material isolante que foi
                                                  dimensionado por um projecto e calculos completamente desnecessários, na maioria dos casos.

                                                  seja como for, muita energia a ser dispendida desnecessáriamente
                                                  as casas novas praticamente nao precisam de aquecimento.
                                                  Que casas sao essas que nao precisam de aquecimento? serão em Africa?

                                                  É que em Portugal as casas com isolamento ficam mais protegidas do calor e do frio, mas pelo facto de terem isolamento nao aquecem se um dia tiver frio, ou seja se tiver 0º a casa com isolamento estará a 12-15º na melhor das hipoteses.(numa visão mto optimista)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    Esses a petroleo ou querosene...

                                                    isso em casa é para uma pessoa morrer com excesso de monoxido de carbono
                                                    mas que mau feitio...

                                                    mortes provocadas por estes aparelhos não conheço.

                                                    já pelos de gás(antigos)...

                                                    depois, aproveita e vê as características de segurança.

                                                    por fim, conta aí alternativas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JoaoPaulo75 Ver Post
                                                      Seria o Artcool da LG?????

                                                      [ATTACH]67132[/ATTACH]
                                                      Nada a ver mesmo... muito fino, e tipo 16:9

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                        Eficiencia maior do que 1?

                                                        Eficiencia e' uma coisa bem diferente de coeficiente de performance (COP)..
                                                        Em termos físicos é. Mas para efeitos de comparar rendimentos de equipamentos de aquecimento, não vejo qual é o problema de utilizar o COP como medida de eficiência.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por zombil Ver Post
                                                          mas que mau feitio...

                                                          mortes provocadas por estes aparelhos não conheço.

                                                          já pelos de gás(antigos)...

                                                          depois, aproveita e vê as características de segurança.

                                                          por fim, conta aí alternativas
                                                          Existem montes de mortes com aparelhos de gas , braseiros e aquecimentos a petroleo. Com gas entao ha uns anos com a "moda" de colocarem os esquentadores no wc as pessoas morriam que nem moscas...

                                                          Este a querosene vi alguns a funcionarem e nem tinham fuga ou chaminé

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JoaoPaulo75 Ver Post
                                                            Na minha opinião, esta seria uma opçao:

                                                            Relativamente aos quartos de 13 e 16 m2 poder-se-ia montar split's murais de 7.000 e 9.000 btus respectivamente (dualsplit), acoplados a uma unidade exterior de 17.000.
                                                            Quanto à sala, o caso já é um pouco mais complexo; para 75 m2 seriam necessários 2 splits de 18.000 btus acoplados a uma unidade exterior de 35.000 btus. O ideal será optar por sistema Inverter e, acima de tudo, nos quartos optar por equipamentos silenciosos e com o difusor de distribuição direccional.
                                                            Existem por exemplo uns da Daikin que têm sensores de presença, ao detectarem a presença de pessoas direccionam o fluxo para outra direcção.
                                                            Entao e uma solução só com uma unidade exterior? é que o espaço nao é muito.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X