Ando já a algum tempo a tentar escolher um sistema de AC, mas isto é muito complicado...
Uns dizem umas coisas, outros dizem outras... se para os quartos as opiniões sobre as potências são mais ou menos unanimes (7-9 para 12m2, 9-12 para 17m2), para a sala (open space de cozinha e sala e hall com +- 80m2) já ouvi desde 2x12000 a 2x24000... o que é muito diferente.
Depois sobre a unidade exterior também muda muito...
Já me aconselharam:
Um multisplit de 4
2 de 2, uma para a sala e outro para os quartos
2 de 2, um com uma maquina da sala e de um dos quartos, e o outro com a outra maquina da sala e no outro quarto
2 para sala e 1 para os quartos
Sinceramente, isto começa-me a baralhar um bocado
Os painéis solares são sempre uma excelente opção desde que suportado por um meio auxiliar ou complementar, isto é, tens um sistema solar, e se não atingir a temperatura necessária, uma caldeira ou esquentador compensa o sistema, estabelecendo a temperatura desejada.
Em relação aos painéis solares para aquecimento, é um mito, ou montas um campo de painéis brutal e gastas uma fortuna inicial, ou esquece essa possibilidade como principal meio.
Já provamos que no inverno ( normalmente quando necessitamos de aquecer a casa) a radiação solar, é o suficiente e nem sempre, só para as aguas sanitárias, o que acaba por aquecer a casa é os meios auxiliares.
Mas isto é tudo muito relativo, se tiveres um campo de 10 ou 20 paineis solares, ja mudo um pouco o que eu disse.
É exactamente ao contrário: os painéis solares é que são complementares às caldeiras. Por exemplo: queres aquecer a água para os banhos e a água entra na caldeira a 15º. Se tivesses painéis solares, a água em vez de entrar a 15º ia entrar a 23~27º o que já é significativo. No Verão, dependendo da hora do dia, até dá para tomar um banho com água 100% aquecida pelos painéis.![]()
Aquecimento por infravermelhos
http://solamagicportugal.evolucom.pt/
Não conhecia esta patente...
O problema é que o AC incomoda bastante o sistema respiratório das pessoas. Principalmente quem sofre de sinusites e afins. É muito artificial o ar.
Boas,
Pessoal, o meu apartamento tem aquecimento a gas natural, mas por considerar q é mt caro n utilizo.
No outro dia até chamei cá o limpa chaminés, uma vez q tenho uma lareira (n tem é recuperador), mas depois testamos c uma pinha seca, um papel e uss galhitos q tiramos de uma árvore e n correu mt bem. A tiragem n é das melhores e a sala ficou a cheirar a queimado. Vai daí, estavamos p comprar lenha, mas desistimos.
Se nos outros anos, melhor ou pior, lá nos safamos, mas este ano queriamos um pouco mais de conforto, além de q o bebé, agora c 2 anos e 2 meses, já n vai estar quietinho à espera q o aqueaçam e constipa-se c alguma facilidade.
O apartamento é T2 c cerca de 110m2 e de tarde está virado a NW, c bastante superfície vidrada p esse lado. Quermos aquecer sobretudo essa sala e o quarto onde dorme o bebé.
Segundo aqueles q percebem disto, qual o melhor dispositivo a nivel de baixo investimento inicial e consumo?
Obrigado pela ajuda.
Rendimento relacionado com as bombas de calor.
Num AC com certificação energética A ou A+ cada Kw de consumo de electricidade consegue produzir cerca de 4 (ou mais) Kw de calor.
Algo impossível com radiadores ou emissores possuindo estes uma eficiência inferior a 1... (cada Kw consumido produz um pouco menos de 1 Kw de calor).
EDIT: Já agora... se tens os radiadores a água ligados a uma caldeira a gás e se não gostas de AC (apesar que hoje em dia existirem modelos que praticamente não se dá conta das correntes de ar) podes tentar ver se é viável a substituição da caldeira a gás por uma bomba de calor. Creio que daria também para usar a bomba para aquecimento de águas? (sinceramente não faço ideia, nem dos custos de tal operação.. apenas uma ideia)
Última edição por Jacare : 17-10-11 às 12:46:39
Mas referem-se a uma instalação ou áqueles portáteis? E preços e características a ter em conta?
Os portáteis são muito fracos.... São barulhentos, muito menos eficientes (mesmo os de certificação A são muito menos eficientes que os fixos A) produzem fortes correntes de ar, tem-se de colocar um tubo numa janela que ficará mal fechada (e onde se perderá ainda mais eficiencia)... enfim, e os melhores são quase tão caros como um AC fixo com características superiores.
Em relação às características, convém ser inverter (em que altera a velocidade de funcionamento do compressor da B.C. gastando menos quando não é necessária tanta potência e mantendo a temperatura mais estável com menor caudal de ar), e saber a dimensão e características da área a climatizar...
Já agora vê no site da deco... tem lá muita informação sobre o assunto: Ar condicionado: guia rápido na loja - Dicas - DECO PROTESTE
Há tambem calculadores on-line para teres uma estimativa da potência indicada para o espaço
Se têm possibilidade de instalar um fogão de sala (sem ser encastrado na parede) e com as tubagens a irem para outras divisões (quartos por exemplo) não pensem duas vezes e façam isso.
É claro que têm que ter lenha...
Tens estas:
http://bdmms.co.uk/uploads/Daikin.pdf
São basicamente, plug and play, e podes deixar a caldeira a gaz como backup.
Fica por volta de 3000-6000€
Da experiência que tenho, o melhor em termos de eficiência é mesmo o AC. E isto já para não falar da comunidade e funcionalidade que deixa tudo o resto a milhas.
Já tendo passado pelos tipicos termo-ventiladores/radiadores a óleo. Lareira fechada com saídas de ventilação para outras divisões (ter de ir buscar lenha...então num apartamento, prefiro que nem tenha lareira, só ocupa espaço). Aquecimento central. AC
Agora tenho aquecimento central a gás natural. De facto aquece muito bem, demora mais um pouco do que o AC (desvantagem) mas até é capaz de o manter de uma forma mais regular. O que é facto é que gasta para caraças. Princiapalmente no cenário mais tipico de chegar a casa já tarde e querer que aqueça a casa só por 3 ou 4 horas...noto que quando é por periodo mais longos o aquecimento central até me parece ser mais eficiente a manter uma temperatura confortável...mas isto é só um achismo
Conheço um gajo que comprou uma casa nova e convidou-me para la ir jantar... fartou-se de gabar o sistema de aquecimento central a gas... que ate a porcaria das tolhas da casa de banho aquecia... a casa toda quentinha.. 5 estrelas.
Passado uns tempos voltei la para outro jantar, e o gajo tinha na sala e no quarto aquecedores ventilador pequenos marca worten... ao que depois de perguntar me disse
"Depois de ter recebido a primeira factura do gas, nunca mais usei o aquecimento central..."
![]()
Pois
Não tinha e mais tarde a conselho de amigo coloquei um termostato fora da caldeira para medir a temperatura real e ir controlando a caldeira, inclusive com horas e horários definidos. Faz diferença e vale a pena.
Mas mesmo assim se um gajose descuida passa dos 15-20€ por mês de gás em 8 meses do ano para 100€ sem grande esforço500€ nunca vi...isso já é abuso
O meu consumo de gás altera radicalmente nos meses frios. Mas ao menos não aumenta a da EDP. Infelizmente o IVA no gás natural também vai subir...
Tudo a andar enrolado em mantas
O AC também gasta, e bastante electricidade. Mas tenho ideia de facto que os bons (inverter e em boas instalações com bons isolamentos) são bem poupadinhos para o trabalho que fazem.
Na altura ainda tinha gás canalizado e não gás natural, também pode ter influenciado o valor da factura. E o gasto também foi feito sem ligar muito a poupanças, ou seja, ligava uma hora de manhã e três ao fim do dia, nos 22º e ao fim de semana o consumo era mais intensivo. Tínhamos lareira mas como não tínhamos lenha íamos recorrendo ao aquecimento. A partir do momento em que a factura poucas vezes o ligámos e a lareira trabalhou com muita frequência.![]()
Obrigaddo pelas sugestões. Parece-me é td um bocado caro...
Tinha aquecimento central a gás... demorava uma eternidade a aquecer, e só por aí tinha um gasto energético que considerava "supérfulo"... mudei para AC e consigo climatizar a casa em menos de 30min... com um gasto bem mais simpático do que o que tinha com gás...
Não há dúvida que a eficiência energética de um bom aparelho de AC se paga, no investimento incial, mas como não é algo que se troque com frequência, penso justificar esse investimento.
Última edição por oruisilva : 18-10-11 às 10:14:01
Na minha casa o mais eficiente e barato ainda é a lareira com recuperador de calor! E isto ainda sem contar com os novos aumentos da electricidade!
50€/mês de lenha são mais que suficientes!
Mas o mais importante é na altura em que se escolhe casa, optar por uma com boa exposição solar e bem isolada termicamente!
Além de que, cada vez mais, necessitamos de sistemas que permitam não só o aquecimento como o arrefecimento, visto que as temperaturas altas, por este andar, são cada vez mais frequentes e de maior duração. Aí o AC dá "quinjajero" ao aquecimento central e com uma perna às costas.
A vantagem do AC parece real, mas nesta altura n me queria mesmo meter em despesas assim.
Em último caso tenta ver os AC que se comercializam na Leroy Merlin.... (marca Equation??). Já possuem AC's de classe A e A+ com inverter e compressor panasonic (ou mitsubishi??)...
http://www.leroymerlin.pt/lmpt/campa...index_tdt.html
Um de 12.000 Btu, classe A/A, inverter -> 460 € a que terás de juntar mais algum de instalação
Última edição por Jacare : 18-10-11 às 10:34:25