Aquecimento eficiente - o que melhor existe? - Página 12

Página 12 de 14 PrimeiraPrimeira ... 2111213 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 331 para 360 de 410
Like Tree8Likes

Título: Aquecimento eficiente - o que melhor existe?

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post

Por isso, defendo que cada caso é um caso. Agora para uma localização clima ameno, casa bem isolada e orientada termicamente, com a inclusão de algumas medidas passivas básicas, o AC é o mais eficaz. Não produz a eficácia da caldeira mural a gás natural por ex. associada a radiadores ou ventiloconvectores, mas é o mais eficiente!
    Isso do orientada é sempre relativo mas no meu caso sera:

Sala e 2 quartos a sul, 2 quartos a norte... nao se pode ter tudo orienta-se de um lado desorienta-se do outro

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Dec 2004

Por Defeito

Ando já a algum tempo a tentar escolher um sistema de AC, mas isto é muito complicado...

Uns dizem umas coisas, outros dizem outras... se para os quartos as opiniões sobre as potências são mais ou menos unanimes (7-9 para 12m2, 9-12 para 17m2), para a sala (open space de cozinha e sala e hall com +- 80m2) já ouvi desde 2x12000 a 2x24000... o que é muito diferente.

Depois sobre a unidade exterior também muda muito...

Já me aconselharam:
    Um multisplit de 4
    2 de 2, uma para a sala e outro para os quartos
    2 de 2, um com uma maquina da sala e de um dos quartos, e o outro com a outra maquina da sala e no outro quarto
    2 para sala e 1 para os quartos

Sinceramente, isto começa-me a baralhar um bocado

Piloto de Karts Sansoni7's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
    Creio que os tubos que falas não são mais que radiadores e é exactamente aí que se dá a transferência de temperaturas... No exemplo de a bomba de calor estar a funcionar para gerar ar quente, esses tubos estarão bastante frios e no fundo servem para os aquecer com o ar exterior (que apesar de frio estará mais quente que os próprios tubos sendo esse "calor" captado, comprimido e devolvido de novo ao interior da casa)

E sim, o sistema por bomba de calor pode inverter e transferir o calor para fora da casa e o frio para dentro da mesma.

A explicação pode não estar tecnicamente perfeita mas é +- isto que se passa
    Já fiquei a saber um pouco mais; obrigado.

dkc
    dkc está offline
    Piloto de Kart dkc's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    Isso sim sem duvida...

Mas mesmo a nivel de aquecimento ainda tenho duvidas qual o irei escolher para aplicar para aplicar na minha casa que será feita de raiz, secalhar nem me vou preocupar com isso e depois arranjo um sistema de AVAC eficaz....

Por outro lado se tiver paineis solares pode ser uma mais valia no consumo de piso radiante ou radiadores...

Os painéis solares são sempre uma excelente opção desde que suportado por um meio auxiliar ou complementar, isto é, tens um sistema solar, e se não atingir a temperatura necessária, uma caldeira ou esquentador compensa o sistema, estabelecendo a temperatura desejada.
    Em relação aos painéis solares para aquecimento, é um mito, ou montas um campo de painéis brutal e gastas uma fortuna inicial, ou esquece essa possibilidade como principal meio.
    Já provamos que no inverno ( normalmente quando necessitamos de aquecer a casa) a radiação solar, é o suficiente e nem sempre, só para as aguas sanitárias, o que acaba por aquecer a casa é os meios auxiliares.
    Mas isto é tudo muito relativo, se tiveres um campo de 10 ou 20 paineis solares, ja mudo um pouco o que eu disse.

Banido Nephilim's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dkc Ver Post
    Os painéis solares são sempre uma excelente opção desde que suportado por um meio auxiliar ou complementar, isto é, tens um sistema solar, e se não atingir a temperatura necessária, uma caldeira ou esquentador compensa o sistema, estabelecendo a temperatura desejada.
    Em relação aos painéis solares para aquecimento, é um mito, ou montas um campo de painéis brutal e gastas uma fortuna inicial, ou esquece essa possibilidade como principal meio.
    Já provamos que no inverno ( normalmente quando necessitamos de aquecer a casa) a radiação solar, é o suficiente e nem sempre, só para as aguas sanitárias, o que acaba por aquecer a casa é os meios auxiliares.
    Mas isto é tudo muito relativo, se tiveres um campo de 10 ou 20 paineis solares, ja mudo um pouco o que eu disse.
    No meu caso se levar paineis é só pelo facto de ser obrigatório para uma futura vistoria, apenas por isso.

Mas se levar levará um sistema simples mas que sirva para alguma coisa.

Piloto de Provas de Perícia
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dkc Ver Post
    Mas isto é tudo muito relativo, se tiveres um campo de 10 ou 20 paineis solares, ja mudo um pouco o que eu disse
    .

É exactamente ao contrário: os painéis solares é que são complementares às caldeiras. Por exemplo: queres aquecer a água para os banhos e a água entra na caldeira a 15º. Se tivesses painéis solares, a água em vez de entrar a 15º ia entrar a 23~27º o que já é significativo. No Verão, dependendo da hora do dia, até dá para tomar um banho com água 100% aquecida pelos painéis.

Chefe de Equipa Avant's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por patareco Ver Post
    É exactamente ao contrário: os painéis solares é que são complementares às caldeiras. Por exemplo: queres aquecer a água para os banhos e a água entra na caldeira a 15º. Se tivesses painéis solares, a água em vez de entrar a 15º ia entrar a 23~27º o que já é significativo. No Verão, dependendo da hora do dia, até dá para tomar um banho com água 100% aquecida pelos painéis.
    Sim, este verão tive o cilindro sempre desligado da corrente. Durante aí 4 meses, a água quente da casa foi toda aquecida pelos painéis solares.

Piloto de Fórmula 1 AMGfan's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2005

Por Defeito

Aquecimento por infravermelhos

http://solamagicportugal.evolucom.pt/

Não conhecia esta patente...

Pedestre
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

O problema é que o AC incomoda bastante o sistema respiratório das pessoas. Principalmente quem sofre de sinusites e afins. É muito artificial o ar.

Piloto de Troféu hifi's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Boas,

Pessoal, o meu apartamento tem aquecimento a gas natural, mas por considerar q é mt caro n utilizo.

No outro dia até chamei cá o limpa chaminés, uma vez q tenho uma lareira (n tem é recuperador), mas depois testamos c uma pinha seca, um papel e uss galhitos q tiramos de uma árvore e n correu mt bem. A tiragem n é das melhores e a sala ficou a cheirar a queimado. Vai daí, estavamos p comprar lenha, mas desistimos.

Se nos outros anos, melhor ou pior, lá nos safamos, mas este ano queriamos um pouco mais de conforto, além de q o bebé, agora c 2 anos e 2 meses, já n vai estar quietinho à espera q o aqueaçam e constipa-se c alguma facilidade.

O apartamento é T2 c cerca de 110m2 e de tarde está virado a NW, c bastante superfície vidrada p esse lado. Quermos aquecer sobretudo essa sala e o quarto onde dorme o bebé.

Segundo aqueles q percebem disto, qual o melhor dispositivo a nivel de baixo investimento inicial e consumo?

Obrigado pela ajuda.

eu
    eu está offline
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por hifi Ver Post
    Segundo aqueles q percebem disto, qual o melhor dispositivo a nivel de baixo investimento inicial e consumo?

Obrigado pela ajuda.
    Ar condicionado.
    AMGfan gosta disto.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

E qual? Qual é a maior vantagem?

Piloto de Troféu Jacare's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Rendimento relacionado com as bombas de calor.

Num AC com certificação energética A ou A+ cada Kw de consumo de electricidade consegue produzir cerca de 4 (ou mais) Kw de calor.

Algo impossível com radiadores ou emissores possuindo estes uma eficiência inferior a 1... (cada Kw consumido produz um pouco menos de 1 Kw de calor).

EDIT: Já agora... se tens os radiadores a água ligados a uma caldeira a gás e se não gostas de AC (apesar que hoje em dia existirem modelos que praticamente não se dá conta das correntes de ar) podes tentar ver se é viável a substituição da caldeira a gás por uma bomba de calor. Creio que daria também para usar a bomba para aquecimento de águas? (sinceramente não faço ideia, nem dos custos de tal operação.. apenas uma ideia)
    Última edição por Jacare : 17-10-11 às 12:46:39

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Mas referem-se a uma instalação ou áqueles portáteis? E preços e características a ter em conta?

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Mas referem-se a uma instalação ou áqueles portáteis? E preços e características a ter em conta?
    Os portáteis são muito fracos.... São barulhentos, muito menos eficientes (mesmo os de certificação A são muito menos eficientes que os fixos A) produzem fortes correntes de ar, tem-se de colocar um tubo numa janela que ficará mal fechada (e onde se perderá ainda mais eficiencia)... enfim, e os melhores são quase tão caros como um AC fixo com características superiores.

Em relação às características, convém ser inverter (em que altera a velocidade de funcionamento do compressor da B.C. gastando menos quando não é necessária tanta potência e mantendo a temperatura mais estável com menor caudal de ar), e saber a dimensão e características da área a climatizar...

Já agora vê no site da deco... tem lá muita informação sobre o assunto: Ar condicionado: guia rápido na loja - Dicas - DECO PROTESTE

Há tambem calculadores on-line para teres uma estimativa da potência indicada para o espaço

To
    To está offline
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Dec 2006

Por Defeito

Se têm possibilidade de instalar um fogão de sala (sem ser encastrado na parede) e com as tubagens a irem para outras divisões (quartos por exemplo) não pensem duas vezes e façam isso.
    É claro que têm que ter lenha...
    xsaraman gosta disto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Tens estas:
    http://bdmms.co.uk/uploads/Daikin.pdf

São basicamente, plug and play, e podes deixar a caldeira a gaz como backup.

Fica por volta de 3000-6000€

Piloto de Fórmula 1 Nightlord's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Da experiência que tenho, o melhor em termos de eficiência é mesmo o AC. E isto já para não falar da comunidade e funcionalidade que deixa tudo o resto a milhas.

Já tendo passado pelos tipicos termo-ventiladores/radiadores a óleo. Lareira fechada com saídas de ventilação para outras divisões (ter de ir buscar lenha...então num apartamento, prefiro que nem tenha lareira, só ocupa espaço). Aquecimento central. AC

Agora tenho aquecimento central a gás natural. De facto aquece muito bem, demora mais um pouco do que o AC (desvantagem) mas até é capaz de o manter de uma forma mais regular. O que é facto é que gasta para caraças. Princiapalmente no cenário mais tipico de chegar a casa já tarde e querer que aqueça a casa só por 3 ou 4 horas...noto que quando é por periodo mais longos o aquecimento central até me parece ser mais eficiente a manter uma temperatura confortável...mas isto é só um achismo

WM
    WM está offline
    Piloto de Testes WM's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
    Da experiência que tenho, o melhor em termos de eficiência é mesmo o AC. E isto já para não falar da comunidade e funcionalidade que deixa tudo o resto a milhas.

Já tendo passado pelos tipicos termo-ventiladores/radiadores a óleo. Lareira fechada com saídas de ventilação para outras divisões (ter de ir buscar lenha...então num apartamento, prefiro que nem tenha lareira, só ocupa espaço). Aquecimento central. AC

Agora tenho aquecimento central a gás natural. De facto aquece muito bem, demora mais um pouco do que o AC (desvantagem) mas até é capaz de o manter de uma forma mais regular. O que é facto é que gasta para caraças. Princiapalmente no cenário mais tipico de chegar a casa já tarde e querer que aqueça a casa só por 3 ou 4 horas...noto que quando é por periodo mais longos o aquecimento central até me parece ser mais eficiente a manter uma temperatura confortável...mas isto é só um achismo

Conheço um gajo que comprou uma casa nova e convidou-me para la ir jantar... fartou-se de gabar o sistema de aquecimento central a gas... que ate a porcaria das tolhas da casa de banho aquecia... a casa toda quentinha.. 5 estrelas.

Passado uns tempos voltei la para outro jantar, e o gajo tinha na sala e no quarto aquecedores ventilador pequenos marca worten... ao que depois de perguntar me disse

"Depois de ter recebido a primeira factura do gas, nunca mais usei o aquecimento central..."

SB gosta disto.

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por WM Ver Post
    (...)

"Depois de ter recebido a primeira factura do gas, nunca mais usei o aquecimento central..."

Conheço alguém que passou pelo mesmo. A primeira factura bimensal foi de aproximadamente 500€. Nunca mais o liguei .

Piloto de Fórmula 1 Nightlord's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por WM Ver Post
    Conheço um gajo que comprou uma casa nova e convidou-me para la ir jantar... fartou-se de gabar o sistema de aquecimento central a gas... que ate a porcaria das tolhas da casa de banho aquecia... a casa toda quentinha.. 5 estrelas.

Passado uns tempos voltei la para outro jantar, e o gajo tinha na sala e no quarto aquecedores ventilador pequenos marca worten... ao que depois de perguntar me disse

Pois

Não tinha e mais tarde a conselho de amigo coloquei um termostato fora da caldeira para medir a temperatura real e ir controlando a caldeira, inclusive com horas e horários definidos. Faz diferença e vale a pena.

Mas mesmo assim se um gajose descuida passa dos 15-20€ por mês de gás em 8 meses do ano para 100€ sem grande esforço 500€ nunca vi...isso já é abuso

O meu consumo de gás altera radicalmente nos meses frios. Mas ao menos não aumenta a da EDP. Infelizmente o IVA no gás natural também vai subir...

Tudo a andar enrolado em mantas

O AC também gasta, e bastante electricidade. Mas tenho ideia de facto que os bons (inverter e em boas instalações com bons isolamentos) são bem poupadinhos para o trabalho que fazem.

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
    (...)
    Mas mesmo assim se um gajose descuida passa dos 15-20€ por mês de gás em 8 meses do ano para 100€ sem grande esforço 500€ nunca vi...isso já é abuso
    (...)
    Na altura ainda tinha gás canalizado e não gás natural, também pode ter influenciado o valor da factura. E o gasto também foi feito sem ligar muito a poupanças, ou seja, ligava uma hora de manhã e três ao fim do dia, nos 22º e ao fim de semana o consumo era mais intensivo. Tínhamos lareira mas como não tínhamos lenha íamos recorrendo ao aquecimento. A partir do momento em que a factura poucas vezes o ligámos e a lareira trabalhou com muita frequência.

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Obrigaddo pelas sugestões. Parece-me é td um bocado caro...

Piloto de Testes oruisilva's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Tinha aquecimento central a gás... demorava uma eternidade a aquecer, e só por aí tinha um gasto energético que considerava "supérfulo"... mudei para AC e consigo climatizar a casa em menos de 30min... com um gasto bem mais simpático do que o que tinha com gás...

Não há dúvida que a eficiência energética de um bom aparelho de AC se paga, no investimento incial, mas como não é algo que se troque com frequência, penso justificar esse investimento.
    Última edição por oruisilva : 18-10-11 às 10:14:01

Banido xsaraman's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2009

Por Defeito

Na minha casa o mais eficiente e barato ainda é a lareira com recuperador de calor! E isto ainda sem contar com os novos aumentos da electricidade!
    50€/mês de lenha são mais que suficientes!
    Mas o mais importante é na altura em que se escolhe casa, optar por uma com boa exposição solar e bem isolada termicamente!

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Além de que, cada vez mais, necessitamos de sistemas que permitam não só o aquecimento como o arrefecimento, visto que as temperaturas altas, por este andar, são cada vez mais frequentes e de maior duração. Aí o AC dá "quinjajero" ao aquecimento central e com uma perna às costas.

Banido xsaraman's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
    Além de que, cada vez mais, necessitamos de sistemas que permitam não só o aquecimento como o arrefecimento, visto que as temperaturas altas, por este andar, são cada vez mais frequentes e de maior duração. Aí o AC dá "quinjajero" ao aquecimento central e com uma perna às costas.
    Aqui no Alentejo não gostamos de AC! Gostamos de manter as mulheres quentes!

Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

A vantagem do AC parece real, mas nesta altura n me queria mesmo meter em despesas assim.

Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

A vantagem do AC parece real, mas nesta altura n me queria mesmo meter em despesas assim.

Em último caso tenta ver os AC que se comercializam na Leroy Merlin.... (marca Equation??). Já possuem AC's de classe A e A+ com inverter e compressor panasonic (ou mitsubishi??)...

http://www.leroymerlin.pt/lmpt/campa...index_tdt.html

Um de 12.000 Btu, classe A/A, inverter -> 460 € a que terás de juntar mais algum de instalação
    Última edição por Jacare : 18-10-11 às 10:34:25

Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
    Aqui no Alentejo não gostamos de AC! Gostamos de manter as mulheres quentes!
    Mas olha que quentes em demasia ficam moles e inactivas. O frio arrepia-as e fá-las mexerem-se mais. Tipo enguias
    hifi gosta disto.

Página 12 de 14 PrimeiraPrimeira ... 2111213 ... ÚltimaÚltima