Mais importante que produzir calor ou frio é conservá-los.
Se a tua habitação for um ultimo piso ainda pior. 70% das perdas energéticas de uma habitação são pelo tecto. Se estás num ultimo piso aconselho a instalação de um tecto falso com isolamento térmico. Vais ficar estupefacto com a diferença tanto no verão como no inverno.
Para uma área tão grande como essa da sala aconselho-te uma lareira a lenha com recuperador de calor ou dois AC de 12000 Btus cada colocados em paredes opostas
Para os quartos a solução mais barata mas eficiente passa por convectores de 17€, um por divisão ou se quiseres investir mais uns AC de 7500 a 9000 Btus.
Não te esqueças de verificar a potência que tens contratada para não teres problemas do quadro disparar.
Sistema de aquecimento central com caldeira a gás ou a gasóleo são para esquecer, custo de instalação elevado, manutenção elevada, e custo de funcionamento muito superior ao anunciado.
Se tiveres problemas com o ambiente podes sempre, se houver espaço exterior, colocar uns painéis fotovoltaicos ou um aerogerador doméstico para pagares menos electricidade.
Nao é nada disso!!!! nao fales do que nao sabes, mas eu explico-te!
o sistema é rapido, é super eficiente, e o preço depende de preço do combustivel usado.
O que acontece cá é que o sistema é montado ás 3 pancadas mais para vender casas do que para aquecer e depois tudo ligado a uma caldeira da treta que parece um esquentador.
Agora isso é a versao da "brincar" do sistema.... porque a versao a serio é como eu tive em espanha que é radiadores a agua em todos os quartos , salas corredores , wc etc... e tudo ligado a uma caldeira enorme a diesel, com deposito de 500litros.
Isso sim estavam 5º negativos entrava-se em casa era só abrir a torneira e ficava um calor enorme em toda a casa
Agora se é caro, depende, cá é mas num pais com gas ou gasoleio barato se calhar nao é.![]()
Esses radiadores podem não ser a gás, em algumas cidades mais frias existe uma rede de distribuição de vapor para aquecimento ou pequenas centrais a vapor nos prédios.
Em NY por exemplo usa-se esse sistema, existem centrais que produzem vapor e depois distribuem pela cidade como a água canalizada.
O sistema de radiadores a agua,,,, podem ser a gas ou a gasoleo , ou a outro combustivel
Agora que é eficaz lá isso é...haja é dinheiro para o sistema e para o alimentar
o que acontece é que é tudo muito aparato e euros para um clima temperado como o nosso, muita fruta para 1 ou 2 meses de frio![]()
Eu tenho esse sistema (com a diferença de que o depósito leva 1000L) e gasta-se, só para aquecimento de águas (aquecimento e sanitárias), cerca de 1200L/ano.
Não é bem comparável, até porque estamos a falar de locais geograficamente diferentes, mas noutra casa tenho uma bomba de calor/frio para aquecimento/arrefecimento com ventiloconvectores espalhados pela casa e o que se gasta no gasóleo na primeira casa dá para pagar a conta da EDP na segunda (com os gastos dos restantes equipamentos eléctricos), e tem a vantagem de no verão arrefecer, coisa que a caldeira não faz.
ok conheces, mas certamente conheces o que tens em casa...certo?
e será que é em condições? e tá ligado a uma caldeirazeca daquelas tipo esquentador certo?
é que esses sistemas que cá se montam sao uma brincadeira comparados com o sistema a serio montados nos paises mais frios![]()
Nos paises frios e' muito normal o aquecimento central ser comum ao predio todo. Uma unica caldeira e todos pagam a despesa no condominio. Claro que as despesas de condominio que pago sao 200 eur (lugar estacionamento, aquecimento, elevador, etc.).
Nephilim, o que passa nos radiadores é água mas em forma de vapor.
Não existe qualquer produção doméstica de vapor, este é transformado numa central e canalizado para as habitações e tu pagas o consumo de vapor.
Tens aqui um exemplo de uma das empresas que presta este serviço: Con Edison: steam operations - welcome to the con edison steam operations
Obviamente que a central principal utilizará algo para transformar a água em vapor (a menos que exista uma fonte termal ou natural de vapor), mas o consumidor não terá que pagar o consumo dessa matéria.
Ora cá vai
Cá em casa há aquecimento central e aquecimento de água sanitárias por caldeira a gasóleo.
É Eficiente?
É muito eficaz...não fiz estudos para avaliara a eficiência.
É confortavel?
Muito ( tenho associado um programador que liga e desliga o sistema de aquecimento de forma automática)
É económico?
No primeiro ano de instalação, com o dinheiro em Electricidade que o cilindro gastava( entretanto foi desactivado com este sistema), dava para encher o depósito com 1500 litros de gasóleo.
O sistema, numa moradia de 2 pisos e com 4 pessoas em casa, gasta cerca de 1000 litros por ano( aquecimento e águas sanitárias)
É poluente?
É, claramente.
Despesas de manutensão?
O sistema terá cerca de 8 anos e o programador já avariou uma vez ( foi substituido e é caro ( 200 Euros) ).
Durante este tempo a caldeira foi revista uma vez...tudo Ok.
Despesas de Instalação?
Na altura...perto de mil contos ( cinco mil Euros).
Última edição por Sansoni7 : 16-12-09 às 11:03:40 Razão: eficiente/eficaz
Uso o teu post mas serve para várias coisas que já têm sido comentadas.
As vezes este forum é incrivel, discute-se por uma coisa tão simples como um aquecimento.
A Habitação É R/C.
Nao posso nem quero por lareira.
Não tenho gás em casa, nem sequer é hipotese por qualquer solução combustivel. a unica fonte de energia é elétrica.
Paineis / aerogeradores é possivel, mas a nivel do prédio. está a ser discutido, nao entra agora para a equação.
De facto estar a gastar dinheiro em Aquecedores + AC parece-me um pouco estupido. mesmo que o AC seja ligeiramente eficiente, fico com dois problemas resolvidos
Agora, tenho lido por aqui que há AC/s com eficientes 1, 2 3... seja la o que for. Como é que posso identificar os modelos mais eficientes?
Sim o gajo das pellets veio com essa conversa, o ciclo do carbono... mas eu tenho a ideia que esse ciclo anda mais a mandar que a capturar...
As pellets têm outro problema, os equipamentos xpto levam um "deposito" com um sem fim que alimenta a caldeira, o ideal é meter o deposito enterrado com um alçapão por cima para um camião descarregar as pellets directamente.
Para fazer isso é preciso espaço!!!
Bem, podem sempre carregar ás costas os sacos das pellets para a cave...
Quando falam "no estrageiro" não se esqueçam que eles gastam fortunas em aquecimento mas não têm alternativa, há sitios onde faz muito frio mesmo.
Sempre ouvi falar nos Ingleses que com o dinheiro gasto em aquecimento em Janeiro... faziam um mês de ferias no Algarve!!!!
Na Expo o sistema é semelhante a esse que mostras (se percebi bem). Há uma rede de quente e frio que fornece aqucimento, águas quentes sanitárias e arrefecimento. Eu tenho um esquentador apenas para aquecer àguas sanitárias (não precisava, mas prefiro...), mas o aquecimento dos radiadores é feito por essa rede. É um modelo que, se bem concebido, me parece uma solução que se podia adoptar em mais locais.
Climaespaço
Mesmo contabilizando a energia gasta na recolha, produção e entrega dos pellets temos um sistema mais limpo!
Sabias que a queima de cada 100kg de pellets origina apenas 2kg de cinza?
Quanto ao tamanho, existem muitas opções. Desde queimadores de pellets tipo salamandra, facilmente instaláveis numa sala de um apartamento a esses tais sistemas com tremonha de alimentação...não te esqueças que estes últimos são uma alternativa à caldeira a gasóleo tradicional e seu depósito, que também ocupam espaço e são normalmente usados em vivendas.
Por exemplo, em Espanha já existe uma rede de distribuidores que abastecem as casas de pellets e desenganem-se que aquilo não é feito com uma caixa basculante à pazada mas sim com filtros ciclónicos. Esta será, aliás, uma oportunidade de negócio quando o sistema estiver mais difundido, até porque já existem fábricas de pellets cá pra cima. Muita desta produção destina-se, para já, a padarias!
Isto não é "conversa", são factos científicos. Todo o carbono das plantas é extraído do ar, por isso, ao queimar plantas não estás a introduzir mais carbono no ciclo.
Quando se queimam derivados do petróleo, aí sim, estás a acrescentar carbono ao ciclo, pois estás a queimar carbono que estava fora desse ciclo (enterrado na crosta terrestre).
Não me expliquei bem, quando se anda a defender as limitações de emissões de carbono espero que tenham feito contas á capacidade de regeneração da floresta vs a velocidade de queima dos residuos.
Claro que não me parece aceitavel queimar todas as florestas do mundo com a desculpa que não indroduz carbono no ciclo, o ciclo é isso mesmo, agora está sob uma formar, agora está sobre outra, se passar tudo para a atmosfera... não sei se é boa ideia.
Só digo isto porque acho perigoso o argumento usado, porque é facil as coisas descambarem, na pequena idade do gelo os ingleses cortaram as arvores todas para se aquecerem (acabou por dar origem á revolução industrial).
Enquanto se assumir como um subproduto da floresta é optimo, agora não me parece boa ideia ao abrigo "do ciclo do carbono" fazer uso desenfriado da queima de serradura, porque facilmente destruimos mais do que a natureza repõe.
Se me falares do sol, do mar do vento, tudo bem, da madeira... não me parece, mas isto sou eu, eles é que são cientistas!!!
Se é pallets!!! vamos nessa!!!! Não é assim que o mundo é gerido? quanda acabar, logo pensamos noutra coisa...
Não digas mais asneiras...
Afinal, tu é que és o "Bob, o Construtor" e a MrsX, é que percebe da "poda"?!
Tal como ela referiu, onde escreves-te "super eficiente", deverias ter escrito: pouco eficiente, caro e necessita de mais manutenção (principalmente as caldeiras a gasóleo!
Também gostei dessa comparação com Espanha, quando dizes que cá o sistema não é eficiente porque é montado "às três pancadas", quando a qualidade de construção na Espanha é pior do que a nossa e das piores da Europa....
Como já trabalhei na assistência técnica da Vulcano/Junkers (não fazia montagem; só reparação/manutenção), posso-te dizer que a maioria, estava bem dimensionada e montada e, funciona muito bem!
O problema é que são sistemas caros, poluem o ambiente e consomem muita energia para o calor que produzem; daí serem pouco eficientes!
Nos países do centro/norte da Europa, que referiste, a maioria das caldeiras usadas, são caldeiras de condensação (cá também se vão vendo algumas), que tem um rendimento bastante superior às normais (mas também são bem mais caras)!
Mas, mesmo assim, podes ir buscar a melhor caldeira do mundo, que não tem o rendimento, por ex., da bomba de calor!
O facto de eles usarem caldeiras não tem a ver com o facto de serem burros ou não, mas sim, com o facto de apenas necessitarem de aquecimento (não tem problemas com o calor), de terem o gás (russo), ali à "mão" (embora ás vezes, "falhe"!!!) e de lá, todas as casas necessitarem de aquecimento e cá não!
Até gostava de ver uma estatística de equipamentos de aquecimento usados nas casas novas nos países mais frios; quase que aposto que as vendas das bombas de calor estão a crescer e das caldeiras a diminuir!
De qualquer modo, não nos podemos compara com eles, pois temos climas/necessidades diferentes!
Ate te digo que, qualquer AC bem dimensionado,, terá um rendimento superior (e um preço equivalente), a um sistema de aquecimento com caldeira, para além de, também servir para o verão, de praticamente, não necessitar de manutenção, etc, etc....
Na relação preço/rendimento/custo de utilização, a minha escolha seria, sem duvida o AC (inverter, obviamente)!![]()
Tem lá calma contigo.
Nunca disse que era barato mas o sistema desses radiadores seja a diesel ou a gas sao eficazes no calor, e os a gas nao poluem tantoFunciona muito bem dizes tu é porque é eficaz
Também gostei dessa comparação com Espanha, quando dizes que cá o sistema não é eficiente porque é montado "às três pancadas", quando a qualidade de construção na Espanha é pior do que a nossa e das piores da Europa....
Como já trabalhei na assistência técnica da Vulcano/Junkers (não fazia montagem; só reparação/manutenção), posso-te dizer que a maioria, estava bem dimensionada e montada e, funciona muito bem!
O problema é que são sistemas caros, poluem o ambiente e consomem muita energia para o calor que produzem; daí serem pouco eficientes!
se é caro é outra conversa
Sei muito bem a qualidade da construção cá e em algumas zonas de espanha
e essa de ser das piores da europa é relativo depende da forma como se interpreta as coisas.
Bem sei, o meu 1º comentário foi a falar dos AC como sendo actualmente a soluçao "oficial" da climatização em portugal
Ate te digo que, qualquer AC bem dimensionado,, terá um rendimento superior (e um preço equivalente), a um sistema de aquecimento com caldeira, para além de, também servir para o verão, de praticamente, não necessitar de manutenção, etc, etc....
Na relação preço/rendimento/custo de utilização, a minha escolha seria, sem duvida o AC (inverter, obviamente)!![]()
Em todas as obras é o sistema AVAC que é adoptado.
Eu estou calmo; tu é que estás a dizer que os outros não sabem do que falam...
Vamos lá ver:
As caldeiras funcionam e aquecem bem a casa, MAS, a sua relação entre o consumo energético (diesel ou gás), e o calor que produzem é das piores em comparação com outras soluções de aquecimento/climatização!
É como um carro rápido e bom dinamicamente, mas que consome 30l/100km e outro, que faz exactamente o mesmo, mas com consumos de 15l/100km!
Ou seja são os dois bons, mas um gasta metade do que o outro; logo, um é muito mais eficaz (energicamente) do que o outro, embora o resultado pratico seja o mesmo!![]()