Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquecimento central!!O diário de uma purga! com fotos!!:)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Aquecimento central!!O diário de uma purga! com fotos!!:)

    Já não faço a purga à mais ou menos 2anos, sendo que eles aconselham purgar todos os anos!!!
    Já me explicaram mas já foi à bastante tempo e estou com umas duvidas!!!
    Para purgar tenho que fechar a torneira do radiador ou não???
    Os meu radiadores são iguais a estes!!





    Cump´s!!!
    Editado pela última vez por Joaobernardo; 17 December 2009, 16:28.

    #2
    Sei que tenho de purgar pois a pressão da caldeira não està correcta!!
    Deveria estar entre o 1 e 2 bar e neste entre o 2 e o 3!!!

    Comentário


      #3
      Será ar dentro das tubagens?!

      Isso costuma ter num dos cantos superiores, um bujao para desapertar e deixar sair o ar. Creio eu... Agora se é feito com a torneira aberta ou não, isso não sei, mas deve ser, para haver circulação...
      Editado pela última vez por EyesOnly; 15 December 2009, 20:32.

      Comentário


        #4
        Pegas num balde, colocas do lado direito em cima no aquecedor.
        Desenroscas ligeiramente uma vavulazita que lá está.

        Irá sair ar ou água. Isso baixa-te automaticamente a pressão.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
          Pegas num balde, colocas do lado direito em cima no aquecedor.
          Desenroscas ligeiramente uma vavulazita que lá está.

          Irá sair ar ou água. Isso baixa-te automaticamente a pressão.



          Obrigado!!!!
          È isso mesmo!!!
          Mas faço com a torneira aberta e o Aquecimento desligado certo??!!

          Comentário


            #6
            Com o sistema bem quente, purgar cada radiador, deves ter um em cada radiador....os meus são automaticos, ao abrir só sai o ar...agua não sai.
            Tambem pode acontecer, que o vaso de expansão da caldeira tenha perdido o ar (ou rebentado) e aí quando aquece toda a expansão é expulsa pela valvula de segurança da caldeira, e quando arrefece fica sem pressão e muitas vezes nem a caldeira por segurança arranca...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
              Mas faço com a torneira aberta e o Aquecimento desligado certo??!!
              No meu: tanto faz... Mas é melhor fechar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por FilipeCunha Ver Post
                Com o sistema bem quente, purgar cada radiador, deves ter um em cada radiador....os meus são automaticos, ao abrir só sai o ar...agua não sai.
                Tambem pode acontecer, que o vaso de expansão da caldeira tenha perdido o ar (ou rebentado) e aí quando aquece toda a expansão é expulsa pela valvula de segurança da caldeira, e quando arrefece fica sem pressão e muitas vezes nem a caldeira por segurança arranca...



                Ok..................
                Tinha ideia que era com o aquecimento desligado!!!
                Sendo assim amanhã vou purgar todo o sistema mas vou por no minimo para não me queimar!!!lolo



                Sendo assim, è aquecimento ligado e torneira fechada??!!
                Editado pela última vez por Joaobernardo; 15 December 2009, 20:46.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                  Ok..................
                  Tinha ideia que era com o aquecimento desligado!!!
                  Sendo assim amanhã vou purgar todo o sistema mas vou por no minimo para não me queimar!!!lolo



                  Sendo assim, è aquecimento ligado e torneira fechada??!!




                  Desculpem as sucessivas perguntas mas a minha maria tá-me a partir a cabeça com cenas tipo ,ainda fazes rebentar isso e tal......
                  só queria ter a certeza que iria fazer da maneira mais correcta!!!

                  Sendo assim, è aquecimento ligado e torneira fechada??
                  Editado pela última vez por Joaobernardo; 15 December 2009, 21:37.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post


                    Desculpem as sucessivas perguntas mas aminha maria tá-me a partir a cabeça com cenas tipo ,ainda fazes rebentar isso e tal......
                    só queria ter a certeza que iria fazer da maneira mais correcta!!!

                    Sendo assim, è aquecimento ligado e torneira fechada??
                    É preciso eu lá ir?
                    Tanto faz! O pior que pode acontecer é molhar o chão

                    Marias são lixadas.

                    Comentário


                      #11
                      Eu sempre purguei o meu com torneira aberta e aquecimento desligado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                        É preciso eu lá ir?
                        Tanto faz! O pior que pode acontecer é molhar o chão

                        Marias são lixadas.





                        Nem me digas nada!!!!!lolo
                        Fazem com que as nossas certezas passem a algo completamente errado!!!





                        PS: Já me avisou,"com uma voz muito seria" para eu purgar só quando ela e a minha filha não estiverem em casa!!!........

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post

                          PS: Já me avisou,"com uma voz muito seria" para eu purgar só quando ela e a minha filha não estiverem em casa!!!........

                          Se tens medo: deixa tar como está. Os tubos penso q aguentam até 6 bars salvo erro por isso está longe de rebentar com a instalação.

                          Alem disso a pressão de água da torneira normal são 3 bars. Por isso estás a nos luz de ter qq tipo de problema derivado da pressão.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por neoxic Ver Post

                            Se tens medo: deixa tar como está. Os tubos penso q aguentam até 6 bars salvo erro por isso está longe de rebentar com a instalação.

                            Alem disso a pressão de água da torneira normal são 3 bars. Por isso estás a nos luz de ter qq tipo de problema derivado da pressão.



                            Eu não tenho medo até porque jà o fiz uma vez e correu bem!! tirando isso eu è que faço tudo em casa, não contrato ninguem!! Furos, pintar,montagens,desmontagem etc..etc......sempre com os filmes dela mas faço!!lol
                            Agora quando se trata de mexer em coisas que supostamente funcionam com gàs!! A rapariga entra em stress!!!!

                            Comentário


                              #15
                              Há dias o meu aquecimento não ligava.. Abri todas as válulas de descarga (aquelas ao lado, no caso da imagem, direito, pequeninas) com o manípulo do grau de aquecimento aberto ao máximo. A maior parte dos aquecedores, começou logo a sair água pela válvula...Houve 2 que estiveram umas boas 3 horas cada até que a água começasse a sair.

                              Só depois disso é que o aquecimento começou a funcionar no resto da casa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                Há dias o meu aquecimento não ligava.. Abri todas as válulas de descarga (aquelas ao lado, no caso da imagem, direito, pequeninas) com o manípulo do grau de aquecimento aberto ao máximo. A maior parte dos aquecedores, começou logo a sair água pela válvula...Houve 2 que estiveram umas boas 3 horas cada até que a água começasse a sair.

                                Só depois disso é que o aquecimento começou a funcionar no resto da casa.

                                Exacto, não esquecer que ao sair o ar, a pressão irá diminuir, convem abastecer a caldeira, para não baixar abaixo de 1bar...

                                Comentário


                                  #17
                                  Todos os radiadores (ou irradiadores) cá de casa têm válvula automática, quer dizer que não precisam de ser purgados manualmente, à excepção dos dois toalheiros das casas de banho que têm purgadores manuais. De vez em quando coloco a mão nas barras superiores (digo superiores porque é onde se encontra o purgador) para ver se estão frias (quando o aquecimento está ligado claro). Se estiverem frias, ou, as que estiverem frias têm ar e não àgua. Nesse caso desatarracho um pouco o parafuso do purgador e deixo sair o ar. Estou com uma toalha bem perto do orifício para quando começar a sair àgua poder estancar enquanto aparafuso de novo o purgador. Eu faço isto com o aquecimento ligado e a torneira aberta, pois desta forma o ar sai com mais pressão e mais rapidamente. Enquanto o ar andar por lá é só desperdício de energia, pois esses elementos não aquecem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por FilipeCunha Ver Post
                                    Exacto, não esquecer que ao sair o ar, a pressão irá diminuir, convem abastecer a caldeira, para não baixar abaixo de 1bar...
                                    E se baixar ? O que é que acontece ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Belo tópico João Bernardo..tenho exactamente o mesmo problema embora o meu aquecimento seja um pouco + recente.


                                      Isso é eficiente ? Aquece-te mesmo a casa ?


                                      Deixo o meu um dia inteiro a trabalhar e é menos eficiente que um aquecedor eléctrico de 10 €

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu, no meu aquecimento central, vejo 2 problemas...

                                        1º - Alguns dos radiadores fazem barulho... Parece que tem sempre água a correr lá dentro.

                                        2º - Mesmo com todos os manípulos fechados, a caldeira está sempre a ligar-se e a desligar-se para o aquecimento central. Ou seja, não há calor nos radiadores, mas nas tubagens deve estar sempre quente. Mas isso, para mim, parece-me um desperdício de gás estúpido e todos os dias, antes de sair de casa, desligo o aquecimento central na caldeira para aquilo não estar a ligar-se num período em que não está ninguém em casa.

                                        Ainda estou para ver a conta do gás deste mês.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Real Ver Post

                                          1º - Alguns dos radiadores fazem barulho... Parece que tem sempre água a correr lá dentro.

                                          2º - Mesmo com todos os manípulos fechados, a caldeira está sempre a ligar-se e a desligar-se para o aquecimento central. Ou seja, não há calor nos radiadores, mas nas tubagens deve estar sempre quente. Mas isso, para mim, parece-me um desperdício de gás estúpido
                                          .



                                          Tal e Qual o que se passa comigo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Braga68 Ver Post
                                            Todos os radiadores (ou irradiadores) cá de casa têm válvula automática, quer dizer que não precisam de ser purgados manualmente, à excepção dos dois toalheiros das casas de banho que têm purgadores manuais. De vez em quando coloco a mão nas barras superiores (digo superiores porque é onde se encontra o purgador) para ver se estão frias (quando o aquecimento está ligado claro). Se estiverem frias, ou, as que estiverem frias têm ar e não àgua. Nesse caso desatarracho um pouco o parafuso do purgador e deixo sair o ar. Estou com uma toalha bem perto do orifício para quando começar a sair àgua poder estancar enquanto aparafuso de novo o purgador. Eu faço isto com o aquecimento ligado e a torneira aberta, pois desta forma o ar sai com mais pressão e mais rapidamente. Enquanto o ar andar por lá é só desperdício de energia, pois esses elementos não aquecem.
                                            Bem explicado...
                                            Por vezes, se encontrámos um radiador «mais teimoso em ser purgado», o que faço é, com o aquecimento a funcionar, fecho todos os outros e mantenho o purgador do «teimoso» aberto até sair todo o ar e ele ficar uniformemente quente. Fecho o purgador, abro todos os restantes radiadores e vou meter água no sistema até à pressão indicada ...cerca de 1.5 bar ( o meu funciona assim).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PAKITO Ver Post
                                              Belo tópico João Bernardo..tenho exactamente o mesmo problema embora o meu aquecimento seja um pouco + recente.


                                              Isso é eficiente ? Aquece-te mesmo a casa ?


                                              Deixo o meu um dia inteiro a trabalhar e é menos eficiente que um aquecedor eléctrico de 10 €
                                              Xiii
                                              Deve estar mal dimensionado ou a funcionar mal.
                                              Quando estiver ligado passa a mão por cima de todos os radiadores para veres se estão uniformemente quentes. Se calhar precisam de ser purgados.
                                              A minha casa tem 2 pisos e o sistema esta programado para funcionar das 6 ás 7 e das 16 ás 23 horas.
                                              Ontem, pelas 18 horas andava de t shirt dentro de cas...19 graus...porque foi o que eu «pedi» no programador.
                                              Vê lá issso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                Eu, no meu aquecimento central, vejo 2 problemas...

                                                1º - Alguns dos radiadores fazem barulho... Parece que tem sempre água a correr lá dentro.

                                                2º - Mesmo com todos os manípulos fechados, a caldeira está sempre a ligar-se e a desligar-se para o aquecimento central. Ou seja, não há calor nos radiadores, mas nas tubagens deve estar sempre quente. Mas isso, para mim, parece-me um desperdício de gás estúpido e todos os dias, antes de sair de casa, desligo o aquecimento central na caldeira para aquilo não estar a ligar-se num período em que não está ninguém em casa.

                                                Ainda estou para ver a conta do gás deste mês.
                                                Deixa lá ver se te ajudo:
                                                1º Purga todos os radiadores...deve haver ar no sistema, daí o barulho
                                                2º Mete áqua no sistema á pressão indicada( no caso de esse processo não ser automático)
                                                3º Vê para que temperatura de funcionamente está a caldeira programada para funcionar.
                                                4º Vê da possibilidade de instalares um programador ( 200 euros??). desta forma, a caldeira ligar-se e desliga-se automaticamente de acordo com as tuas preferências . Normalmente uma a duas horas antes de te levantares e uma a duas horas antes de chegares a casa. Quando vais dormir, normalmente fica programada para uma temperatura mais baixa ( eu tenho 19 graus de dia e 17 quando estámos a dormir).
                                                Espero ter ajudado, mais alguma coisa...manda.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PAKITO Ver Post
                                                  Belo tópico João Bernardo..tenho exactamente o mesmo problema embora o meu aquecimento seja um pouco + recente.


                                                  Isso é eficiente ? Aquece-te mesmo a casa ?


                                                  Deixo o meu um dia inteiro a trabalhar e é menos eficiente que um aquecedor eléctrico de 10 €



                                                  O meu è muito bom!!
                                                  Aqueçe rápidamente a casa!! ponho a 20º e ando de boxers!!lolo
                                                  Mas o que aconteçe é que o normal é no 1.5bar e neste momento está quase nos 3............mas tudo funciona aparentemente bem, não faz ruidos estranhos, mas a caldeira liga mais do que deveria ligar!!! de certeza que existe ar nos radiadores!!! hoje vou purgar todo o sistema com o aquecimento ligado!!! o sistema tem 4anos a idade da casa e caldeira è uma Vulcano toda XPTO, tem muitos pontos positivos, os negativos são a conta do gàs ao fim do mês, então constantemente a trabalhar como neste caso ainda pior!!!................. Lembro-me que quando foi purgada pela ultima vez os radiadores aqueciam muito mais e chegava a temperatura a caldeira desligava e não voltava a ligar tão cedo!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas........Acho que já está!! Quer dizer....vejam as fotos!!!
                                                    Primeiro purguei todos os radiadores menos os da casa de banho!!
                                                    Ficou fixe!! a Pressão baixou para os 1.5bar!! exelente!!! tudo feito com o aquecimento ligado!!! depois passados uns minutos fui ver como estava a pressão e já estava muito perto dos 2bar!!..........
                                                    Lembrei-me dos da casa de banho!!!
                                                    Fui lá e tal........purguei e sai tanto mas tanto ar que até metia dó!!lol
                                                    Os outros tambem tinham ar mas não tanto como os da casa de banho!!
                                                    lá fui novamente ver a pressão e desta vez baixou para apenas 1bar e pouco......e agora como è subo a pressão ????
                                                    Mas está exelente os radiadores estão bem quentes e em 15min já se nota a casa quentinha, a caldeira já desligou à uns 5min e ainda não ligou.......está tudo muito normal, mas a pressão está um nadinha a cima do 1bar!! pode ficar assim? ou existe algum tipo de problema??

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ..........

                                                      A "chave" da torneirita!!



                                                      A "chave" na porca que abre àgua e retira o ar que sai por aquele pequeno òrificio!!


                                                      Aqui está a pressão com que ficou depois da purga!! menos os radiadores dos Wc!! Parecia ter ficado no ponto!!



                                                      Esta pressão já depois da purga nos Wc.........



                                                      E por fim ,não tenho a certeza mas acho que è aquela peça preta que faz subir a pressão!! Mas ñão tenho a certeza!!:/

                                                      Ficheiros anexados
                                                      Editado pela última vez por Joaobernardo; 16 December 2009, 18:19.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Malta como é que eu subo a pressão???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Joaobernardo Ver Post
                                                          Malta como é que eu subo a pressão???
                                                          Agora caí da cadeira de tanto rir

                                                          Há algures uma torneira que tens de abrir para meter água. Ao mesmo tempo controlas o manómetro e ele vai subir eqt estiver a torneira aberta.

                                                          Não tens o Manual dessa coisa?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                            Agora caí da cadeira de tanto rir

                                                            Há algures uma torneira que tens de abrir para meter água. Ao mesmo tempo controlas o manómetro e ele vai subir eqt estiver a torneira aberta.

                                                            Não tens o Manual dessa coisa?


                                                            Olha lá vai gozar com outro!!!!lolo
                                                            tenho de procurar o manual!!


                                                            Mas............já está quase!! já faltou mais!!!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X