Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Se todos tivessem o nível de vida de Portugal, eram necessários dois planetas"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] "Se todos tivessem o nível de vida de Portugal, eram necessários dois planetas"

    Entrevista a Rui Vilar

    "Se todos tivessem o nível de vida de Portugal, eram necessários dois planetas"
    O sobreendividamento vai ser "uma fortíssima condicionante da próxima década. Tal como o ambiente internacional, pois "não se dissiparam as consequências desta última crise", alerta do presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.
    Helena Garrido
    Helenagarrido@negocios.pt

    .def_cptxt_text {font:normal 11px verdana;color:#000000;text-decoration:none;margin:0em 0em 1.5em 0em;line-height:2.5ex;}

    O sobreendividamento vai ser "uma fortíssima condicionante da próxima década. Tal como o ambiente internacional, pois "não se dissiparam as consequências desta última crise", alerta do presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.

    Ao longo de toda a entrevista, Rui Vilar manifesta-se preocupado com o caminho que o mundo hoje percorre. Os portugueses terão de corrigir os seus padrões de consumo e poupar mais. “Se todos tivessem o nível de vida de Portugal, eram necessários dois planetas”, adverte.

    Um dos temas muito em voga hoje em dia.
    Mas só postei esta referência porque este senhor faz menção a um ponto importante: quando falamos da dívida externa Portuguesa, esquecemo-nos de que não são só as Pontes, Estradas e Aeroportos que causam o nosso endividamento! Raramente se atribuem as culpas aos créditos que muitos Portugueses contraem para comprar a casa e o carro XPTO, as férias, os electrodomésticos, etc. junto dos bancos, que por sua vez buscam financiamento junto de entidades Estrangeiras. Uma pescadinha de rabo na boca, em que os baixos salários, o déficite de exportação e a mania das grandezas abala sobremaneira o crescimento e o futuro do país.

    #2
    Os exemplos vêm de cima.

    Se o Estado fosse mais controlado no investimento que faz/fez talvez não estivessemos nesta situação.

    É a mania das grandezas, queremos fazer/ter tudo e a última coisa que pensamos é em como vamos pagar e não tenho dúvidas que no futuro esta situação vai-se agravar.

    Quando o juro subiu foi ver uma quantidade de pessoas a ir ao banco pedir para baixar o spread, aumentar o nº de anos do empréstimo etc, e isto acontece porque as pessoas não estão minimamente informadas.
    É de facto muito mau viver num pais sobreendividado porque o nosso futuro está muito exposto às variações das taxas de juro e isso é um risco que afecta muitos portugueses.

    Comentário


      #3
      Fico parvo como em Portugal vejo tantos carros a cima de 25/30 mil euro Há empréstimos para tudo depois é assim!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por air Ver Post
        Fico parvo como em Portugal vejo tantos carros a cima de 25/30 mil euro Há empréstimos para tudo depois é assim!
        Muitos são carros de empresa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Muitos são carros de empresa.
          Conheço muitos que não são... Temos as prioridades trocadas, é um facto!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
            Os exemplos vêm de cima.
            Os exemplos deviam vir de cima!!


            Mas mesmo assim, isso não pode servir de desculpa para "quem vem de baixo".

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
              Os exemplos deviam vir de cima!!


              Mas mesmo assim, isso não pode servir de desculpa para "quem vem de baixo".
              Concordo em absoluto, caímos demasiado na desresponsabilização como Povo e não cumprimos nem fazemos cumprir a Democracia.

              Quanto ao que disseste Air, não podia estar mais de acordo, vejo malta que vive com pouco desafogo económico e que tem carros melhores que o meu!
              Quer-se obter prestígio social e um nível de vida de maneira completamente errada!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                Concordo em absoluto, caímos demasiado na desresponsabilização como Povo e não cumprimos nem fazemos cumprir a Democracia.

                Quanto ao que disseste Air, não podia estar mais de acordo, vejo malta que vive com pouco desafogo económico e que tem carros melhores que o meu!
                Quer-se obter prestígio social e um nível de vida de maneira completamente errada!
                Tive de conviver com outra cultura para perceber isso. Uma cultura que em meia duzia de meses de poupança podia comprar um premium, mas prefere comprar um pequeno familiar, pois chega perfeitamente para o que precisam e o uso que dão.

                As pessoas deviam viver mais para si e menos para os outros. Muitas das compras que se fazem, nomeadamente carros, é mais para o estatuto do que para a necessidade. Depois encontram-se situações caricatas...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                  Os exemplos deviam vir de cima!!


                  Mas mesmo assim, isso não pode servir de desculpa para "quem vem de baixo".
                  Claro que não.

                  Mas repara em Portugal existem muitos problemas sociais e económicos no entanto qual é a atitude do Estado? Investimento público ora pois.

                  Temos graves problemas na educação, saúde, justiça,etc e em vez de investir/minimizar esses problemas o Estado constrói Casas da Música, Estádios, Expo, Tgv's etc...

                  O povo vê e faz igual. Não querem saber da educação, da saúde, da reforma e investem em carros, casas e outras futilidades.

                  É a mentalidade que nos foi imposta percebes?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                    Tive de conviver com outra cultura para perceber isso. Uma cultura que em meia duzia de meses de poupança podia comprar um premium, mas prefere comprar um pequeno familiar, pois chega perfeitamente para o que precisam e o uso que dão.

                    As pessoas deviam viver mais para si e menos para os outros. Muitas das compras que se fazem, nomeadamente carros, é mais para o estatuto do que para a necessidade. Depois encontram-se situações caricatas...
                    Como tu, tb tive a oportunidade de viver algum tempo fora, no meu caso fiz Erasmus na Alemanha. Faz-nos ter uma visão mais completa do mundo, do bom e do mau que temos no nosso país e no meu caso, fez aumentar o meu inconformismo!
                    Não sou sovina mas mantenho o meu Corsa B de 2000, isto apesar de ter lutado para ter uma posição profissional que muitos me diziam inatingível e poder, neste momento, comprar um carrito xpto a pronto. Mas eu meti na cabeça que hei-de comprar (fazer ?!?!?) uma casa a pronto...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                      Como tu, tb tive a oportunidade de viver algum tempo fora, no meu caso fiz Erasmus na Alemanha. Faz-nos ter uma visão mais completa do mundo, do bom e do mau que temos no nosso país e no meu caso, fez aumentar o meu inconformismo!
                      Não sou sovina mas mantenho o meu Corsa B de 2000, isto apesar de ter lutado para ter uma posição profissional que muitos me diziam inatingível e poder, neste momento, comprar um carrito xpto a pronto. Mas eu meti na cabeça que hei-de comprar (fazer ?!?!?) uma casa a pronto...
                      Eu por lá andava com a ilusão dos carros a preços baixos, sem impostos e com descontos... Peguei e comprei um carrito por 1000 e poucos euros e leva-me onde quero.

                      Pretendo no próximo ano conseguir um contrato melhor e espero que o meu carrito me acompanhe enquanto lá estiver.. Em poucos anos com a cabeça bem orientada posso criar bons alicerces para o futuro e é isso que pretendo.

                      Carros para o vizinho ver são um luxo muito caro..

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        Eu por lá andava com a ilusão dos carros a preços baixos, sem impostos e com descontos... Peguei e comprei um carrito por 1000 e poucos euros e leva-me onde quero.

                        Pretendo no próximo ano conseguir um contrato melhor e espero que o meu carrito me acompanhe enquanto lá estiver.. Em poucos anos com a cabeça bem orientada posso criar bons alicerces para o futuro e é isso que pretendo.

                        Carros para o vizinho ver são um luxo muito caro..
                        Eu lembro-me de andares a ver os MX-5...eu conto comprar um para o ano mas porque gosto muito do carrito. Já te respondi à PM...agora tenho de ir trabalhar um bocadito mais.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                          Claro que não.

                          Mas repara em Portugal existem muitos problemas sociais e económicos no entanto qual é a atitude do Estado? Investimento público ora pois.

                          Temos graves problemas na educação, saúde, justiça,etc e em vez de investir/minimizar esses problemas o Estado constrói Casas da Música, Estádios, Expo, Tgv's etc...

                          O povo vê e faz igual. Não querem saber da educação, da saúde, da reforma e investem em carros, casas e outras futilidades.

                          É a mentalidade que nos foi imposta percebes?
                          A mim não me impôem mentalidade nenhuma...

                          Tenho cabeça, penso por mim...


                          E se queres que te diga, embora ache que de 100% de pessoas, 40% não têm capacidade para pensar por si, e são muito facilmente levados pela "lavagem cerebral" do governo, os outros 60% também me parece que se encostam a essa desculpa de "Se querem que eu faça eles que o façam primeiro..."

                          Comentário


                            #14
                            A seguir, vão dizer que foram os portugueses que "inventaram" o sobre endividamento...


                            Nós descobrimos isto há muito pouco tempo, há paises que levam decadas de avanço...

                            Isto só não para de repente porque quem é apanhado nas malhas do "para lá de bagdad" ainda vai tendo ajudas/soluções.

                            Por isso, parar para quê? emprestaram-me não emprestaram? agora esperem que eu pague!!!

                            A coisa só muda quando não emprestarem, "ai mas eu quero!!!!", "pois... está bem... volta cá depois...".


                            Só que se não emprestam, o pessoal não compra, não compra, não se vende, não se vende, não há trabalho...

                            É melhor, começar a pensar numa sociedade alternativa porque esta não é sustentavel!!!

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X