Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O porquê do "fim" dos Asas de Portugal...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O porquê do "fim" dos Asas de Portugal...

    Para aqueles que não sabiam, desde Agosto que as patrulhas de demonstração aeronáuticas (Asas de Portugal/Rotores de Portugal) se encontravam "desaparecidas", tendo inclusivé sido anuladas participações em eventos no estrangeiro.

    Começa-se agora a conhecer alguns detalhes sobre o que originou esta situação...

    Será que o incidente justifica as acções tomadas, ou será que serviu de "leitmotiv" para acertar contas, face à exposição e prestigio alcançados?

    Para quem pensar que uma reforma compulsiva é um castigo "leve", ela é considerada uma saída sem honra, mesmo para quem tem uma folha de serviços imaculada. É uma das penas mais graves do DRM e CJM, e que implica a perda de uma série de privilégios, inclusivé monetários.

    Não é também de desconsiderar o abalo que uma pena destas provoca na estrutura psicológica de uma pessoa/profissional deste tipo e no grupo onde o mesmo se inseria.

    Será que se instalou uma caça às bruxas na BA11 (Beja)?

    Força Aérea afasta piloto que encobriu acidente - JN

    Rádio Voz da Planície 104.5 FM ---- Beja

    #2
    Caça às bruxas, porquê?

    Por não terem cumprido com as suas responsabilidades, o seu dever de honestidade e terem mentido (a assumir que o relato dessas notícias é verdadeiro)?
    Se assim for é apenas o cumprir das normas/regras internas.

    Pode-se discutir se as medidas são muito (ou demasiado) severas, mas se estiverem consagradas, estão a ser aplicadas e daí não vem mal ao mundo.

    Ainda à poucos dias estive na BA11 mas não consegui ver os Alouettes, foi pena.

    Comentário


      #3
      Seja como for, penso que a reforma compulsiva acaba por ser um castigo demasiado severo. A gravidade da situação não justifica uma punição tão pesada, na minha opinião.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
        Caça às bruxas, porquê?

        Por não terem cumprido com as suas responsabilidades, o seu dever de honestidade e terem mentido (a assumir que o relato dessas notícias é verdadeiro)?
        Se assim for é apenas o cumprir das normas/regras internas.

        Pode-se discutir se as medidas são muito (ou demasiado) severas, mas se estiverem consagradas, estão a ser aplicadas e daí não vem mal ao mundo.

        Ainda à poucos dias estive na BA11 mas não consegui ver os Alouettes, foi pena.
        Pois é, mas...

        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Seja como for, penso que a reforma compulsiva acaba por ser um castigo demasiado severo. A gravidade da situação não justifica uma punição tão pesada, na minha opinião.
        Eu tb vou mais por aqui. Claro que pouco ou nada sabemos, e quais as razões por trás de tal exagero, ou não... Assim à primeira vista parece que o sucesso de algumas pessoas estaria a incomodar outras, mas lá está, pouco se sabe.

        Comentário


          #5
          Exacto, eu percebo o vosso ponto de vista (e com o qual concordo), mas.... tal como bem dizem, não sabemos exactamente o que se passou.
          Ninguém gosta de ser "despromovido" ou pior, mas deve ter havido algum motivo.

          A julgar apenas pelas notícias, o piloto (que parece já ter alguma experiência) deve (lá está, não sabemos a exactidão dos factos) ter efectuado uma manobra perigosa e tocou numa árvore, que danificou a aeronave. Depreendo que estivesse a uma altura do solo relativamente pequena.
          Logo aqui, colocou em perigo a sua vida (claro que estas aeronaves não caem à primeira peça partida, mas...), e o estado da aeronave (podia-se ter despenhado, e lá iam mais uma milhares ao ar). E já nem digo em colocar em perigo vidas de terceiros, porque parto do princípio de que fez esta manobra num local isolado de habitações, ou de alguma coisa onde pudessem estar pessoas, se bem que o perigo pode surgir a qualquer momento).
          Para além disto, parece que mentiu.

          Se isto serviu como desculpa para ajustes laterais não sei. Se assim for é muito mau para o prestígio das Forças Armadas.

          Mas lá está, não sabemos os factos (eu, pelo menos) e eu não quero crucificar o piloto (ou pilotos), até porque gosto bastante do que eles fazem e tenho bastante respeito por isso.

          Eles lá resolverão o "caso".
          Espero que justamente.

          Comentário


            #6
            Aparte de gostar do que fazem, trata-se de um militar de carreira que tem obrigações e deveres, um dos quais manter uma integridade moral, não fazendo parte destes o mentir e ocultar acidentes ocorridos com material português...

            Não me choca nada!

            Se fosse o outro resultado (não se saber e ainda ser promovido) provavelmente responderiam: é tipico!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AMR Ver Post
              Pois é, mas...



              Eu tb vou mais por aqui. Claro que pouco ou nada sabemos, e quais as razões por trás de tal exagero, ou não... Assim à primeira vista parece que o sucesso de algumas pessoas estaria a incomodar outras, mas lá está, pouco se sabe.

              as regras do ar referem 300 metros de altitude sobre populações e 150metros de altitude sobre terra, só pode ser quebrado com autorização, como por exemplo festival aereo ou treinos para eles

              visto que ja não estava em treino, não respeitaram as regras e sendo assim acontece o que acontece a qualquer piloto civil, fica sem a licença

              parece adequado o castigo, sem contar com o facto de ter mentido

              Comentário


                #8
                Desconhecendo realmente os factos ocorridos, mas analizando pelo que veio a publico, a pena parece-me acertada, porque violou o Código e Honra e Deveres Militares.

                Temos que levar em conta que é um oficial superior (Major), com formação na Academia da F.Aerea, onde teve para alem da formação tecnica, mas tambem recebeu formação civica e sobre a conduta militar.
                Portanto, não estamos a falar de um soldado ou cabo, mas sim de oficial superios com muitos anos de carreira.

                Comentário


                  #9
                  sobre o caso agora relatado e as penas aplicadas, não tenho opinião formada, mas tenho a sensação que a história está mal contada.

                  é que sei que o Millenniumbcp patrocinava a patrulha desde o tempo do Paulo Teixeira Pinto, tendo até os aviões sido pintados com a cor do Banco.

                  dizia-se na altura que tinha sido a salvação da patrulha.

                  não sei se esse acordo ainda vigora, mas muito provávelmente não, daí outra razão (principal?) para a suspensão ou o fim do grupo.

                  não vi nenhuma referência a isto nas noticias.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                    sobre o caso agora relatado e as penas aplicadas, não tenho opinião formada, mas tenho a sensação que a história está mal contada.

                    é que sei que o Millenniumbcp patrocinava a patrulha desde o tempo do Paulo Teixeira Pinto, tendo até os aviões sido pintados com a cor do Banco.

                    dizia-se na altura que tinha sido a salvação da patrulha.

                    não sei se esse acordo ainda vigora, mas muito provávelmente não, daí outra razão (principal?) para a suspensão ou o fim do grupo.

                    não vi nenhuma referência a isto nas noticias.

                    mas então e porque reformar o piloto??
                    é que ele alem de piloto asas de portugal, tambem é instrutor de voo


                    ja agora no meu outro post onde escrevi altitude deve se ler altura

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                      as regras do ar referem 300 metros de altitude sobre populações e 150metros de altitude sobre terra, só pode ser quebrado com autorização, como por exemplo festival aereo ou treinos para eles

                      visto que ja não estava em treino, não respeitaram as regras e sendo assim acontece o que acontece a qualquer piloto civil, fica sem a licença

                      parece adequado o castigo, sem contar com o facto de ter mentido
                      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                      mas então e porque reformar o piloto??
                      é que ele alem de piloto asas de portugal, tambem é instrutor de voo


                      ja agora no meu outro post onde escrevi altitude deve se ler altura
                      Continuo a desconfiar que há algo mais por trás deste castigo, e que se parece estar a empolar demasiado o embate no ramo de uma árvore, o que já deve ter acontecido dentro da Base Aérea.

                      Não se tratava de um pilotozeco, e algo de muito grave terá que haver por trás para o afastarem sem mais nem menos.

                      Não esquecer que perder um piloto destes, é mandar ao ar muito dinheiro empregue na sua formação.

                      Comentário


                        #12
                        Como já foi dito, a gravidade da situação não se prende provavelmente [já que não conheco a situação] com o toque na arvore mas sim com o mentir a um superior para encobrimento de uma falha, com a consequente perda de confiança.

                        Esta situação seria grave em qualquer empresa. Nas forças armadas, e tratando-se de um oficial superior, é gravíssima.

                        Comentário


                          #13
                          Eu ainda sou do tempo dos Asas em Sintra - BA1, mas na altura Cessna T37.

                          A primeira vez que vi (1989) um treino do "folha seca" pensei que o aviao se tinha avariado e ia cair, foi brutal. O aviao subia e depois desligavam os motores e o aviao comecava a perder altitude e a cair como uma folha seca. Julgo que so o comandante da esquadra fazia aquele número.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                            mas então e porque reformar o piloto??
                            é que ele alem de piloto asas de portugal, tambem é instrutor de voo
                            pois...não sei, mas a suspensão da actividade da patrulha seria quebra contratual com as devidas consequências que, presumo, não seriam pequenas.

                            daí eu supor que o contrato com o banco que referi já expirou, tendo tornado mais fácil o que aconteceu
                            Editado pela última vez por carlosmrs; 25 December 2009, 16:22.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                              Continuo a desconfiar que há algo mais por trás deste castigo, e que se parece estar a empolar demasiado o embate no ramo de uma árvore, o que já deve ter acontecido dentro da Base Aérea.

                              Não se tratava de um pilotozeco, e algo de muito grave terá que haver por trás para o afastarem sem mais nem menos.

                              Não esquecer que perder um piloto destes, é mandar ao ar muito dinheiro empregue na sua formação.

                              aconteceu no ar
                              detro de uma mcta, mas ainda no ar

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                aconteceu no ar
                                detro de uma mcta, mas ainda no ar
                                Que aconteceu no ar, foi o que eu percebi. Nem digo que seja grave o desrespeito pelas normas e protocolos de segurança. Mas parece-me algo empolado...

                                Como disse, estranho um pouco desfazerem-se assim de um "património" daqueles.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                  Que aconteceu no ar, foi o que eu percebi. Nem digo que seja grave o desrespeito pelas normas e protocolos de segurança. Mas parece-me algo empolado...

                                  Como disse, estranho um pouco desfazerem-se assim de um "património" daqueles.

                                  se toca-se na arvore e tivesse matado 100 pessoas era um castigo injusto???

                                  eu acho que o castigo foi bem aplicado, quebrou as regras do ar e ainda mentiu

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                    se toca-se na arvore e tivesse matado 100 pessoas era um castigo injusto???

                                    eu acho que o castigo foi bem aplicado, quebrou as regras do ar e ainda mentiu
                                    Não foi isso que disse pois não?

                                    Regras à parte, penso que há diferença entre tocar num galho numa zona remota, e tocar num galho sobre uma zona de elevada densidade populacional e nem nisso temos a confirmação de onde foi. Eu apenas estou a supor que foi dentro do perímetro da Base Aerea, pq n estou a ver um piloto/instrutor da FA com aquele currículo a cometer uma burrada sobre a população.

                                    Quanto a mim, e na falta de mais dados, continua-me a parecer excesso de zelo, numa aproveitação de alguém para queimar outro alguém.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O que eu percebi foi que tocou numa árvore aquando do regresso à base, estou correcto?

                                      (É que sinceramente não me parece que em qualquer zona nas redondezas do parque das nações fossem suficientemente inconsequentes para descer a certas altitudes...20, 30m...)

                                      O que se pode ter passado é que, no regresso à base, decidiu dar uma de brincar com o avião...tentar uma manobra arriscada, provavelmente desnecessária...correu mal...e pumba. Pode ter sido, como pode ter sido algo completamente diferente. De qualquer maneira não acredito que quem sabe o que se passou faça grandes comentários...

                                      E ficou-lhe mal mentir. Especialmente entre militares, não costuma haver desculpas para isso...

                                      Ah...e um Alpha Jet custa uns 5,5/6 milhões de euros, se n me engano...vejam só os impostos que isso dá...e as responsabilidades...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                        O que eu percebi foi que tocou numa árvore aquando do regresso à base, estou correcto?

                                        (É que sinceramente não me parece que em qualquer zona nas redondezas do parque das nações fossem suficientemente inconsequentes para descer a certas altitudes...20, 30m...)

                                        O que se pode ter passado é que, no regresso à base, decidiu dar uma de brincar com o avião...tentar uma manobra arriscada, provavelmente desnecessária...correu mal...e pumba. Pode ter sido, como pode ter sido algo completamente diferente. De qualquer maneira não acredito que quem sabe o que se passou faça grandes comentários...

                                        E ficou-lhe mal mentir. Especialmente entre militares, não costuma haver desculpas para isso...

                                        Ah...e um Alpha Jet custa uns 5,5/6 milhões de euros, se n me engano...vejam só os impostos que isso dá...e as responsabilidades...

                                        Yeap, seria muito dinheiro que iria pelos ares, se se tivesse despenhado. A isso ainda se juntaria o valor do piloto, caso não sobrevivesse, ou não pudesse mais exercer as suas funções.

                                        É pelo valor do piloto afastado, que estou a "pegar"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                          Desconhecendo realmente os factos ocorridos, mas analizando pelo que veio a publico, a pena parece-me acertada, porque violou o Código e Honra e Deveres Militares.

                                          Temos que levar em conta que é um oficial superior (Major), com formação na Academia da F.Aerea, onde teve para alem da formação tecnica, mas tambem recebeu formação civica e sobre a conduta militar.
                                          Portanto, não estamos a falar de um soldado ou cabo, mas sim de oficial superios com muitos anos de carreira.
                                          Vou aproveitar a citação do user Akagi, mas a minha opinião é transversal a todos os outros user's que se focaram principalmente na punição ao Major Videira...

                                          Para mim a punição aplicada ao piloto é relativamente pacifica, não tanto pelo incidente em si (a velha máxima: train as you fight,fight as you train) mas pela tentativa de encobrimento. Quanto muito poderei questionar a severidade da mesma, mas para isso é necessário conhecer muito mais detalhes... nomeadamente a origem do registo videográfico

                                          As punições aos restantes militares, enquadro-as como resultado de um espirito de camaradagem e lealdade interpessoal muito fortes, que apesar de poderem ser questionaveis face ao Código Militar, consigo compreender e aceitar.

                                          O que me deixa de "pé atrás" é a suspenção das patrulhas, mais pelo lado dos Rotores de Portugal, que face à informação divulgada não tiveram qualquer relação com os acontecimentos.

                                          Não deixo de notar um certo espiríto de "revanche", ao nomearem um oficial oriundo dos Falcões para, passo a citar, "endireitar os Caracóis" quando era sabido que os Asas sempre foram um espinho atravessado na garganta dos "Falcões" que sempre se viram como a elite.

                                          Face a tudo isto espero, enquanto entusiasta aeronáutico, que a suspenção destas patrulhas não seja "ad eternum"

                                          E deixo-vos uns rebuçados:

                                          YouTube - swiss air force

                                          Umas "rapadas" a sério

                                          YouTube - Best Of Low pass Jet fighters

                                          YouTube - Crazy suicidal French Air Force Pilots !!!

                                          YouTube - The Craziest Low Pass Ever [French Chopper]

                                          YouTube - French chopper nearly takes heads off !!

                                          A parte final deste é qualquer coisa...

                                          YouTube - African Airport Operations


                                          Por último,que o "lençol" já vai longo e para quem gostar disto, aconselho a ver ou a adquirir o filme "Chevaliers du ciel" / "Cavaleiros do Céu" do Gerard Pires, que se baseia numa BD intitulada "As aventuras de Tanguy e Laverdure". Nos extras encontram isto, que eu uso para testar paineis HD:

                                          Vejam em HD...

                                          YouTube - Les Chevaliers du Ciel HD Promo
                                          Editado pela última vez por sikora; 26 December 2009, 14:41.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ficas de "pé atrás" (tu e todos nós) porque não sabemos "da missa a metade". A não ser que alguém daqui tenha conhecimentos internos da BA11 e/ou das Forças Armadas.
                                            E depois damos a nossa opinião sobre estas coisas que desconhecemos. Claro que podemos dar aqui a nossa opinião, nada contra, sobre as notícias que focam o castigo ao militar em questão e a suspensão desses projectos.
                                            Mas podem haver muitas razões para isto ter acontecido. E nenhuma delas ser relatada nessas notícias.
                                            Uma outra pode ser, os companheiros do militar despromovido, já não quererem andar com o projecto, por solidariedade para com o seu "chefe".

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                              Não foi isso que disse pois não?

                                              Regras à parte, penso que há diferença entre tocar num galho numa zona remota, e tocar num galho sobre uma zona de elevada densidade populacional e nem nisso temos a confirmação de onde foi. Eu apenas estou a supor que foi dentro do perímetro da Base Aerea, pq n estou a ver um piloto/instrutor da FA com aquele currículo a cometer uma burrada sobre a população.

                                              Quanto a mim, e na falta de mais dados, continua-me a parecer excesso de zelo, numa aproveitação de alguém para queimar outro alguém.
                                              certo é que tocou, provocou danos no avião que teve de ser reparado, estava fora da area de treino e ainda mentiu, eu provavelmente estou a culpar ele, e na volta o meu pai ate o conheçe. mas tenho de culpar quem tem razão

                                              Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                              O que eu percebi foi que tocou numa árvore aquando do regresso à base, estou correcto?

                                              (É que sinceramente não me parece que em qualquer zona nas redondezas do parque das nações fossem suficientemente inconsequentes para descer a certas altitudes...20, 30m...)

                                              O que se pode ter passado é que, no regresso à base, decidiu dar uma de brincar com o avião...tentar uma manobra arriscada, provavelmente desnecessária...correu mal...e pumba. Pode ter sido, como pode ter sido algo completamente diferente. De qualquer maneira não acredito que quem sabe o que se passou faça grandes comentários...

                                              E ficou-lhe mal mentir. Especialmente entre militares, não costuma haver desculpas para isso...

                                              Ah...e um Alpha Jet custa uns 5,5/6 milhões de euros, se n me engano...vejam só os impostos que isso dá...e as responsabilidades...

                                              o avião é caro, mas no fundo é o menos importante, porque apesar de termos cerca de 20 a 30 aviões destes, só ai 10 é que voam

                                              ja agora isto nada tem haver com os rotores de portugal, eles não estão suspensos

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por sikora Ver Post
                                                Vou aproveitar a citação do user Akagi, mas a minha opinião é transversal a todos os outros user's que se focaram principalmente na punição ao Major Videira...

                                                Para mim a punição aplicada ao piloto é relativamente pacifica, não tanto pelo incidente em si (a velha máxima: train as you fight,fight as you train) mas pela tentativa de encobrimento. Quanto muito poderei questionar a severidade da mesma, mas para isso é necessário conhecer muito mais detalhes... nomeadamente a origem do registo videográfico

                                                As punições aos restantes militares, enquadro-as como resultado de um espirito de camaradagem e lealdade interpessoal muito fortes, que apesar de poderem ser questionaveis face ao Código Militar, consigo compreender e aceitar.

                                                O que me deixa de "pé atrás" é a suspenção das patrulhas, mais pelo lado dos Rotores de Portugal, que face à informação divulgada não tiveram qualquer relação com os acontecimentos.

                                                Não deixo de notar um certo espiríto de "revanche", ao nomearem um oficial oriundo dos Falcões para, passo a citar, "endireitar os Caracóis" quando era sabido que os Asas sempre foram um espinho atravessado na garganta dos "Falcões" que sempre se viram como a elite.

                                                Face a tudo isto espero, enquanto entusiasta aeronáutico, que a suspenção destas patrulhas não seja "ad eternum"
                                                Concordo inteiramente com esta opinião.

                                                O que se passou não podia ser visto de ânimo leve e o erro teve a sua gravidade. Pelo erro em si e pela conduta dos envolvidos, o que me leva a entender a severidade do castigo imposto.

                                                O que me custa a perceber é aquilo que está a ser feito com o "projecto" dos Asas pois cheira - claramente - a golpe palaciano e jogos de poder.

                                                Espero, e com muita esperança mesmo, que os Asas voltem em breve, pois é sempre um prazer assistir às demonstrações de virtuosismo aéreo de que são capazes. Desde criança que fazem parte do meu imaginário relacionado com os aviões.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  registo com surpresa não ver referências ao contrato de patrocinio que referi, e que deve ter terminado.

                                                  não deve ser relevante...só pode

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Asas de Portugal ( Força aérea portuguesa)

                                                    YouTube - Asas de Portugal ( Força aerea portuguesa)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ao menos, para ir "acalmando" a tristeza do que se está a passar com os Asas, estamos a ter aqui uma bela "colheita" de vídeos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        os asas podem continuar a voar, tem é de ser outros pilotos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                                                          registo com surpresa não ver referências ao contrato de patrocinio que referi, e que deve ter terminado.

                                                          não deve ser relevante...só pode
                                                          Corrijam-me se estiver errado, mas esse contracto não foi uma espécie de "mecenato", tendo como contrapartida a publicidade ao BCP Millenium?

                                                          Tinha ideia que se resumia à "oferta" da pintura nova (da qual confesso que não sou grande fan, demasiado "transformers" para o meu gosto) em troca de publicidade.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por sikora Ver Post
                                                            Corrijam-me se estiver errado, mas esse contracto não foi uma espécie de "mecenato", tendo como contrapartida a publicidade ao BCP Millenium?

                                                            Tinha ideia que se resumia à "oferta" da pintura nova (da qual confesso que não sou grande fan, demasiado "transformers" para o meu gosto) em troca de publicidade.
                                                            provávelmente sim, foi mecenato, prática normalmente seguida pelo Banco, mas é sempre um contrato que obriga as duas partes, logo, se estivesse activo...era para cumprir.

                                                            O que na altura me recordo de ter lido é que foi importante para a sobrevivência dos Asas, agora se foi só a pintura...não sei. Mas mesmo que fosse não imagino quanto custa um trabalho desses...

                                                            Uma coisa julgo certa, se foi tão importante na altura e agora acabou...é problema !

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X