Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Extractor Eólico (girândola) - como montar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Extractor Eólico (girândola) - como montar?

    Viva.

    Tenho um problema com a extracção dos fumos de exaustão de uma caldeira (aquecimento e água quente) nos dias de vento (e não é preciso que seja forte), pois os gases fazem retorno, e apesar de colocada numa despensa ventilada, as paredes ficam completamente molhadas, escorrendo água nesses dias por toda a divisão.
    Como tenho o aquecimento central ligado, o caso piora nesta altura. Quando não há vento, não tenho problemas.

    Estou a considerar montar um extractor eólico, ou girândola, mas tenho dúvidas se é necessário algum tipo de montagem especial, pois tenho receio que em dias de muita chuva entre água para a caldeira.
    Neste momento, o aspecto da coisa é este (a verde a caldeira, a amarelo o betão, a vermelho a tubagem):





    Queria perguntar se alguém sabe se posso montar o extractor directamente na parte exterior do tubo de exaustão existente, ou se preciso de algo para que não entre água.

    Ficaria algo assim:



    Será melhor montar um extractor com base ou sem base?
    Ficheiros anexados

    #2
    Nos dias de vento, a caldeira dispara?


    Se não dispara, a tiragem de fumo é suficiente e o que se passa é um fenómeno de condensação natural, uma vez que as diferenças de temperatura entre o exterior e o interior do compartimento onde está a caldeira são significativas.


    Depois deste preâmbulo, se mesmo assim quiseres montar a girândola, podes fazê-lo, pois a água não entra. Eu fiz algo parecido numa churrasqueira, tirando o «tecto da chaminé» e substitui-o por uma «nova tampa» com a respectiva girândola.
    No teu caso, acho que podes ligar directamente ao tubo, desde que tapes a área da chaminé envolvente, por forma a evitar entrada de água na despensa.
    Editado pela última vez por Sansoni7; 30 December 2009, 10:25.

    Comentário


      #3
      Podes montar a girandola e depois colocar a tampa da chaminé na mesma.

      Comentário


        #4
        Ultimamente não tem disparado, mas já aconteceu anteriormente ter detectado excesso de gases.
        Levantando o braço, sente-se uma humidade incrível da metade da despensa até ao tecto.

        Gostava de poder montar a girândola com uma tampa em cima, mas não poderia usar a actual, pois é uma placa de cimento bastante pesada.

        Teria que fazer algo em chapa (como se fosse um chapéu), e colocar suportes, não sendo tão directo de se fazer...

        Mas ainda não entendo como é que a água não consegue entrar pelas aberturas do extractor!!!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
          Ultimamente não tem disparado, mas já aconteceu anteriormente ter detectado excesso de gases.
          Levantando o braço, sente-se uma humidade incrível da metade da despensa até ao tecto.

          Gostava de poder montar a girândola com uma tampa em cima, mas não poderia usar a actual, pois é uma placa de cimento bastante pesada.

          Teria que fazer algo em chapa (como se fosse um chapéu), e colocar suportes, não sendo tão directo de se fazer...

          Mas ainda não entendo como é que a água não consegue entrar pelas aberturas do extractor!!!
          Faz com tampa na chaminé mas não sobre a girândola; creio que reduzirá muito a sua eficiência.
          No entanto, não creio que vá resolver o problema do «ressuado» nas paredes.

          As lamelas da girândôla estão orientadas para fora, daí que escoem a água e esta não entra no tubo.

          Em Esmoriz, sei onde se fabricam estas girândolas...se precisares do contacto, dispõe.

          Comentário


            #6
            Estou com um problema idêntico, mas com um esquentador (ventilado).
            Em dias de inverno (e vento) por vezes dá-se a condensação antes dos gases chegarem ao topo (prédio com 7 andares). Como resultado pinga na chaminé da cozinha.
            A minha dúvida é se uma girândola será o suficiente para evitar esta formação de condensação...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por blink Ver Post
              Estou com um problema idêntico, mas com um esquentador (ventilado).
              Em dias de inverno (e vento) por vezes dá-se a condensação antes dos gases chegarem ao topo (prédio com 7 andares). Como resultado pinga na chaminé da cozinha.
              A minha dúvida é se uma girândola será o suficiente para evitar esta formação de condensação...
              Não creio...mas eu não sou técnico.
              Provavelmente a situação terá que ser resolvida com um extrator eléctrico no final do tubo, já no exterior do edifício.

              Comentário


                #8
                Com a girândola não entra água e deves ficar com o problema resolvido.

                Comentário


                  #9
                  Assim o espero, pois não me parece ser da diferença de temperatura, pois quando não há vento, e mesmo que esteja muito frio, não tenho problemas.
                  Caso entre água, posso sempre voltar atrás.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X