Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Psiquiatras devem tratar homossexuais

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Psiquiatras devem tratar homossexuais

    Parecer: Ordem dos médicos valida Colégio de Psiquiatria

    Psiquiatras devem tratar homossexuais


    A homossexualidade deixou de ser considera doença pela Associação Americana de Psiquiatria em 1973

    Os médicos psiquiatras têm a obrigação de prestar todo e qualquer apoio clínico a homossexuais. É esta a posição do Colégio de Psiquiatria sobre homossexualidade que ontem foi aprovada na reunião do Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos

    "Primeiro refere que a homossexualidade não é uma doença, tal como já é sabido. Depois, nos casos em que a orientação sexual provoca sofrimento ao doente e este peça ajuda ao seu médico, devemos procurar ajudá-lo da melhor forma. Caso a caso, o médico deve analisar a situação e determinar o tratamento adequado", explicou Pedro Nunes, bastonário da Ordem dos Médicos, sublinhando que "os médicos não tratam grupos sociais, mas sim pessoas".
    "Os médicos não podem eticamente recusar o auxílio a quem os procura. Se determinada orientação provoca sofrimento a alguém e esse alguém pede ajuda, o médico tem o dever de ajudar a superar esse sofrimento", acrescentou.
    Em causa está a polémica levantada em Maio, com a discussão entre médicos psiquiatras sobre a orientação sexual dos pacientes e se seria adequado aplicar-se um tratamento. A pedido de Pedro Nunes, o Colégio da Especialidade elaborou um parecer.
    A opinião divide-se entre profissionais, com uns a considerarem a homossexualidade imutável, devendo ajudar-se a pessoa a viver com essa situação, enquanto outros defendem que a orientação sexual pode mudar ao longo da vida, procurando dar-se apoio de forma a se lidar com essas alterações.

    PORMENORES

    TRATAMENTO
    No parecer do Colégio da Especialidade pode ler-se que "não existe tratamento para a homossexualidade", pois esta designação não é considerada doença.

    PROBLEMAS
    A Classificação Internacional das Doenças tipifica os transtornos psicológicos e comportamento associados ao desenvolvimento e orientações sexuais.

    DOGMAS
    "Cabe ao médico estar atento ao doente", lê-se no documento, apesar dos "dogmas assentes em posições religiosas, ideológicas e políticas".

    André Pereira
    Correio da Manhã


    Afinal como é que ficamos ? Não é uma doença mas deve ser tratada ?
    Eu não achava que a homossexualidade fosse uma doeça, mas agora fico na dúvida.

    Afinal é ou não é ?

    #2
    Tens a resposta no texto que colocaste:

    " ...nos casos em que a orientação sexual provoca sofrimento ao doente e este peça ajuda ao seu médico, devemos procurar ajudá-lo da melhor forma..."

    Obviamente, acrescento eu.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
      (...)


      Afinal como é que ficamos ? Não é uma doença mas deve ser tratada ?
      Eu não achava que a homossexualidade fosse uma doeça, mas agora fico na dúvida.


      Afinal é ou não é ?
      Não vejo em parte alguma da notícia a indicação de que a homossexualidade é uma doença. Vejo sim a indicação de que há casos em que determinada orientação sexual (não obrigatoriamente a homossexualidade) provoca sofrimento, podendo esse sofrimento estar relacionado, p. ex., com questões sociais e familiares. Vejo também a indicação de que alguns psiquiatras acreditam que a orientação sexual pode mudar ao longo do tempo... também acredito... conheço quem tenha tido namoradas e a certa altura se assumiu como homossexual assim como pessoas que descobriram a sua bissexualidade.

      Realmente as pessoas só vêem aquilo que querem ver.

      Acho também que os psiquiatras deveriam tratar era a parvoíce!

      Comentário


        #4
        A homossexualidade não é uma doença propriamente dita mas é um desvio comportamental psicossomático.

        Comentário


          #5
          O q leio na notícia é q deve ser tratado qualquer "distúrbio" provocado a um indivíduo homossexual q tenha problemas com a sua própria orientação, por factores sociais ou familiares. Ainda q a ordem dos médicos não veja a homossexualidade como doença, é mais q sabido q muita mente mais tacanha ainda tem dificuldades a lidar com as pessoas com essa orientação.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
            Tens a resposta no texto que colocaste:

            " ...nos casos em que a orientação sexual provoca sofrimento ao doente e este peça ajuda ao seu médico, devemos procurar ajudá-lo da melhor forma..."

            Obviamente, acrescento eu.
            Mas esse não será o papel dos psicólogos?

            Para o assunto ser tratado por um psiquiatra tem que haver algo mais do que "um sofrimento do doente", isto é, esse sofrimento tem que ter como consequência uma doença de cariz psiquiátrico.

            Desconfio sempre da bondade do tratamento destas questões em certos timings...

            Parece-me ser apenas mais um ruído estéril em torno da questão.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
              Parecer: Ordem dos médicos valida Colégio de Psiquiatria

              Psiquiatras devem tratar homossexuais


              A homossexualidade deixou de ser considera doença pela Associação Americana de Psiquiatria em 1973

              Os médicos psiquiatras têm a obrigação de prestar todo e qualquer apoio clínico a homossexuais. É esta a posição do Colégio de Psiquiatria sobre homossexualidade que ontem foi aprovada na reunião do Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos

              "Primeiro refere que a homossexualidade não é uma doença, tal como já é sabido. Depois, nos casos em que a orientação sexual provoca sofrimento ao doente e este peça ajuda ao seu médico, devemos procurar ajudá-lo da melhor forma. Caso a caso, o médico deve analisar a situação e determinar o tratamento adequado", explicou Pedro Nunes, bastonário da Ordem dos Médicos, sublinhando que "os médicos não tratam grupos sociais, mas sim pessoas".
              "Os médicos não podem eticamente recusar o auxílio a quem os procura. Se determinada orientação provoca sofrimento a alguém e esse alguém pede ajuda, o médico tem o dever de ajudar a superar esse sofrimento", acrescentou.
              Em causa está a polémica levantada em Maio, com a discussão entre médicos psiquiatras sobre a orientação sexual dos pacientes e se seria adequado aplicar-se um tratamento. A pedido de Pedro Nunes, o Colégio da Especialidade elaborou um parecer.
              A opinião divide-se entre profissionais, com uns a considerarem a homossexualidade imutável, devendo ajudar-se a pessoa a viver com essa situação, enquanto outros defendem que a orientação sexual pode mudar ao longo da vida, procurando dar-se apoio de forma a se lidar com essas alterações.

              PORMENORES

              TRATAMENTO
              No parecer do Colégio da Especialidade pode ler-se que "não existe tratamento para a homossexualidade", pois esta designação não é considerada doença.

              PROBLEMAS
              A Classificação Internacional das Doenças tipifica os transtornos psicológicos e comportamento associados ao desenvolvimento e orientações sexuais.

              DOGMAS
              "Cabe ao médico estar atento ao doente", lê-se no documento, apesar dos "dogmas assentes em posições religiosas, ideológicas e políticas".

              André Pereira
              Correio da Manhã


              Afinal como é que ficamos ? Não é uma doença mas deve ser tratada ?
              Eu não achava que a homossexualidade fosse uma doeça, mas agora fico na dúvida.

              Afinal é ou não é ?

              São este tipo de perguntas que me fazem aperceber do quanto recuámos na civilização esta década...
              Com esta posição, não quero, de forma alguma, condicionar a discussão sobre este tema. Mas fico triste por ver que, no espaço de uma década estamos a discutir assuntos que já pensávamos encerrados. Nos anos 90, toda a gente sabia que a tortura era má... Hoje porém, discutimos sobre se será ou não legítima a sua utilização, visto que vivemos num "ambiente excepcional" e como tal, devemos pôr de parte constituições, legislações internacionais e tratados.
              Também nos querem fazer crer que invadir nações (matando milhões no processo), por causa de terem rejeitado extraditar criminosos, ou por se achar que nos próximos 1000 anos podem ser uma ameaça, é uma coisa que devemos discutir...
              Agora, temos a homossexualidade... Doença ou não? Pode/deve ser tratada?

              Reitero que não é intenção minha condicionar a discussão. Não olharei de má forma para as pessoas que intervirem, desenvolverem e tomarem os lados correspondentes da discussão sobre este tema. Sempre respeitei e aceitei pontos de vista que acho lamentáveis e/ou divergem da minha.

              Esta minha posição é apenas uma interrogação sobre aquilo que se passa.
              Porquê? Será que iremos discutir o Bem vs. Mal? Que se calhar aceitarmos o Mal, às vezes é necessário? Até onde é que isto vai?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Omega Ver Post

                Afinal como é que ficamos ? Não é uma doença mas deve ser tratada ?
                Eu não achava que a homossexualidade fosse uma doeça, mas agora fico na dúvida.


                Afinal é ou não é ?

                Os psiquiatras não tratam apenas doentes por vezes tratam de pacientes o que não é propriamente a mesma coisa, uma pessoa com um desiquilibrio cerebral ou uma crise de identidade pode ser tratada e nao tem de ser classificada como doente, mas sim paciente.

                Comentário


                  #9
                  É incrivel como é preciso virem dizer que afinal se pode ajudar os homossexuais nos seus problemas pessoais e dificuldades como com qualquer outra pessoa.
                  "a doença afinal não se pega já podemos cobrar dezenas de euros á hora para ouvir os seus problemas, fixe!"

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post

                    Realmente as pessoas só vêem aquilo que querem ver.

                    A minha sobrinha viu o teu avatar e disse que eras uma bruxa má.

                    Comentário


                      #11
                      Mais um tópico para se andar tudo à porrada daqui a uns post's...

                      Em minha opinião a homossexualidade não é uma doença...que seja um "desvio" comportamental ainda é naquela.

                      Agora, se existir algum disturbio, tal como o Edge diz, no índividuo e que o leve a ter este ou aquele comportamento...aí sim considero que deve haver acompanhamento psiquiatrico ou por um psicólogo.

                      just my 2 cents
                      Editado pela última vez por RuiSoad; 30 December 2009, 10:54.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                        Não vejo em parte alguma da notícia a indicação de que a homossexualidade é uma doença. Vejo sim a indicação de que há casos em que determinada orientação sexual (não obrigatoriamente a homossexualidade) provoca sofrimento, podendo esse sofrimento estar relacionado, p. ex., com questões sociais e familiares. Vejo também a indicação de que alguns psiquiatras acreditam que a orientação sexual pode mudar ao longo do tempo... também acredito... conheço quem tenha tido namoradas e a certa altura se assumiu como homossexual assim como pessoas que descobriram a sua bissexualidade.

                        Realmente as pessoas só vêem aquilo que querem ver.

                        Acho também que os psiquiatras deveriam tratar era a parvoíce!
                        Eu li a noticia toda e até achei que o titulo tinha pouco a ver com o conteúdo. Apenas meti aqui a noticia para o pessoal a debater.
                        Afinal não foi o Manel da Esquina que deu origem à noticia...

                        Quanto à parvoíce não faço a minima ideia se os psiquiatras a tratam ou não.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nero Ver Post
                          Mas esse não será o papel dos psicólogos?

                          Para o assunto ser tratado por um psiquiatra tem que haver algo mais do que "um sofrimento do doente", isto é, esse sofrimento tem que ter como consequência uma doença de cariz psiquiátrico.

                          Desconfio sempre da bondade do tratamento destas questões em certos timings...

                          Parece-me ser apenas mais um ruído estéril em torno da questão.
                          Pondo de forma bastante simplista, o psicólogo faz uma avaliação psicológica, enquanto que o psiquiatra tem a possibilidade de tratar farmacologicamente os sintomas. E neste caso, se houver uma depressão, crises de ansiedade, etc, acredito que o psiquiatra seja o mais indicado, pois apenas ele pode prescrever medicação.

                          Além de que a psicologia não é considerada especialidade médica. E por isso, perdoem-me os psicólogos, mas a ir a um ou a outro, vou a um psiquiatra que ao menos posso reaver o € no seguro de saúde!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                            Afinal como é que ficamos ? Não é uma doença mas deve ser tratada ?
                            Eu não achava que a homossexualidade fosse uma doeça, mas agora fico na dúvida.

                            Afinal é ou não é ?
                            Foi exactamente essa a mesma coisa em que pensei.

                            Mas desde que essas consultas não sejam suportadas pelo Estado e logo por todos nós, podem atender e consultar quem quiserem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Foi exactamente essa a mesma coisa em que pensei.

                              Mas desde que essas consultas não sejam suportadas pelo Estado e logo por todos nós, podem atender e consultar quem quiserem.
                              Porquê ?

                              Por serem homossexuais ?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Porco Ver Post
                                A minha sobrinha viu o teu avatar e disse que eras uma bruxa má.
                                De onde este veio há mais... e piores!

                                Comentário


                                  #17
                                  O que eu achei interessante foi:

                                  A homossexualidade deixou de ser considera doença pela Associação Americana de Psiquiatria em 1973

                                  depois isto:

                                  No parecer do Colégio da Especialidade pode ler-se que "não existe tratamento para a homossexualidade", pois esta designação não é considerada doença.

                                  Então afinal, não existe tratamento porque não é considerada uma doença ?

                                  Devo concluir que não é mesmo uma doença (tal como eu já tinha concluído antes) ou devo concluir que não é uma doença apenas porque em 1973 a Associação Americana de Psiquiatria não a considerou uma doença ?

                                  E devemos questionar uma conclusão/análise cientifica (?) de 1973 como uma verdade inquestionável ou não ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sabiam que beber água, tomar banho, limpar é motivo em certos casos para tratamento psiquiátrico?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quem está mal deve tratar-se, independentemente da sua orientação sexual.

                                      Nem o sexo, nem a idade, nem a condição social, nem a raça ou a orientação sexual são factores discriminatórios no acesso à saúde.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                        Pondo de forma bastante simplista, o psicólogo faz uma avaliação psicológica, enquanto que o psiquiatra tem a possibilidade de tratar farmacologicamente os sintomas. E neste caso, se houver uma depressão, crises de ansiedade, etc, acredito que o psiquiatra seja o mais indicado, pois apenas ele pode prescrever medicação.

                                        Além de que a psicologia não é considerada especialidade médica. E por isso, perdoem-me os psicólogos, mas a ir a um ou a outro, vou a um psiquiatra que ao menos posso reaver o € no seguro de saúde!
                                        Chegamos então à brilhante conclusão que os homossexuais também podem ter doenças do foro psiquiátrico!

                                        Somos mesmo um país evoluído!

                                        É que não vejo qualquer outra conclusão a retirar da notícia se não essa constatação óbvia.

                                        O que nos leva a outra conclusão: afinal o Chuck Norris não é gay!!!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RuiSoad Ver Post
                                          Porquê ?

                                          Por serem homossexuais ?
                                          Por não ser doença.

                                          Não faz nenhum sentido o Estado pagar este tipo de consultas e depois dizer que não tem dinheiro para pagar outras coisas básicas e necessárias para a saúde das pessoas realmente doentes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                            Sabiam que beber água, tomar banho, limpar é motivo em certos casos para tratamento psiquiátrico?
                                            É provavel!
                                            Afinal, querer beber 5 litros de água ao almoço não é normal, querer tomar banho em 5 litros de água das pedras não é normal, querer limpar as mãos de 5 em 5 minutos com 5 toalhas também não é normal....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Omega Ver Post

                                              E devemos questionar uma conclusão/análise cientifica (?) de 1973 como uma verdade inquestionável ou não ?
                                              Não é uma doença mas um desvio comportamental, uma obscessão, eventualmente um desiquilibrio emocional ou mesmo hormonal.

                                              Ou seja nao é uma doença mas é algo que nao está propriamente normal.

                                              Não sei se os psiquiatradas tem tratamento para um problema desta natureza mas acredito que o "tratamento" mais eficaz fosse o do Estado em reconhecer o problema e isola-lo em vez de tentar aceita-lo como "normal".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                Por não ser doença.

                                                Não faz nenhum sentido o Estado pagar este tipo de consultas e depois dizer que não tem dinheiro para pagar outras coisas básicas e necessárias para a saúde das pessoas realmente doentes.
                                                se fores por ai podes pegar tb nas operações para pessoas obesas que o são porque passaram uma vida inteira abusar da comida e não porque são doentes.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                  se fores por ai podes pegar tb nas operações para pessoas obesas que o são porque passaram uma vida inteira abusar da comida e não porque são doentes.
                                                  uma lipoaspiração nao é comparticipada pelo Estado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    Por não ser doença.

                                                    Não faz nenhum sentido o Estado pagar este tipo de consultas e depois dizer que não tem dinheiro para pagar outras coisas básicas e necessárias para a saúde das pessoas realmente doentes.
                                                    Eles não vão procurar tratamento para a homossexualidade mas sim ajuda para o sofrimento que essa orientação sexual possa causar.

                                                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                    nos casos em que a orientação sexual provoca sofrimento ao doente e este peça ajuda ao seu médico, devemos procurar ajudá-lo da melhor forma. Caso a caso, o médico deve analisar a situação e determinar o tratamento adequado", explicou Pedro Nunes, bastonário da Ordem dos Médicos, sublinhando que "os médicos não tratam grupos sociais, mas sim pessoas".
                                                    Como é já certo e sabido os homossexuais são discriminados pela sociedade e isso pode condicionar a saúde mental de qualquer pessoa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                      Por não ser doença.

                                                      Não faz nenhum sentido o Estado pagar este tipo de consultas e depois dizer que não tem dinheiro para pagar outras coisas básicas e necessárias para a saúde das pessoas realmente doentes.
                                                      A homossexualidade não é doença, mas qualquer pessoa, independentemente da sua orientação sexual, pode ter problemas devido a esta. E não te sabia psiquiatra para avaliar de antemão quais as razões que levam uma pessoa a consultar um psiquiatra.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                        uma lipoaspiração nao é comparticipada pelo Estado
                                                        Julgo que ele estaria a falar da banda gástrica, p. ex.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          uma lipoaspiração nao é comparticipada pelo Estado
                                                          E colocação de banda gástrica ? ainda ontem falaram disso nas noticias.
                                                          Não estou a condenar atenção, até porque se fazem muitas operações para salvarem pessoas que tiveram comportamentos de risco.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                            Eu li a noticia toda e até achei que o titulo tinha pouco a ver com o conteúdo. Apenas meti aqui a noticia para o pessoal a debater.
                                                            ...
                                                            Descoberto o problema

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X