Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Topico do Metro Sul do Tejo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Topico do Metro Sul do Tejo

    O MST conta com mais uma vitima no seu curto historial, tendo agora o saldo de 2 mortos e 5 feridos graves.
    Talvez seja hora de repensar se o tracado nao apresenta falhas. Talvez seja outro projecto mal planeado e mal feito. A noticia:

    Mulher colhida em Corroios

    Metro Sul do Tejo faz mais uma vítima

    Uma mulher de 30 anos, funcionária do infantário Nova Geração, em Vale de Milhaços, Seixal, foi ontem à tarde colhida por uma composição do Metro Sul do Tejo (MST) na altura em que entregava crianças aos pais, em Corroios.


    O acidente ocorreu a 30 metros do local onde em Julho um idoso morreu ao ser atropelado por uma composição e, garantem testemunhas, "foi uma sorte nenhuma das crianças ter sido colhida".
    Segundo o CM apurou, a mulher "tinha parado a carrinha e saído com duas ou três crianças, mas, na altura em que atravessavam a linha, uma delas começou a correr".
    A mulher "assustou-se e ao correr foi atingida pelo metro". A pancada projectou a funcionária para a estrada, onde foi apanhada por um carro. "Ficou com a cabeça quase debaixo de uma roda", relatou ao CM o presidente da junta de Corroios, Eduardo Rosa. A vítima foi transportada para o Hospital Garcia de Orta, onde ficou internada.
    Desde Julho de 2009 já se registaram dois mortos e cinco feridos graves em colisões com o MST.




    João C. Rodrigues
    Editado pela última vez por Paulinhonanet; 19 July 2011, 12:35.

    #2
    e falta referir os assaltos, cada vez mais frequentes, na fomega e boa esperança...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Paulinhonanet Ver Post
      O MST conta com mais uma vitima no seu curto historial, tendo agora o saldo de 2 mortos e 5 feridos graves.
      Talvez seja hora de repensar se o tracado nao apresenta falhas. Talvez seja outro projecto mal planeado e mal feito. A noticia:

      Mulher colhida em Corroios

      Metro Sul do Tejo faz mais uma vítima

      Uma mulher de 30 anos, funcionária do infantário Nova Geração, em Vale de Milhaços, Seixal, foi ontem à tarde colhida por uma composição do Metro Sul do Tejo (MST) na altura em que entregava crianças aos pais, em Corroios.


      O acidente ocorreu a 30 metros do local onde em Julho um idoso morreu ao ser atropelado por uma composição e, garantem testemunhas, "foi uma sorte nenhuma das crianças ter sido colhida".
      Segundo o CM apurou, a mulher "tinha parado a carrinha e saído com duas ou três crianças, mas, na altura em que atravessavam a linha, uma delas começou a correr".
      A mulher "assustou-se e ao correr foi atingida pelo metro". A pancada projectou a funcionária para a estrada, onde foi apanhada por um carro. "Ficou com a cabeça quase debaixo de uma roda", relatou ao CM o presidente da junta de Corroios, Eduardo Rosa. A vítima foi transportada para o Hospital Garcia de Orta, onde ficou internada.
      Desde Julho de 2009 já se registaram dois mortos e cinco feridos graves em colisões com o MST.




      João C. Rodrigues
      Eu sei disso, pois a linha teve cortada algum tempo para retirarem o corpo, o metro nao tem culpa de as pessoas não saberem atravessar a linha sem olhar. E neste caso a culpa é pura e exclusiva da mulher ela é que se for na linha do metro e nao o metro que se foi por no caminho dela.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
        Eu sei disso, pois a linha teve cortada algum tempo para retirarem o corpo, o metro nao tem culpa de as pessoas não saberem atravessar a linha sem olhar. E neste caso a culpa é pura e exclusiva da mulher ela é que se for na linha do metro e nao o metro que se foi por no caminho dela.
        Não conheço o sitio mas muitas vezes a falta de sinalização ou de avisos é potenciadora de continuar a haver acidentes.
        Tal como as estradas, elas não se mexem mas a forma como são construídas, a má manutenção e a falta de sinalização provoca imensos acidentes, por vezes com vitimas mortais.
        E na maioria dos casos são coisas tão simples e fáceis de resolver.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
          Não conheço o sitio mas muitas vezes a falta de sinalização ou de avisos é potenciadora de continuar a haver acidentes.
          Tal como as estradas, elas não se mexem mas a forma como são construídas, a má manutenção e a falta de sinalização provoca imensos acidentes, por vezes com vitimas mortais.
          E na maioria dos casos são coisas tão simples e fáceis de resolver.
          Alpiger aquilo é uma recta de 6 klm... o metro anda nao muito rapido, as pessoas nao tem cuidado nenhum nao olham e atiram-se pa frente do metro, é o metro a chegar que se ve a 1klm a pitar e as pessoas nao ligam, as vezes faz paragens bruscas e tudo.

          o metro nao tem culpa nenhuma disto, digo-te como cliente do serviço desde o inicio.

          Comentário


            #6
            Outra? Ainda há duas semanas houve um atropelamento acho que para os lados da linha de Corroios que acho que também deixou a vítima um bocado maltratada.

            Pensem lá comigo, com o MTS a operar há mais de um ano, não teriam as pessoas já obrigação de tomarem mais cuidado ao atravessarem o espaço canal?

            Eu acho que sim, mas também acho que há muitos troços mal construídos que prejudicam bastante o tráfego automóvel e os peões, e mesmo as próprias composições, como de resto já foram reportados às entidades responsáveis

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              Não conheço o sitio mas muitas vezes a falta de sinalização ou de avisos é potenciadora de continuar a haver acidentes.
              Acho que não é necessário nenhum sinal para alguém ver que se aproxima um 'eléctrico' de 20 metros de comprimento, a uma velocidade relativamente baixa...

              Comentário


                #8
                Olha que por vezes se confunde com o ambiente ao seu redor. Com o trânsito de carros nos dois sentidos ao lado da linha (em grande parte do circuito), a "variação" com os prédios, passeios "logo ali ao lado", misturado com o silêncio de circulação das composições do eléctrico (sim, eles apitam quando se aproximam de cruzamentos, paragens, passagens), às vezes até pode dar-se uma situação destas.

                Continuo a achar que ser de superfície, não é a melhor situação. Poderia haver locais, que pelo seu desnível, pudesse ser de superfície, mas outros é notória que seria melhor por baixo de terra.
                Mas fizeram assim.

                Comentário


                  #9
                  Por conhecer bem a zona vou ser sincero, aquilo para mim está mal feito desde o princípio ao fim!

                  E vou começar a enumerar o que eu acho:
                  - Os comerciantes de Almada queixavam-se com a abertura do AF que estavam a ter menos clientes, isto porque lá para se estacionar tinhamos de pagar parquimetro, a ñ ser que por muita sorte arranjasse-mos um lugar vago. Com a introdução do metro e com a aniquilação dos lugares de estacionamento ainda pior....
                  - Meteu certas zonas da estrada caótica, uma delas foi acabar com as faixas de bus que havia, e agora temos uma faixa só para cada lado, em certas zonas habitacionais tem-se de dar uma volta jeitosa para lá chegar e por vezes ficamos parados nos semaforos de uma forma manhosa, já me aconteceu tar a olhar na rotunda a ver se me podia meter e ñ ver que tinha ficado sinal vermelho... porque tá tudo mto em cima.
                  - Com o transito diário ng consegue ouvir muito bem o comboio, aquilo faz barulho e pouco a contar com o resto, automóveis e por aí fora. E para agravar muita gente ou é já idosa que é o caso, e ñ ouve e vê bem...

                  Ora pelo que vi não existe divisória da linha pro resto, ñ precisa de ser algo mto diferente, bastava um passeio baixinho que as pessoas já se apercebiam da diferença.

                  E quanto a mulher, ela deve ter entrado em panico por causa do metro, pra ver se a criança ñ fiava lá debaixo, ficou ela, em certos pontos a distancia era o passeio e o metro é minima... isto do lado da faixa da rodagem...

                  Comentário


                    #10
                    A única parte do MTS que acho que está mal feita é entre a Cova da Piedade e a Ramalha. De resto acho que já sabendo que o Metro circula por ali as pessoas deviam ter o dobro ou o triplo da atenção. Ainda por cima nessa recta de Corroios que aquilo é sempre a abrir...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
                      e falta referir os assaltos, cada vez mais frequentes, na fomega e boa esperança...
                      Essa paragens são no Monte da Caparica, não é?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                        Essa paragens são no Monte da Caparica, não é?
                        Entre o Monte da Caparica e o Pragal. A noite garanto que não me apanham lá. No entanto ontem às 21h30 já andavam dois polícias de patrulha no metro.

                        Comentário


                          #13
                          Infelizmente parece que o MTS mata mais pessoas que aquelas que transporta

                          Comentário


                            #14
                            Seria bom fazer o ratio de acidentes deste MST e comparar com outros metros de superficie aqui como o Metro do Porto e no estrangeiro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DerTeufel Ver Post
                              Infelizmente parece que o MTS mata mais pessoas que aquelas que transporta


                              És utente do serviço? Eu sou e garanto-te que não são assim tão poucas quanto isso. Especialmente em hora de ponta vai sempre bem lotado.

                              Comentário


                                #16
                                este MTS também é do tipo Surface undergound (metro de superficie)... ?

                                cumprimentos

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por point Ver Post
                                  Acho que não é necessário nenhum sinal para alguém ver que se aproxima um 'eléctrico' de 20 metros de comprimento, a uma velocidade relativamente baixa...
                                  Vai ao centro de Almada e vê a "velocidade baixa" a que o mst lá passa e em termos de ruído quase não se dá por ele... ainda para mais numa zona onde os passeios se confundem com a estrada e com a linha do metro.

                                  Ainda na semana passada, na passadeira ao pé da segurança social, ia lá fincando uma mulherzita. O metro vinha a subir de Cacilhas e por pouco não levou a mulher à frente. Fiquei sem saber se o condutor do metro tem algum controlo sobre o "animal" é que nem apitou nem abrandou...

                                  Esta obra é uma autentica vergonha... os Engs e Arqs. responsáveis deviam ser colocados a meio da linha com as mãos e pernas atadas... juntamente com a belíssima presidente de câmara.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    Eu sei disso, pois a linha teve cortada algum tempo para retirarem o corpo, o metro nao tem culpa de as pessoas não saberem atravessar a linha sem olhar. E neste caso a culpa é pura e exclusiva da mulher ela é que se for na linha do metro e nao o metro que se foi por no caminho dela.
                                    Se fosse um autocarro com terroristas a explodir, coitados podiam ser inocentes... Uma mulher colhida pelo metro quando entregava crianças aos pais, no teu país, já é culpa dela que não sabe atravessar a linha

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                      este MTS também é do tipo Surface undergound (metro de superficie)... ?

                                      cumprimentos
                                      Basta ler o tópico com atenção

                                      Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                                      Fiquei sem saber se o condutor do metro tem algum controlo sobre o "animal" é que nem apitou nem abrandou...
                                      Como assim?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                        Se fosse um autocarro com terroristas a explodir, coitados podiam ser inocentes... Uma mulher colhida pelo metro quando entregava crianças aos pais, no teu país, já é culpa dela que não sabe atravessar a linha
                                        Quantos já adaptaram a sua circulação na via pública com a instalação do MTS?

                                        Os peões deixam muito a desejar no que toca a segurança rodoviária...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu sou utente e confesso que é preciso ser-se um bocado zarolho e desatento para levar com o metro em cima... calhou ser com o metro, até podia ser com um carro, também há atropelamentos dos "normais" nessa zona.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O RODAS disse algo que ilustra como o MTS foi mal feito, a linha confunde-se de forma inacreditavel com o passeio e com a estrada, principalmente em Corroios e Almada.

                                            Foi mal feito e vai continuar mal feito. Cuidados redobrados naquela zona para quem lá anda.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                              Quantos já adaptaram a sua circulação na via pública com a instalação do MTS?

                                              Os peões deixam muito a desejar no que toca a segurança rodoviária...

                                              Eu sei, não foi por isso que comentei...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os bombeiros e a PSP culpam os pedestres e afirmam que os cidadãos ainda não estão habituados à presença do metro, vejam aqui:

                                                ********************************************
                                                Zona pedonal e linha do metro são de difícil distinção
                                                Metro Sul do Tejo: Bombeiro e PSP de Almada defendem sensibilização para evitar acidentes


                                                09.04.2009 - 10:46 Por Lusa
                                                Os Bombeiros Voluntários e a PSP de Almada afirmam que os cidadãos ainda não estão habituados à presença do metro e que é preciso apostar na sensibilização para evitar acidentes.
                                                Pedro Cunha (arquivo)
                                                Metro Sul do Tejo




                                                "Repare-se que o metro não pára na passadeira. As pessoas é que têm que parar. Os maquinistas apitam para alertar os peões, mas não param", exemplifica José Calado, comandante da esquadra de Trânsito da PSP de Almada.

                                                "Que formação foi dada às crianças e aos idosos? Hão-de habituar-se, mas enquanto não se habituam, vão sendo atropelados", constata, recordando o incidente de segunda-feira, perto da Praça S. João Baptista, em que o metro não travou a tempo de evitar tocar numa mulher de 74 anos.

                                                Fonte do Metro Sul do Tejo explicou à Lusa que a vítima circulava, a pé, na área dos carris do metro, e não ouviu o maquinista apitar: "o condutor não conseguiu travar a tempo e deu-lhe um pequeno toque no ombro. A senhora desequilibrou-se, caiu e magoou-se no braço, mas não foi nada de grave", garantiu.

                                                "Grande parte das pessoas que socorremos em situações deste tipo têm mais de 60 anos", afirma Mário Santos, segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Almada.

                                                "Almada tem agora uma considerável área pedonal, mas que é atravessada pelo metro", acrescenta, sublinhando que, em prol da segurança, "a população precisa de ser alertada".

                                                "Todos temos momentos de distracção, e o tempo de reacção de um idoso é muito reduzido. Quando se apercebem, muitas vezes já é tarde", admite.

                                                O comandante da esquadra de Trânsito da PSP de Almada considera que se trata de uma situação "um pouco insegura". "É difícil, em algumas áreas do traçado, perceber o que é zona pedonal e o que é linha do metro. Os idosos têm muita dificuldade e as crianças são distraídas e impulsivas", conclui.

                                                É preciso, afirmam ambos, uma acção de sensibilização para garantir a segurança dos transeuntes.

                                                Sem precisar números, apesar da insistência, fonte do Metro Sul do Tejo afirmou à Lusa que "o registo de acidentes envolvendo o metro não é elevado".

                                                A empresa afirmou ainda que desenvolveu acções de sensibilização antes da inauguração de cada troço do metro, não tendo, depois disso, desenvolvido mais trabalho nesse sentido, e acrescentou que considera que "a presença do metro é a maior sensibilização".

                                                Os Bombeiros Voluntários de Almada fizeram, desde 2008, cinco intervenções em acidentes envolvendo peões, e duas envolvendo viaturas.

                                                O departamento de trânsito da Polícia de Segurança Pública registou, desde Janeiro deste ano, um acidente com peões e três com veículos.

                                                A pedonalização do eixo central de Almada, prevista no Plano de Mobilidade - Acessibilidades 21 tem sido ponto de discórdia.

                                                No início deste ano, em declarações à Lusa, o responsável da concelhia do PS, António Mendonça Mendes, chamou a atenção para o facto de "os espaços para peões serem disputados por autocarros e outras viaturas", acusando a autarquia comunista de "não ser capaz de garantir uma zona pedonal" à cidade.

                                                O último troço do Metro Sul Tejo, que ligou a Cova da Piedade a Cacilhas, passando pelo centro de Almada, foi inaugurado a 26 de Novembro de 2008.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                  Não conheço o sitio mas muitas vezes a falta de sinalização ou de avisos é potenciadora de continuar a haver acidentes.
                                                  Tal como as estradas, elas não se mexem mas a forma como são construídas, a má manutenção e a falta de sinalização provoca imensos acidentes, por vezes com vitimas mortais.
                                                  E na maioria dos casos são coisas tão simples e fáceis de resolver.
                                                  Por acaso ando sempre na zona do metro e noto que os motoristas se fartam de "buzinar" sempre que se aproximam de zonas com mais pessoas.

                                                  Verifico é que as pessoas de facto não alteram os seus comportamentos. Vejo imensos a andar de bicicleta no meio da linha, pessoas de idade a andar no meio da linha.

                                                  Claro que este caso a situação é diferente, que a senhora com o pánico do miúdo a fugir pode nem ter dado pelo metro.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Será assim tão dificil pintar o pavimento onde rola o metro de uma outra cor ?
                                                    Colocar umas sebes de 50cm ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por DrJones Ver Post
                                                      Será assim tão dificil pintar o pavimento onde rola o metro de uma outra cor ?
                                                      Colocar umas sebes de 50cm ?
                                                      Será tão difícil perceber que onde existem carris passa o metro? A sério, só um completo imbecil é que não se apercebe das zonas onde o metro passa. Porra, qq dia temos que fazer como os americanos, pôr 100 avisos para evitar que pessoas estupidas façam imbecilidades "cuidado ao fechar a porta" "não espete um garfo na torradeira" "não enfie a língua na tomada".

                                                      Sendo utente do metro em questão, já n seria a 1º nem a 100ª vez que vejo pessoas a arriscarem-se a levar uma traulitada do metro por pura estupidez, há gente que ao atravessar a linha (na maior parte das vezes fora das zonas próprias diga-se de passagem) nem olha para ver se vem lá o dito cujo!

                                                      E qual a diferença do metro para as estradas onde passam carros? Vamos pôr um sinal a cada 50m a avisar "perigo, não seja estupido e não atravesse a estrada sem precaução"?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                                                        Será tão difícil perceber que onde existem carris passa o metro? A sério, só um completo imbecil é que não se apercebe das zonas onde o metro passa. Porra, qq dia temos que fazer como os americanos, pôr 100 avisos para evitar que pessoas estupidas façam imbecilidades "cuidado ao fechar a porta" "não espete um garfo na torradeira" "não enfie a língua na tomada".

                                                        Sendo utente do metro em questão, já n seria a 1º nem a 100ª vez que vejo pessoas a arriscarem-se a levar uma traulitada do metro por pura estupidez, há gente que ao atravessar a linha (na maior parte das vezes fora das zonas próprias diga-se de passagem) nem olha para ver se vem lá o dito cujo!

                                                        E qual a diferença do metro para as estradas onde passam carros? Vamos pôr um sinal a cada 50m a avisar "perigo, não seja estupido e não atravesse a estrada sem precaução"?
                                                        Nem mais.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                                          Se fosse um autocarro com terroristas a explodir, coitados podiam ser inocentes... Uma mulher colhida pelo metro quando entregava crianças aos pais, no teu país, já é culpa dela que não sabe atravessar a linha
                                                          Claro que é culpa dela o metro tem prioridade em relação aos peões, logo o metro nao se pode responsabilizar de quem se atira para a linha.
                                                          Uma pessoas com crianças deve ser a atenção redrobrada

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                                                            Olha que por vezes se confunde com o ambiente ao seu redor. Com o trânsito de carros nos dois sentidos ao lado da linha (em grande parte do circuito), a "variação" com os prédios, passeios "logo ali ao lado", misturado com o silêncio de circulação das composições do eléctrico (sim, eles apitam quando se aproximam de cruzamentos, paragens, passagens), às vezes até pode dar-se uma situação destas.

                                                            Continuo a achar que ser de superfície, não é a melhor situação. Poderia haver locais, que pelo seu desnível, pudesse ser de superfície, mas outros é notória que seria melhor por baixo de terra.
                                                            Mas fizeram assim.
                                                            Pontos interessantes da questão.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X