Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Bombas de Calor. Alguem para discutir este assunto?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Bombas de Calor. Alguem para discutir este assunto?

    Boas,

    Tenho uma casa nova, e ando a estudar formas de a climatizar.

    Por razoes que nao nao vale a pena discutir, embora tenha a caldeira a gas natural, o dito gas so la chega no final deste ano, ou no proximo.

    Como devo ter tempo livre a mais e acesso a ferramentas de monitorizaçao de temperatura fiz estes graficos catitas.

    Este é da sala. Tem uns 30 m2, é um andar intermedio, e pelo que me pareceu do certificado energetico, esta bem isolada.



    Esta mediçao foi ja em janeiro, e as temperaturas exteriores andavam entre os 0º de noite e 10 de manha.

    As fontes de calor sao um termoventilador de 2Kw (2000 watt hours = 6 824 btu), 100W de estar la eu, um lcd que dissipa 250W e 2 lampadas de 40W. (Quase parece um enunciado da faculdade....)

    As 19.30 a temperatura era 15.2ºC e as 22h ja era 21ºC.
    O termoventilador estava regulado para os 21ºC, por isso começou a funcionar em ciclos de +- 20minutos ON 40minutos OFF, para manter a temperatura.

    Das 19.30 as 22h gastei 2kw * 2,5 horas * 0,12 €/KW = 0,6€. No resto da noite, ate à 1h da manha, qdo desliguei o termoventilador, terá sido outro tanto.

    Ou seja, 1.2€ para ter a sala quente desde as 20h ate as 02h30m da manha, que foi quando voltou a descer dos 18.5ºC.

    Assumindo que so estaria na sala este periodo de tempo, por mes gastaria 1.2€ * 30 = 36€ so para ter a sala quente 6horas por dia.


    Já no quarto, tenho outro termoventilador de 2KW com um Timer.

    Liga as 23h e desliga as 3 da manha. Mais uma vez, 4h * 2KW * 0.12€/KW = 1€



    De manha, liga as 8h30m e desliga as 10h30m. desta feita sao 0,5€

    Ou seja... Na sala gasto por mes 36€ e no quarto 45€, o que dá a bela soma de 81€ por mes, so para ter 2 compartimentos quentes algumas horas por dia.

    Se pretende.se ter todos os compartimentos quentes, todo o dia, ia ser bonito

    Isto levou-me a procurar soluçoes alternativas.

    No outro topico dos aquecimentos, alguem falou das bombas de calor..

    Andei a vasculhar, e encontrei as da Daikin, assim como a Intranet deles, que está cheia de coisas boas

    A mais 'melhor boa' é o software que os fornecedores usam para fazer as propostas..



    Aqui defini que a minah casa tem 120m2, e necessito de 10KW para a manter quente.

    Escolhi que so quero aquecer, e q a temperatura da agua andará entre os 30 e 55ºC.

    Nos menus de configuraçao defini tb os preços das soluçoes alternativas (gas, gasoleo, electricidade..)

    Aqui é um ciclo bi-horario diário:



    Aqui defino as temperaturas mais baixas quando ninguem esta em casa:


    misc:


    Preço do KW produzido a partir de gas natural ( se alguem tiver um valor diferente de 0.05€/KW que me forneça a fonte..)


    Preço do litro de gasoleo:


    Vamos entao aos resultados:

    Segue no proximo post

    #2
    Neste primeiro quadro, posso escolher as varias soluçoes. Depois discutem.se os detalhes.

    Explicações:



    O resultado mais importante, o relativo ao custo de ter a casa TODA sempre entre os 18ºC qdo nao estou lá e os 21ºC quando estou é:


    300€ por ano... 30€ por mes em média


    Em Janeiro, que é o mes mais frio do ano, gastaria cerca de 85€ para ter a casa toda quente.. O mesmo que com uma soluçao resistiva, para ter 2 compartimentos quentes algumas horas por dia:


    É giro tb ver os custos das soluçes alternativas....




    Comentário


      #3
      Cálculos muito interessantes.

      Agora só falta somar a esses custos mensais, a amortização do investimento inicial na aquisição da bomba.

      Os fabricantes de bombas de calor normalmente não gostam de introduzir esses valores nos belos gráficos deles

      Comentário


        #4
        Muito útil este post. Eu tenho caldeira a gasóleo e já ponderei várias vezes mudar o queimador para gás natural. Quando optei pelo gasóleo não tinha este gás na minha zona. O ano passado disseram-me que ainda não compensava a mudança, este ano não sei. Só no último mês devo ter gasto 500 litros para aquecer cerca de 200 m2, com a caldeira ligada em média 6 horas por dia. Não me inclino por soluções alternativas porque os valores dispendidos para aquisição de novos equipamentos dava para muito gasóleo. Digo eu.

        Comentário


          #5
          Esses resultados parecem-me muito optimistas para as bombas de calor...
          Partes do princípio que a bomba absorve X energia para libertar Y...
          Em que te baseias para esses valores, no anunciado pelos fabricantes??
          Até á bem pouco tempo esses mesmos fabricantes anunciavam isso como "energias renováveis".
          Estou muito céptico relativamente a esses gráficos.

          Comentário


            #6
            I know.

            acho que o sistema fica nuns 4000-5000€ mantendo a caldeira a gas para aguas sanitarias.

            Acreditanto piamente no que as simulaçoes dos tipos que querem vender bombas de calor dizem, gastaria sensivelmente metade do que a soluçao de gas natural..

            em 10 anos, esquecendo inflaçao e subidas nos custos das energias:

            3000€ para a heatpump,

            6000€ para o gas natural

            +- +- 3000€ de diferença entre gas natural e heat pump..

            Se por algum motivo o gas natural nao chega-se à minha casa as contas ja seriam outras...

            Teria de ter uma soluçao totalemente resistiva, que seria 10.000€ em 10 anos..

            aqui já compensava sem duvidas nenhumas..
            10.000-3.000= 7.000 a menos em custos de energia..

            tirando 5.000 de investimento inicial, ao fim de 10 anos ja estava a ganhar 2.000€
            Editado pela última vez por mariorenato; 11 January 2010, 22:24.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
              Esses resultados parecem-me muito optimistas para as bombas de calor...
              Partes do princípio que a bomba absorve X energia para libertar Y...
              Em que te baseias para esses valores, no anunciado pelos fabricantes??
              Até á bem pouco tempo esses mesmos fabricantes anunciavam isso como "energias renováveis".
              Estou muito céptico relativamente a esses gráficos.
              Heat pump - Wikipedia, the free encyclopedia

              e acho que ainda vendem como energia renovavel.. para alem disso, parece que se usares uma bomba de calor para aquecer aguas sanitarias, tens beneficios fiscais.........

              Comentário


                #8
                Alguem tem uma soluçao destas a funcionar?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mariorenato Ver Post
                  Heat pump - Wikipedia, the free encyclopedia

                  e acho que ainda vendem como energia renovavel.. para alem disso, parece que se usares uma bomba de calor para aquecer aguas sanitarias, tens beneficios fiscais.........
                  NOP, perderam a certificação! A energie já não tem benefícios fiscais, penso eu de que...
                  Se queres dizer que isso gasta menos que o gás ou o gasóleo, tudo bem, sendo que eu nunca optaria por nenhuma dessas soluções.
                  Agora comparar isso com renováveis ou dizer que se assemelha não está certo.

                  Comentário


                    #10
                    Já agora:

                    ECONOMIA - PUBLICO.PT

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
                      NOP, perderam a certificação! A energie já não tem benefícios fiscais, penso eu de que...
                      Se queres dizer que isso gasta menos que o gás ou o gasóleo, tudo bem, sendo que eu nunca optaria por nenhuma dessas soluções.
                      Agora comparar isso com renováveis ou dizer que se assemelha não está certo.
                      Embora as deduçoes fiscais nao fossem o que queria discutir aqui, ficam aqui algumas coisas q encontrei:

                      Mensagem:
                      Transcrevo alguma legislação relativa a tributação em IVA (CIVA) e IRS (CIRS) que poderão ajudar alguma coisa no entendimento dos participantes deste forum no que toca tributação das energias renováveis (Onde se pretende entender as bombas de calor):



                      "Redução de taxa de IVA de 21% para 12% (Energias renováveis)"


                      CIVA - BOMBAS DE CALOR (DP-SG PROC- M151 88003)

                      Bombas de calor. As bombas de calor quando pelas suas características só puderem ser utilizadas para a produção de água quente ou aquecimento ambiente devem ser consideradas equipamento de captação e aproveitamento de energias alternativas e como tal enquadráveis na verba 2.15, al. b) da Lista II.
                      Não se incluem na citada verba aparelhos que funcionando como bombas de calor podem, por meio de dispositivos de circulação do fluido do transporte da energia produzida, ser utilizados como aparelhos de ar condicionado produzindo frio.
                      Fórum da Aldeia Global climatização, aquecimento, ventilação, ar condicionado, gás, canalização,tubos e acessórios, energia solar, energias alternativas, etc.

                      No que respeita aos equipamentos, este regime aplica-se aos equipamentos novos para utilização de energias renováveis e de equipamentos para a produção de energia eléctrica e ou térmica (co-geração) por microturbinas, com potência até 100 kW, que consumam gás natural, incluindo equipamentos complementares indispensáveis ao seu funcionamento, designadamente:

                      * instalações solares térmicas para aquecimento de águas sanitárias, utilizando como dispositivos de captação da energia colectores solares planos ou colectores solares concentradores;
                      * bombas de calor destinadas ao aquecimento de águas sanitárias;
                      * painéis fotovoltaicos e respectivos sistemas de controlo e armazenamento de energia, destinados ao abastecimento de energia eléctrica a habitações;
                      * aerogeradores de potência nominal inferior a 5 Kw e respectivos sistemas de controlo e armazenamento de energia, destinados ao abastecimento de energia eléctrica a habitações;
                      * equipamentos de queima de resíduos florestais, nomeadamente salamandras e fogões para aquecimento ambiente, recuperadores de calor de lareiras destinados quer ao aquecimento ambiente quer de águas sanitárias e as caldeiras destinadas a alimentação de sistemas de aquecimento ambiente ou aquecimento de águas sanitárias;
                      * equipamentos para a produção de energia eléctrica ou térmica (co-geração) por microturbinas, com potência até 100 kW que consuma gás natural.
                      Millennium bcp

                      Não vamos é introduzir barulho com a 'vigarice' que a energie andava a fazer.. Andavam a vender bombas de calor más como sendo paineis solares.. Não vale a pena perder tempo com isso...

                      Do que encontrei, não ha maneira mais eficiente de aquecer uma casa. Se se colocar um painel solar para fornecer a base do aquecimento, melhor..

                      Comentário


                        #12
                        Façam contas!
                        As bombas de calor da Energie, com o seu maravilhoso painel solar termodinâmico são uma aldrabice. É quase dizer que existe um carro que faz nascer gasóleo no depósito!
                        Não ponham de lado as soluções renováveis, falo-vos por exemplo dos pellets, com equipamentos que custam pouco mais que uma caldeira a gasóleo, com um "combustível limpo" que custava 1/3 do que custa o gasóleo, isto no início de 2009, quando o gasóleo estava mais barato (o que fará agora!).
                        Em conjunto com um sistema solar térmico ficam com equipamento mais amigo do ambiente, mais barato de operar e que facilmente se rentabiliza!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                          Façam contas!
                          As bombas de calor da Energie, com o seu maravilhoso painel solar termodinâmico são uma aldrabice. É quase dizer que existe um carro que faz nascer gasóleo no depósito!
                          Não ponham de lado as soluções renováveis, falo-vos por exemplo dos pellets, com equipamentos que custam pouco mais que uma caldeira a gasóleo, com um "combustível limpo" que custava 1/3 do que custa o gasóleo, isto no início de 2009, quando o gasóleo estava mais barato (o que fará agora!).
                          Em conjunto com um sistema solar térmico ficam com equipamento mais amigo do ambiente, mais barato de operar e que facilmente se rentabiliza!
                          Isso está definido energie = aldrabice.. Nao se fala mais da energie!

                          Gasoleo, n posso, é apartamento.
                          Pellets, mto menos.

                          Estou limitado a aquecimento resistivo, com aquecedores a oleo/termoventiladores/etc ou gas natural, qdo/se chegar.

                          Gostava era de encontrar alguem que em portugal use um sistema de bomba de calor com fonte no ar, para tentar perceber melhor como é o funcionamento no mundo real

                          Já encontrei alguns colegas na Alemanha, mas sao todos bombas de calor a usar como fonte a terra. geotermicas. Continuam a compensar, mas dado pagarem o KW a .19€ fica mais esbatido.
                          Editado pela última vez por mariorenato; 12 January 2010, 10:40.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por mariorenato Ver Post
                            Estou limitado a aquecimento resistivo, com aquecedores a oleo/termoventiladores/etc ou gas natural, qdo/se chegar.
                            Para apartamentos, podes usar bombas de calor eficientes e baratas: o vulgar ar condicionado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Para apartamentos, podes usar bombas de calor eficientes e baratas: o vulgar ar condicionado.
                              A patroa nao gosta dos emplastros na parede.. E climatizar a casa toda com AC fica +- nos mesmos €€, com algumas desvantagens..

                              -->Obras para passar as linhas de gases
                              -->menor eficiencia a aquecer
                              -->mto melhores a arrefecer

                              Com uma bomba de calor para aquecimento, era so ligar a saida de agua quente no circuito de aquecimento.. nada de obras na casa, pois ja tenho o sistema da caldeira a gas..

                              Se quiser tb que arrefeça, aí teria de trocar os radiadores por convectores com ventilaçao....

                              Mas sim.. ainda n está totalmente excluida a hipotese de ACs convencionais

                              Comentário


                                #16
                                Não te esqueças que existem Salamandras a pellets, vi umas há uns tempos todas XPTO, com abastecimento automático, programador digital e só produzem 2% de cinzas. O design e tamanho foram pensados para um apartamento!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                  Não te esqueças que existem Salamandras a pellets, vi umas há uns tempos todas XPTO, com abastecimento automático, programador digital e só produzem 2% de cinzas. O design e tamanho foram pensados para um apartamento!
                                  E para onde são expelidos os gases da queima ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    Para apartamentos, podes usar bombas de calor eficientes e baratas: o vulgar ar condicionado.
                                    Exacto...

                                    Recentemente coloquei um no meu apartamento e a diferença para aquecedores a óleo é brutal!

                                    No meu caso coloquei um AC, sem inverter mas com um consumo de 1550 W e uma capacidade de aquecimento de cerca de 5800 W. (em termos eficiencia energética é superior a muitos inverter que se vão vendo por aí)

                                    Este aquece muito mais em termos práticos que 3 aquecedores a óleo de 2000 W que tinha ligados antes e com um consumo muito menor.

                                    Além que para ter a sala quente é só ligar e esperar pouco mais de 5 minutos!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mariorenato Ver Post

                                      Se pretende.se ter todos os compartimentos quentes, todo o dia, ia ser bonito

                                      Isto levou-me a procurar soluçoes alternativas.
                                      Antes de mais dou-te os parabens por este tópico!

                                      No entanto fiquei curioso de saber qual o motivo que pretendes ter a casa climatizada durante o dia todo, mesmo quando está vazia...

                                      Presumo que seja para não teres que esperar muito tempo que a casa atinja as temperaturas que pretendes quando chegas a casa certo?

                                      Mas nesse caso um bom AC não poderia ser mais rápido e eficiente? É que de facto este permite atingir as temperaturas desejadas mais rapidamente...

                                      Claro que tem os seus inconvenientes sendo o principal na minha opinião as correntes de ar e sempre algum ruido que produzem (mas baixo).... mas aí as bombas de calor dedicadas ao aquecimento como se comportam?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Claro que nao preciso de ter a casa quente todo o dia. Preciso é de algo que nao me leve à falencia por exemplo em fins de semana e ferias.

                                        se precisares de 4KW para manter uma casa a 21ºc em 24h sao 12€ por dia se usares aquecimento resistivo..

                                        Claro que o normal seria, e é o q usei nas simulaçoes, ter a casa a 21º qdo la estou, e qdo n estou baixar para 17º, segundo esta distribuiçao:


                                        AC versus Heatpump...

                                        1º Maria n gosta de ACs.. é uma razao mais forte que qq outra :P
                                        2º Ruido.. será o normal de qq soluçao de aquecimento com radiadores de agua..
                                        3º Corrente de ar dos AC's.. ok, existem, mas para manter os inverter quase nao se sentem.
                                        4º Bombas de calor estao optimizadas para aquecimento, e tb podem arrefecer.. Um AC esta optimizado para arrefecer, mas tb aquece..... Tens eficiencias bastante melhores a aquecer com uma HP que com um AC
                                        Editado pela última vez por mariorenato; 12 January 2010, 21:19.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X