Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Abrir actividade - O que implica?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Abrir actividade - O que implica?

    Boas pessoal,

    num futuro muito próximo vou ter de abrir actividade como comissionista para além de ter o meu vencimento fixo e normal.

    O que implica o abrir de actividade como comissionista? que contras tem? que despesas extra vou ter?

    Sinceramente não sei nada sobre o assunto, mas assusta-me um bocado, com toda a gente que falo me diz " epa tem cuidado depois tens x e y para pagar..." etc etc.

    Obrigado desde já a todos.

    #2
    Em primeiro lugar tens que fazer uma estimativa do que vais facturar com essa actividade de comissionista.

    Dependendo dos valores em questão e tendo em conta os limites previstos no código de IVA poderás ficar isento de IVA.
    Se a tua facturação não ultrapassar os 10.000 € anuais (repartido por 12 meses) ficas isento de IVA.
    Ou seja supondo que vais iniciar a tua actividade em Julho para poderes beneficiar dessa isenção apenas podes facturar até ao final do ano 5000 €.

    Como vais manter o teu trabalho normal e se descontares todos os meses o equivalente/ou mais que o salário mínimo ficas isento de pagar segurança social. Tens que requerer essa isenção à segurança social e a mesma é válida enquanto os pressupostos se mantiverem.

    O único custo que poderás ter se ficares enquadrado no regime de isenção é a aquisição de um livro de recibos verdes ou programa de facturação.

    Se estás a pensar facturar mais do que 10.000 € ao ano já ficas enquadrado no regime de IVA e tens que entregar trimestralmente uma declaração e pagar o IVA apurado.
    Neste caso a entidade para quem prestas os serviços é obrigada a reter 20% de IRS.

    Se eu me lembrar de mais alguma coisa depois coloco ou então virá certamente alguém aqui corrigir/acrescentar.

    Comentário


      #3
      Muito obrigado vsfce, isto está me a partir a cabeça, parece-me um bixo de sete cabeças, e nem sei o que pensar lol.

      Nunca exerci este tipo de actividade e não faço ideia de como vai ser, posso sempre fazer uma estimativa mas tenho 50% de hipotese de ser ou não perto do real, pois como disse não faço ideia de como vai ser.

      Bem então resta-me esperar que chegue a altura de ir abrir a actividade e pedir a tal isenção, porque sim eu desconto no meu vencimento fixo normal.

      Vamos lá ver como vai ser.

      Ah disseram me tambem que depois a entregar o IRS é mais uma série de chatisses, é verdade?

      Comentário


        #4
        Se não tens a certeza dos valores faz uma estimativa por baixo. Ou seja se achas que podes não ultrapassar aqueles valores que eu mencionei (10.000 € repartidos pelos 12 meses) faz a estimativa por baixo porque quando fores dar início de actividade essa estimativa vai ser decisiva no enquadramento de Iva.

        Ou seja imagina que vais dar início de actividade em Julho, quando te perguntarem qual é a tua previsão de facturação dizes que são os 5000 € para poderes ficar isento de IVA.

        Se depois ultrapassares a estimativa que fizeste não há problema, só tens que ter em atenção que se ultrapassares esse limite ficas enquadrado em IVA a partir do 01 de Janeiro do ano seguinte (neste caso será em 2011) e já tens que entregar as declarações de IVA trimestralmente e pagar o imposto.

        Depois ao entregar o IRS tens mais um anexo para entregar (anexo B) e em vez de entregares na 1ª fase entregas apenas na 2ª fase.
        E não é difícil nem dá chatices nenhumas (tirando o facto de receberes mais tarde o IRS ), se depois tiveres dúvidas passas pelo tópico do IRS que a malta ajuda.

        EDIT: O início de actividade pode ser dado através da Internet ou numa repartição das finanças. Precisas de ter obrigatoriamente um NIB onde és 1º titular para preencher o início de actividade.

        Comentário


          #5
          Mais uma vez muito obrigado

          Assim que for necessário logo dou mais noticias, não me parece assim um bixo de sete cabeças tão grande

          Isto é como tudo... por um lado era bom sinal que passa-se o limite dos 10000€ por ano

          Obrigado, rep up.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X