Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico dos salários, evolução / degradação...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tópico dos salários, evolução / degradação...

    Já aí andam outros tópicos onde esta questão é lateralmente mencionada, mas, de concreto, não se está a falar dela directamente...

    Este ano, tudo leva a crer, temos a moda de não só "não haver margem de manobra para aumentos salariais" como há categorias profissionais (como, por exemplo, os enfermeiros) a quem querem baixar os salários!

    Isto agora é assim? Faz algum sentido, sobretudo quando comparado com alguns vencimentos muito falados ultimamente?

    Este país está a ir para onde?...

    #2
    Percebo a insatisfação, contudo, posso afiançar-te que foi (e continua a ser) um método que está a ser aplicado em diversas empresas no sector privado.

    Sei de variadas que aplicaram reduções salariais no ano de 2009 e que, responsavelmente, após o fecho do ano e em caso de resultados positivos repuseram junto dos colaboradores a % que lhes foi retirada.

    Há outras empresas que reduziram pura e simplesmente...

    Normalíssimo e compreensível desde que justificado.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
      Percebo a insatisfação, contudo, posso afiançar-te que foi (e continua a ser) um método que está a ser aplicado em diversas empresas no sector privado.

      Sei de variadas que aplicaram reduções salariais no ano de 2009 e que, responsavelmente, após o fecho do ano e em caso de resultados positivos repuseram junto dos colaboradores a % que lhes foi retirada.

      Há outras empresas que reduziram pura e simplesmente...

      Normalíssimo e compreensível desde que justificado.
      Acho muito bem.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
        Já aí andam outros tópicos onde esta questão é lateralmente mencionada, mas, de concreto, não se está a falar dela directamente...

        Este ano, tudo leva a crer, temos a moda de não só "não haver margem de manobra para aumentos salariais" como há categorias profissionais (como, por exemplo, os enfermeiros) a quem querem baixar os salários!

        Isto agora é assim? Faz algum sentido, sobretudo quando comparado com alguns vencimentos muito falados ultimamente?

        Este país está a ir para onde?...
        Acho que o estado (essa entidade abstracta) teria legitimidade para fazer algo do género caso não fosse o exemplo máximo do desperdício. Sou a favor da redução de salários, mas apenas para os cargos de nomeação política, nunca para os que menos ganham e que são absolutamente essenciais (como o caso dos enfermeiros).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
          Acho que o estado (essa entidade abstracta) teria legitimidade para fazer algo do género caso não fosse o exemplo máximo do desperdício. Sou a favor da redução de salários, mas apenas para os cargos de nomeação política, nunca para os que menos ganham e que são absolutamente essenciais (como o caso dos enfermeiros).

          Sei que as generalizações são perigosissimas e aquilo que irei afirmar será profundamente injusto para uma minoria existente no funcionalismo público mas a verdade é que aquilo que conheço seja por ser obrigado a ser confrontado com alguns quer até por privar socialmente com outros a verdade é que, para mim, a maioria até é demasiado bem pago para o que faz...

          A falta de profissionalismo, respeito e aproveitamento dos bens públicos chega aser chocante.

          Arrisco-me a dizer que uma grande maioria dos funcionários públicos não se aguentaria um trimestre a trabalhar no sector privado.

          E como sei que acabei de ser politicamente incorrecto, preparo-me para indignação de muitos.

          Comentário


            #6
            Mas baixar o quê ?
            Eu ando a ver o meu vencimento real diminuido há 9 anos e agora querem baixá-lo ? Por alma de quem ?


            Andam por aí empresas a diminuir vencimentos ? Por alma de quem ? Com base em que Lei ? Só se for com base naquela do "paga por fora" .....

            Comentário


              #7
              Sim isso está a acontecer e vai continuar a contecer.

              Mas reparem a "piada" disso, com menos dinheiro diria que a tendencia é gastar menos mas como muita gente tem encargos fixos a longo prazo, a redução vai toda directa só para algumas areas do orçamento familiar!!!

              O patrão fica contente por pagar menos mas não demora que "leve com a paga", porque com menos dinheiro para consumo muito possivelmente vai ter menos clientes... uma bola neve.

              Á e tal aumentamos as vendas ao estragueiro e os trabalhadores Portugueses que se lixem... já foi feito por outros paises, está esgotada essa via.

              Emprestamos-lhes dinheiro para eles nos comprarem coisas!!! também já foi feito, acabou, nem trabalhando a vida toda eles podiam pagar...

              Por isso resta!!! não resta nada, ou melhor, resta lutar para o gajo ao nosso lado ficar a perder mais que nós.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                Sei que as generalizações são perigosissimas e aquilo que irei afirmar será profundamente injusto para uma minoria existente no funcionalismo público mas a verdade é que aquilo que conheço seja por ser obrigado a ser confrontado com alguns quer até por privar socialmente com outros a verdade é que, para mim, a maioria até é demasiado bem pago para o que faz...

                A falta de profissionalismo, respeito e aproveitamento dos bens públicos chega aser chocante.

                Arrisco-me a dizer que uma grande maioria dos funcionários públicos não se aguentaria um trimestre a trabalhar no sector privado.

                E como sei que acabei de ser politicamente incorrecto, preparo-me para indignação de muitos.
                Passando à frente da tua opinião politicamente incorrecta, mas de respeitar, até porque funcionários incompetentes também os há, e muitos, na privada, diria que não há razão alguma para baixar salários com base nessa lógica.

                Quem não servir só tem um caminho. Quem trabalha merece ser condignamente pago pelo seu trabalho.

                Da mesma forma que as prestações da casa, do carro, os livros, as propinas, o combustível, a alimentação... não baixam, assim os salários também não se admite que baixem!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                  Mas baixar o quê ?
                  Eu ando a ver o meu vencimento real diminuido há 9 anos e agora querem baixá-lo ? Por alma de quem ?


                  Andam por aí empresas a diminuir vencimentos ? Por alma de quem ? Com base em que Lei ? Só se for com base naquela do "paga por fora" .....
                  Exactamente. Já temos experiência, amarga, aliás, de vencimentos (e progressões) congelados muitos anos! Querem mais o quê, agora?

                  À minha pala estão "do outro lado" uns "bons cobres" que ainda lá vão ficar esta noite...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                    Sei que as generalizações são perigosissimas e aquilo que irei afirmar será profundamente injusto para uma minoria existente no funcionalismo público mas a verdade é que aquilo que conheço seja por ser obrigado a ser confrontado com alguns quer até por privar socialmente com outros a verdade é que, para mim, a maioria até é demasiado bem pago para o que faz...

                    A falta de profissionalismo, respeito e aproveitamento dos bens públicos chega aser chocante.

                    Arrisco-me a dizer que uma grande maioria dos funcionários públicos não se aguentaria um trimestre a trabalhar no sector privado.

                    E como sei que acabei de ser politicamente incorrecto, preparo-me para indignação de muitos.
                    Para evitar generalizações injustas, o melhor é sempre descrever aquilo de que estamos a falar.

                    Comentário


                      #11
                      Mas vão baixar e na FP também, e mais, por muito que não gostem, quem conseguir ficar com emprego vai ter que pagar para os que não vão fazer nada, se não quiserem, são roubados, violentados, ameaçados...

                      E o pior é que não dá para fugir para lado nenhum, vai ser igual em todo o lado

                      Comentário


                        #12
                        Se baixam daqui a nada pago para trabalhar.

                        Comentário


                          #13
                          Maus profissionais há em todos os lados. Há uns que roçam o rabo na cadeira e vão saltando de site em site durante o dia, há os interessados e empenhados, há os graxistas, ....

                          Eu tive 0.0€ de aumento. Se estou contente? Não estou! Se isso me motiva, creio que não. O aumento representa o reconhecimento que demos o nosso melhor. No meu caso, foi com toda a certeza! Foi e está a ser uma situação que se estendeu a todos, quer sejam consultores, controller's, etc. Se alguém se sente motivado a trabalhar perante tal cenário, se calhar não.

                          Sou a favor da redução do salário, não no meu caso que ganho pouco. Mas daqueles que ganham milhares de euros por mês, quer seja privado ou público. Para além de ajudar um pouco à diminuição das disparidades entre ricos e pobres, ajuda a restabelecer-se um pouco de equilíbrio. Sou também a favor da redução de salário dos funcionários públicos, daqueles que passam o dia-a-dia a andar de site em site, sem terem nada para fazer. Para além dos desempregados por opção a receber subsídio de desemprego, também estes são autênticos parasitas que não sabem o que fazer com o tempo.

                          “O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas"
                          Editado pela última vez por annlee; 15 January 2010, 20:33.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por OperaPhantom Ver Post
                            Se baixam daqui a nada pago para trabalhar.

                            Pode ser que estabilize antes de chegar-mos ao nivel dos Chineses!!!

                            Comentário


                              #15
                              A nos nao nos podem diminuir os salarios, mas a quem ganha muitos milhares ja sim. Mas voces nao acham que se tem de pagar o valor de cada pessoa, seja ele qual for?

                              Temos e' de acabar com quem ganha muito para aquilo que faz.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                A nos nao nos podem diminuir os salarios, mas a quem ganha muitos milhares ja sim. Mas voces nao acham que se tem de pagar o valor de cada pessoa, seja ele qual for?

                                Temos e' de acabar com quem ganha muito para aquilo que faz.
                                Então, modéstia à parte, tinham de me aumentar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Este inicio de ano não se estão a prever muito boas perspectivas.

                                  Está-se a ponderar haver redução de salários entre os sócios-gerentes, já foi colocado em cima da mesa, estamos a dar um tempo a ver como as coisas se vão procesar...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                                    Maus profissionais há em todos os lados. Há uns que roçam o rabo na cadeira e vão saltando de site em site durante o dia, há os interessados e empenhados, há os graxistas, ....
                                    Há, em todo o lado e, por maioria de razão, muito mais na privada, aritmeticamente falando. Para além disso, e como tem sido propalado, se a produtividade é baixa, quem produz está nas empresas, logo...

                                    Eu tive 0.0€ de aumento. Se estou contente? Não estou! Se isso me motiva, creio que não. O aumento representa o reconhecimento que demos o nosso melhor. No meu caso, foi com toda a certeza! Foi e está a ser uma situação que se estendeu a todos, quer sejam consultores, controller's, etc. Se alguém se sente motivado a trabalhar perante tal cenário, se calhar não.
                                    Mais do que faltar o factor motivação, falta o respeito pelo trabalho feito!

                                    Sou a favor da redução do salário, não no meu caso que ganho pouco. Mas daqueles que ganham milhares de euros por mês, quer seja privado ou público. Para além de ajudar um pouco à diminuição das disparidades entre ricos e pobres, ajuda a restabelecer-se um pouco de equilíbrio. Sou também a favor da redução de salário dos funcionários públicos, daqueles que passam o dia-a-dia a andar de site em site, sem terem nada para fazer. Para além dos desempregados por opção a receber subsídio de desemprego, também estes são autênticos parasitas que não sabem o que fazer com o tempo.
                                    Claro! Mas eu também ganho pouco...

                                    Os milhares de euros que alguns ganham resultam, em muitos casos, do seu valor e foi com formação e trabalho que lá chegaram. Será isso razão para serem penalizados face aos que ganham menos? E os que ganham menos, porque razão não ganham mais? O que é que lhes falta para ganharem mais?...

                                    “O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas"
                                    "O homem justo não é o que não comete nenhuma injustiça, mas aquele que, podendo ser injusto, não o quer ser." (Mandro)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não concordo e só quem não estiver no seu perfeito juízo é que pode concordar com uma barbaridade destas.

                                      Vou dividir este post em duas realidades distintas, a FP e o sector privado:

                                      A FP foi e é um dos sectores que tem sido mais penalizado com cortes de benefícios, congelamento de salários e progressões de carreira. É ridículo serem sempre os mesmos a pagar.
                                      Temos que analisar esta questão por escalões, não é de todo igual comparar um salário de um simples funcionário público com o salário de um político, administrador,etc.
                                      As regalias dos primeiros foram todas à vida, as que restam apenas dizem respeito à saúde e pouco mais, o trabalho em muitas secções abunda e noutras é inexistente.
                                      As regalias dos senhores administradores e políticos mantêm-se idênticas e os salários são muito elevados tendo em conta a fraca produtividade que apresentam e o péssimo estado em que deixam a nação. Para quando uma avaliação de desempenho da classe política?

                                      Tendo em conta o que acima referi na FP esse corte de salário passaria pela redução efectiva de FP (nas áreas onde não existe trabalho), redução dos salários de administradores e políticos, cortes nas regalias (carros, prémios, ajudas de custo, etc) e congelar os salários/pensões dos funcionários que acumulam funções em vários sectores da FP.

                                      No sector privado também temos que separar as águas, existem de facto empresas onde os salários e as regalias são elevadas. Essas empresas deveriam poder reduzir os salários dos funcionários mas com contrapartidas para os empregados.
                                      Em primeiro lugar teria que existir uma razão plausível para essa redução, não é só porque lhes apetece.
                                      Em segundo lugar logo que a normalidade estivesse reposta seriam atribuídas compensações aos funcionários a quem reduziram salários/regalias.

                                      A verdade é que existem empresas que atribuem/atribuíram gratificações aos seus funcionários nos tempos das vacas gordas e seria expectável que numa altura complicada da empresa os funcionários retribuíssem o gesto.

                                      Claro que este tipo de situações não se aplicam a funcionários com salários baixos e as reduções seriam proporcionais ao vencimento como é óbvio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        na minha empresa em 2009 cortaram em tudo! aumentos, premios, extras, e outras regalias.
                                        resultado, 2009 ganhei menos 20% que no ano anterior.
                                        outro resultado interessante, é que em ano de crise, o meu patrao teve os melhores resultados financeiros dos ultimos 10 anos! eu sei destes promenores, porque sou eu que faço a auditoria da empresa e os mapas de vendas!

                                        a mim nimguem me convence do contrario, toda esta especulaçao, so vai servir para aumentar ainda mais o foço entre ricos e pobres, porque as grandes entidades numca iram deixar de lucrar e crescer, no meu caso em particular, cresceu razoavelmente mais que nos ultimos anos sobre o pretexto da crise.

                                        este ano, tb ja esta mais que certo, que nao ira haver aumento de salarios, e mais cortes iram ser feitos! parece que arranjaram uma nova forma de obter lucros sem ter que servir com qualidade o cliente final!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ELgatu Ver Post
                                          na minha empresa em 2009 cortaram em tudo! aumentos, premios, extras, e outras regalias.
                                          resultado, 2009 ganhei menos 20% que no ano anterior.
                                          outro resultado interessante, é que em ano de crise, o meu patrao teve os melhores resultados financeiros dos ultimos 10 anos! eu sei destes promenores, porque sou eu que faço a auditoria da empresa e os mapas de vendas!

                                          a mim nimguem me convence do contrario, toda esta especulaçao, so vai servir para aumentar ainda mais o foço entre ricos e pobres, porque as grandes entidades numca iram deixar de lucrar e crescer, no meu caso em particular, cresceu razoavelmente mais que nos ultimos anos.

                                          este ano, tb ja esta mais que certo, que nao ira haver aumento de salarios, e mais cortes iram ser feitos! parece que arranjaram uma nova forma de obter lucros sem ter que servir com qualidade o cliente final!
                                          Ou seja, na prática esta parece ser apenas mais uma desculpa esfarrapada para o mesmo fim...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
                                            Acho que o estado (essa entidade abstracta) teria legitimidade para fazer algo do género caso não fosse o exemplo máximo do desperdício. Sou a favor da redução de salários, mas apenas para os cargos de nomeação política, nunca para os que menos ganham e que são absolutamente essenciais (como o caso dos enfermeiros).
                                            Oi?
                                            O Estado és tu e restantes cidadãos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                              Mas baixar o quê ?
                                              Eu ando a ver o meu vencimento real diminuido há 9 anos e agora querem baixá-lo ? Por alma de quem ?


                                              Andam por aí empresas a diminuir vencimentos ? Por alma de quem ? Com base em que Lei ? Só se for com base naquela do "paga por fora" .....
                                              Omega, com todo o respeito mas o teu segundo paragráfo só pode ser escrito por alguém que seguramente não conhece a realidade do sector privado... "Com base em que Lei?"

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DerTeufel Ver Post
                                                Oi?
                                                O Estado és tu e restantes cidadãos
                                                Neste caso, utilizei essa expressão como sinónimo de governo, não este em particular mas todos os que por lá passam.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por annlee Ver Post
                                                  Então, modéstia à parte, tinham de me aumentar.
                                                  Se assim é acho que devias ser aumentada. O pior para uma equipa é meter todos a ganhar igual quer façam 10 ou 100..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                    Passando à frente da tua opinião politicamente incorrecta, mas de respeitar, até porque funcionários incompetentes também os há, e muitos, na privada, diria que não há razão alguma para baixar salários com base nessa lógica.

                                                    Quem não servir só tem um caminho. Quem trabalha merece ser condignamente pago pelo seu trabalho.

                                                    Da mesma forma que as prestações da casa, do carro, os livros, as propinas, o combustível, a alimentação... não baixam, assim os salários também não se admite que baixem!
                                                    Os salários são aquilo que o mercado pode pagar... se há recessão os salários baixam. Não é preciso ser brilhante para compreender e aceitar esta realidade.

                                                    Porque razão esta realidade devia passar apenas e só pelo sector privado.

                                                    E outra coisa, se a tua prestação do carro e da casa não baixaram, fala com o teu banco, estás a ser enganado...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                      Os milhares de euros que alguns ganham resultam, em muitos casos, do seu valor e foi com formação e trabalho que lá chegaram. Será isso razão para serem penalizados face aos que ganham menos? E os que ganham menos, porque razão não ganham mais? O que é que lhes falta para ganharem mais?...

                                                      Referia-me a pessoas que estão no topo. Basicamente o que acontece é que, em termos brutos, eles acabam por ganhar mais num mês do que eu (e muitos, num ano). Não sou condescente ao ponto de achar que eles que por estarem no topo, podem ocupar o seu tempo laboral para pequenas distracções que transmitem uma imagem deturpada (ou não) deles. Não coloco em causa a formação, dedicação, empenho...se estão onde estão, é porque quem os escolheu, achou que tinha perfil para desempenhar as funções.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                        Sei que as generalizações são perigosissimas e aquilo que irei afirmar será profundamente injusto para uma minoria existente no funcionalismo público mas a verdade é que aquilo que conheço seja por ser obrigado a ser confrontado com alguns quer até por privar socialmente com outros a verdade é que, para mim, a maioria até é demasiado bem pago para o que faz...

                                                        A falta de profissionalismo, respeito e aproveitamento dos bens públicos chega aser chocante.

                                                        Arrisco-me a dizer que uma grande maioria dos funcionários públicos não se aguentaria um trimestre a trabalhar no sector privado.

                                                        E como sei que acabei de ser politicamente incorrecto, preparo-me para indignação de muitos.
                                                        Não querendo ser do contra...mas sendo O pessoal fala de FP como um grupo de pessoas que trabalha exclusivamente para o estado. É verdade para muitos, mas para outros nem tanto.

                                                        A realidade que eu conheço é algo oposta. Professores, Enfermeiros, Médicos, Engenheiros que eu conheço trabalham tanto na FP como no privado, cada vez com mais tendência a trabalharem no privado (pelo menos aqueles que são bons e logo têm um lugar ao sol). Por isso só por alguém trabalhar na FP não quer dizer que não trabalhe no privado ou não esteja apto para tal

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          U.S. Department of Labor - Wage and Hour Division (WHD) - Minimum Wage Laws in the States

                                                          É para criar depressões

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas alguém nos prende aos nossos empregos?

                                                            Viva a liberdade! Quem não está satisfeito agradece e vai embora porque sabe que pode arranjar melhor, certo?

                                                            Fazem isto? Um minoria faz... o rsto não... E porquê?

                                                            Porque não podem... e porque é que nãopodem?

                                                            Porque o mercado de trabalho está escasso e as oportunidades não surgem...

                                                            E a realidade é esta, portanto, não há que reclamar... é assumir isso e continuar a dar o melhor para quem quer progredir na carreira ou para outros manter a sua cadeirinha pelo menos.

                                                            No meu caso pessoal, no ano em que a minha performance profissional foi a melhor tendo sido o colaborador responsável pela maior facturação na empresa (quase 20% do total da facturação) fui confrontado com uma política de empresa que implica uma redução salarial em TODOS os funcionários excepto naqueles em que a remuneração anual era inferior a um determinado valor.

                                                            Apesar da enorme frustação pessoal, só tive que perceber que tinha duas opções:

                                                            i) Compreensível mas não aceito;

                                                            ii) Compreensível e aceito.

                                                            Tendo em conta que o meu mercado foi um dos mais afectados pela actual conjutura tive que aderir à 2.ª hipotese.

                                                            POrtanto, todos (muitos de) nós temos com que nos queixar... agora a diferença está como lidamos com as queixas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X