Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Adultos - aprender a nadar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Adultos - aprender a nadar

    Boas pessoal.

    Anda por aí alguém que tenha aprendido a nadar já com uma idade avançada, tipo depois dos 30, e que queira partilhar a experiência? Se sim, alguém da região de Aveiro que me possa aconselhar uma escola/piscina/ginásio/professor?

    Obrigado

    #2
    Aqui mora um exemplo com 30 e que parece um martelo a nadar...

    Comentário


      #3
      não precisas ter vergonha de ter 30 anos e não saber nadar, podes ir para a natação que têm aulas para todas as idades.
      Este mundo maravilhoso onde vivemos permite que hoje em dia aprendas o que quiseres com a idade que quiseres, podes começar uma carreira aos 40 ou aprender a surfar aos 50.
      infelizmente sou de lisboa, por isso ai não conheço nada.

      Comentário


        #4
        Boas.

        Não foi aos 30 mas foi aos 22. Fui para uma piscina para aprender a nadar. E só eu sei o medo e o pânico que tinha da água. Hoje em dia, com 30 anos, não quero outra coisa. É do melhor que há!

        Acima de tudo há que confiar em quem nos está a ensinar pois o resto vem com o tempo. Vais beber alguma água ao início mas nunca desanimes!

        Força nisso!


        Abraço,
        McDriver

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por socolari Ver Post
          Boas pessoal.

          Anda por aí alguém que tenha aprendido a nadar já com uma idade avançada, tipo depois dos 30, e que queira partilhar a experiência? Se sim, alguém da região de Aveiro que me possa aconselhar uma escola/piscina/ginásio/professor?

          Obrigado
          Na piscina onde vou, duas vezes por semana, o que não falta é pessoal com 30 ou mais anos a aprenderem. A pessoal que nem consegue flutuar mas que passado um ano já nada umas coisas.
          Editado pela última vez por Jbranco; 20 January 2010, 13:48.

          Comentário


            #6
            Eu aprendi a nadar com o meu pai nas idas à praia quando era puto... engraçado era que quem ensinou o meu pai a nadar foi a minha avó e ela não sabe nadar!!

            Mais tarde tive aulas de natação (aos 11 anos)

            Hoje em dia em qualquer piscina tens as diferentes graus de experiência e há sempre alguem que sabe nadar pior que nós

            Comentário


              #7
              Eu aprendi a nada cedo pois em almada era normal atirarem as pessoas ao rio ou ao mar para aprenderem a nadar de forma radical.
              Nado bem, nao tenho nenhuma tecnica especial, nem andei em aulas de natação mas já fiz mergulho e até nado bem rapidez e á vontade.

              O anpreder a nadar nao se ensina o que se ensina é a tecnica , os bebes aprendem a nadar de forma natural tal como a maioria dos animais.

              Comentário


                #8
                Bem, eu sou de Almada, portanto, a agua faz parte do meu habitat natural

                Conselhos para um principiante... começar numa piscina cuja profundidade máxima seja entre 30 a 40 cm menos do que a altura da pessoa. Isto por um factor meramente psicológico, porque uma das primeiras coisas que temos que aprender ao aprender a nadar nem é o nadar em si, mas sim controlar o pânico para depois o eliminar. Em situações um pouco mais extremas, pânico = morte. A segunda coisa é treinar o corpo, especialmente vias respiratórias. Aprender a respirar na água é fundamental, assim como flutuar e manter à tona com o mínimo de esforço possível. Tem que haver um controlo equilibrado da respiração e dos movimentos para a coisa ficar bem.

                Outra coisa que aconselho é a não usar tampões de qualquer espécie, seja nariz ou ouvidos, a não ser num caso de extrema necessidade (extrema, repito). Quanto mais rápido o corpo se habituar a estar num ambiente aquático, melhor.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                  Eu aprendi a nada cedo pois em almada era normal atirarem as pessoas ao rio ou ao mar para aprenderem a nadar de forma radical.
                  Pois, o meu avô, como bom almadense, também quis ensinar a minha mãe a nadar usando a técnica "almadense", no Alfeite. Resultado, a minha mãe ia se afogando, nunca aprendeu a nadar, e ainda hoje tem medo e só consegue estar em águas pouco profundas.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                    Bem, eu sou de Almada, portanto, a agua faz parte do meu habitat natural

                    Conselhos para um principiante... começar numa piscina cuja profundidade máxima seja entre 30 a 40 cm menos do que a altura da pessoa. Isto por um factor meramente psicológico, porque uma das primeiras coisas que temos que aprender ao aprender a nadar nem é o nadar em si, mas sim controlar o pânico para depois o eliminar. Em situações um pouco mais extremas, pânico = morte. A segunda coisa é treinar o corpo, especialmente vias respiratórias. Aprender a respirar na água é fundamental, assim como flutuar e manter à tona com o mínimo de esforço possível. Tem que haver um controlo equilibrado da respiração e dos movimentos para a coisa ficar bem.

                    Outra coisa que aconselho é a não usar tampões de qualquer espécie, seja nariz ou ouvidos, a não ser num caso de extrema necessidade (extrema, repito). Quanto mais rápido o corpo se habituar a estar num ambiente aquático, melhor.
                    Não digas isso a uma mulher

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                      Não digas isso a uma mulher
                      Extrema necessidade

                      Comentário


                        #12
                        Eu costumo dizer que o nadar não se aprende, é instintivo. Apenas se aperfeiçoa

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                          Eu costumo dizer que o nadar não se aprende, é instintivo. Apenas se aperfeiçoa
                          só se for o nadar "á cão" porque nadar bem aprende-se e demora.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                            Pois, o meu avô, como bom almadense, também quis ensinar a minha mãe a nadar usando a técnica "almadense", no Alfeite. Resultado, a minha mãe ia se afogando, nunca aprendeu a nadar, e ainda hoje tem medo e só consegue estar em águas pouco profundas.
                            Pois uma vez vi atirarem um do pontao do ginjal e ia se afogando, faltou-se de engolir agua mas é tudo pelo medo.

                            Pois por norma as pessoas até se safam, eu aprendi a minha irmã tambem foi pa um meio de uma piscina e a nadar á "cão" atravessou a piscina toda

                            O pior nao era as pessoas irem aprender a nada a 1ª vez era nas outras quando já nadavam alguma coisa e alguem vinha pelo fundo e lhe puxava os pés para baixo o meu vizinho ao fazer isso nunca mais largava os pés...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                              só se for o nadar "á cão" porque nadar bem aprende-se e demora.
                              Sim, nadar, flutuar, não ir ao fundo. A descontracção e o domínio dos medos é o essencial, na teoria qualquer pessoa consegue encher o peito de ar e dar aos pés e aos braços para não ir ao fundo, a mente é que estraga o resto.

                              Por exemplo, conheço uma pessoa que só consegue nadar com pé, se vai para fora de pé bloqueia completamente e vai ao fundo. Já a vi nadar fora de pé pensando ela que tinha pé, quando lhe disse: "estás fora de pé" tive de a ir buscar

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                Pois uma vez vi atirarem um do pontao do ginjal e ia se afogando, faltou-se de engolir agua mas é tudo pelo medo.

                                Pois por norma as pessoas até se safam, eu aprendi a minha irmã tambem foi pa um meio de uma piscina e a nadar á "cão" atravessou a piscina toda

                                O pior nao era as pessoas irem aprender a nada a 1ª vez era nas outras quando já nadavam alguma coisa e alguem vinha pelo fundo e lhe puxava os pés para baixo o meu vizinho ao fazer isso nunca mais largava os pés...
                                Pontão do Ginjal, ainda por cima... Isso não é aprender a nadar, isso é puxar pelo instinto de sobrevivência. As consequências que isso traz podem ser várias, incluindo traumas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                  Pontão do Ginjal, ainda por cima... Isso não é aprender a nadar, isso é puxar pelo instinto de sobrevivência. As consequências que isso traz podem ser várias, incluindo traumas.
                                  Ninguem ligava a isso...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                    Ninguem ligava a isso...
                                    Ah pois não...

                                    Imagina que estás ali na costa, num barco, a 300 metros do areal, o mar "bandeira vermelha", não muito bravo mas o suficiente, e o barco vai ao fundo e por azar não há colete. É aqui que está o cerne da questão. Se me acontecesse a mim, conseguia, com a maior probabilidade, chegar vivo à costa, bastante lixado, é certo, mas chegava la inteirinho. Agora isso acontecer a um gajo apenas com "instinto" e a "nadar à cão", o mais provavel era o gajo afogar-se prali.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Não digas isso a uma mulher

                                      sim, conheço umas que quando o glorioso joga não vão à praia... piscina... etc se calahar ouviram dessas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Também a prendi a nadar a sério com 24/25 anos, porque fui para a natação. Mas já sabia nadar, mas depois de ir para a natação é que se começa a ver o que é nadar realmente LOL.

                                        Na piscina onde ando há pessoas com mais de 30 anos a aprenderem, e lá não há complexos nenhuns de não saber nadar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Otto Ver Post
                                          Também a prendi a nadar a sério com 24/25 anos, porque fui para a natação. Mas já sabia nadar, mas depois de ir para a natação é que se começa a ver o que é nadar realmente LOL.

                                          Na piscina onde ando há pessoas com mais de 30 anos a aprenderem, e lá não há complexos nenhuns de não saber nadar.
                                          Tenho um percurso semelhante ao teu.

                                          No horário em que ando (20:20-21:05) há só malta mais velha a aprender a nadar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O meu pai sempre quis que eu aprendesse a nadar e embora desde tenra idade tenha frequentado aulas de natação, nunca consegui aprender pois ficava sempre com medo. Tentei várias vezes e acabei por desistir.

                                            Quando cheguei aos 25 anos meti na cabeça que era altura de enterrar este fantasma e inscrevi-me na escola de natação.

                                            É evidente que ao princípio sentia alguma consternação por estar na piscina média (80 cm? talvez menos) juntamente com miudos mas é preciso é ter espírito jovem.

                                            Um mês depois já estava na piscina "normal". E não, não foi por mérito meu. Foi porque a minha professora foi embora e a outra teve que ficar com as duas turmas. Para não ter que andar entre as duas piscinas levou-me para a outra maior.

                                            Um ano depois já sabia nadar todos os estilos embora tivesse mais à vontade em alguns e menos noutros. Mas já tinha confiança e perdido o medo.

                                            Por isso, vai a uma escola qualquer e inscreve-te. A natação é dos melhores desportos que há. Exercita e relaxa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                              Eu costumo dizer que o nadar não se aprende, é instintivo. Apenas se aperfeiçoa
                                              É mais isso!

                                              De resto, também fui criado à beira Tejo e comecei a nadar cedo e sozinho. Até considero que este Tejo é o "meu rio"!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por KeyserSoze Ver Post
                                                O meu pai sempre quis que eu aprendesse a nadar e embora desde tenra idade tenha frequentado aulas de natação, nunca consegui aprender pois ficava sempre com medo. Tentei várias vezes e acabei por desistir.

                                                Quando cheguei aos 25 anos meti na cabeça que era altura de enterrar este fantasma e inscrevi-me na escola de natação.

                                                É evidente que ao princípio sentia alguma consternação por estar na piscina média (80 cm? talvez menos) juntamente com miudos mas é preciso é ter espírito jovem.

                                                Um mês depois já estava na piscina "normal". E não, não foi por mérito meu. Foi porque a minha professora foi embora e a outra teve que ficar com as duas turmas. Para não ter que andar entre as duas piscinas levou-me para a outra maior.

                                                Um ano depois já sabia nadar todos os estilos embora tivesse mais à vontade em alguns e menos noutros. Mas já tinha confiança e perdido o medo.

                                                Por isso, vai a uma escola qualquer e inscreve-te. A natação é dos melhores desportos que há. Exercita e relaxa.
                                                Mariposa eram quantos metros? 25 ou 50?

                                                Agora vou eu para a natação.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  Mariposa eram quantos metros? 25 ou 50?

                                                  Agora vou eu para a natação.
                                                  Mariposa, nos meus tempos "aúreos" consegui fazer - a muito custo admito - os 50. Mas deitava os bofes pela boca. Entretanto desleixei-me e actualmente, nem meia piscina. Ou seja nem 25 metros sou capaz.

                                                  Nos outros ainda dou um jeito. Ah, é claro que do ponto de vista técnico não devo ser um primor, mas é diferente aprender a nadar aos 6 anos e aprender aos 25. Mas desenrasco-me.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mariposa é MUITO complicado... e é um estilo "para inglês ver", mas é óptimo para treinar coordenação dos membros e resistência.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É o estilo que mais gosto de ver. E o mais difícil também. Não é qualquer um que o nada bem. Arte e resistência.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por KeyserSoze Ver Post
                                                        É o estilo que mais gosto de ver. E o mais difícil também. Não é qualquer um que o nada bem. Arte e resistência.
                                                        Ainda hoje sinto dificuldade em dar a dupla pernada para cada braçada...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Romao Ver Post
                                                          Ainda hoje sinto dificuldade em dar a dupla pernada para cada braçada...
                                                          É uma questão de sincronização, a ideia é fazeres isso já automaticamente sem pensares é estilo em que não investi muito, e só consigo fazer bem se tiver em boa forma, senão morro

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            Eu aprendi a nada cedo pois em almada era normal atirarem as pessoas ao rio ou ao mar para aprenderem a nadar de forma radical.
                                                            Nado bem, nao tenho nenhuma tecnica especial, nem andei em aulas de natação mas já fiz mergulho e até nado bem rapidez e á vontade.

                                                            O anpreder a nadar nao se ensina o que se ensina é a tecnica , os bebes aprendem a nadar de forma natural tal como a maioria dos animais.
                                                            Oh Neph, tu em tudo tens de ser O fenómeno

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X